• Nenhum resultado encontrado

PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JULIO DE MESQUITA FILHO” CURSO À DISTÂNCIA: INTERDISCIPLINARIDADE, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO

CURRÍCULO ESCOLAR

APRENDIZAGEM X ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

DIELSA DA SILVA SANTOS ELAINE MOURA CAETANO ELIANE MIGLIOLI OLIVEIRA

JESSICA CARINA PIMENTEL DA SILVA MARGARIDA DE AQUINO MENDES MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA ALVES

PRISCILLE PACHECO HARTCOPFF RENAN KRONITSKI DE SOUZA

SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA FREITAS

FOZ DO IGUAÇU DEZEMBRO/2010

(2)

JUSTIFICATIVA:

Quando nos detemos a refletir sobre a importância ter um ponto de partida para introduzir de novos conhecimentos percebe-se a necessidade de estabelecer alguns limites sobre a sua relevância na vida das pessoas, principalmente ao se considerar que são crianças e, que somados aos novos conhecimentos se deve estabelecer o tipo de informação a ser transmitida. Por isso, ao analisar os conteúdos para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, uma idéia interessante amadureceu: falar sobre a importância dos alimentos e uma boa alimentação aliados a um processo de aprendizagem através da prática textual da culinária.

Esta idéia surgiu em decorrência da observação constante da turma, que, de um modo geral, precisava modificar seus hábitos alimentares nada saudáveis, com direito a doces e salgadinhos em lugar do lanche que a escola oferece. Assim, parti para a coleta de informações sobre os hábitos alimentares dos alunos considerando suas preferências e a disponibilidades de alimentos como frutas, verduras e legumes em suas casas. O resultado desta prévia informação resultou em uma ausência quase que total destes alimentos na mesa de suas famílias, não só pelas poucas condições monetárias, mas também, pela falta de hábito e de conhecimento de seus valores nutricionais.

Transmitir informações, então, foi o primeiro passo rumo à superação desta ausência de alimentos saudáveis e o início de novos hábitos em que os alunos, munidos de conhecimentos começaram a trazer lanches saudáveis para a escola e a aceitar o lanche oferecido pela escola, pois o cardápio escolar é rico em todos nutrientes necessários para uma boa alimentação.

Tendo estabelecido as informações necessárias para uma boa alimentação o conteúdo foi “aproveitado”, interdisciplinarmente, e foi possível explorar variadas disciplinas de modo que receitas culinárias foram tomadas como produção textual; os valores nutricionais e calóricos, os valores monetários e o peso foram tomados como valores matemáticos; o cardápio foi analisado como um cronograma; os alunos se tornaram pequenos gourmets, apreciando cores e sabores; as frutas, legumes e verduras tomaram vida através da arte como forma de pintura, teatro e jogos lúdicos.

Destacar a importância dos alimentos incentivou-os a uma boa alimentação e a abordagem dos conteúdos nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências e artes colaborou para a fixação das informações expostas.

A relevância de se tratar o conteúdo e desenvolvê-lo de forma gradativa foi essencial para que o conhecimento estabelecido não fosse meramente informação, mas um caminho para que os alunos apresentassem êxito em sua experimentação na vida cotidiano, pois, conforme esclarece KLEIMAN (2004, p. 25):

“(...) A ativação do conhecimento prévio é, então, essencial à compreensão, pois é o conhecimento que o leitor tem sobre o assunto que lhe permite fazer inferências necessárias para relacionar diferentes partes discretas do texto num todo coerente. Este tipo de inferência, que se dá como decorrência do conhecimento de mundo e que é motivado pelos itens lexicais

(3)

proficiente.”

O que faz o aluno realizar produções textuais com coerência é a familiaridade com vários tipos de textos, bem como suas vivências alheias a textos escritos, interferindo na forma como são interpretados no ato da leitura ou exposição oral.

Quando julgamos a simplicidade de um texto, podemos nos surpreender com a capacidade de assimilação e interpretação das informações que os alunos têm. Isso nos leva refletir sobre o seu poder/capacidade de transformar conhecimento em experimentação cotidiana.

Transformar a essência de textos teóricos em informação rápida e de interesse dos alunos é papel do professor, pois, de acordo com CAGLIARI (2007), quanto mais ciente estiver sobre a interação social e da realidade que permeia a vida da criança, mais condição terá para mediar uma aprendizagem produtiva.

OBJETIVOS:

 Promover a mudança dos hábitos alimentares;  Transmitir conhecimento sobre alimentos e nutrição;

 Desenvolver a produção textual através de textos culinários;

CONTEÚDOS:

O conteúdo “Alimentação e Saúde” foi desenvolvido nas seguintes disciplinas:

Ciências:

 Nutrição no desenvolvimento do corpo e da mente;  Tipos de alimentos;

 A importância dos alimentos  Pirâmide Alimentar;

 Semana da Alimentação; Língua Portuguesa:

 Leitura e interpretação textual;  Textos informativos;  Produção textual; Matemática:  Adição e subtração  Valores monetários;  Medidas;  Frações;  Gráficos e cronogramas; ARTES:  Pintura e desenho

(4)

HISTÓRIA E GEOGRAFIA:

 Estimativa IBGE sobre a obesidade infantil no Brasil;  Vida sedentária;

 Alimentos típicos de cada região;

METODOLOGIA:

O Projeto “Aprendizagem: Alimentação Saudável”, foi desenvolvido na Escola Municipal João Adão da Silva, localizada na Rua Oscar Alfredo Franco, 65 – Jardim Santa Rita (Região Nordeste), no município de Foz do Iguaçu, direcionado para os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental (28 alunos com idade entre 08 e 09 anos), da Professora Margarida de Aquino Mendes e Sala de Classe Especial (12 alunos com idade entre 08 e 12 anos), da Professora Solange Aparecida de Oliveira Freitas. Tendo o apoio da Supervisora Dielsa da Silva Santos, Documentadora Eliane Miglioli Oliveira, Professora Auxiliar Maria Aparecida Alves de Oliveira e os estudantes universitários: Priscile, Elaine,

A prática docente se viabilizou através de atividades pedagógicas desenvolvidas de forma interdisciplinar considerando as atividades em grupo e focalizando o aluno como centro receptor de informações, mas principalmente, como agente ativo e transformador em seu espaço cotidiano.

A primeira abordagem feita foi sob a forma de discurso oral, através do qual se obteve informações sobre como aconteciam às refeições em suas casas e quais eram os alimentos que consumiam.

Em Ciências, para desenvolver os temas estabelecidos, foram utilizados alguns textos explicativos, uso de livro didático, exposição oral e palestra com nutricionistas. Para finalizar, todos os alunos recortaram figuras de alimentos em revistas e jornais e elaboraram uma pirâmide alimentar em que destacaram a importância e relevância de cada alimento para o corpo humano. As crianças apresentaram para os outros alunos, a pirâmide alimentar e os valores nutricionais dos alimentos, reforçando o processo de aquisição de conhecimentos;

Em sala de aula os alunos da Professora Solange, exploraram a culinária, elaborando uma pizza a base de proteína da soja e se reuniram para um lanche saudável e gostoso no recreio.

Em Língua Portuguesa foram realizadas leituras dinâmicas e interpretação oral de textos informativos com curiosidades sobre alimentos e coleta de receitas das famílias. As receitas que trouxeram foram coladas em seus cadernos como forma de incentivo pela sua pesquisa (uma tarefa de casa).

No ano de 2009, este mesmo trabalho teve a produção textual como ponto culminante do trabalho pedagógico com a exposição da estruturação e montagem de receitas chamou a atenção dos alunos e ao trazerem as suas receitas (bolo, pudim, sucos, tortas e muitas outras), demonstraram interesse pela forma textual e também pelos ingredientes utilizados. Com o incentivo e apoio da professora os alunos elaboraram um diário de receitas em que cada um acrescenta a sua receita (o seu “segredo de família”).

Surgiram receitas tradicionais, exageradas, curiosas e autênticas, através das quais foi possível observar a aquisição dos conhecimentos técnicos e estruturais desta forma textual, bem como observar o cuidado com a forma escrita, criatividade, coerência, caligrafia e ortografia, bem como a ampliação vocabular.

(5)

de gráficos e o manuseio de alguns alimentos e debatendo oralmente sobre o custo de cada produto e os gastos finais em uma compra; foram expostos os valores nutricionais e calóricos (Gráficos) de alguns alimentos e desenvolvido atividades envolvendo frações, tendo como exemplificação o corte de frutas para identificar o inteiro e metade (1/2).

Para desenvolver estas aulas foi pedido para que cada aluno, que pudesse, trouxesse uma fruta e uma receita de salada de frutas, bem como observassem o preço de alguns alimentos que seriam utilizados no preparo da receita.

Nas aulas de Artes foram aplicados os conhecimentos sobre as cores dos alimentos para destacar a sua importância e valor nutritivo, ressaltando cores conforme os nutrientes: uma forma divertida de encerrar as atividades, mas também finalizar as aulas e envolver os alunos.

CRONOGRAMA:

Atividades Período

Estudo e montagem do projeto Outubro

Aulas Práticas Outubro e

novembro

ExpoSaude Novembro

Entrega dos resultados obtidos Dezembro

RECURSOS:

Referências

Documentos relacionados

No âmbito das universidades, a Política Nacional de Extensão Universitária (BRASIL, 2012) soma-se aos diversos esforços em benefício do desenvolvimento

••  Alimentação racional e desvios ali  Alimentação racional e desvios alimentares mentares ••  Actividade física e repouso  Actividade física e repouso.. ••

No Gráfico 9, encontram-se as informações correspondentes ao grau de satisfação geral dos setores de secretaria e serviços gerais, sendo que 50% correspondem aos servidores que

Sobrecarga (ou térmica): proteção longo retardo e classe de desligamento (Ir) Proteção térmica com tempo inverso contra sobrecorrentes com nível ajustável Ir.. Os ajustes são

As inscrições para o 38º Congresso Brasilei- ro de Cirurgia da Mão (Mão 2018), que será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, na cidade de Fortaleza (CE), já estão

Na Fundação Itaubanco, o time de Controles Internos e Compliance terá por objetivo discutir procedimentos, avaliar projetos, indicar diretrizes e ferramentas de controle, além

Este tipo de erro ocorre quando os sedimentos carreados junto ao fundo são lidos pelo equipamento como se fosse o leito (GAMARO, 2003), introduzindo assim um erro na velocidade

A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a