• Nenhum resultado encontrado

Conjunções e Período Composto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conjunções e Período Composto"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Instituto Galeno – Eliz Junqueira

Conjunções e Período Composto

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

1)Aditivas: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. e,nem, não só, mas também...

2)Adversativas: Querem ter dinheiro, mas não trabalham.

O exército do rei parecia invencível, não obstante foi derrotado. e, mas, porém ,contudo, todavia,no entanto, entretanto, não obstante...

3) Alternativas: Ora triste, ora alegre, a vida segue o seu ritmo. ou...ou, ora...ora, seja...seja...

4) Conclusivas: Você é o proprietário do carro, portanto é o responsável. O mal é irremediável; deves, pois,conformar-se.

logo, portanto, por isso, por conseguinte, consequentemente, então, pois(quando não estiver no início da oração)...

5) Explicativas : Não solte balões, porque podem causar incêndios. Pois (começando oração), porque, que, porquanto...

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

Conjunção integrante

Introduzem orações que podem ser substituídas por ISSO Ex: Ele dizia que não adiantava pegar cor na praia...

Ele não disse se vem 2) Conjunções adverbiais

1) Causais: O tambor soa, porque é oco.

Como estava de luto, não nos recebeu. Desde que é possível, não insistirei.

(2)

2) Consecutivas: Minha mão tremia tanto, que mal podia escrever. Ontem estive doente, de modo que não sai.

que, de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que, ... 3) Concessivas: Célia vestia-se bem, embora fosse pobre.

Apesar de ser muito honesto, as pessoas não acreditavam nas coisas que ele falava.

embora, mesmo que, ainda que, posto que, se bem que, por mais que, por menos que, apesar de que, a despeito de, malgrado...

4) Condicionais: Comprarei o quadro, desde que não seja caro.

se, caso, contanto que, salvo que, sem que, dado que, desde que, a menos que... 5) Temporais: Venha quando você quiser.

quando, antes que, depois que, logo que, assim que, desde que... 6) Finais: Vim aqui para que pudesse analisar o meu problema. Para que, a fim de que, porque (=para que), que (=para que) 7) Proporcionais: À medida que se vive, mais se aprende. à proporção que, ao passo que, quanto mais, à medida que 8) Conformativas: Fez a obra como manda a lei.

como, conforme, segundo, consoante

9) Comparativas: Ele era arrastado pela vida como uma folha pelo vento.

Quanto, do que (superioridade ou inferioridade), tal...qual, assim como, bem como... Orações subordinadas adjetivas: são introduzidas por pronome relativo.

Usa-se vírgula apenas nas adjetivas explicativas a.Restritivas

Ex: Os alunos que fizeram bagunça foram expulsos. b.Explicativas

(3)

1) A oração subordinada destacada em: “A nova tribo dos micreiros cresceu tanto QUE TALVEZ NÃO SEJA MAISAPENAS UMATRIBO [...]” classifica-se como: A) substantiva subjetiva.

B) substantiva predicativa. C) adjetiva restritiva. D) adverbial causal. E) adverbial consecutiva.

2) Em “(...) Garanto: naquela região se operam, de fato, milagres QUE SALVAM VIDAS DIARIAMENTE.(...)”, a oração em destaque classifica-se como:

A) subordinada substantiva subjetiva. B) subordinada substantiva predicativa. C) coordenada sindética explicativa. D) subordinada adjetiva restritiva. E) subordinada adjetiva explicativa.

3) A oração destacada em: “[...] não é capaz de reconhecer a palavra árvore, ou qualquer outra,

SE LHE FALTAR UMA SIMPLES LETRA.” expressa, em relação à principal, ideia de: A) conformidade. B) consequência. C) tempo. D) condição. E) concessão.

4) A conjunção destacada em: “[...] mas uma nação, EMBORA a linguagem fechada e o fanatismo com que se dedicam ao seu objeto de culto sejam quase uma seita.” poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por:

A) ainda que. B) logo que. C) portanto. D) para que. E) caso.

5) No trecho: “(...) Agora, PORÉM, atrai tipos menos transcendentais da Europa (...)”,a conjunção destacada poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por: A) portanto.

B) porquanto. C) contudo.

D) por conseguinte. E) assim.

(4)

6) Nas alternativas abaixo, assinale a frase em que a palavra COMO tem o mesmo valor semântico que em: “(...) Como o resto da Índia, Kerala é miserável, sua renda por habitante é de US$ 300 por ano (...)”.

A) Como não se desesperou, pôde lidar bem com a situação. B) Como eu ia dizendo, esse problema não existe mais.

C) C o m o e s t a v a d o e n t e , p r e c i s a v a d e acompanhamento médico. D) Saí do país como se saísse de um cativeiro.

E) Ele fez tudo como lhe mandaram.

7) Os viajantes, que possuírem passaporte, poderão viajar. Em relação a esta frase, o único comentário falso é que:

a) somente os viajantes que possuírem passaporte poderão viajar; b) os viajantes poderão viajar porque possuem passaporte;

c) QUE é pronome relativo como classe gramatical e sujeito como função sintática;

d) a segunda oração é QUE POSSUÍREM PASSAPORTE; e) a oração subordinada é adjetiva explicativa.

8) "Não compreendíamos a razão por que o ladrão não montava a cavalo". A oração em destaque é:

a) subordinada adjetiva restritiva; b) subordinada adjetiva explicativa; c) subordinada adverbial causal; d) substantiva objetiva direta; e) substantiva completiva nominal.

9) Assinale a opção que substitui o trecho grifado sem alteração de sentido. “Entre os vários cenários que vemos discutidos na mídia, o mais aterrorizador é aquele em que nós nos tornaremos forçosamente obsoletos, uma vez que

clones bioeletrônicos serão muito mais inteligentes e resistentes do que nós.” A) já que;

B) por conseguinte; C) ainda que; D) posto que; E) apesar de que.

10) Os termos grifados abaixo podem ser substituídos, sem alteração de sentido, por:

"Apesar dos constrangimentos e da tentativa de sequestro da nossa subjetividade, pensar não é, de fato, crime e, por isso ,claro, não se deve parar."

A) Não obstante - contudo; B) Embora - porém;

C) Mesmo - contudo; D) A despeito - portanto; E) Não obstante - no entanto.

(5)

11)(CESPE –) No trecho “cujo desenvolvimento econômico (...) expansão” (l.13-14), identifica-se relação de causa e consequência entre a construção sintática

destacada com travessão e a oração que a antecede.

“os países emergentes, cujo desenvolvimento econômico começou a desacelerar — ainda que a partir de taxas exuberantes de expansão.” 12)(CESPE ) Estariam preservadas a coerência textual e a correção gramatical se expressão Não obstante fosse inserida, com os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas e seguida de vírgula, antes da palavra “Enquanto” (R.11), obtendo-se: Não obstante, enquanto, entre (...) mais pobres.

“A chaga encontra terreno fértil nas sociedades subdesenvolvidas, mas também viceja onde o capitalismo, em seu ambiente mais selvagem, obriga crianças e adolescentes a participarem do processo de produção. Foi assim na Revolução Industrial de ontem e nas economias ditas avançadas. E ainda é, nos dias de hoje, nas manufaturas da Ásia ou em diversas regiões do Brasil. Enquanto, entre as nações ricas, o trabalho infantil foi minimizado, já que nunca se pode dizer erradicado, ele continua sendo grave problema nos países mais pobres.”

13)(CESPE ) Na linha 8, o segmento “as quais” remete a “situações” e, por isso, admite a substituição pelo pronome que; no entanto, nesse contexto, tal substituição provocaria ambiguidade.

14)O período sintático iniciado por “Inovar significa” (L.12) estabelece, com o período anterior, relação semântica que admite ser explicitada pela expressão Por conseguinte, escrevendo-se: Por conseguinte, inovar significa (...).

“Inovador é o

7 indivíduo que procura respostas originais e pertinentes em situações com as quais ele se defronta. É preciso uma atitude de abertura para as coisas novas, pois a novidade é catastrófica 10 para os mais céticos. Pode-se dizer que o caminho da inovação é um percurso de difícil travessia para a maioria das

instituições. Inovar significa transformar os pontos frágeis de 13 um empreendimento em uma realidade duradoura e lucrativa.”

15)(CESPE) O segmento “que agravam o efeito estufa” (l.4) constitui oração subordinada adjetiva restritiva.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Tudo começou com o Josué, um cara da FFLCH-História, que inclusive tinha mania de fazer uma oposição ferrada contra a minha gestão (dessa forma, alguns membros

O trauma deixa de ser anterior ao sujeito, como queria Freud em sua concepção do mal estar, para ser aquilo que pode surgir como efeito do furo produzido

O contencioso tributário (onde se insere o arbitral) é um contencioso de mera anulação visando a apreciação, sequencialmente, dos vícios que conduzam à declaração

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

A menos que você faça isso, a verdadeira razão pela qual você não pode acreditar em Cristo é porque você acredita em si mesmo, e essa é uma razão muito triste para a

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Se nesse período crítico, ela encontra alguém que, ignorante e inescrupulosamente, lhe fornece exercícios respiratórios, e se ela segue as instruções fidedignamente na esperança

Ao refletir sobre isso, fica clara a importância de atividades interdisciplinares, que não serviriam apenas para chamar o professor de Geografia para tratar de “assuntos