• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO DIGITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO DIGITAL"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ANO 29 | EDIÇÃO 354

ANO 30 | EDIÇÃO 372

BOLETIM

INFORMATIVO

DIGITAL

02

06

05

04

Pisos Salariais para mês de Junho/2021 Tabela de IRPF mensal Tabela de Contribuições

Calendário das Obrigações Tributárias para o mês de Junho/2021

Boletim Informativo Decta Gestão Contábil. Elaborado com base na legislação vigente em 26/05/2021. Sujeito a alterações.

06

J U N H O 2 0 2 1

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL.

Prorrogação do prazo para entrega da ECD.

NOVO EDITAL PARA FAZER ACORDO

COM A RECEITA FEDERAL.

Edital de transação tributária é destinado a processos de relevante e disseminada controvérsia jurídica e tem prazo de adesão de 1º de junho a 31 de agosto de 2021.

DIREITO DE FAMÍLIA.

Para o STJ, ex-marido que mora com a filha no imóvel comum não é obrigado a pagar aluguéis à ex-mulher.

TRABALHANDO FORA DA EMPRESA.

(2)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

2

De acordo com o artigo 75-B da CLT, teletrabalho é a

prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, por meios tecnológi-cos informatizados e de comunicação que, por sua natureza, não se caracterizem como trabalho exter-no. Foi regulamentado com a publicaçao da Lei 13.467/2017, com a inclusão doa Artigos 5-A a 75-E à CLT, estabelecendo as regras específicas a serem aplicadas a essa modalidade de presta-ção de serviço, também foi inserido no artigo 62 da CLT, que trata dos empregados que não estão sujeitos ao que prevê o capítulo que dispõe sobre a jornada de trabalho.

De acordo com o artigo 75-C da CLT, a prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deve-rá constar expressamente do contrato individual de trabalho, que especificadeve-rá as atividades que serão realizadas pelo empregado.

O empregador deve observar as disposições previstas na legislação, bem como em Acordo ou Convenção Coletiva, que tratem do regime de teletrabalho.

O regime de teletrabalho não será descaracterizado em caso de comparecimento do empregado nas dependências da empresa para a realização de atividades que exijam sua presença, como reuniões e treinamentos, por exemplo, conforme prevê o parágrafo único do artigo 75-B da CLT. Os empregados em regime de teletrabalho não estão sujeitos ao controle de jornada, conforme artigo 62, inciso III da CLT., mas deve ser estabelecida sua jornada de trabalho e, como ocorre com qualquer modalidade de empregado, deve ser respeitado o limite de 08 horas diárias e 44 horas semanais de trabalho, previsto no artigo 7º, inciso XIII da Constituição Federal.

Mesmo não fazendo jus ao recebimento de horas extras, o empregador não poderá exigir que o empregado em teletrabalho trabalhe além de sua jornada estabelecida em contrato.

O contrato de trabalho poderá ser alterado entre regime presencial e de teletrabalho, desde que haja mútuo acordo entre as partes e que esta previsão conste em aditivo contratual, como deter-mina o § 1° do artigo 75-C da CLT.

Também poderá haver a alteração por determinação do empregador, desde que seja respeitado o prazo mínimo de 15 (quinze) dias para a transição e que a mudança conste de aditivo contratual (§ 2° do artigo 75-C).

De acordo com o artigo75-D da CLT, as disposições relativas à responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado, serão previstas em contrato escrito. Os valores eventualmente pagos pelo

emprega-TRABALHANDO

(3)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

3

dor em relação à estrutura para o trabalho, não integram a remuneração do empregado, confor-me prevê o parágrafo único do artigo 75-D da CLT.

O artigo 75-E da CLT determina que é responsabilidade exclusiva do empregador instruir os em-pregados, de maneira expressa e ostensiva, no que tange às precauções a tomar para evitar do-enças relacionadas ao trabalho, bem como o acidente de trabalho.

Conforme o artigo 611-A, inciso VIII da CLT, os instrumentos coletivos irão prevalecer sobre a lei ao tratarem do teletrabalho.

Desta forma, poderão ser estabelecidas cláusulas específicas para o teletrabalho em Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho, devendo ser observadas pelos empregadores.

Home office, é o trabalho em domicílio, previsto no artigo 6º da CLT. Segundo o dispositovo,

podem ser desenvolvidos quaisquer tipos de atividades, desde as manuais, como, por exemplo, bordadeiras, costureiras, até serviços administrativos, tem o mesmo valor daquele prestado nas dependências da empresa/empregador.

Nos termos do parágrafo único do referido artigo, os meios telemáticos e informatizados de co-mando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pes-soais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.

Os empregados contratados para trabalhar em home office têm os mesmos direitos e deveres inerentes à relação de emprego; podem ser submetidos a controle de jornada, cabendo ao em-pregador determinar qual a forma que será utilizada para esse fim, em nada difere dos emprega-dos contrataemprega-dos para trabalhar nas dependências da empresa.

A remuneração e a concessão de outros benefícios a esses trabalhadores deve ser a mesma que daqueles que trabalham na empresa.

De acordo com o artigo 75-C da CLT, a prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deve-rá constar expressamente do contrato individual de trabalho, que especificadeve-rá as atividades que serão realizadas pelo empregado.

O empregador deve observar as disposições previstas na legislação, bem como em Acordo ou Convenção Coletiva, que tratem do regime de teletrabalho.

