• Nenhum resultado encontrado

A feira de profissões da universidade de Rio Verde na visão de seus visitantes / The professional fair of the university of Rio Verde in the view of its visitors

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A feira de profissões da universidade de Rio Verde na visão de seus visitantes / The professional fair of the university of Rio Verde in the view of its visitors"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73096-73101 sep. 2020. ISSN 2525-8761

A feira de profissões da universidade de Rio Verde na visão de seus visitantes

The professional fair of the university of Rio Verde in the view of its visitors

DOI:10.34117/bjdv6n9-677

Recebimento dos originais: 01/09/2020 Aceitação para publicação: 28/09/2020

Vanessa Renata Molinero de Paula

Doutoranda, Faculdade de Fisioterapia, Universidade de Rio Verde E-mail: vanessamolinero@unirv.edu.br

Marcelo Gomes Judice

Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Rio Verde, Goiás

E-mail: mgjudice@gmail.com

Deusmaura Vieira Leão

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Professora Adjunta da Faculdade de Pedaoggia da Universidade de Rio Verde – Goiás, Professora da Rede Estadual de Ensino

E-mail: deusmaura@uol.com.br

Fábio Elias Freitas

Doutoranda em Direito Público pela UNISINOS, Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Professora Adjunta da

Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde, Goiás E-mail: carolmerida@bol.com.br

Carolina Merida

Doutorando, Faculdade de Engenharia de Produção, Universidade de Rio Verde E-mail: fabioelias@unirv.edu.br

Lidiane Bernardes Faria Vilela

Doutora, Faculdade de Nutrição, Universidade de Rio Verde E-mail: lidibfv@unirv.edu.br

Rodrigo Francisco Borges Lourenço

Mestre, Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade de Rio Verde E-mail: rodrigoborges@unirv.edu.br

Danyelle Ferreira das Neves Graduada, Universidade de Rio Verde

E-mail: danynevesrv@gmail.com

Sebastião Lázaro Pereira Doutor, Universidade de Rio Verde

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73096-73101 sep. 2020. ISSN 2525-8761 RESUMO

Frente às incertezas do mundo atual, a escolha de uma futura profissão não é uma tarefa fácil para os jovens. A Feira das Profissões da Universidade de Rio Verde (UniRV) visa colocar o estudante de ensino médio em contato com o ambiente universitário, disponibilizando informações a respeito dos cursos ofertados pela UniRV. O objetivo desse trabalho foi identificar as características dos visitantes da Feira de Profissões e, ainda, conhecer a opinião destes em relação ao evento. Os visitantes receberam, ao entrar na Feira, um questionário avaliativo do Evento e acadêmicos da UniRV passaram recolhendo os questionários respondidos enquanto era feita a visitação. Os visitantes da II Feira de Profissões, realizada em 2019, apresentaram idade entre 11 e 27 anos, com média de 16,24 anos. A principal razão apontada para participar do Evento foi conhecer os cursos/profissões, com 27,4%. 93,9% dos participantes disseram que suas expectativas em relação ao evento foram atendidas. 21,3% dos visitantes apontaram “Conheceu melhor os cursos” como a principal razão para suas expectativas terem sido atendidas, e, além disso, 12,8% disseram ter suas dúvidas esclarecidas, reforçando a importância da realização do Evento. 64,0% dos visitantes classificaram o Evento como excelente e 35,4% como bom. Foram avaliados também diversos aspectos do evento, todos recebendo boas avaliações. Pode-se constatar que a Feira de Profissões da UniRV agradou a seus participantes, cumprindo seu papel de auxiliar os jovens a conhecerem melhor os cursos e poderem fazer uma escolha mais fundamentada de suas futuras profissões.

Palavras-chave: Vocação, Carreira, Extensão. ABSTRACT

Faced with the uncertainties of the current world, choosing a future profession is not an easy task for young people. The Professions Fair of the University of Rio Verde (UniRV) aims to put high school students in contact with the university environment, providing information about the courses offered by UniRV. The objective of this work was to identify the characteristics of the visitors to the Professions Fair and, also, to know their opinion regarding the event. Upon entering the Fair, visitors received an evaluative questionnaire from the Event and UniRV scholars collected the questionnaires answered while visiting. Visitors to the II Professions Fair, held in 2019, were between 11 and 27 years old, with an average of 16.24 years. The main reason given to participate in the Event was to know the courses / professions, with 27.4%. 93.9% of the participants said that their expectations regarding the event were met. 21.3% of the visitors pointed out “You knew the courses better” as the main reason for your expectations to have been met, and, in addition, 12.8% said they had their doubts clarified, reinforcing the importance of holding the Event. 64.0% of visitors rated the event as excellent and 35.4% as good. Several aspects of the event were also evaluated, all receiving good evaluations. It can be seen that the UniRV Professions Fair pleased its participants, fulfilling its role of helping young people to learn more about the courses and to be able to make a more informed choice of their future professions.

Keywords: Vocation, Career, Extension.

1 INTRODUÇÃO

Diante das incertezas do mundo atual, a escolha da futura profissão atormenta a cabeça dos jovens, quando estes se preparam para concluir o ensino médio e buscar o acesso ao ensino superior. Segundo Fonçatti et al. (2016), diversos estudos indicam que, basear escolhas em um número reduzido e cheio de estereótipos a respeito dos cursos e atividades ocupacionais, é um fator de importância na evasão escolar e em uma nova escolha de curso.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73096-73101 sep. 2020. ISSN 2525-8761

Tessaro e Schmidt (2017) enfatizam que os índices de evasão no ensino superior, evidenciados tanto em escala nacional, quanto em escala internacional, além da insatisfação com o curso de graduação ou mesmo com a profissão, se destacam como fatores que mostram a importância da escolha profissional, dados que corroboram também com os achados de Silva, Oliveira e Oliveira (2018) que em seus estudos também evidenciaram que dentre os principais motivos que influenciaram a evasão, estavam a insatisfação com o curso (27,2%).

A Feira das Profissões da Universidade de Rio Verde (UniRV) visa colocar a comunidade local, particularmente o estudante de ensino médio, em contato com o ambiente universitário, disponibilizando estandes onde este possa receber informações a respeito dos cursos ofertados pela UniRV, proporcionando identificar suas possibilidades profissionais e esclarecendo suas dúvidas quanto as possíveis carreiras profissionais.

Considerando-se isso, o objetivo desse trabalho foi identificar as características dos visitantes da Feira de Profissões e, ainda, conhecer a opinião destes em relação ao evento.

2 METODOLOGIA

A II Feira de Profissões da UniRV ocorreu no dia 26 de novembro de 2019 e contou com a visitação de cerca de 3200 pessoas de diversas escolas públicas e privadas.

Os visitantes receberam, ao entrar na Feira, um questionário avaliativo do Evento e acadêmicos da UniRV passaram recolhendo os questionários respondidos enquanto era feita a visitação.

Foi feita a descrição das características dos visitantes da Feira e analisadas as distribuições de frequências das respostas dos mesmos, sendo construídos gráficos e tabelas para sua interpretação.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram analisados 164 questionários devolvidos pelos visitantes. Os visitantes da Feira de Profissões apresentaram idade entre 11 e 27 anos, com média de 16,24 anos. Em relação ao sexo, 47,0% dos participantes eram do sexo masculino e 53,0% eram do sexo feminino. Quanto à raça, 47,6% dos participantes se declararam brancos, 36,6% pardos, 9,8% negros e 6,0% não informaram.

A Figura 1 ilustra a resposta dos visitantes quanto à razão de querer participar do evento. Observa-se que a principal razão apontada para participar do Evento foi conhecer os cursos/profissões, com 27,4%, o que ressalta a importância da realização da Feira de Profissões.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73096-73101 sep. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 1: Razão de querer participar do evento Feira de Profissões.

Em relação à questão “Suas expectativas em relação ao evento foram atendidas?”, 93,9% dos participantes disseram que sim, enquanto 4,3% responderam que não e, ainda, 1,8% não informaram sua resposta.

Na Figura 2 são apresentadas as razões apontadas pelos participantes para suas expectativas terem sido/não terem sido atendidas.

Figura 2: Razão das expectativas dos participantes terem sido (colunas verdes)/não terem sido (colunas vermelhas)

atendidas. 27.4 13.4 12.2 9.1 6.1 22.7 9.1 0 5 10 15 20 25 30 P o rc en ta gem

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73096-73101 sep. 2020. ISSN 2525-8761

Nota-se que 21,3% dos visitantes apontaram “Conheceu melhor os cursos” como a principal razão para suas expectativas terem sido atendidas, e, além disso, 12,8% disseram ter suas dúvidas esclarecidas, reforçando a importância da realização do Evento.

Em relação à avaliação do evento como um todo, 64,0% dos visitantes o classificaram como excelente, 35,4% como bom e 0,6% não responderam. A Tabela 1 apresenta a opinião dos visitantes sobre o evento em diversos aspectos.

Tabela 1 – Opinião dos visitantes sobre o evento em diversos aspectos.

ASPECTOS OPINIÃO (%)

Excelente Bom Ruim Péssimo Não Informou

Divulgação 34,8 52,4 10,4 1,2 1,2 Programação 42,7 55,5 0,6 0,6 0,6 Organização 60,4 36,0 1,8 0,6 1,2 Instalações e Materiais 64,0 33,5 1,8 0,0 0,6 Atuação dos Profissionais/Acadêmicos 67,7 29,9 1,2 0,0 1,2 Conhecimento dos Profissionais/Acadêmicos 69,5 28,7 0,6 0,0 1,2 Serviço recebido 60,4 37,8 0,0 0,6 1,2 Atendimento Prestado 62,2 36,0 0,6 0,0 1,2

Nota-se que, em todos os aspectos, a exceção dos aspectos Divulgação e Programação, a opinião Excelente ficou acima de 60%. Isso ressalta a necessidade de se melhorar a Divulgação do Evento e de se melhorar a qualidade de sua Programação.

Destaca-se que a opinião Excelente ficou próxima a 70% nos aspectos Atuação e Conhecimento dos Profissionais/Acadêmicos, o que pode denotar envolvimento e dedicação dos participantes do Evento e servir de estímulo para os visitantes na escolha da futura profissão.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pode-se constatar que a Feira de Profissões da UniRV agradou a seus participantes e cumpriu seu papel de auxiliar os jovens a conhecerem melhor os cursos oferecidos pela Instituição, possibilitando que estes possam fazer uma escolha mais fundamentada de suas futuras profissões.

REFERÊNCIAS

DA SILVA, Luiz Everson; DE OLIVEIRA, Alinne Pereira; DE OLIVEIRA, Adriana Lucinda. Análise da evasão dos estudantes do curso de ciências da UFPR litoral/Analysis of the evasion of the students of the science course of UFPR littoral. Brazilian Journal of Development, v. 4, n. 6, p. 3249-3267, 2018.

FONÇATTI, G.; GALAFASSI, C.; AUDI, D.; ISQUERDO, D.; DA CONCEIÇÃO UVALDO, M.; RINDEIKA, M.; CALAZANS, O: Oficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73096-73101 sep. 2020. ISSN 2525-8761

intervenção para feira de profissões. São Paulo - SP. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.17, n.1, p.103-113, jan.-jun. 2016.

TESSARO, D.; SCHMIDT, B: Escolha profissional: teoria e intervenções sistêmicas voltadas ao adolescente e à família. Pensando fam., Porto Alegre, v.21, n.1, p.92-104, jul. 2017. Disponível em

Imagem

Figura 1: Razão de querer participar do evento Feira de Profissões.
Tabela 1 – Opinião dos visitantes sobre o evento em diversos aspectos.

Referências

Documentos relacionados

Ousasse apontar algumas hipóteses para a solução desse problema público a partir do exposto dos autores usados como base para fundamentação teórica, da análise dos dados

Benlanson (2008) avaliou diferentes bioestimulantes, (produtos à base de hormônios, micronutrientes, aminoácidos e vitaminas), confirmando possuir capacidade

didático e resolva as ​listas de exercícios (disponíveis no ​Classroom​) referentes às obras de Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Machado de Assis,

Na hepatite B, as enzimas hepáticas têm valores menores tanto para quem toma quanto para os que não tomam café comparados ao vírus C, porém os dados foram estatisticamente

 Managers involved residents in the process of creating the new image of the city of Porto: It is clear that the participation of a resident designer in Porto gave a

Por essa razão, a proposição de um sistema informatizado de apoio ao monitoramento dessas pragas de eucalipto, que fazem uso de cartões-armadilha adesivos amarelos, auxiliaria