• Nenhum resultado encontrado

BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO PIQUIÁ: ANÁLISES A PARTIR DO SISTEMA TRIDIMENSIONAL GTP (GEOSSISTEMA TERRITÓRIO PAISAGEM)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO PIQUIÁ: ANÁLISES A PARTIR DO SISTEMA TRIDIMENSIONAL GTP (GEOSSISTEMA TERRITÓRIO PAISAGEM)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO PIQUIÁ: ANÁLISES A PARTIR DO SISTEMA TRIDIMENSIONAL GTP (GEOSSISTEMA – TERRITÓRIO – PAISAGEM)

Raifran Abidimar de Castro Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA

raifrandicastro@yahoo.com.br Odete Cardoso de Oliveira Santos Professora da Universidade Federal do Pará odetes@terra.com.br Resumo: Esta bacia tem como principais cursos d’água o Córrego Piquiá que possui em torno de 73 quilômetros de comprimento e o Córrego Água Branca com 38 km. Situa-se entre as bacias do rio Pindaré, do Tocantins e do rio Gurupi, rios estes que se encontram entre os de maior área de contribuição do Estado do Maranhão. Sua área de aproximadamente 1281 km² divide-se entre os municípios de Açailândia (635 km²) e São Francisco do Brejão (646 km²). É cortada pela BR 222 em 21 km de sua extensão e pela BR 010 (Rodovia Belém-Brasília) por 8 km. este artigo tem como objetivo geral, apresentar de forma sucinta uma análise da bacia do Córrego Piquiá, levando-se em consideração o sistema tripolar GTP (Geossistema-fonte, Território-recurso e Paisagem-identidade) apresentado por Georges e Claude BERTRAND (2007), como objetivos específicos: apresentar correlações entre algumas fundamentações teórico-conceituais de cada conceito do sistema GTP expostas por diversos geógrafos, e as principais idéias utilizadas nesta ferramenta de análise; demonstrar, a partir da seleção de quatro áreas da bacia, as características físicas desta bem como os processos de degradação observáveis em cada uma; buscar a identificação das principais atividades produtivas da bacia, suas áreas de abrangência e suas conseqüentes formas de degradação.

Palavras-Chave: Sistema GTP, Bacia Hidrográfica, Córrego Piquiá.

Abstract: The basin's main water courses Piquiá the Stream which has around 73 kilometers long and Stream White Water with 38 km. It is situated between the river basins of Pindaré of Tocantins and the river Gurupi, that these rivers are among the largest area of assistance from the state of Maranhão. His surface of approximately 1281 km² is divided between the municipalities Açailândia (635 km²) and San Francisco do Brejão (646 km²). It cut the BR 222 on 21 km of its extent and the BR 010 (Belem-Brasilia Road) for 8 km. This article aims to general, to give a succinct analysis of a basin of the Stream Piquiá, taking into account the tripolar system GTP (Geossistema-source, Territory and Landscape-resource-identity) presented by Georges and Claude Bertrand (2007) As specific objectives: to present some correlation between theoretical and conceptual reasoning of each concept of the system exposed by several GTP geographers, and the main ideas used in this analysis tool; show, from the selection of four surfaces of the basin, the physical characteristics of and the degradation processes observable in each; seek to identify the main productive activities of the basin, their areas of coverage and their consequent forms of degradation.

Keywords: System GTP, Watershed, Stream Piquiá Introdução

A bacia do Córrego Piquiá encontra-se hoje dentre as mais degradadas da região oeste maranhense pois em sua área são realizadas atividades econômicas diversificadas (Indústrias, agricultura, pecuária) conjugada com a poluição causada pelos moradores das duas cidades que têm parte de seus territórios abrangidos por ela: Açailândia e São Francisco do Brejão, tornando-se assim

(2)

um ótimo exemplo de análise da relação sociedade-natureza, buscando a solução de problemas ambientais e sócias.

Tratando-se da redução dos problemas que envolvem as formas com que o homem tem utilizado os recursos de seu meio, a Geografia assume a cada dia uma maior responsabilidade como ciência que estuda o espaço geográfico, buscando assim colaborações de cunho epistemológico, conceitual, metodológico e técnico que venham possibilitar uma análise correta da realidade. Neste sentido, este artigo tem como objetivo geral, apresentar de forma sucinta uma análise da bacia do Córrego Piquiá, levando-se em consideração o sistema tripolar GTP (Geossistema-fonte, Território-recurso e Paisagem-identidade) apresentado por Georges e Claude BERTRAND (2007), como objetivos específicos: apresentar correlações entre algumas fundamentações teórico-conceituais de cada conceito do sistema GTP expostas por diversos geógrafos, e as principais idéias utilizadas nesta ferramenta de análise; demonstrar, a partir da seleção de cinco áreas da bacia, as características físicas desta bem como os processos de degradação observáveis em cada uma; buscar a identificação das principais atividades produtivas da bacia, suas áreas de abrangência e suas conseqüentes formas de degradação.

Para um princípio de solução de toda esta problemática Bertrand & Bertrand (2007, p. 90) apresentam um sistema tripolar cujos três subconjuntos se organizam em torno de três conceitos ou noções dominantes: Geossistema, Território e Paisagem. Bertrand & Bertrand (2007, p. 52) distinguem três tipos de componentes do Geossistema: componentes abióticos (litosfera, atmosfera e hidrosfera) que formam o geoma; componentes bióticos ou biomassa (fitomassa ou zoomassa) que constituem o bioma; componentes antrópicos.

Material e Método

Realizou-se o levantamento da áreas que mais caracterizassem a bacia, coletou-se coordenadas destas, tiraram-se fotografias paras análises das mesmas em gabinete e analisaram-se imagens de satélite QuikBird para complementação dos dados

Resultados e Discussões

Esta bacia tem como principais cursos d’água o Córrego Piquiá que possui em torno de 73 quilômetros de comprimento e o Córrego Água Branca com 38 km. Situa-se entre as bacias do rio Pindaré, do Tocantins e do rio Gurupi, rios estes que se encontram entre os de maior área de contribuição do Estado do Maranhão (Figura 01).

(3)

Figura 01: Localização da Bacia do Córrego Piquiá.

Sua área de aproximadamente 1281 km² divide-se entre os municípios de Açailândia (408 km²) e São Francisco do Brejão (464 km²). É cortada pela BR 222 em 21 km de sua extensão e pela BR 010 (Rodovia Belém-Brasília) por 8 km. As ferrovias Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte Sul

(4)

também cruzam esta bacia em 39 e 37 km respectivamente, sendo que há o encontro das ferrovias na altura da coordenada lat. 04° 54’ 39.6”S, long. 47° 24’ 00.2” O e 220 metros de altitude, sendo esta área muito próxima do canal do córrego Piquiá.

A área de análise 01 (Figura 02) localiza-se próximo ao interflúvio com a bacia do Córrego Novo. Apresenta uma superfície plana com declividade entre 04 e 07%. Cortada pela BR 222 (Sendo mais de 06 km numa reta, por isso o nome do lugar), o que facilita o transporte de eucalipto (eucalyptu sp,) para a transformação em carvão. Esta espécie ocupa em torno de 8 km² somente nesta área. Há uma área chamada de Horto Florestal Pompéia, que na verdade é uma pequena área de preservação utilizada para atividades de educação ambiental. A área de análise 02 (Figura 03) localiza-se às margens do córrego Piquiá. No alto visualiza-se alguns fornos de uma siderúrgica (Gusa Nordeste S/A) e no centro uma ocupação irregular de população de baixa conhecido como bairro Piquiá de Baixo. Alguns moradores mais antigos estão nessa área a mais de 20 anos mas a grande maioria veio para este local mais recentemente, em torno de 10 anos, atraídos pelas possibilidades de emprego nas siderúrgicas. A mata ciliar foi retirada em praticamente toda sua totalidade. Áreas com alta declividade (em torno de 15 a 20%) foram ocupadas sem nenhum trabalho preventivo voltados para a formação de erosões e este é um problema que preocupa os habitantes atualmente.

Figura 02: Localização da área de análise 01. Figura 03: Localização da área de análise 02. Na área de análise 03 (Figura 04) destaca-se a área rural da cidade de São Francisco do Brejão caracterizada pela pecuária extensiva. Apesar das colinas, esta área tem pouca variação de declividade (entre 3 e 9 % em grande parte da área) o que contribuiu para este tipo de ocupação. Apesar de toda a área encontrar-se praticamente coberta por pasto, em algumas propriedades próximas preservou-se parte da mata ciliar, mas nas áreas de pastos que são muito pisoteadas pelo gado constata-se a formação de sulcos e ravinas, que têm seu crescimento acelerado a cada período chuvoso. A Figura 05 epresenta a área de análise 04 caracterizada pelo uso para a agricultura, aqui em destaque a produção de milho. Mas o relevo colinoso, o crescimento da pecuária extensiva e a expansão da silvicultura têm reduzido a extensão de terras destinas a este fim, que se favorecem inclusive da menor concentração de cursos d’água perenes e intermitentes. Ainda tem-se pequenos e médios produtores que conseguem

(5)

manter suas produções. A proximidade à BR 010 (12 km) e a oferta de emprego nas empresas que têm se instalado no município de São Francisco do Brejão (Mesmo que temporárias) contribuiu para a ocupação desta área distante 08 km do centro do município.

Figura 04: Localização da área de análise 03 Figura 05: Localização da área de análise 04. Conclusões

A proposta apresentada aqui através da denominação Sistema GTP (Geossistema-fonte, Território-recurso e Paisagem-identidade) vem demonstrar uma forma de aproximação entre multidirecional e interativa entre os conceitos aqui citados o que possibilita uma melhor compreensão da relação entre sociedade e natureza. Por exemplo, no caso do estudo do uso e ocupação de uma determinada área, pode-se realizar uma análise vislumbrado dados de fenômenos físico-químicos, como perfis/horizontes pedológicos, como também dados de interpretação socioeconômica e suas representações sociais.

REFERÊNCIAS:

BERTRAND, G; BERTRAND, Claude. Uma geografia transversal e de travessias: o meio ambiente através dos territórios e das temporalidades. Maringá: Ed. Massoni, 2007.

BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: esboço metodológico. Revista RA’E GA, Num. 08, editora UFPR, 2004, p. 141-152.

Referências

Documentos relacionados

Após iniciar o tratamento com GABAPENTINA (gabapentina), rash (vermelhidão da face ou outras partes do corpo) ou outros sinais ou sintomas de hipersensibilidade como febre

O trabalho teve por objetivo desenvolver uma análise do ambiente, onde esta inserida a Bacia Hidrográfica do Córrego Rio Branco (BHCRB), localizada no município de

Alguns fatores que podem ser atribuídos às causas desta alteração da microbiota intestinal são: o uso indiscriminado de antibióticos, que matam tanto as bactérias úteis como

A partir deste artigo que tinha como objetivo abranger conceitos e aplicações das ligas com memória de forma, pode-se observar que as Ligas com Memória de Forma ( Shape Memory

A presente Norma tem por objectivo descrever métodos de análise detalhados para a identifi cação e doseamento das N-nitrosaminas assim como das substâncias N-nitrosáveis

A nova norma ISO 12100, relativa a Segurança de máquinas, avaliação e redução de riscos, irá proteger melhor os operadores e irá ajudar os projectistas e

expositivo/informativo) O advérbio – subclasses A preposição – preposições simples A preposição – preposições contraídas Classes de palavras Funções sintáticas

sendo o valor de cada variável dado por uma fracção que tem para denominador o determinante da matriz dos coeficientes, e, para numerador, o determinante da matriz que se obtém