Top PDF Análise esparsa de fluxo de informação

Análise esparsa de fluxo de informação

Análise esparsa de fluxo de informação

Importantes vulnerabilidades que aterrorizam os desenvolvedores poderiam ser detectadas de forma estática e automática através de uma análise de fluxo incorpo- rada no compilador. Obviamente, a fim de evitar falsos negativos, essa análise de- verá ser conservadora, o que por outro lado pode incorrer em alguns falsos positivos. Entretanto, é notável o benefício de se garantir que um sistema esteja livre de vul- nerabilidades graves como: vazamento de endereços, estouro de arranjo e de inteiro, canais laterais, SQL Injection etc. Uma análise de fluxo é uma poderosa ferramenta de auxílio na detecção destas e outras vulnerabilidades, pois uma vez conhecido todo o fluxo e dados e de controle, pode-se customizar a análise a fim de rastrear qualquer tipo de vulnerabilidade ligada ao fluxo. As análises podem ser categorizadas entre análise esparsa e análise densa. Uma análise densa associa informação a cada ponto do programa. Um ponto do programa pode ser considerado aquele entre duas sentenças consecutivas. Já uma análise esparsa associa informação a cada variáveis do programa. Análises esparsas tendem a ser muito mais rápidas e com baixa demanda por recursos de armazenamento.
Mostrar mais

107 Ler mais

A disseminação da informação no Twitter: uma análise exploratória do fluxo informacional de retweets

A disseminação da informação no Twitter: uma análise exploratória do fluxo informacional de retweets

Esta avaliação do fluxo informacional, mais es- pecificamente da disseminação de uma postagem específica realizada na plataforma de microblog Twitter e explorada com a ferramenta Where Does My Tweet Go, não se propõe a apontar a características generalizadas da disseminação da informação neste serviço, mas apenas apresenta – em um estudo exploratório – como uma posta- gem específica foi republicada ao longo do tempo e como se deu esse processo de disseminação. Caso se considere o aspecto temporal das repu- blicações, é possível perceber que, neste caso, a maior parte das republicações aconteceu na pri- meira hora após postagem original e a última re- publicação ocorreu em pouco mais de 19 horas, o que sugere um ciclo de vida bastante acelera- do e curto para mensagens neste microblog. Para este perfil e tweet em particular verificou-se tal situação, mesmo que se destaque o fato de que Al Gore é uma pessoa pública, que circula no meio político norte-americano e, em tendo mais de dois milhões de seguidores na plataforma, possi- velmente poderia atrair o interesse direto ou in- direto de outras pessoas para suas postagens.
Mostrar mais

10 Ler mais

Produção, fluxo e análise de dados do sistema de informação em saúde: um caso exemplar.

Produção, fluxo e análise de dados do sistema de informação em saúde: um caso exemplar.

no qual todas as informações devem ser subme- tidas e modeladas ao que está pré-estabelecido. Os SISs, enquanto programas de informática e banco de dados, reconhecem apenas números (dados) na sua alimentação, tornando-se inlexí- veis às informações de outra natureza, ainda que importantes para o planejamento da assistência à saúde. Assim, há uma grande valorização da pro- dução de dados quantiicáveis que possibilitam o planejamento e a análise de metas quanto ao fato de terem sido ou não atingidas pela UBS. Assim, os dados se restringem a quantiicar consultas, exames e visitas domiciliárias realizadas, dentre outros itens de igual natureza.
Mostrar mais

9 Ler mais

A importância do fluxo de informação nas organizações

A importância do fluxo de informação nas organizações

De acordo com os entrevistados, acontecem de várias formas. Através de sistemas de gestão, que internamente acontece com reuniões semanais entre a diretoria e articuladores (gestores dos setores), Gedoc ( é um suporte operacional, é um sistema utilizado para autorizar ações entre as unidades), Intranet, Comunidade Sebrae , Siacweb (rede nacional comunidade SEBRAE), que registra as ações realizadas pelo Sebrae. Ainda conta com a divulgação de clipping eletrônico de alguns jornais do Ceará, clipping eletrônico da agencia SEBRAE de notícias de Brasília. Externamente tem-se a assessoria de comunicação focada para o público externo, mas que acaba gerando informação interna, a biblioteca on line, e o site.
Mostrar mais

68 Ler mais

Fluxo enxuto de informação: um novo conceito .

Fluxo enxuto de informação: um novo conceito .

Abrangência / Escopo Capacidade, da informação, de ser suficiente para solucionar o problema Acurácia / Veracidade Caráter legítimo e verdadeiro da informação, passíveis de verificação Confiabilidade Grau em que a informação torna-se justificável e passível de conferência Confidencialidade /

19 Ler mais

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB 2017 GT-4 – Gestão da Informação e do Conhecimento UMA AVALIAÇÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO E O ENVOLVIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS NOS FLUXOS DE INFORMAÇÃO NO SETOR DE ELETROELETRÔNICO Cássia Reg

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB 2017 GT-4 – Gestão da Informação e do Conhecimento UMA AVALIAÇÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO E O ENVOLVIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS NOS FLUXOS DE INFORMAÇÃO NO SETOR DE ELETROELETRÔNICO Cássia Reg

Resumo: Investigou-se a participação na tomada de decisão, no compartilhamento e na criação de conhecimento, bem como o estímulo que os funcionários recebem para participarem e se envolverem com o fluxo de informação visando à prática do benchmarking para a inovação. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre informação, fluxo de informação, participação do colaborador para a tomada de decisão, compartilhamento e criação de conhecimento e, envolvimento obtido por meio de treinamento; benchmarking e inovação. A coleta de dados foi realizada junto a três empresas do setor de eletroeletrônicos de Garça/SP, nos níveis operacional e gerencial, totalizando 53 questionários. A organização das informações foi realizada por meio da média ponderada e do Teste Qui-Quadrado. Por fim, considerou-se que existe valorização da informação e da presença dos fluxos de informação, bem como da participação e do envolvimento dos funcionários na forma de capacitação voltada a prepará-los para realizar diferentes papéis por aqueles que participam do fluxo: buscar, compartilhar, criar e decidir fundamentando-se em informação registrada, em circulação entre os níveis hierárquicos e daquelas advindas do ambiente externo.
Mostrar mais

20 Ler mais

Os destinos da ciência da informação: entre o cristal e a chama :: Brapci ::

Os destinos da ciência da informação: entre o cristal e a chama :: Brapci ::

Porém o pansincretismo globalizado não viria sozinho; há que se atentar para o seu corolário da vantagem comparativa que dita: o senhor da ação (e dos seus maiores benefícios) será sempre o parceiro que, executa esta ação com mais propriedade devido a sua competência adquirida, resultado de sua densidade em apetrechos e laboratórios, e no tempo de reflexão (pesquisa) acumulada. Justas ou injustas estas são as regras básicas da globalização que, se de um lado abrem um mundo de novas perspectivas de informação por outro vinculam grande parte dos estoques de informação a territórios alienígenas. A globalização torna a linguagem das estruturas de informação mais cosmopolita; o fluxo de informação importa rapidamente manifestações culturais desejáveis ou não.
Mostrar mais

8 Ler mais

: Brapci ::

: Brapci ::

Propõe um método de análise e visualização de redes sociais de informação para o diagnóstico de processos organizacionais. Parte da definição do modelo de rede social de informação – RSI -, que tem como elementos: pessoas, documentos, sistemas e seus agrupamentos isto é, organizações, grupos e eventos, que se relacionam por meio do fluxo de informações através de canais. O modelo permitiu a adoção de teorias, conceitos e fundamentações matemáticas oriundos dos estudos de análise de redes sociais – ARS -, dentre os quais mereceram especial atenção os conceitos de centralidade, densidade, agrupamento e a visualização de grafos. A fim de identificar os atributos dos elementos a serem considerados no levantamento de dados de redes reais, é proposta uma classificação facetada ad hoc. Apoiando-se na classificação, os valores associados aos atributos dos elementos podem ser obtidos mediante entrevistas não estruturadas e semi-estruturadas, análise de documentos e de logs de sistemas de e-mail. Nas entrevistas é utilizado o método de bola de neve. Adota um processo organizacional como forma de delimitar a rede estudada. Como contribuição, propõe um método descritivo genérico para a análise da informação em organizações, juntamente com um modelo de rede elaborado, visando o uso da ARS em estudos de fluxos de informação, sob a perspectiva da ciência da informação.
Mostrar mais

1 Ler mais

Perspect. ciênc. inf.  vol.22 número1

Perspect. ciênc. inf. vol.22 número1

Possibilitar que o fluxo de informação seja efetuado com qualidade ótima e em maior velocidade possibilita que as fontes de informação necessárias à inovação estejam disponíveis para os atores que delas necessitam. Amara e Landry (2005), afirmam que organizações que estão expostas à um maior número de fontes de informação, internas e externas, estão mais propensas à inovar, pois quando essas informações são inseridas no fluxo de informação, e adquirem valor, elas geram o conhecimento necessário para as atividades inovativas (PLEKHANOVA; SMITH; HAMDAN, 2012). Fontes de informação com valor agregado e em conjunto com uma maior velocidade de resposta na recuperação, seu tratamento e utilização, em grande medida, exercem papel importante para a redução de janelas de tempo entre inovações e possibilitam a vantagem competitiva (TZABBAR; AHARONSON; AMBURGEY, 2013).
Mostrar mais

23 Ler mais

FABIANO VIEIRA TITO FLUXO INFORMACIONAL DO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE UBÁMG

FABIANO VIEIRA TITO FLUXO INFORMACIONAL DO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE UBÁMG

O teor das informações transmitidas nos formulários RP1/GO compreende todo e qualquer tipo de alteração na vida funcional dos servidores escolares. O registro dessas informações ocorre pelo processo de codificação de dados. Se não houver precisão no processo de codificação das informações, essas deixarão de ser estratégicas. Informação estratégica é aquela que tem valor, que enriquece o conhecimento institucional, que amadurece a cultura informacional e agrega eficiência à gestão informacional. Para Sordi (2008), essas informações, para tanto, precisam estar explícitas e ser relevantes, úteis, claras, objetivas e contextualizadas. O estudo demonstrou a necessidade de se aprimorar a produção dessas informações estratégicas para o fluxo SISAP. Os erros de codificações no RP1/GO prejudicam a precisão informacional, podendo causar prejuízos às partes. Os resultados dos instrumentos empregados evidenciaram a necessidade de parametrização destas informações codificadas segundo dois princípios: legalidade e exatidão. O princípio da legalidade visa a aferir a legitimidade do registro, ou seja, se o mesmo está em consonância com as normas vigentes. Já a exatidão visa a conferir a correta transmissão desse dado, ou seja, se a sua codificação foi precisa.
Mostrar mais

157 Ler mais

os quatro desafios para as ações de resposta :: Brapci ::

os quatro desafios para as ações de resposta :: Brapci ::

O livre fluxo da informação e a sua distribuição vem sendo sonhado ao longo de vários momentos históricos e épocas distintas (BARRETO, 2007). O fluxo e o compartilhamento da informação promovem ganhos mútuos aos participantes. Isso porque ao obter determinadas informações os atores podem reduzir as incertezas e promover o crescimento entre si (TOMAÉL; MARTELETO, 2006). Sendo que neste artigo consideramos que fluxo de informação é a sucessão de eventos, de um processo de mediação entre a geração da informação por uma fonte emissora e a aceitação da informação pela entidade recepto ra (BARRETO, , p. 122).
Mostrar mais

18 Ler mais

Aplicação da Metodologia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa Alimentar

Aplicação da Metodologia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa Alimentar

Para a tarefa de recolha de todas as fichas de operações de manutenção concluída, seria atribuído a vários operários da linha de produção 7. Vários operários, pois a produção funciona em 3 turnos. Assim, no final de cada turno de produção, um operário teria como tarefa a recolha de fichas de manutenção e, levá-las para um novo depósito instalado no serviço de manutenção no piso 2, identificado como fichas de manutenção. Após este procedimento, haveria um técnico de manutenção ou outro trabalhador que submeteria todas as ocorrências no sistema. Na figura 6.8 está representado o novo fluxo de informação.
Mostrar mais

102 Ler mais

INFLUÊNCIA DO TEOR DE FERRO NOS PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA DE UM REJEITO DE MINÉRIO DE FERRO

INFLUÊNCIA DO TEOR DE FERRO NOS PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA DE UM REJEITO DE MINÉRIO DE FERRO

O rejeito de minério de ferro apresenta várias propriedades diretamente ligadas à presença de partículas de ferro e este fato têm sido fundamental na análise do comportamento mecânico dos rejeitos. A quantidade de ferro presente no rejeito é condicionada, principalmente, pelo processo de beneficiamento e pelas características mineralógicas do minério. Contudo, durante a deposição as variáveis de descarga tendem a alterar significativamente a concentração de ferro no rejeito ao longo da praia, e podem ocorrer regiões da barragem com grande concentração de partículas de ferro. Estas regiões tendem a ter densidades diferentes provocando grandes alterações nos valores da densidade do depósito formado, bem como nos seus parâmetros geotécnicos. Neste contexto, o estudo do comportamento do rejeito em função da porcentagem de ferro mostra-se relevante, principalmente, através de análises que quantifiquem a influência do teor de ferro nos parâmetros de resistência do rejeito. Estes estudos normalmente têm sido realizados a partir da avaliação conjunta das porosidades, granulometria e teor de ferro e suas relações com os parâmetros de resistência do rejeito.
Mostrar mais

173 Ler mais

MESTRADO EM CONTROLO DE QUALIDADE

MESTRADO EM CONTROLO DE QUALIDADE

A quimiluminescência é também uma técnica muito versátil, pois, como foi referido anteriormente, permite a determinação de várias espécies que participam directa ou indirectamente na reacção quimiluminométrica. Consoante a natureza do analito e da reacção envolvida, o aumento ou diminuição da intensidade da radiação emitida é directamente proporcional à concentração do analito. Contudo, tal como outras técnicas de detecção, também a quimiluminescência exibe algumas limitações, sendo de destacar que a emissão de radiação está dependente de vários factores externos, tendo estes que ser controlados. Também pelo facto de que um reagente de quimiluminescência não reage exclusivamente com um analito, a selectividade atribuída a estas técnicas é relativamente reduzida. Por outro lado, a emissão de radiação não é constante durante uma reacção, variando ao longo do tempo (o sinal é transiente). Este perfil de radiação emitida versus tempo pode variar consoante o sistema quimiluminométrico considerado e o tempo de semi-vida do produto no estado excitado, podendo oscilar entre décimas de segundo até minutos. É por isso necessário garantir que a detecção seja efectuada durante um período de tempo rigorosamente definido e reprodutível. A necessidade de se ter que derivatizar a espécie em análise para a conseguir determinar através deste método de detecção, é outra das limitações apontadas a este tipo de detecção.
Mostrar mais

88 Ler mais

O PROGRAMA DE BIBLIOTECAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE: CAMINHOS PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE LEITORES

O PROGRAMA DE BIBLIOTECAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE: CAMINHOS PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE LEITORES

Sobre as informações que os professores de 1º ciclo partilham sobre o Programa de Bibliotecas, observou-se que dos vinte e sete sujeitos pesquisados, apenas um professor disse conhecer o Programa. Quando solicitado a mencionar alguma(s) diretriz(es) que considera essencial(is) para o trabalho de formação de leitores e criação do hábito de leitura dos estudantes, o mesmo professor respondeu que o atendimento às diretrizes está condicionado à “(...) disponibilidade de material, espaço adequado, profissional competente e disponibilização de livros na biblioteca, facilitando a procura pelos alunos”. A resposta desse professor nos permite reconhecer uma lacuna na informação sobre desenvolvimento da política de leitura, uma vez que ele deixa de atribuir a responsabilidade por esse sucesso, também, à capacidade de professores e profissionais da biblioteca de partilharem informações e de assumirem juntos seu papel de mediadores de leitura. Constata- se a necessidade de o Programa da Bibliotecas criar ações conjuntas de formação que alcancem os professores e profissionais e facilitem a apropriação das diretrizes por parte desses profissionais, conscientizando-os de sua atuação na implementação do Programa.
Mostrar mais

208 Ler mais

TERMO DE APROVAÇÃO CECÍLIA MARIA PEÇANHA ESTEVES PATRIOTA POLÍTICA DE MONITORAMENTO E GESTÃO POR RESULTADO: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DE PERNAMBUCO

TERMO DE APROVAÇÃO CECÍLIA MARIA PEÇANHA ESTEVES PATRIOTA POLÍTICA DE MONITORAMENTO E GESTÃO POR RESULTADO: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DE PERNAMBUCO

Tomando como referência as características comuns às “escolas eficazes”, ainda de acordo com Mello, podem ser identificadas no objeto de análise “liderança pedagógica” propositiva, firme e competente, que valoriza o desempenho tanto da equipe escolar como dos alunos; “visão e metas compartilhadas”, com clareza e unidade de propósitos e colaboração; “ambiente favorável à aprendizagem”, ordenado, atraente, no qual o uso do espaço e dos recursos estão voltados prioritariamente para os objetivos de aprendizagem; “expectativas elevadas”, necessárias para criar cultura de sucesso; “capacitação centrada na prática”, focalizada nos resultados, envolvendo toda a equipe nas ações de superação das dificuldades dos alunos; “cooperação com a família”, comunicação dos objetivos, suporte e participação dos pais.
Mostrar mais

129 Ler mais

GERÊNCIA DE PÓS-COMPRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: uma proposta de reestruturação

GERÊNCIA DE PÓS-COMPRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: uma proposta de reestruturação

Visando responder aos questionamentos da pesquisa foi realizado um estudo em quatro outras universidades, a fim de investigar como são executadas as aplicações de sanções administrativas às empresas por elas contratadas e o que fazem, efetivamente, em relação aos fornecedores que descumprem suas obrigações contratuais. Sendo assim, essa pesquisa aplicada irá produzir conhecimento sobre a realidade específica das universidades selecionadas, comparando os procedimentos adotados pelo setor de pós-compra dessas instituições aos da UFJF. As universidades escolhidas para o envio de um questionário foram a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Os critérios utilizados para tal escolha foram o fato de serem autarquias federais, as quatro são instituições de ensino superior e estão localizadas na mesma unidade da federação, Minas Gerias. Além disso, todas estão submetidas à mesma legislação vigente e à mesma política fiscal e tributária. A comparação entre a forma de aplicação de sanções administrativas dessas universidades e a UFJF vai possibilitar uma análise que busca embasar a elaboração do Plano de Ação Educacional, objetivo desta pesquisa.
Mostrar mais

120 Ler mais

Plano de Gestão de Resíduos Hospitalares em Centros de Saúde – Normas de Orientação Clínica

Plano de Gestão de Resíduos Hospitalares em Centros de Saúde – Normas de Orientação Clínica