(4)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

4

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou recurso de ex-esposa que buscava o arbitramento de aluguéis contra o ex-marido, que mora com a filha comum na casa comprada por am-bos e submetida à partilha no divórcio.

Ao manter acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o colegia-do entendeu que o fato de o imóvel servir de moradia para a filha, além de impedir a tese de uso exclusivo do patrimônio comum por um dos ex-cônjuges – que justificaria os aluguéis em favor da parte que não usa o bem –, tem o potencial de converter a indenização proporcional pelo uso exclusivo em parcela in natura da prestação de alimentos, sob a forma de habitação.

"Considero que o exame do pedido de arbitramento de verba compensatória pelo uso exclusivo de imóvel comum por ex-cônjuge deve, obrigatoriamente, sopesar a situação de maior vulnerabi-lidade que acomete o genitor encarregado do cuidado dos filhos financeiramente dependentes, cujas despesas lhe são, em maior parte, atribuídas", afirmou o relator do recurso, ministro Luis Felipe Salomão.

Na ação que deu origem ao recurso, a autora alegou que foi casada com o réu sob o regime de comunhão parcial de bens. Na sentença de divórcio, foi decretada a partilha do imóvel, na pro-porção de 40% para ela e 60% para o ex-marido.

Segundo a mulher, após o divórcio, o ex-cônjuge continuou morando no imóvel; por isso, ela de-fendeu que, enquanto não fosse vendida a casa, ele deveria lhe pagar valor equivalente a 40% do aluguel.

O pedido foi julgado procedente em primeira instância, mas o TJDFT reformou a sentença por en-tender que, como o ex-marido vive na casa com a filha, provendo-lhe integralmente o sustento, não há que se falar de enriquecimento ilícito ou recebimento de frutos de imóvel comum, por se tratar de alimentos in natura.

No recurso especial, a ex-mulher alegou que a hipótese da ação não diz respeito à fixação de ali-mentos, que já teriam sido estabelecidos em outro processo para a filha – agora maior de idade, segundo a mãe. Para a ex-esposa, considerando que o imóvel é bem indivisível e que ela detém 40% da propriedade, caracterizaria enriquecimento ilícito o seu uso exclusivo sem o ressarcimen-to daquele que não usufrui do patrimônio.

O ministro Luis Felipe Salomão explicou que o uso exclusivo do imóvel por um dos ex-cônjuges autoriza que aquele que for privado de usá-lo reivindique, a título de indenização, a parcela pro-porcional de sua cota sobre a renda de um aluguel presumido, nos termos dos artigos 1.319 e 1.326 do Código Civil.

(5)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

5

Foi lançado, em 18 de maio de 2021, novo edital para adesão de contribuin-tes a acordo de transação tributária para encerrar discussões administrati-vas ou judiciais.

O acordo é válido para contribuintes que possuam processos em julgamento, que tratem sobre a incidência contribuições previdenciárias e destinadas a outras entidades e fundos incidentes sobre a participação nos lucros e resultados (PLR), por descumprimento da Lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000; e permite que as dívidas possam ser pagas com até 50% de desconto. A adesão referente a processos com débitos junto à Receita Federal deve ser realizada pelo Cen-tro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC), disponível no site do órgão em www.gov. br/receitafederal. A adesão referente a débitos inscritos em Dívida Ativa da União deve ser reali-zada pelo sistema REGULARIZE, disponível no site da PGFN em www.gov.br/pgfn.

São três modalidades de pagamento, de acordo com a opção do contribuinte:

NOVO EDITAL PARA FAZER

ACORDO COM A RECEITA

FEDERAL

Por outro lado, o magistrado lembrou que os genitores devem custear as despesas dos filhos me-nores com moradia, alimentação, educação e saúde, entre outras – dever que não se desfaz com o término do vínculo conjugal ou da união estável.

Adicionalmente, o relator apontou que, de acordo com a Súmula 358 do STJ, o advento da maio-ridade do filho não constitui, por si só, causa de exoneração do dever de prestar alimentos.

Segundo Salomão, como previsto no artigo 1.701 do Código Civil, a pensão alimentícia pode ter caráter pecuniário ou corresponder a uma obrigação in natura, hipótese em que o devedor for-nece os próprios bens for-necessários à sobrevivência do alimentando, tais como moradia, saúde e educação.

No caso dos autos, o relator entendeu que não ficou demonstrado o fato gerador do pedido in-denizatório da ex-mulher – ou seja, o uso de imóvel comum em benefício exclusivo do ex-marido –, já que há proveito indireto da mãe, cuja filha também mora na residência. Pelos mesmos mo-tivos, para o magistrado, não poderia ser reconhecida a ocorrência de enriquecimento ilícito por parte do ex-marido.

"É certo que a utilização do bem pela descendente dos coproprietários – titulares do poder fami-liar e, consequentemente, do dever de sustento – beneficia ambos, não se configurando, portan-to, o fato gerador da obrigação indenizatória fundada nos artigos 1.319 e 1.326 do Código Civil", concluiu o ministro ao manter o acórdão do TJDFT.

(6)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

6

- Pagamento de entrada no valor de 5% (cinco por cento) do valor total, sem reduções, em até 5

(cinco) parcelas, sendo o restante parcelado em 7 (sete) meses, com redução de 50% do valor do montante principal, multa, juros e demais encargos.

