Estados Unidos

Top PDF Estados Unidos:

A mídia e a Guerra do Iraque nos Estados Unidos

A mídia e a Guerra do Iraque nos Estados Unidos

Para compreender o excepcionalismo europeu, também é preciso retomar o trabalho de Locke, para quem os homens entrariam em conflito devido ao caráter finito dos recursos disponíveis no estado de natureza. Portanto, o Estado surgiria para mediar esses conflitos e garantir os direitos, deveres e expectativas recíprocas dos cidadãos. Nos Estados Unidos, que ocupam um território de proporções continentais, os recursos eram abundantes, tornando a igualdade mais tangível. Conforme nos lembra Zahran, a independência dos Estados Unidos foi uma luta por igualdade e liberdade, e não contra um sistema tirânico – como se deu na Europa. 13 A fundação dos Estados Unidos foi realizada por homens em busca de liberdade política e religiosa. Assim, desde seu nascimento a América prezou e buscou garantir, a qualquer custo, a liberdade, almejando sempre ser “the land of the free and home of the brave”. Hartz 14 retoma Tocqueville ao destacar que, ao contrário dos europeus – que tiveram de lutar pela sua liberdade –, os americanos nascem livres e iguais, uma experiência inédita e sui generis na história. Como destaca Zahran: 15
Mostrar mais

95 Ler mais

Transição da Administração Pública nos Estados Unidos

Transição da Administração Pública nos Estados Unidos

Por fim, os administradores públicos dos Estados Unidos estão se tor- nanao cônscios de que um cientista realizando pesquisa no laboratório, necessita de um alto grau de independência dos controles do govêrno. Êste é o dilema que os administradores públicos norte-americanos estão começan­ do a ver mais claramente. Por um lado, as fronteiras do conhecimento são largadas através de um processo que exige o máximo grau de liberdade para o cientista criador. Por outro lado, as condições do serviço do govêrno impõem para todos os funcionários do Poder Executivo (inclusive os cientis­ tas) alguma medida de responsabilidade, de modo a acomodar suas ações aos controles administrativos. Novas técnicas de administração pública estão sendo estabelecidas, permitindo solucionar êste dilema. Como base dessas novas técnicas está a adoção dos mais recentes métodos democráticos de ad­ ministração, mais em consonância com as tradições científicas da pesquisa do que o velho método de tipo mais autoritário. Mais uma vez, uma mudança de um aspeto da administração pública acarretou um impacto em outro setor importante.
Mostrar mais

5 Ler mais

As relações bilaterais do México com os Estados Unidos:

As relações bilaterais do México com os Estados Unidos:

10 A cláusula democrática, que também consta no Mercado Comum do Sul (Mercosul), refere-se à demanda de que os países membros de um bloco regional preservem seu regime democrático, desenvolvendo instrumentos de proteção e preservação dos direitos humanos. Em caso de ruptura de ordem democrática, os Estados membros em violação desta regra podem ser suspensos do bloco, ou até expulsos. Neste caso específico México-UE, o artigo 39 do "Acordo de Associação Econômica, "Concertación Política y Cooperación entre la Comunidad Europeia y sus Estados miembros, por una parte, y los Estados Unidos Mexicanos, por otra” prevê que as partes atuarão em prol dos direitos humanos e dos valores democráticos (EUROPEAN UNION, 1997, s/p).
Mostrar mais

32 Ler mais

Frontera México-Estados Unidos. Diagnóstico Sobre Servicios de Salud. Volumen II. Estados Unidos

Frontera México-Estados Unidos. Diagnóstico Sobre Servicios de Salud. Volumen II. Estados Unidos

L os Gobiernos federales de México y los Estados Unidos le han asignado a la Oficina de Campo Frontera México-Estados Unidos de la Organización Panamericana de la Salud (OPS) el colaborar en la colección, análisis y divulgación de información en salud y salud ambiental como una prioridad de su programa de cooperación técnica. En ese sentido, la Oficina de Campo Frontera México-Estados Unidos de la OPS utiliza la infor- mación generada por agencias de los dos países para realizar el análisis de tendencias en salud y de la capacidad de respuesta de los servicios de atención, lo cual es fundamental para la adopción de políticas de salud, acuerdos de colaboración binacional y toma de decisiones, pero particularmente para la identificación y seguimiento de dis- paridades e inequidades.
Mostrar mais

87 Ler mais

Nabuco e o Brasil entre Europa, Estados Unidos e América Latina.

Nabuco e o Brasil entre Europa, Estados Unidos e América Latina.