Neste capítulo deve descrever-se, o mais exaustivamente possível, o material e equipamento necessário para a gestão dos RH, associando sempre cada um deles à quantidade necessária em determinado período de tempo e por local de produção. Se este levantamento for correcto permitirá, para além de uma boa gestão de stocks, rentabilizar o material/equipamento a utilizar. Este levantamento deve estar associado a uma análise fi nanceira, devendo também ser acompanhado pela especifi cação do tipo de equipamento (por exemplo, contentores de cortantes e perfurantes de 1 l e 3 l; sacos de plástico brancos com as dimensões de 25 x 13 cm).
Mostrar mais

116 Ler mais

Encontrabilidade da Informação: atributos e recomendações para ambientes informacionais digitais

Encontrabilidade da Informação: atributos e recomendações para ambientes informacionais digitais

Nessa perspectiva, as TIC trouxeram inúmeros desafios que precisam ser discutidos recorrentemente no campo da Ciência da Informação. O acesso e o uso da informação devem ser enfatizados, visto que o usuário da Web é um ser difuso e, portanto, se torna difícil delinear um perfil. Os sujeitos informacionais, nesse momento, passam a ser determinantes a partir de suas habilidades para buscar, selecionar e avaliar os recursos informacionais disponíveis, trazendo preocupações mais relacionadas à Information Literacy (SILVA; RIBEIRO, 2010), sendo este um dos aspectos também abordados por Morville (2005a) em seu livro.
Mostrar mais

17 Ler mais

O PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO ESCOLAR: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROJETO AVANÇAR

O PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO ESCOLAR: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROJETO AVANÇAR

Esta dissertação objetiva analisar a operacionalização e implementação da política de Correção de Fluxo Escolar do Amazonas – o Projeto Avançar, com o foco específico na operacionalização e implementação desta política com vista ao contexto pedagógico, na formação de professores que atuam na classe de aceleração. O Projeto Avançar foi criado em 2005, pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas e destina-se aos estudantes do Ensino Fundamental com distorção idade-ano de escolaridade de pelo menos dois anos, que poderão constituir grupos diferenciados de atendimento, conforme o nível de alfabetização e série/ano escolar que frequentam nos anos iniciais e finais. O principal objetivo desta política é de regularizar o fluxo escolar da rede estadual com a viabilização de alternativas pedagógicas fundamentadas em aprendizagem significativa e no fortalecimento da autoestima do aluno. A presente pesquisa tem como objetivo central verificar se as ações delineadas na proposta do Projeto Avançar, com base nas finalidades e orientações referentes ao contexto pedagógico, atendem às expectativas de aprendizagens e ás estratégias de ensino para os alunos com atraso escolar dos anos finais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa que consistiu-se na análise documental, realização de entrevista com roteiro semiestruturado com os atores atuantes diretamente no programa na Secretaria de Educação e utilização dos dados coletados pelos mestrandos Maria Francisca Andrade e Raimundo José Pereira Barbosa do Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) da mesma área de pesquisa com o foco da investigação na escola e coordenadoria regional de educação. Como fundamentação teórica, buscou-se suporte nos estudos de Condé (2012), Mainardes (2006), Lück (2000), Gatti (2010), Nóvoa (1992), Candau (1997) e Prado (2000). Os instrumentos metodológicos e os referenciais teóricos forneceram subsídios para a compreensão dos fatos, trouxeram elementos relevantes que possibilitou a identificação de algumas fragilidades da política de correção de fluxo escolar desenvolvida pela SEDUC/AM e em relação aos principais desafios a serem superados para a efetivação do programa. A partir dos resultados da pesquisa, em caráter sugestivo, propõe-se um Plano de Ação Educacional (PAE) que consiste em algumas recomendações de melhorias ao êxito desta política que possibilitará maior sucesso e oportunidades educacionais.
Mostrar mais

117 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados