• Nenhum resultado encontrado

HOMENAGENS. Quem sabe, lendo este livro, as pessoas que se sentem infelizes despertem!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HOMENAGENS. Quem sabe, lendo este livro, as pessoas que se sentem infelizes despertem!"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

HOMENAGENS

José Carvalho Pereira Júnior

Formado em marketing político e empresarial

Raimunda Jansen Pereira é uma mulher determinada. Tanto assim que, depois de tantas realizações em seus mais de setenta anos, resolveu ser escritora.

Nesta história, ela conta a vida de uma amiga, trazendo junto relatos históricos centenários, que situam as suas origens. Relatos sobre os bisavós, ou melhor, de bem antes, sobre os antepassados de Ana

Jansen, a matriarca da qual se originou a descendência da personagem Sônia Jansen, dona desta história.

A vida de Sônia deixa enorme legado a quem quiser beneficiar-se efetivamente dos exemplos que o conto passa. É impressionante como ela resiste a todos os reveses da vida com sabedoria incrível. Isto, desde criancinha até ontem ou, podemos dizer, até sempre, pois permanece alegre e feliz, sempre com muito amor no coração, com perdão e carinho.

Quem sabe, lendo este livro, as pessoas que se sentem infelizes despertem!

A autora desta obra mostra, através do que escreve, ser pessoa de personalidade forte sem ser pedante, ter força sem impô-la, com inteligência e sabedoria. Expressa seus sentimentos, identificando-se com a personagem e passando suas emoções reais, como se fossem de sua própria vivência, conservando a intensidade. Isso se dá, porque, assim como Sônia, nossa escritora também deseja que esta obra seja um exemplo para muitas pessoas e que estas se tornem felizes. Você, que pensava conhecê-la e que agora a conhece bem melhor, continue lendo suas obras e se beneficiando delas.

Ela, também como Sônia, soube superar todas as dificuldades com dignidade, humildade e, principalmente, com respeito a Deus e a suas leis.

(2)

De: Cecília Para: RaiJansen

Raimunda, querida, Que sucesso!!!!!! Que jornada belíssima!

Parabéns! Fiquei muito feliz!!! Você, além de ser uma mulher de fibra e determinada, é uma mulher de visão! Uma mulher que muito realizou e que continua realizando. Estou encantada Os sonhos realmente têm de v!ir à luz! Você soube ouvir e responder ao seu!

Gostei também de ver minha revisão elogiada no Parecer Pedagógico (ótima revisão)... E de nossas fotos...

Obrigada, por ter participado de alguma forma desse seu ato criativo tão bonito e valoroso.

(3)

Um parente admirador Oi RaiJansen , parabéns.

Te conheci mocinha e sendo chamada por um apelido carinhoso que começou em família e virou nome. Quando já senhora, mulher, mãe, passastes a usar o teu nome normal, Raimunda Jansen Pereira.

De longe e sempre presente, tenho acompanhado tuas vitórias e glórias e até mesmo algumas tristezas. Quando as tinha, porque o teu normal, sempre foi o sorriso.

Esta admirada família, respeitada e prospera, que criastes só, vê como buscastes o resgate das memórias de nossa família desde o século XVII, fazê-lo com competência, isto que a muito era esperado que alguém o fizesse, me deixa orgulhoso.

É lindo o teu desempenho ao falar de nosso matriarca (nossa Rainha) contando uma realidade limpa, estilo único só teu, com sentimento e sabedoria, sente–se a verdade real da historia de Sônia. Quanta

abrangência! Literatura que fala de fé, cultura, altruísmo, determinação etc.

Agora Raijansen, Autora, Escritora, Redatora... Tudo que se procura em uma obra, que pode virar filme.

(4)

Solange e Thalma Querida...

A Vida de Sonia retrata a mulher guerreira, corajosa, mãe dedicada que luta para vencer todos os obstáculos e dar melhor educação a seus filhos, virtudes estas que encontramos também em sua linda alma. Gostamos muito da maneira delicada, simples, mas profunda com que descreve suas personagens e todo o contexto da trama.

Certeza de grande sucesso! Um beijo em seu coração, Solange e Thalma

(5)

Nilzângela Medeiros.

Dona Raimunda, Parabéns pelo livro! Fiquei felicíssima em ter sido presenteada com sua obra e assim ter a oportunidade de lê-lo. A vida de Sônia, sem dúvida, é uma lição de vida, é um exemplo de superação. Contudo a vida de Sônia só pode ser compartilhada conosco graças a sua habilidade de escrever sensivelmente, de forma que toca os leitores. Mais uma vez, Parabéns! Aguardo a próxima obra! Com carinho,

(6)

Maria Helena.

Caríssima Rai,Parabéns pelo livro fiquei encantada com a história de Sônia, é sem sombra de dúvidas um exemplo magnífico de alguém que tem muita garra e determinação, estou assim extasiada. Estou falando do livro para todas as pessos e querendo que todos leiam. Sou

coroataense, e descendente de Jansen, estou me perguntando onde eu estava quando você veio lançar seu livro. Estou pesquisando querendo saber quem é você, de que lado dos Jansen,estou simplesmente

(7)

Raimunda Jansen Pereira é uma

daquelas mulheres de fibra, que

devido às circunstâncias adversas

aprendeu desde cedo a lutar pela

vida, a correr atrás dos seus

objetivos, com determinação e

disciplina, sendo ao mesmo

tempo “pai e mãe”, criou e

educou sozinha os seus filhos,

naquele tempo em que a mulher

por

diversos

motivos

era

discriminada na sociedade, fato

esse, que ao invés de

desanimá-la, como aconteceu a muitas de

suas contemporâneas, foi mais

um fator de motivação para lutar

por um lugar ao sol, deixando de

lado os muitos “preconceitos” do

seu tempo.

Sua vida, em muitos aspectos,

serve de exemplo de garra e força

de vontade, para aqueles que

estão

desanimados

e

desesperançosos com o futuro e

com a vida, tendo que recomeçar

várias vezes, sendo sem dúvida,

uma mulher, nesse sentido,

“vitoriosa”.

(8)

Vejam, prezados leitores, o que pode fazer o amor!

Quantas humilhações, quanta resignação e quanta luta na busca da felicidade ao lado daquele a quem Sônia amava e que, no caso, por certo não merecia toda essa paixão. Mas, o coração sempre fala mais alto do que a razão. Ou quase sempre. Daí advém o sofrimento.

Se Sônia pudesse voltar atrás no tempo, com certeza, repetiria toda sua história. Até porque, foi assim que teve seus filhos, a razão maior para continuar a viver, com a mesma intensidade de outrora.

A bem da verdade, não importa que, ao se tentar concretizar um sonho ou mesmo um amor, ainda que não correspondido, aconteça o fracasso. Na realidade, o pior fracasso é o de nunca se tentar obter algo que se almeja de fato. Contudo, os meios para tanto devem ser os mais corretos e compreensivos, pois o ardor, o entusiasmo da busca é o fundamento dos fortes. Estes não se importam com os julgamentos de outrem. Não ligam se são humilhados, pois os seus objetivos são uma obstinação em sua vida. Foi assim com Sônia. Sempre.

Ainda hoje ela busca realizar sonhos, no alto dos seus setenta e poucos anos, com o vigor espiritual de jovem e aparência igualmente conservada. Embora o peso de tanta luta e algum desgaste físico natural, encontra forças para manter-se sonhadora. Tem nos filhos e netos e na religião que adotou – a fé messiânica – a base para tanto. É realmente um exemplo de perseverança, de bondade e de amor!

Arlindo Adriano Gonçalves Contador

(9)

Querida Vovó

Hoje li seu livro.

Nem preciso dizer que me identifiquei muito, em vários pontos.

Sempre admirei sua força, coragem, determinação. Você e cheia de qualidades realmente invejáveis.

Sabe, vozinha, vivemos num mundo de faz-de-conta, onde as pessoas autênticas e sinceras pagam um preço muito alto por expor (na verdade, por expor a mediocridade do outro) e por isso são tão perseguidas e se sentem tão sozinhas, uma solidão que comparece até quando acompanhadas, pois o mundo ao redor só oferece incompreensão e superficialidades.

Mas, a questão é que pessoas assim não conseguiriam ser diferentes mesmo. São esses comportamentos de vanguarda que salvam o mundo de ser um lugar mais chato do que já é.

Pessoas como Sônia reavivam no coração os sonhos e a esperança de que a vida pode ser sempre melhor, só depende de cada um.

Tenho muito orgulho de ser sua neta, por tudo que você foi e é, um exemplo para mim.

Te amo demais (um sentimento que o tempo e a distância não pode alternar, pois não pode ser limitado).

Sua neta,

(10)

Amiga Raimunda

Em primeiro lugar, obrigada pelo livro. Peguei hoje, com o Paulo e já li, parabéns, agradável de ler e apaixonante.

O livro nos remete à grandeza do ser humano, à desesperada luta dos que nunca desistem da incessante luta para a conquista da felicidade. O livro me levou a refletir sobre os diferentes momentos, que eu por muito menos que Sônia, quis desistir, que pessoa linda, desde sempre uma menina, enfrentando o mundo, nunca deixando de acreditar que poderia. Ao longo do livro em cada tentativa, havia no meu coração a esperança: agora ela consegue mas ainda não era daquela vez. E ela continuava, na sua saga de heroína, tentando. Como não se apaixonar por alguém que segue caminhando, apesar de todas as adversidades, lutando. Alguém que nunca deixa de acreditar, porque acreditar é confiar em Deus. E ela ao longo de toda sua trajetória segue acreditando, confiando que Deus não nos abandona, por mais difícil que seja o que estamos passando, existe sempre uma luz lá adiante. A menina guerreira, que já no seio da sua mãe, conquistou o direito de existir, vir a esse mundo, mostrou a que veio. Parabéns a você, parabéns à Sônia. Sinto-me amiga de vocês e é emocionada que eu digo: vocês não estão sozinhas; conquistaram em mim uma admiradora incondicional. Acho que uma conquista do ser humano é caminho, passar por todas adversidades e não perder a esperança. Eu sempre repasso para as pessoas Corintios13, mas é tão profundo, o apóstolo Paulo termina Corintios 13 dizendo: "agora pois permanece, a fé, a esperança e o amor, estes três , mas o maior destes é o amor..." . E o que seria o amor senão acreditar, olhar para o mundo e, apesar das adversidades, acreditar. Quanto amor na vida da Sônia, quanta esperança. As crianças acreditam no melhor, porque têm a alma limpa... quanta limpeza de alma na nossa Sônia!

Mais uma vez obrigada. Espero que breve você nos brinde com outro exemplo de vida, que nos encha de coragem,com outros personagens que acredito você tem no seu interior

Um abraço

Eurides

(11)

Querida Raimunda,

Obrigada pelo amiga. Sinto um grande orgulho de poder ter uma participação ativa nessa sua jornada brilhante e tão cheia de busca pelo nosso maravilhoso Deus. É tão gratificante encontrar pessoas que, à primeira vista, parecem tão comuns e quando você se aproxima vê que são tão especiais, tão ricas, valorosas. Que possuem riqueza que não se deteriora, só cresce, porque é algo ligada ao espírito. E o espírito, não envelhece, só cresce, só se enche de luz e luz é beleza. É vida. Quero acrescentar que depois que li o seu livro sou uma outra pessoa. "A Vida de Sônia", pela sua meiguice, pela sua coragem, determinação e também pela forma como você conduz, mostrando a verdade, sem fantasias, me fez renascer, ampliar meus horizontes, tirou-me de um lugar pequeno, ampliou meu mundo. Quando você diz na pág.55:..."A compreender que a vida não era diferente para ninguém. A diferença estava no modo de encará-la. É que Sônia era suficientemente inteligente para decidir sobre que seria melhor para ela e para os filhos, já que não tinham ninguém por eles. "Acredito que nesta trajetória ao longo desta vida nós temos que aprender a contar exclusivamente com Deus, e ele vai-se manifestando no mundo ao nosso redor.Como por exemplo, através de pessoas como você.

Referências

Documentos relacionados

Com o estudo de implantação as larguras das calçadas passariam a ser uniformes, ajustando-se para 3,50m, sendo 0,80m para faixa de serviço, 2,00m para faixa de passeio e 0,70m

16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.. 17 Porquanto Deus enviou o

“Há, eu creio, na raça negra, muita variedade ainda que na raça branca. Sem as discussões realizadas no segundo capítulo acerca dos estudos científicos realizados pela

Os motins na América Portuguesa tanto quanto na Espanhola derivam do colapso das formas acomodativas - como será melhor explicado à frente -, ou melhor dizendo, do rompimento

No presente trabalho, o etoxazol foi estu- dado nas doses de 1,1 a 5,5 g i.a./100 L de água, sendo que, na dose de 5,5 g i.a./100 L de água, dose próxima à de registro comercial

O ambiente foi tomado por emoção ainda maior quando o Diretor- Superintendente da Conbral, Paulo Muniz, ofereceu às equipes que executaram o Residencial Márcia Corrêa Muniz e o

Para iniciar uma análise deste ponto, deve-se conectá-lo a outro que lhe dá suporte, qual seja, "a crença religiosa popular, partilhada tanto por organizações seculares

Se- gundo o prefeito, a lei, aprovada pela Câmara Mu- nicipal no dia 2 de agosto, não traz nenhuma contri- buição para a cidade.. Na semana passada, vereado- res do PT e do PSDB