• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: OBJETIVO METODOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: OBJETIVO METODOLOGIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: PROGRAMA DE ATIVIDADES MOTORAS PARA DEFICIENTES – PROAMDE AUTORES: Kathya Augusta Thomé Lopes; Margareth de Vasconcelos Monteiro

e-mail: kathya@fua.br

INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Amazonas ÁREA TEMÁTICA: Educação

OBJETIVO

Oportunizar a prática de atividades motoras por pessoas com deficiência, possibilitando o desenvolvimento das atividades motoras e capacidades físicas.

Proporcionar através de um melhor desempenho de suas potencialidades, a sociabilização, bem-estar, melhora da auto-estima e da qualidade de vida.

Capacitar acadêmicos para atuarem com esta clientela. ESPECÍFICO:

Orientar acadêmicos do Curso de Educação Física para atuarem com deficientes; Realizar um programa de atividades motoras para deficientes;

Elaborar atividades que promovam a sociabilização, contemplando a participação de deficientes e não deficientes.

Formação de um grupo de estudos, com acadêmicos, sobre as questões das pessoas com deficiência e a prática de atividades motoras, com a finalidade de desenvolvimento de pesquisa na área.

Publicação dos resultados obtidos nas áreas de atuação do projeto. Divulgar o projeto com objetivo de recrutar mais participantes.

Contatar com as empresas de transportes coletivos para a disponibilização de ônibus adaptados na rotas do projeto.

Criar campanhas para conscientização da comunidade universitária e da sociedade amazonense em relação dos aspectos sociais da deficiência, através dos meios de comunicação.

Oferecimento de cursos de atualização nos diversos âmbitos da deficiência. Criação de um arquivo bibliográfico sobre as questões das deficiências. Criação de uma videoteca.

Treinamento de equipe para desportos adaptados.

(2)

Abordagem Teórica – Dar prioridade às potencialidades remanescentes da pessoa com deficiência “importante é o que o deficiente pode fazer”.

A melhoria das potencialidades motoras do indivíduo contribui para sua independência e serve como elemento facilitador e sua inclusão/integração na sociedade.

Toda e qualquer pessoa com deficiência física, visual, mental, ou auditiva, é elegível para participar do PROAMDE.

Atividades motoras adequadas e regulares favorecem ao desenvolvimento das potencialidades do indivíduo. O conhecimento da deficiência e imprescindível para a elaboração de atividades motoras adequadas.

Procedimentos – O método de execução do programa constitui nas seguintes etapas: 1) divulgação através dos meios de comunicação de massa; 2) inscrições no programa; 3) reunião com os estagiários para a elaboração de programas; 4) período de avaliação dos deficientes; 5) elaboração de planos de curso; 6) execução do plano; 7) reuniões semanais para avaliação das atividades e ajustes de planos; 8) reuniões com a clientelas/responsáveis ; 9) grupo de estudos com acadêmicos.

RESULTADOS

Participação da Comunidade e da Família

A participação familiar, através da visita ao local onde as atividades são desenvolvidas, é estimulada através de encontros sociais em datas comemorativas. Nestes encontros amigos/cuidadores/ajudantes executam pequenas atribuições. Foram realizados três encontros: 31 de maio (aniversário do PROAMDE), 28 de junho (Festa Junina), 21 de dezembro (Festa de Natal).

Inserção Social

A maioria dos participantes tomou parte nos II jogos Para-desportivos da Região Norte, em Boa Vista/RR. Nesta competição foram envolvidas equipes representantes de quatro estados da região norte. O evento teve projeção na rede de comunicação local.

(3)

Não houve nenhum resultado neste aspecto, uma vez que o programa não atua neste âmbito. No entanto, a maioria dos participantes está matriculada e freqüenta a escola regular, alguns adultos concluíram o ensino médio e outros estão na universidade.

Reabilitação E Inserção No Mercado De Trabalho

Não houve nenhum resultado neste aspecto, uma vez que o programa não atua neste âmbito. No entanto, o PROAMDE possui um aluno que desempenha atividade profissional na coordenação do programa através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus, que estimula a execução de ofícios, visando uma futura inserção no mercado de trabalho.

Oportunidade De Trabalho E Geração De Emprego Em Relação Com Turismo, Cultura, Rede Hoteleira E Transportes

Não houve nenhum resultado neste aspecto, uma vez que o programa não atua neste âmbito. Houve um pedido encaminhado à Prefeitura quanto a melhoria do transporte adaptado ao Campus Universitário, embora não tenha havido grandes resultados. Na verdade, um dos grandes problemas que dificultam ou mesmo impedem a participação de mais deficientes no PROAMDE é a questão do transporte público. O atendimento poderia ser ampliado se houvesse meios adequados e públicos de transportes. Os deficientes têm dificuldades para sair de suas casas por falta de acesso. O programa tem abordado freqüentemente o direito à acessibilidade com a clientela, bem como junto a comunidade em geral, através de meios de comunicação de massa e outros projetos de extensão.

Melhoria Da Qualidade De Vida

Os dados que se tem quanto a este tópico tem sido adquiridos de forma assistemática, ou seja, a partir de depoimentos, declarações públicas dos deficientes (jornais e televisão), e comentários diretos eventuais dos participantes. Estas informações têm sugerido, portanto, um resultado positivo na melhoria da qualidade de vida dos participantes do programa. Por exemplo, um participante usuário de cadeira de rodas, que vinha sempre acompanhado passou a vir sozinho, deslocando-se na cidade independente, subindo e descendo dos ônibus não adaptados com maior desenvoltura. Ainda passou a

(4)

questionar os seus direitos da utilização desses veículos. Um outro usuário de cadeira de rodas afirmou que uma grande conquista para ele foi ter ido ao comércio sozinho e feito compras, pois durante os seus 19 anos nunca havia ido ao centro da cidade, não só pela falta de habilidades mas, também, porque tinha vergonha. Atualmente, este participante já está trabalhando em prol de comprar uma cadeira adequada à sua deficiência, pois a cadeira que utiliza não lhe proporciona independência.

Manutenção Da Saúde

Não há, por enquanto, um trabalho específico quanto ao acompanhamento médico periódico dos participantes pelo programa. No entanto, o PROAMDE possui contato direto com equipe de neurologia e assistência social do Hospital Universitário Getúlio Vargas voltado para reabilitação imediata para lesados medulares. Há um envolvimento destas duas equipes com o PROAMDE.

Atividades De Capacitação

Foi realizado, no período, um curso de Capacitação em Natação para os acadêmicos estagiários bolsistas e voluntários que atuam no programa. Este curso teve a duração de 80h e foi ministrado pela professora Beryl Kelsey da Inglaterra que ensinou o Método Halliwick de natação terapêutica. O curso foi dividido em dois módulos: curso básico e curso de líderes de grupo.

Atividades De Pesquisa

As atividades de pesquisa têm sido incentivadas a todos os estagiários que participam do programa. Isto se deu através da formação dos grupos de estudos e execução de projeto de iniciação científica. Até o momento tem sido dada ênfase a pesquisa aplicada as atividades desenvolvidas no programa. Pretende-se com esta iniciativa criar um Centro de Pesquisa, onde se desenvolvam projetos que venham a subsidiar uma prática profissional de qualidade dentro da área de atividades motoras adaptadas. A criação deste centro envolve a implantação de infra-estrutura apropriada (laboratórios) para o desenvolvimento de metodologia de desenvolvimento aplicável ao campo da Educação Física e Esportes Adaptados. Atualmente, há três projetos em execução.

(5)

Adapted Physical Activity Council – Federação Internacional de Educação Física Adaptada (1993). Competencies for Adapted (special) Physical Education. Update, February, 1993.

Block, E. M. (1991). Motor development in children with Down Syndrome: A review of the literature. Adapted Physical Activities Quarterly 8, 179-209.

McHugh, E. (1995). The role of Acquatic Programs in Facilities Serving Children with Physical disabilities. Clinical Cinesiology 48 (4), 83-85.

Morisbak (1989). Adapted Physical Education: The role of Teacher and Pedagogical Practice. Adapted Physical Activities: Na interdisciplinary Approach. International Symposium. Conference Proceedings: Berlim.

Ruoti, R.G.; Morris, D. M.; & Cole, A. J. (1997). Acquatic Rehabilitation. Philadelphia: Lippincott. 287 pp.

Schule, K., 1995. Research strategies for movement therapy programs. 10th International Symposium on Adapted Physical Activity, Conference Procedings. Norway.

Sherril, C. (1993). Adapted Physical Activity recreaction and Sports: Crossdisciplinary and lifespan (4th end.). Dubuque, la: Brown & Benchmark. 215 pp.

Cerril, C. (1995). Adapted Physical Activity Pedagogy: Principles, practices, and creatiovity. 10th International Symposium on adapted Physical Activity, Conference Proceedings. Norway.

Soeder, M. (1995). Empowerment Rehabilitação or Freak Show. 10th InternationalSymposium on Adapted Physical Activity, Conference Proceedings. Norway.

Thematic Group Nº.8 (1993-96). The Function of Sports in the Rehabilitation Process. European Comission for the Integration of Disabled People. Hellius Programme: Belgium. 32pp.

Toivonen, L. (1989). Special Sports and Physical Activities. 10th International Symposium on Adapted Physical Activity, Conference Proceedings. Norway.

World Health Organization. (1989). International Classification of Impairments, Disabilities, and handicap. A manual of classification relating to the consequences of disease. Geneve, W.H.

Referências

Documentos relacionados

Assim, foi criado um grupo de trabalho que estabeleceu as bases do Saúde Caixa: o teto para o financiamento do plano pela Caixa, que era de 3,5%, foi eliminado; o modelo de gestão

O tema central, ou foco, desta intervenção é a construção de práticas alternativas para o trabalho realizado na Instituição, através da identificação do interno com os outros

O projeto está sendo desenvolvido no Município de Uberlândia, em parceria com técnicos da EMATER-MG e da Secretaria Municipal de Agropecuária de Uberlândia, em unidades de

Essa é a extensão que pode transformar e esse foi o conceito que inspirou a definição de uma estratégia de ação extensionista para a Cultura na Universidade Federal de Pernambuco..

Token usadas pelos analisadores léxico e sintático.. o <nome_parser>TokenManager: Classe do

Sendo a fase estacionária apolar, os compostos apolares terão uma maior retenção na cromatografia em fase reversa e este tipo de cromatografia é útil para a análise e separação

Além da Ergonomia Situada, a Psicodinâmica do Trabalho há muito tempo também nos sinaliza para a necessidade de uma compreensão da defasagem entre o que acontece no trabalho real

Este estudo tem como objetivo entender como se dá o processo de trabalho das merendeiras e serventes de uma escola pública do município de João Pessoa-PB, analisando os