Desde o início, o Brasil era mais favorável à ideia do pan-americanis- mo do que as repúblicas hispano-americanas — que temiam, com razão, que o pan-americanismo fosse uma ferramenta utilizada para ratificar a hegemonia política e econômica dos Estados Unidos e assegurar a futura exploração da região —, e deu apoio total aos Estados Unidos nas Confe- rências Pan-Americanas. Nabuco via o Brasil como o interlocutor entre os Estados Unidos e a América Espanhola/Latina. Em uma audiên cia com o presidente Roosevelt, declarou que queria que sua estada em Wa- shington marcasse não apenas uma nova era nas relações Brasil-Estados Unidos, mas também nas relações entre os Estados Unidos e todas as nações do continente. “Eu muito concorri para fazer a América Latina adotar outra atitude para com os Estados Unidos”, escreveu em seu diá- rio. Mas anteriormente, em um jantar na embaixada mexicana, declarara a Elihu Root, o secretário de Estado norte-americano no segundo man- dato presidencial de Roosevelt e de quem havia se tornado um grande amigo: “You can flirt with them all [os países da América Latina], but I hope you will only marry us [Vocês podem flertar com todos, mas espero que só venham a se casar conosco]” 24 .
Mostrar mais

15 Ler mais

Lincoln, Marx e a guerra civil nos Estados Unidos — Outubro Revista

Lincoln, Marx e a guerra civil nos Estados Unidos — Outubro Revista

Os artigos escritos por Karl Marx sobre a guerra civil nos Estados Unidos eram destinados a dois órgãos de imprensa diferentes. O New York Daily Tribune, dos Estados Unidos, e Die Presse, de Viena, Áustria. O primeiro era dirigido por Charles A. Dana (1819-1897), o qual foi correspondente de imprensa durante as revoluções de 1848 na Europa, ocasião na qual conheceu Marx em Colonia. Retornando aos Estados Unidos, o jornalista assumiu o controle do New York Daily Tribune ao lado de Horace Greeley (1811-1872) e mais tarde convidou Marx a escrever para seu jornal. Os autores do Manifesto comunista também contribuíram para a New American Cyclopedia (1857-1866), um ambicioso projeto de Dana, escrevendo vários artigos. Nos anos anteriores à guerra civil Dana desenvolveu uma intensa campanha antiescravista na imprensa, mas durante conflito rompeu com Greeley e abandonou o jornalismo para assumir posições de destaque ao lado do general Ulysses S. Grant (1822- 1885), ocupando entre 1963 e 1965 o posto de Assistant Secretary of War.
Mostrar mais

26 Ler mais

A institucionalização da câmara dos deputados dos Estados Unidos.

A institucionalização da câmara dos deputados dos Estados Unidos.

15 Esse padrão foi sugerido antes, por Douglas Price e por mim mesmo, em artigos não publicados (cf. POLSBY (1964b), PRICE (1964) e WITMER (1964)). Aparente- mente, isso não é exclusivo da Câmara. David Rothman, sobre o que me parece ser uma base tênue, sugere algo similar para o Senado dos Estados Unidos em Rothman (1966). Considere-se, para um exemplo melhor, onde os Estados Unidos obtêm seus líderes militares hoje e compa- re-se com esta observação do período da Guerra do Méxi- co: “O Presidente [Polk], agora, comprometeu-se a com- pensar essa vantagem dos Whigs pela designação de vários generais democratas [isto é, membros do Partido Democra- ta]. [...] Por isso, ele passou a nomear vários democratas para comandarem as novas divisões e brigadas. [...] Mes- mo esse rebanho de generais democratas não deliu os me- dos de Polk. Após ter comprometido o comando para Scott, ele considerou dar a autoridade máxima a um civil. Ele que- ria nomear o Senador Thomas Hart Benton general de divi- são e dar-lhe o comando total [...]” (NICHOLS, 1961, p. 16,17). Esperar-se-ia civis servindo no alto do corpo dos oficiais em guerras de mobilização total, como na Guerra Civil ou na II Guerra Mundial, mas não em um conflito envolvendo apenas uma mobilização parcial, como nas guer- ras do México, da Coréia ou do Vietnã. Entretanto, a profissionalização completa de nosso exército ocorreu ape- nas neste século [XX]. Durante a Guerra Hispano-Ameri- cana, outra guerra de mobilização parcial, a tarefa de lutar ainda era realizado parcialmente por milícias e por regi- mentos federais de voluntários – irregulares – que lutavam lado a lado, mas independentemente, de tropas regulares
Mostrar mais

32 Ler mais

Arranjos de vida de idosos nos Estados Unidos.

Arranjos de vida de idosos nos Estados Unidos.

A pesquisa sobre arranjos de vida de idosos nos Estados Unidos progre- diu, ao longo dos últimos trinta anos, de estudos interseccionais que docu- mentam as tendências demográficas, para análises interseccionais e longitudi- nais dos determinantes de nível individual dos arranjos de vida .Mais recente- mente, arranjos de vida têm sido analisados sob uma perspectiva dinâmica que focaliza o processo de transição (Wilmoth, 1998; Wilmoth, no prelo). Essa pesquisa conceitualiza transições em arranjos de vida como uma adaptação ao processo de envelhecimento, que é necessário para a manutenção da com- petência. De acordo com Lawton (1982), a habilidade de um indivíduo para funcionar efetivamente em um determinado ambiente é o produto da com- petência do indivíduo, somada à pressão ambiental. Diversos eventos podem influenciar o nível de competência de um indivíduo ou alterar o nível da pres- são ambiental, em qualquer das hipóteses forçando o indivíduo a se adaptar à nova situação. Este ajustamento pode variar, de um processo adaptativo a um mal-adaptativo, o que dependerá da capacidade de reserva do indivíduo.
Mostrar mais

20 Ler mais

Abastecimientos de agua en Estados Unidos

Abastecimientos de agua en Estados Unidos

El Servicio de Salud Pública de Estados Unidos fija las normas de la calidad del agua potable en los medios de transporte interestatales, tales como trenes, aer[r]

8 Ler mais

Os Estados Unidos e as relações internacionais contemporâneas.

Os Estados Unidos e as relações internacionais contemporâneas.

No contexto atual, o impasse social assume formas diversas: funda- mentalismo antiocidental, com desdobramentos na perpetração de atentados terroristas como os de 1998 nas embaixadas de Quênia e Tanzânia, ganhando maior fôlego a partir do 11 de Setembro; as cri- ses financeiras inauguradas pela desvalorização do peso mexicano em dezembro de 1994, atingindo posteriormente a Coréia do Sul, a Rússia, o Brasil e a Argentina; movimentos sociais contra a agenda de liberalização dos mercados, que assumem maior visibilidade a partir das manifestações de rua paralelas à reunião da OMC em Seat- tle, em novembro de 1999; fortalecimento de partidos críticos da or- dem nos eleitorados do “terceiro mundo”, com possibilidades con- cretas de alcançar o poder governamental, tendo-se Venezuela, Bra- sil e Uruguai como exemplos mais emblemáticos na América Latina. Diante desse cenário, a percepção do caráter irremediável e irreversí- vel da polarização entre países e setores sociais – pelo menos a curto e médio prazo – conduz o governo dos Estados Unidos a optar pela explicitação dos limites que demarcam a segurança do sistema, de- flagrando uma campanha de amplo espectro destinada a diminuir ní- veis de incerteza, combatendo os “novos bárbaros” que se dissemi- nam pelos territórios do império.
Mostrar mais

38 Ler mais

Óbitos por Coqueluche – Estados Unidos, 2000

Óbitos por Coqueluche – Estados Unidos, 2000

Um total de 17 mortes de pessoas com início de sintomas de coqueluche em 2000 foi notificado ao CDC por 12 estados. Todos os óbitos ocorreram entre lactentes nascidos nos Estados Unidos, com início dos sintomas de coqueluche na idade <4 meses. Nove (53%) óbitos ocorreram entre homens. Dos 17 lactentes falecidos, 14 (82%) eram brancos, um (6%) era preto, e um (6%) era índio americano/nativo do Alasca; a raça não foi relatada para um (6%). Os dados sobre etnia foram relatados para 15 (88%) lactentes; sete (41%) dos 17 lactentes falecidos eram hispânicos.

8 Ler mais

A COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS NA ÁREA DE

A COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS NA ÁREA DE

Em primeiro lugar, pautaremos pela perspectiva de que abertura de mercado, correspondendo à limitação de medidas protecionistas, não necessariamente representa uma mudança (automática ou não) nas diretrizes que até então vinham dando base à definição da política externa brasileira (...). Em segundo lugar iremos apresentar a perspectiva de que, apesar de forte inflexão no Governo Collor e uma ligeira tendência no início do Governo Fernando Henrique, serão mantidas as diretrizes básicas da política externa em vigência desde Jânio Quadros (...). Em linhas bem genéricas, vai-se ponderar que Collor teve a intenção de alterar radicalmente os fundamentos da política externa brasileira, retomando uma perspectiva de aliança especial com os Estados Unidos (...). E que, de Itamar a Lula, foram retomadas as diretrizes básicas de autonomia e universalização, mantendo-se esse objetivo de universalização ou de diversificação de parcerias como uma constância na definição da política externa.
Mostrar mais

86 Ler mais

Estados Unidos: o ocaso na guerra afegã

Estados Unidos: o ocaso na guerra afegã

Abdullah, candidato da oposição, desistiu da disputa do segundo turno. Mesmo assim, Karzai não sofreu nenhuma reprovação. 7 Em decorrência do desfecho negativo da Guerra do Vietnã, confronto no qual a imagem dos Estados Unidos corroeu-se muito, e das motivações da abdicação do Presidente Richard Nixon, seu sucessor, Gerald Ford, assinou, em fevereiro de 1976, o Decreto nº 11905. Baseado nas conclusões da Comissão de Estudo das Operações Governamentais com Respeito às Atividades de Inteligência do Senado - a chamada Comissão (Frank) Church – seu conteúdo objetivou disciplinar a atuação da comunidade de inteligência do Executivo, que abarcava nove segmentos. Por meio dele, instituiu-se a proibição de assassínios políticos por servidores públicos do país. As duas gestões subseqüentes à de Ford mantiveram o compromisso: uma democrata, a de Jimmy Carter; a outra, republicana, a de Ronald Reagan.
Mostrar mais

10 Ler mais

Filhos de imigrantes nos Estados Unidos.

Filhos de imigrantes nos Estados Unidos.

Essas diferenças marcantes no capital humano e nas modalidades de incorporação na primeira geração perpetuam-se de modo a afetar a segun- da. As colunas seguintes na Tabela 1 apresentam as evidências disponíveis baseadas no último survey do ELFI. A Tabela divide a grande amostra de entrevistados cubano-americanos segundo a freqüência a escolas públicas ou a escolas particulares bilíngües, criadas por exilados cubanos que chega- ram nos anos 1960 e 1970. Os cubano-americanos das escolas privadas são, em sua maioria, filhos das primeiras levas de classes médias e altas. Seus colegas das escolas públicas são, majoritariamente, filhos dos refugiados que aportaram durante o caótico êxodo Mariel de 1980 ou depois, cujos níveis de capital humano eram, em média, consideravelmente menores, ou que experimentaram um contexto de recepção nos Estados Unidos muito mais negativo. De todos os principais grupos imigrantes que chegaram aos Estados Unidos depois de 1960, os cubanos são os únicos a ter passado de uma modalidade positiva para uma modalidade negativa de incorporação, marcada pelo êxodo Mariel e seu desfecho (cf. Perez, 2001; Portes e Stepick, 1993).
Mostrar mais

38 Ler mais

Con Dios junto a Estados Unidos

Con Dios junto a Estados Unidos

El pastor Ted Haggard, de la New Life Church, en Colorado Springs, ciudad con tantos fieles que es considerada “el Vaticano evangélico”, dice hablar todas las mañanas con Bush. Es el presidente de la National Association of Evangelicals, que agrupa a 45.000 iglesias y 30 millones de fieles sólo en Estados Unidos. A la vez, está expandiéndose en países como Corea del Sur o Ucrania, donde sus fieles son activistas contra el regreso de los comunistas. El pastor Ted es también un fiel creyente en la guerra preventiva, en la necesidad de tener “una fuerza militar como servicio público” y en el libre comercio. 10
Mostrar mais

7 Ler mais

Os Estados Unidos e o conflito israelo-árabe

Os Estados Unidos e o conflito israelo-árabe

A Conferência dos presidentes das principais organizações judaicas tem um papel activo, nomeadamente em relação à Casa Branca e ao Departamento de Estado. Contam-se também o Conselho sionista americano, o B’nai Brith, ou ainda, a famosa Liga de Defesa Judaica, fundada pelo rabino Meïr Kahane. Cada um dos grandes partidos israelitas tem uma “representação” nos Estados Unidos, em particular a direita, que se apoia sobre a organização sionista da América.

7 Ler mais

Os Estados Unidos e os Açores

Os Estados Unidos e os Açores

Para além disso, deve ainda ter-se em mente o tipo de interesse estratégico que corres- ponde àquele que os Açores têm para os Estados Unidos. A atual perda de importância dos Açores deve-se, essencialmente, a alterações conjunturais, como a crise ucraniana, e a alterações estruturais, como a deslocação dos centros de distribuição de poder para a Ásia-Pacífico, às quais se acrescentam alterações mais difíceis de contornar, que correspondem à evolução tecnológica. No entanto, o interesse estratégico dos Açores, ainda que substancialmente sujeito a este tipo de oscilações, sobrepõe-se-lhes, tendo uma base permanente. Em primeiro lugar, porque as ilhas açorianas, mais que uma plataforma de projeção de poder, fazem parte do conjunto de ilhas atlânticas que cons- tituem a sua fronteira avançada de defesa, isto é, a par do seu sistema de defesa anti- míssil, as ilhas atlânticas são o escudo de segurança do Leste americano. Em segundo lugar, a conjuntura atual pode sofrer alterações, sendo que regiões vulneráveis, como o Médio Oriente, o Norte de África ou o golfo da Guiné, podem, a qualquer momento, renovar a importância do arquipélago português, pelo que a sua capacidade de resposta deve permanecer a níveis aceitáveis. Em terceiro lugar, se é verdade que o Atlântico Norte tem perdido importância relativa, o Atlântico Sul, pelos recursos que contém ainda por explorar ou no começo da sua exploração, e pela estabilidade que oferece um clima favorável a essa exploração, deverá voltar a fazer do Atlântico um importante centro de poder. Neste contexto, os Açores deverão funcionar como placa giratória que permite a projeção de poder não apenas para este, mas também para sul. Em suma, ainda que o tipo da presença americana nos Açores se deva vir a alterar, o interesse estratégico dos Estados Unidos no arquipélago continuará, uma vez que é de caráter permanente, para lá de alterações conjunturais ou mesmo estruturais.
Mostrar mais

18 Ler mais

Mito da guerra nos Estados Unidos

Mito da guerra nos Estados Unidos

Portanto, do ponto de vista governamental, a primeira metade da década de 1980 é marcada pela necessidade de eliminação da vulnerabilidade militar dos Estados Unidos ante a União Soviética, por meio de um programa de rearmamento rápido e extensivo. (PECEQUILLO, 2003, p. 205) Além disto, era preciso revalorizar as instituições militares. Paralelamente, a indústria cultural retoma a Guerra do Vietnã como tema, e inicia um processo de restauração da imagem militar. Em Hollywood, a “campanha” é iniciada com o filme Top Gun (SUID, 1994), mas o prelúdio do resgate do militarismo se deu com o gênero “retorno ao Vietnã”, já no final da década de 1970, quando os filmes mostravam um desconforto para se tratar dos temas – os veteranos eram mostrados como seres perturbados e desajustados. Na década de 1980, os veteranos tornaram-se heróis nacionais, por voltarem ao Vietnã ou por se engajarem na luta interna contra o crime. (KELLNER, 2001. P.87-104)
Mostrar mais

24 Ler mais

Programas de PhD nos Estados Unidos

Programas de PhD nos Estados Unidos

Como chefe de departamento da Universidade do Texas, em El Paso, sou frequentemente solicitado a dar conselhos com relação a como se tornar professor de Contabilidade. Recentemente, a universidade alcançou a designação R1 na Classificação Carnegie de Instituições de Ensino Superior, a qual indica o ranking superior das 10 universidades com doutorados com elevadas atividades de pesquisa, (“UTEP Attains National Research Top Tier Ranking”, 2019). Isso significa que o UTEP está entre as 4,5%, 130 de 2.883 universidades, instituições de quatro anos de educação superior dentro dos Estados Unidos a receber essa distinção R1 (“UTEP Attains National Research Top Tier Ranking”, 2019). A distinção R1 também é detida por universidades como Stanford, M.I.T., Michigan, Arizona, California-Berkeley e UT Austin (“UTEP Attains National Research Top Tier Ranking”, 2019). Levado a essa designação R1, o programa de Contabilidade obteve reafirmação do AACSB Business Accreditation and AACSB Accounting Accreditation. Essa ênfase em pesquisa, a missão da UTEP envolvendo Acesso e Excelência e meus próprios passos para tornar-me professor em Contabilidade foram os catalizadores por trás do editorial focado nos estudantes internacionais interessados em explorar um Ph.D, nos Estados Unidos. Eu começo minha jornada rumo a um Ph.D
Mostrar mais

7 Ler mais

Literatura negra nos Estados Unidos

Literatura negra nos Estados Unidos

LITERATURA NEGRA NOS ESTADOS UNIDOS da "plantation" ao gueto, resistência e criação. Alvaro L.[r]

13 Ler mais

Show all 4972 documents...