- Pagamento de entrada no valor de 5% (cinco por cento) do valor total, sem reduções, em até 5

(cinco) parcelas, sendo o restante parcelado em 31 (trinta e um) meses, com redução de 40% do valor do montante principal, multa, juros e demais encargos.

- Pagamento de entrada no valor de 5% (cinco por cento) do valor total, sem reduções, em até 5

(cinco) parcelas, sendo o restante parcelado em 55 (cinquenta e cinco) meses, com redução de 30% do valor do montante principal, multa, juros e demais encargos.

Em qualquer das modalidades o valor mínimo da parcela será de R$ 100,00 para pessoas físicas e R$ 500,00 para pessoas jurídicas. O pagamento dos débitos junto à Receita deve ser realizado via DARF, com código de receita 6028. O DARF para pagamento dos débitos negociados junto à PGFN é emitido pelo próprio sistema REGULARIZE.

Como condição para adesão à transação, o contribuinte deverá indicar todos os débitos em dis-cussão administrativa ou judicial relativos a uma mesma tese (PLR-Empregados ou PLR-Direto-res) e desistir das respectivas impugnações administrativas e ações judiciais.

Este é o primeiro edital de transação tributária para resolver litígios (discussões) aduaneiros ou tributários decorrentes de relevante e disseminada controvérsia jurídica, uma das possibilidades previstas na Lei nº 13.988, de 14 de abril de 2020.

A ECD Escrituração Contábil Digital faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e tem por objeti-vo substituir a escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obriga-ção de transmitir, de forma digital, os livros Diários, Ra-zão, Balancetes, Balanços e outras Demonstrações Contábeis que se fizerem necessárias.

O sistema digital foi instituído pelo Decreto 6.022 de 22 de janeiro/2007, com alterações pelo Decreto 7.979 de 08 de abril de 2013, restando definido da seguinte maneira: “O SPED é o instru-mento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenainstru-mento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal das Pessoas Jurídicas, inclusive as isentas e imunes.”.

No dia 28/04/2021, foi publicada, em caráter excepcional, pela Receita Federal do Brasil, a IN

ESCRITURAÇÃO

CONTÁBIL DIGITAL

(7)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

7

2.023/2021, que trata da prorrogação do prazo de entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD), referente ao ano-calendário 2020. A data final para entrega será, via de regra, o último dia útil mês de julho de 2021.

Nos casos de extinção, incorporação, fusão e cisão parcial ou total, o referido prazo transcorre nos moldes do art. 5º, § 3 da Instrução Normativa RFB nº 2.003, de 2021, quais sejam:

I – Se o evento ocorrer no período entre janeiro a junho, até o último dia útil do mês de julho de

2021 e;

II – Se o evento ocorrer no período compreendido entre julho a dezembro, até o último dia útil do

(8)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

8

UFEMG (2021) R$ 3,9440

TABELA DE CONTRIBUIÇÃO À PARTIR DA

COMPETÊNCIA JANEIRO DE 2021

Contribuinte Individual e Facultativo

Salário-Base Alíquota Valor da Contribuição 1.100,00 11% 121,00

De R$ 1.100,01 até

6.433,57 20% 220,00 até 1.286,72

TABELAS & DADOS

ECONÔMICOS

INSS

Início

Vigência VigênciaFim InícioValor Valor Fim Alíquota INSS (%)

Alíquota p/ IRRP (%) 01/01/2021 0,00 1.100,00 7,50 7,50 01/01/2021 1.100,01 2.203,48 9,00 9,00 01/01/2021 2.203,49 3.305,22 12,00 12,00 01/01/2021 3.305,23 6.433,57 14,00 14,00

(9)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

9

SALÁRIO FAMÍLIA

O Salário Família é o benefício previdenciário que têm direito os segurados empregados, inclusive os domésticos, e aos trabalhadores avulsos que tenham salário de contribuição inferior ou igual a

remuneração máxima da tabela do salário família.

VIGÊNCIA REMUNERAÇÃO SALÁRIO FAMÍLIA A PARTIR DE

01/01/2021 ATÉ R$ 1.503,26 R$ 51,27

FORMA DE PAGAMENTO CONTRIBUINTE

INDIVIDUAL/FACULTATIVO

A forma de contribuição para o INSS, nos casos de Contribuinte Individual e Facultativo, poderá se dar de duas maneiras: pelo plano normal de contribuição ou pelo plano simplificado de contribuição.

Plano normal de contribuição

Alíquota de 20% sobre o salário-de contribuição: Os recolhimentos efetuados neste plano, servirão para contagem de tempo e concessão de todos os benefícios previdenciários.

O valor a ser pago, deverá respeitar o valor da alíquota multiplicada pelo valor do salário mínimo até o valor da alíquota multiplicada pelo teto previdenciário.

Observações:

O Contribuinte Individual que prestar serviços à Pessoa Jurídica, terá descontado o valor de 11% da sua remuneração. A empresa é que ficará responsável pelo repasse deste valor ao INSS através da sua folha de pagamento. Caso o total de remunerações do mês deste contribuinte individual seja inferior ao valor mínimo vigente, ele terá que complementar a contribuição.

Planos simplificados de contribuição

Alíquota de 11% sobre o salário mínimo: Poderá contribuir neste plano, apenas o Contribuinte Individual e o Facultativo que não prestem serviços e nem possuam relação de emprego com

(10)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

10

Pessoa Jurídica, com cálculo exclusivamente sobre o valor do salário mínimo vigente no momento do recolhimento.

Alíquota de 5% sobre o salário mínimo: Poderá contribuir neste plano, apenas o Facultativo que se enquadre nos requisitos de pertencer a família de baixa renda e esteja inscrito no sistema Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, o qual é operacionalizado pelo Serviço Social dos municípios.

Forma de pagamento Facultativo

I - 5827 - Contribuição Facultativa em Período de Benefício Emergencial com Suspensão

Temporária de Contrato ou Redução de Jornada de Trabalho/Salário (Lei nº 14.020/2020); e

II - 5833 - Contribuição Facultativa em Período de Afastamento/Inatividade sem Remuneração e

Atividade Vinculada ao RGPS/RPPS - § 5º do art. 11 e § 35 do art. 216 do.

TABELA PROGRESSIVA MENSAL DO IRPF

JANEIRO DE 2021

Base de Cálculo

Mensal em R$ Alíquota (%) Parcela a Deduzir do Imposto em R$ Até 1.903,98 Isento -Acima de 1.903,99 até 2.826,65 7,5% 142,80 Acima de 2.826,66 até 3.751,05 15,0% 354,80 Acima de 3.751,06 até 4.664.68 22,5% 636,13 Acima de 4.664,68 27,5% 869,36 Dedução por dependente 189,59

(11)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

11

PISOS SALARIAIS DE JUNHO DE 2021

SINDICATO DAS COSTUREIRAS PISOS POR GRUPOS DE FUNÇÕES

(CCT 2021/2022)

ALTERAÇÃO DATA BASE PARA FEVEREIRO

MOTORISTA NO COMERCIO CCT 2016/2017 •GRUPO I ...R$ 1.115,00 •GRUPO II ...R$ 1.126,00 •GRUPO III ...R$ 1.150,00 •GRUPO IV ...R$ 1.175,00 •GRUPO V ...R$ 1.223,00

•Motorista de Carreta (composição até 06 eixos)...R$ 1.348,00 •Motorista de veículo não articulado com peso bruto acima de 9000

Kg...R$ 1.100,00 •Motorista outros e Operador de Empi-lhadeira...R$ 1.100,00

SINDICATO EMP. COM. BH E REGIÃO

METROPOLITANA (CCT 2021/2022) PISOS POR FUNÇÃOSINDICATO TRAB. IND. PANIFICAÇÃO

A PARTIR DE 01º DE MARÇO DE 2021 ATÉ 30 DE ABRIL DE 2021

•Office-boy, copeiro, faxineiro, servente, empacotador, entregador, vigia e demais empregados: ...R$ 1.170,40 •Balconista e Vendedores: ...R$ 1.212,20

A PARTIR DE 1º DE MAIO DE 2021 ATÉ 31 DE AGOSTO DE 2021

•Office-boy, copeiro, faxineiro, servente, empacotador, entregador, vigia e demais empregados: ...R$ 1.206,80 •Balconista e Vendedores...R$ 1.249,90

A PARTIR DE 1º DE SETEMBRO DE 2021 ATÉ 28 DE FEVEREIRO DE 2022

•Office-boy, copeiro, faxineiro, servente, empacotador, entregador, vigia e demais empregados...R$ 1.244,33 •Balconista e Vendedores...R$ 1.288,77

•Atendimento ou Balcão...R$ 1.147,80 •Ajudante de Padeiro, Forneiro,

Confeiteiro...R$ 1.175,70 •Promotora de Venda...R$ 1.196,70 •Padeiros, Confeiteiros, Doceiros,

Baleiros e Forneiro...R$ 1.256,70 •Panifieiro...R$ 1.175,70 •Sub Gerente...R$ 1.196,70 •Gerente...R$ 1.315,40 •Aux. Adm./ Escritório...R$ 1.147,80 •Repositor...R$ 1.147,80 •Fiscal de loja...R$ 1.147,80 •Vigia...R$ 1.175,70

(12)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

12

SINDICATO EMP. COM. DE CONTAGEM (CCT 2020/2021) - PISOS POR FUNÇÃO

SINDICATO DE HOTÉIS, BARES, RESTAURANTES E SIMILARES

(CCT 2019/2020)

•Office-boy, Copeiro, Faxineiro, Servente, Empacotador, Serviços gerais, Entregador e Vigia: ...R$ 1.077,32 •Vendedores, Balconistas e demais empregados:...R$ 1.103,92

•Até 90 Dias...R$ 1.100,00 •Após 90 Dias...R$ 1.100,00

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO E CONGENERES MG

(CCT 2020/2021)

SINDHOTEIS BETIM, CONTAGEM E REGIÃO METROPOLITANA (2016/2017)

•Comércio...R$1.196,48 •Serviços...R$1.196,48

•Piso Salarial...R$ 1.100,00

Trabalhador que comprove experiência não poderá ser admitido com salário mínimo do governo.

MOTORISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA (CCT

2020/2021)

SINDICATO DOS TRAB. COM. DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE

PETRÓLEO (CCT 2020/2021)

•Motorista de Carreta até 06

eixos...R$ 1.952,77 •Motorista não articulado até

9000KG...R$ 1.509,77 •Motorista outros e Operador

Empilhadeira...R$ 1.329,19 •Conferente...R$ 1.197,91 •Ajudante...R$ 1.100,00 •Jovem aprendiz e salário

ingresso...R$ 1.100,00

•Salário até 90 dias...R$ 1.125,66 •Após 90dd. Dias

CCT 2018/2019...R$ 1.151,04

Periculosidade 30% s/salário contratual Quebra de caixa 10%.

CONSTRUÇÃO CIVIL (2020/2021)

Nota: Para melhor detalhamento consultar CCT. Sujeito a alterações

•Servente...R$ 1.199,00 •Vigia...R$ 1.238,60 •½ Oficial...R$ 1.381,60 •Oficial:...R$ 1.832,60

(13)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

13

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES

TRIBUTÁRIAS PARA O MÊS DE JUNHO

DE 2021

ATÉ O DIA OBRIGAÇÃO HISTÓRICO

01 (3ª

feira) GPS – Ref. 04/2021

Guia da previdência social - fixação em quadro de horários: a empresa está obrigada a fixar cópia da guia da previdência social no quadro de horários de que trata o art. 74 da clt.

07 (2ª feira)

ISSQN Belo Horizonte

ref. 05/2021

Recolhimento do ISSQN devido pelos contribuintes em geral ou responsáveis, inclusive sociedades de profissionais liberais, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês de Maio de 2021.

Salários ref. 05/2021 Pagamento dos salários mensais. O prazo para pagamento dos salários mensais é até 5°dia útil do mês subsequente ao vencimento.

FGTS- Fundo de Ga-rantia por Tempo de Serviço

Recolhimento FGTS Competencia 05/2021

Descrição: Último dia para o recolhimento da contribuição para o FGTS.

Prazo: Até o dia 07 do mês subsequente ao pagamento da remuneração. *****(Quando dia 07 não for dia útil, haverá antecipação do pagamento)

Base Legal: Art. 15 da Lei n° 9.036/1990. - GFIP – 2 vias – meio eletrônico

GFIP - GUIA DE RECOLHIMENTO DO FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVI-ÇO E INFORMAÇÕES À PREVIDÊNCIA SOCIAL

Descrição: Último dia para o envio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), da remuneração que foi paga, creditada ou se tornou devida ao trabalhador e/ou tenha ocorrido outro fato gerador de contribuição à Previdência Social.

Prazo: Até o dia 07 do mês subsequente.

Base Legal: Manual da SEFIP, aprovado pela Instrução Normativa nº 880/2008; Art. 32 da Lei nº 8.212/1991; Art. 9º da Instrução Normativa RFB nº 925/2009; e Circular Caixa n° 451/2008.

*****(Quando dia 07 não for dia útil, haverá antecipação do pagamento)

DAE Doméstico ref.

05/2021

SIMPLES DOMÉSTICO

Descrição: Último dia para o recolhimento do DAE (Documento de Arrecadação do e-So-cial) por parte do empregador e empregado doméstico, referentes ao INSS, FGTS e IRRF.

Prazo: Até o dia 07 do mês seguinte ao da competência.

(***** Quando dia 07 não for dia útil, antecipação do pagamento).

Base Legal: Inciso V do art. 30 da Lei nº 8.212/1991; Lei nº 11.196/2005, art. 70, inciso I, letra “d”, incluído pela Lei Complementar nº 150/2015. Documento Único de

Arreca-dação do Simples Doméstico – DAE

08 (3ª feira)

ICMS Indústria ref.

05/2021

Demais Estabelecimentos Industriais. Último dia para o recolhimento de ICMS devi-do pelos demais estabelecimentos industriais, exceto pelos estabelecimentos fabricantes de brinquedos e outros jogos recreativos, classificados no CNAE-F nº. 3694-3/99, de fraldas descartáveis e absorventes higiênicos, classificados no CNAE-F nº. 2149-0/01 e de artigos de perfumaria e cosméticos, classificados no CNAE-F nº. 2473-2/00, referente ao mês de Maio de 2021. (Até o dia 8 (oito) do mês subsequente ao da

ocorrência do fato gerador - Art. 85, § 3º, I, "b.2", do RICMS/MG).

ICMS / Prestador de

Serviço de Transporte ref. 05/2021

Prestador de Serviço de Transporte. Último dia para o recolhimento de ICMS devido pelo prestador de serviço de transporte, referente ao mês Maio de 2021. (Até o dia 9 (nove) do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador - Art. 85, § 3º, I, "b.3", do RICMS/MG)

ICMS Comércio ref.

05/2021

Comércio Varejista, Inclusive Hipermercados, Supermercados e Lojas de Departamentos. Últi-mo dia para o recolhimento de ICMS devido pelo comércio varejista, inclusive hipermercados, Supermercados e lojas de departamentos, referente a Maio de 2021.(Até o dia 8 (oito) do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador - Art. 85, § 3º, I, "b.2", do RICMS/MG).

(14)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

14

ATÉ O DIA OBRIGAÇÃO HISTÓRICO

09 (4ª

feira) ICMS / Substituição Tri-butária ref. 05/2021

ICMS-Substituição Tributária. Diversos Produtos. Último dia para o recolhimento do ICMS devido por Substituição Tributária dos produtos relacionados na Parte 2 do Anexo XV, no mês subsequente ao da saída das mercadorias dos estabelecimentos industriais situados no Estado de Minas Gerais ou nas unidades da Federação com as quais Minas Gerais tenham celebrado protocolo ou convênio para a instituição de substituição tributária, com destino a estabelecimento de contribuinte do Estado, referente à Maio de 2021. Até o dia 9 (nove) do mês subsequente ao da saída da mercadoria, relativamen-te às operações com as mercadorias relacionadas nos irelativamen-tens 15, 18 a 24, 28 a 41 da Parte 2 do Anexo XV - Art. 46, III, "a", da Parte 1 do Anexo XV do RICMS/MG).

10 (5ª feira)

GPS – INSS Envio ao

sindicato

Descrição: Último dia para a entrega, “contra-recibo”, da cópia da GPS ao Sindicato represen-tativo da categoria profissional. Prazo: Até o dia 10 de cada mês. Referência: Abril de 2021

Base Legal: Inciso V do art. 225 do Decreto n° 3.048/1999. Obs.: Se o dia da entrega não for dia útil, considerar-se-á antecipado o prazo para o primeiro dia útil que o anteceder.

ISSQN Contagem ref.

05/2021

Recolhimento do ISSQN devido pelos contribuintes em geral ou responsáveis, inclusive sociedades de profissionais liberais, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês de Maio de 2021.

11 (6ª

feira) ISSQN Nova Lima ref. 05/2021

Recolhimento do ISSQN devido pelos contribuintes em geral ou responsáveis, inclusive sociedades de profissionais liberais, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês de Maio de 2021.

15 (3ª feira)

Escrituração Fiscal Di-gital – PIS/COFINS ref.

05/2021

Último dia para a transmissão das EFD-PIS/COFINS, que serão transmitidas mensal-mente ao SPED, ao que se refira à escrituração, inclusive nos casos de extinção, incor-poração, fusão e cisão total ou parcial, relativos a Maio de 2021. (Até o 10ºdia útil do segundo mês subsequente ao que se refira a escrituração – IN Normativa RFB nº 1.052, de 05 de Agosto de 2010).

ISSQN Betim ref.

05/2021

Recolhimento do ISSQN devido pelos contribuintes em geral ou responsáveis, inclusive sociedades de profissionais liberais, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês de Maio de 2021.

ISSQN Santa Luzia ref.

05/2021

Recolhimento do ISSQN devido pelos contribuintes em geral ou responsáveis, inclusive sociedades de profissionais liberais, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês de Maio de 2021.

ISSQN Vespasiano ref.

05/2021

Recolhimento do ISSQN devido pelos contribuintes em geral ou responsáveis, inclusive sociedades de profissionais liberais, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês de Maio de 2021.

GPS INDIVIDUAL CONTRIBUINTE INDIVIDUAL E FACULTATIVO - Último dia para o recolhimento das contri-buições por parte dos contribuintes individuais e facultativos. Prazo: Até o dia 15 do mês subsequente. Referência: Maio de 2021.

Arquivo Magnético – SINTEGRA

Último dia para entrega via internet, para a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Ge-rais, do arquivo magnético correspondente à totalidade das operações de entrada e saída de mercadorias ou bens e das aquisições e prestações de serviços realizadas no período de apuração, referente ao mês de Maio de 2021. Art. 11 da Parte 1 do Anexo VII do RICMS/ MG.

Arquivo Eletrônico

-Usuário de PED

Último dia para os contribuintes usuários de Processamento Eletrônico de Dados (PED) trans-mitirem, via internet, para a Secretaria de Estado da Fazenda, arquivo eletrônico referente à totalidade das operações de entrada e saída de mercadorias ou bens e de aquisições e prestações de serviços realizadas em Maio de 2021. Com o registro fiscal dos documentos recebidos e emitidos. Arts. 10 a 12 da Parte 1 do Anexo VII do RICMS/MG.

(15)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

15

ATÉ O DIA OBRIGAÇÃO HISTÓRICO

18 (6ª feira)

SPED. Fiscal ref.

05/2021

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Último dia para os contribuintes do Estado de Minas Gerais apresentarem a EFD com as informações relativas a um mês civil ou fração, ainda que as apurações dos impostos (IPI e ICMS) sejam efetuadas em períodos inferiores a um mês, referente ao mês de Maio de 2021. Com a publicação do Decreto

47.829 de 30 de dezembro de 2019 a data de transmissão da EFD ICMS IPI passa a ser até o dia 15 (quinze) do mês subsequente a partir de 31/01/2020.”

INSS/GPS ref. 05/2021 - Folha de

pagamento

FOLHA DE PAGAMENTO

Descrição: Último dia para o recolhimento, da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento das empresas.

Prazo: Até o dia 20 do mês seguinte ao da competência.

Referência: Maio de 2021.

Base Legal: Alínea “b” do inciso I do art. 30 da Lei n° 8.212/1991.

DCTFWEB - Folha de pa-gamento 05/2021

DARF Sobre as contribuições previdenciárias, retenção NF, CPRB e folha de paga-mentos para as empresas com faturamento acima de 4.800.000,00 no ano de 2017.

DARF 2991

RECOLHIMENTO SOBRE RECEITA BRUTA

Descrição: Último dia para o recolhimento, da contribuição previdenciária sobre a receita bruta das empresas enquadradas na lei nº 12.546/2011 (desoneração da folha de paga-mento).

Prazo: Até o dia 20 do mês subsequente ao da competência.

IRRF ref. 05/2021

Rendimentos do Trabalho (Salários, 13º. salario, ferias, Pró-Labore, Serviços de Autônomos, Aluguéis, Serviços Profissionais). Pagamento do Imposto de Renda Retido na Fonte correspon-dente a fatos geradores ocorridos no período de 01/05/2021 a 31/05/2021 dos rendimen-tos do trabalho e outros.

CSRF Retenção das

con-tribuições - ref. Período 01 a 31/05/2021

Retenções federais - até o último dia útil do segundo decêndio do mês subsequente àquele mês em que tiver ocorrido o pagamento à pessoa jurídica fornecedora dos bens ou prestado-ra de Maio de 2021.

21 (2ª

feira) ISSQN Sabará 05/2021

Recolhimento do ISSQN devido pelos contribuintes em geral ou responsáveis, inclusive sociedades de profissionais liberais, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês de Maio de 2021.

22 (3ª feira

SIMEI - ref. 05/2021 Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo SIMPLES NACIONAL. Último dia para o recolhimento do Pagamento do DAS em valor fixo por parte do Microempreendedor Individual (MEI) referente ao mês de Maio de 2021

Simples Nacional ME

e EPP - ref. 05/2021

Até o dia 20 do mês subsequente àquele em que houver sido auferida a receita bruta. Excepcionalmente com fulcro na Resolução CGSN 158/2021 o DAS ref. 04/2021 vence-rá em 20/09/2021 podendo ser pago em duas quotas mensais, iguais e sucessivas.

25 (6ª feira

COFINS ref. 05/2021 Pagamento mensal da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, cujos fatos geradores ocorreram no mês de Maio de 2021 IPI ref. 05/2021 Pagamento do IPI apurado no mês de Maio de 2021., Incidente sobre “demais produtos”.

PIS folha Pagamento

ref. a 05/2021

Descrição: Último dia para o recolhimento da contribuição com base no faturamento do mês anterior. Prazo: Até o vigésimo quinto dia do mês subsequente.

Referência: Maio de 2021. Base Legal: Arts. 1º ao 3º da Lei nº 11.933/2009.

Obs.: Se o dia do vencimento de que tratam as alíneas a e c do inciso I do caput deste artigo não for dia útil, considerar-se-á antecipado o prazo para o primeiro dia útil que o anteceder. Códigos de Recolhimento:. - Folha de salários – 8301

(16)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

16

ATÉ O DIA OBRIGAÇÃO HISTÓRICO

30 (4ª feira)

IRPF Carnê Leão ref.

05/2021 Pagamento do Imposto de Renda devido por pessoas físicas sobre rendimentos recebidos de outras pessoas físicas ou de fontes do exterior, no mês de Maio de 2021.

IRPJ e CSLL ref.

05/2021 Recolhimento do IRPJ e CSLL devido pelas pessoas jurídicas, calculado com base no lucro estimado.

ISSQN Brumadinho

ref. 05/2021

Recolhimento do ISSQN devido pelos contribuintes em geral ou responsáveis, inclusive sociedades de profissionais liberais, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês de Maio de 2021.

Refis/PAES/PAEX –

Parcelamentos

Programa de Recuperação Fiscal (REFIS); Parcelamento Especial/PAES e Parcelamento Excepcional/PAEX. Último dia para recolhimento, pelas pessoas jurídicas optantes pelos par-celamentos, da parcela relativa ao PAES e do REFIS, na forma do parcelamento vinculado à receita bruta e parcelamento alternativo.

Parcelamento Espe-cial Simples Nacional

Parcela 05/2021

Parcelamentos Especiais Previstos na Lei nº. 11.941/2009 regulamentado pela Por-taria Conjunta PGFN/RFB nº. 06/2009

Último dia para o recolhimento, pelas Pessoas Jurídicas e Físicas optantes pelos parcela-mentos especiais previstos na Lei nº. 11.941/2009, do pagamento à vista ou da parcela de acordo com os códigos de DARF estabelecidos pelo AD Executivo CODAC nº. 65, de 27.07.2009 (Até o último dia útil do mês).

Descrição: Último dia para o recolhimento, pelas Pessoas Jurídicas e Físicas optantes pelos parcelamentos especiais previstos na Lei nº 12.996/2014, da respectiva parcela mensal, de acordo com os códigos de DARF estabelecidos pela Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 13/2014.

Prazo: Até o último dia útil do mês.

Base Legal: § 1º do art. 4º da Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 13/2014.

Códigos de Recolhimento:

-Lei nº 12.996, de 2014 - PGFN - Débitos Previdenciários – Parcelamento - 4720

Opções da Lei nº 11.941/2009 Paga-mento/ Parcelamento Lei 12.996/14- débi-tos até 31/12/2013 – Parcelamentos Simpli-ficados Previdenciário

Parcelamentos Especiais Previstos na Lei nº. 11.941/2009 regulamentado pela Por-taria Conjunta PGFN/RFB nº. 06/2009

Último dia para o recolhimento, pelas Pessoas Jurídicas e Físicas optantes pelos par-celamentos especiais previstos na Lei nº. 11.941/2009, do pagamento à vista ou da parcela de acordo com os códigos de DARF estabelecidos pelo AD Executivo CODAC nº. 65, de 27.07.2009 (Até o último dia útil do mês).

Descrição: Último dia para o recolhimento, pelas Pessoas Jurídicas e Físicas optantes pelos parcelamentos especiais previstos na Lei nº 12.996/2014, da respectiva parcela mensal, de acordo com os códigos de DARF estabelecidos pela Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 13/2014.

Prazo: Até o último dia útil do mês.

Base Legal: § 1º do art. 4º da Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 13/2014. Códigos de Recolhimento:

-Lei nº 12.996, de 2014 - PGFN - Débitos Previdenciários – Parcelamento - 4720 -Lei nº 12.996, de 2014 - PGFN - Demais Débitos – Parcelamento – 4737 -Lei nº 12.996, de 2014 - RFB - Débitos Previdenciários – Parcelamento - 4743 -Lei nº 12.996, de 2014 - RFB - Demais Débitos – Parcelamento – 4750. Parcelamento Simplificado - GPS 4308

RESOLUÇÃO CGSN Nº 155, DE 15 DE MAIO DE 2020

Dispõe sobre a prorrogação excepcional de prazos de pagamento de parcelas e de formali-zação de opção no âmbito do Simples Nacional, em razão da pandemia da Covid-19. Art.1º. As datas de vencimento das parcelas mensais relativas aos parcelamentos admi-nistrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, dos tributos apurados no âmbito do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) e do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (Simei), ficam prorrogadas até o último dia útil do mês:

(17)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

17

ATÉ O DIA OBRIGAÇÃO HISTÓRICO

30 (4ª feira)

PERT Programa

Espe-cial de Regularização Tributaria

Parcela Mensal: Descrição: Último dia para o recolhimento, pelas Pessoas Jurídicas e Físicas optantes pelo Programa Especial de Regularização Tributária – PERT, instituído pela Medida Provisória nº 783, de 31 de maio de 2017, e regulamentado pela IN RFB nº 1.711/2017, no âmbito da RFB, em até 120 parcelas.

Prazo: Até o último dia útil do mês.

Base Legal: Arts. 4º e 5º da IN RFB nº 1.711/2017, alterada pela IN RFB nº 1.733/2017, 1.748/2017, 1.752/2017, 1.754/2017, e 1.762/2017.

Códigos de Recolhimento:

-PERT- Débitos Previdenciários - Pessoa Jurídica (GPS) - 4141 -PERT - Débitos Previdenciários - Pessoa Física (GPS) - 4142 -PERT - Demais Débitos – 5190.

PARCELA MENSAL

Descrição: Último dia para o recolhimento, pelas Pessoas Jurídicas e Físicas optantes pelo Programa Especial de Regularização Tributária – PERT, instituído pela Medida Provisória nº 783, de 31 de maio de 2017, e regulamentado pela Portaria PGFN nº 690/2017, no âmbito da PGFN, em até 120 parcelas.

Prazo: Até o último dia útil do mês.

Base Legal: Arts. 3º e 4º da Portaria PGFN nº 690/2017.

Código de Recolhimento:

-O Darf será emitido pelo sistema de parcelamento da PGFN, através de acesso ao e-CAC PGFN.

Portaria ME nº 201 DE 11/05/2020

Art. 1º Esta Portaria dispõe sobre a prorrogação dos prazos de vencimento de parcelas men-sais relativas aos programas de parcelamentos administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), em decorrência da pandemia da doença causada pelo coronavírus 2019 (Covid-19), declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Art. 2º Os vencimentos das parcelas dos programas de parcelamento de que trata o art. 1º ficam prorrogados até o último dia útil do mês:

(18)

BID DECTA | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

18

PABX 31 3292.7400

R. João Lúcio Brandão, 183 Bairro Prado | BH/MG | 30.411-046 www.dectacontabil.net.br

GESTÃO CONTÁBIL, FATOR DE

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

ANO 30 | EDIÇÃO 372 | JUNHO 2021

BOLETIM

INFORMATIVO

DIGITAL

Referências

Documentos relacionados

Memoirs: Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias, irá estar presente, pela segunda vez, no Festival de cinema Porto/Post/Doc, que irá decorrer de 29 de novembro a 3 de dezembro de

(ALENCAR, 2006: 107). Contudo, ater-se à cor local, à natureza selvagem, ao índio, não significa uma absoluta e simples transposição de Chateaubriand, tropicalizando sua narrativa

Foram levantados dados sobre o histórico de fratura e dos fatores de risco para quedas: ocorrência de alterações visuais, osteoporose, tontura, vertigem, desmaio,

Mesmo que esse planejamento todo não ocorra, casando mais tarde as pessoas já estão mais evoluídas na carreira profissional e, no caso das camadas mais privilegiadas, termi-

3. Os centros docentes ofrecerán materias optativas en conformidade co que estableza a Consellería de Educación e Ordenación Universitaria, garantíndose que o alumnado poida

Ecoles maternelles RPI LOCALITE 9 Fermeture définitive Fermeture révisable (juin ou sept) Ouverture définitive Ouverture en attente (selon effectifs juin ou sept)

O presente trabalho se propõe a fazer uma análise do projeto de Lei n° 13.467/2017 que subsidiou a Reforma Trabalhista no Brasil, e apresentar suas implicações para a

ESTE  PROSPECTO  FOI  PREPARADO  COM  AS  INFORMAÇÕES  NECESSÁRIAS  AO  ATENDIMENTO  DAS  DISPOSIÇÕES  DO  CÓDIGO  ANBIMA  DE  REGULAÇÃO  E  MELHORES