• Nenhum resultado encontrado

Informações de Impressão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações de Impressão"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Informações de Impressão

Questão: 483398

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) dedica seu capítulo III à organização e gestão da política de assistência social. Sobre esse tema, julgue os itens a seguir.

I As ações da assistência social, no âmbito das entidades e organizações de assistência social, observarão as normas expedidas pelos conselhos municipais de assistência social.

II O funcionamento das entidades e organizações de assistência social depende de prévia inscrição no respectivo conselho municipal de assistência social ou no Conselho de Assistência do Distrito Federal.

III As entidades e organizações de assistência social identificadas no art. 3º da LOAS podem ser, isolada ou cumulativamente: de atendimento; de assessoramento; de defesa e garantia de direitos, que prestam serviços e executam programas ou projetos de forma continuada, permanente e planejada.

IV A União, os estados, os municípios e o Distrito Federal (DF) podem celebrar convênios com entidades e organizações de assistência social em conformidade com os interesses políticos de seus governantes.

Estão certos apenas os itens 1) I e II. ○ 2) II e III. ○ 3) I e IV. ○ 4) III e IV. ○

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 484740

(2)

No que se refere ao ensino fundamental, e de acordo com a LDB, assinale a opção correta.

1) Haverá, obrigatoriamente, no ensino fundamental conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes tendo como diretriz o ECA.

2) O ensino religioso, considerado parte integrante da educação básica do cidadão, constitui disciplina de matrícula obrigatória nos horários normais das escolas públicas.

3) O ensino a distância pode ser utilizado como substituto do ensino presencial nos sistemas de ensino municipais que demonstrarem ter professores preparados para utilização de tecnologias de informação e comunicação.

4) A jornada escolar deverá incluir pelo menos cinco horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 694429

Assinale a opção correta, acerca do modelo de organização de conhecimento.

1) As pessoas devem passar por um processo de desaprendizagem em relação aos modelos mentais.

2) A intuição deve ser evitada na gestão do conhecimento tendo em vista a complexidade do ambiente organizacional.

3) O estilo gerencial deve fomentar princípios como a participação e a flexibilidade, e desincentivar a autonomia e a individualidade.

4) A cultura da organização deve restringir as atividades criadoras do conhecimento, mantendo como princípios fundamentais a franqueza e a colaboração.

(3)

Informações de Impressão

Questão: 694422

Assinale a opção correta, a respeito do conceito de autogestão como forma de organização do trabalho.

1) Assinale a opção correta, a respeito do conceito de autogestão como forma de organização do trabalho.

2) Na autogestão, um grupo de pessoas assume a gestão, discutindo entre elas ações prioritárias para em seguida submetê-las ao supervisor ou ao chefe.

3) A gestão cooperativa ou autogestão, ou gestão coletiva do empreendimento por todos os seus sócios, ocorre no sistema de um voto por pessoa.

4) Na autogestão, chefe, supervisor e consultor orientam e definem os rumos dos processos e das relações da produção, para em seguida orientar os trabalhadores.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 722746

Acerca dos cuidados metodológicos no desenvolvimento de avaliações na perspectiva crítico-dialética, deve-se

I recusar os métodos quantitativos e a consideração de variáveis contextuais.

II definir o referencial teórico de conformidade com a temática do programa e tornar públicos os resultados da avaliação.

III definir o foco-objeto da avaliação, com indicação preliminar de dimensões da avaliação e de indicadores.

IV utilizar a triangulação de métodos, entendida como aplicação de diferentes procedimentos e envolvimento de diferentes sujeitos ligados ao programa avaliado.

(4)

1) 1 ○ 2) 2 ○ 3) 3 ○ 4) 4 ○

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 722741

As análises das novas questões sociais e urbanas nas grandes metrópoles contemporâneas têm apontado os desafios e novas demandas para a gestão democrática da cidade e das políticas públicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

I As lutas sociais fizeram que a questão social se transformasse em uma questão política e pública, transitando do domínio privado das relações entre capital e trabalho para a esfera pública, exigindo a intervenção do Estado no reconhecimento de novos sujeitos sociais como portadores de direitos e deveres e na viabilização do acesso a bens e serviços públicos mediatizados pelas políticas públicas.

II As análises recentes acerca da questão social a tem identificado como sinônimo de problema social ou da pobreza remetida ao indivíduo isolado ou a certos grupos sociais, responsabilizados ou culpabilizados pelo conjunto de carências e privações por ela produzidas.

III O termo exclusão social vem-se generalizando amplamente na literatura e no discurso de diferentes atores sociais, devendo, portanto, ser compreendido com o mesmo significado que questão social.

IV Uma análise da política social brasileira de inspiração neoliberal revela sua direção compensatória e seletiva, centrada em situações-limites em termos de sobrevivência e seu direcionamento aos mais pobres, incapazes de competir no mercado. Essas políticas e seus programas aprofundaram o efeito fragmentador da questão social.

A quantidade de itens certos é igual a 1) 1

(5)

2) 2 ○ 3) 3 ○ 4) 4 ○

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 722743

A concepção de trabalho em equipe que busca sistematizar princípios básicos de diferentes áreas do saber humano com diferentes propostas práticas tem possibilitado o desenvolvimento de um novo trabalho comunitário e social. Em relação aos pressupostos que orientam o trabalho comunitário na referida perspectiva, assinale a opção correta.

1) Deve existir uma vontade e um saber coletivo por parte dos membros da equipe, de modo a evitar as fragmentações corporativas ou particularistas.

2) Recomenda-se criar um arcabouço organizacional ou grupal fechado vertical, de modo a garantir o monitoramento permanente das ações.

3) Enfatiza-se a necessidade de priorizar o desenvolvimento de práticas individuais, com o objetivo de reproduzir os modelos tradicionais de atuação em comunidade.

4) Recomenda-se o estabelecimento de uma coordenação fixa, que tenha como base a concepção de uma verdade fundamentada na relação causal.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 694423

(6)

Assinale a opção correta, acerca dos elementos que propiciam ou impedem o processo de aprendizagem nas organizações.

1) Experimentação com a busca sistemática e o teste de novos conhecimentos movida pelas dificuldades correntes.

2) Experiências realizadas por outras organizações instituindo benchmarking são geradoras de metas inatingíveis e constituem impedimento para a aprendizagem.

3) Experiências anteriores com a revisão de sucessos e fracassos e com avaliação sistemática imprimem lições e facilidades para a aprendizagem.

4) Resolução sistemática de problemas e a insistência em realizar diagnósticos emperram o processo de aprendizagem e a tomada de decisões.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

Informações de Impressão

Questão: 694439

Na gestão do conhecimento o gestor

1) tradicional aprende quando alguém lhe ensina.

2) do conhecimento aposta no aprendizado que ocorre na sala de aula.

3) tradicional encara a educação como uma atividade permanente para a toda a vida.

4) do conhecimento decide intencionalmente o que aprender.

Acesse mais questões: https://questoes24horas.com.br/

(7)

Questão: 694396

Texto para as questões 27 e 28

Uma empresa vem identificando alguns problemas de satisfação no trabalho por parte dos seus colaboradores devido às políticas administrativas cujos procedimentos estão obsoletos, e cujas normas sem clareza ou desnecessárias têm sido fonte de frustração para os colaboradores da empresa. Soma-se a esse quadro o fato de que as mesmas normas de procedimentos não são exigidas e seguidas por todos na empresa. Sabendo que a satisfação no trabalho depende de dois fatores básicos — de higiene e de motivação —, um psicólogo organizacional pode propor algumas medidas para diminuir as insatisfações dos colaboradores dessa empresa.

Ainda com base na situação hipotética apresentada no texto, assinale a opção incorreta, acerca das sugestões de um psicólogo organizacional concernentes aos fatores de motivação para a empresa.

1) Fator de motivação: o próprio trabalho produzido. Recomendações: a empresa deve certificar-se de que seus colaboradores acreditam que o trabalho que estão executando é importante e que suas tarefas são significativas, enfatizando que suas contribuições afetam positivamente os resultados da companhia.

2) Fatores de motivação: a conquista e a realização do colaborador. Recomendações: estabelecer metas, proporcionando aos indivíduos desafios específicos a serem alcançados, com objetivos claros e realistas, para que saibam desde o início o que é esperado deles, fornecer feedback regularmente.

3) Fatores de motivação: o reconhecimento do trabalho, do tempo e do esforço despendidos. Recomendações: tornar o reconhecimento do trabalho parte da cultura da empresa, elogiar o bom desempenho dos funcionários, para não somente

aumentar a produtividade e a satisfação pessoal, mas também reter os talentos.

4) Fator de motivação: a condição de trabalho. Recomendações: manter os

equipamentos e a mobília da empresa atualizados e em boas condições, evitar lotar áreas de trabalho e permitir a cada empregado ter seu próprio espaço pessoal.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização