• Nenhum resultado encontrado

9º DIA: A BELEZA DO NATAL EM NOSSA COMUNIDADE

ORAÇÃO DOS FIÉIS

CEL.: Irmãos e irmãs, celebremos a misericórdia de Cristo, que veio ao mundo para libertar-nos da escravidão do pecado e dar-nos a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Confiantes em Seu amor, peçamos: Pelo Vosso nascimento, Senhor, escutai-nos!

TODOS: PELO VOSSO NASCIMENTO, SENHOR, ESCUTAI-NOS!

1) Vós que existis eternamente e, pela encarnação, assumistes uma vida nova, concedei ao Santo Padre, o Papa Francisco, sabedoria, inspiração e caridade, a fim de que possa conduzir a Vossa Igreja pelos caminhos da justiça e da misericórdia, nós Vos pedimos.

TODOS: PELO VOSSO NASCIMENTO, SENHOR, ESCUTAI-NOS!

2) Fazei brilhar a Vossa luz em todas as nações, a fim de que os direitos humanos sejam respeitados, os conflitos superados, as armas destruídas e os pobres e os excluídos sejam atendidos em suas necessidades, nós Vos pedimos.

TODOS: PELO VOSSO NASCIMENTO, SENHOR, ESCUTAI-NOS!

3) Abençoai e protegei todas as pessoas de nossa comunidade, e fazei com que a participação nesta novena e nas celebrações do Natal reforce nossos laços de união, reconciliação e fraternidade, nós Vos pedimos.

TODOS: PELO VOSSO NASCIMENTO, SENHOR, ESCUTAI-NOS!

4) Vós, que, sem deixar de ser Deus, quisestes Vos tornar homem como nós, ensinai-nos a vencer a ganância, a ambição, o materialismo, a indiferença e a inveja, nós Vos pedimos.

TODOS: PELO VOSSO NASCIMENTO, SENHOR, ESCUTAI-NOS!

36

5) Vós que inaugurastes os novos tempos anunciados pelos profetas, dai-nos a graça de permanecer na Vossa presença por meio da fidelidade à Vossa Palavra, pela participação na Eucaristia e nos demais sacramentos e pelo exercício da oração, nós Vos pedimos.

TODOS: PELO VOSSO NASCIMENTO, SENHOR, ESCUTAI-NOS!

(Preces Espontâneas)

CEL.: Senhor Jesus Cristo, que viestes ao mundo para fazer a vontade do Pai, enchei-nos do Vosso Espírito de amor, para que saibamos anunciar ao mundo a alegria do Vosso nascimento. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

Todos: Amém!

CONCLUSÃO

(Após oração depois da Comunhão)

CEL: Irmãos e irmãs, “a beleza do Natal transparece na partilha de pequenos gestos de amor concreto. Não é alienante, não é superficial, não é evasiva; pelo contrário, alarga o coração, abre-o à gratuidade, ao dom de si”. (Papa Francisco). Todos nós precisamos contemplar a beleza de Deus e, por isso, é com admiração sempre nova que devemos nos aproximar deste Menino que nasceu para nós, pois em Seu rosto humano resplandece a ternura e a misericórdia de Deus.

L.1: “Este mundo em que vivemos precisa da beleza para não cair no desespero”. (São Paulo VI). Que beleza é esta? Não a falsa beleza, feita de aparências e de riqueza terrena, que é vazia e gera vazio, mas a beleza de um Deus que Se fez Carne e habitou no meio de nós.

Todos: “Aguardamos o nosso Salvador, / o Senhor, / Jesus Cristo.

/ Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao Seu Corpo glorioso, / com o poder que tem de sujeitar a Si todas as coisas”. (Fl 3, 20-21)

L.2: A Virgem Maria e José já se encontram na pequena cidade de Belém para onde se dirigiram para participar de um recenseamento.

A hora do parto está chegando e, por isso, eles estão à procura de

37

um lugar adequado para o nascimento do Menino Deus, mas as portas das casas estão fechadas.

L.1:A Virgem Maria e José estão nos convidando a estarmos em Belém com as portas dos corações abertas para acolher o Esperado de todos os povos, o Príncipe da Paz e, por isso, saiamos ao encontro do Redentor do mundo. Coloquemo-nos a caminho uma vez mais, com renovado amor nos nossos corações, com luz nova nos olhos e com mais vigor nas nossas almas, fortalecidas pela Sagrada Eucaristia.

L.2: Deixemos de lado as pequenas concessões à comodidade, ao egoísmo e ao amor próprio, que tornam a nossa caminhada mais cansativa, retardando, assim, nossa marcha para Deus. Com a ajuda do Espírito Santo, nós podemos percorrer este itinerário levando somente o essencial, ou seja, um coração disposto a acolher o Autor e Senhor da vida, das graças e das bênçãos.

Todos: “O Natal é um encontro. / Nós caminhamos para encontrar o Senhor. / Caminhamos para encontrá-Lo: / encontrá-Lo com o coração, / com a vida; / Lo vivo, / como Ele é; / encontrá-Lo com fé. / Encontrá-encontrá-Lo e sentir a alegria de também sermos encontrados por Ele”. (Papa Francisco)

CEL: Meus irmãos, “os filhos dos príncipes nascem em quartos adornados de ouro; e ao Rei do céu prepara-se para nascer uma estrebaria fria, para cobri-Lo uns pobres paninhos, para cama um pouco de palha e para colocá-Lo uma vil manjedoura. Oh, ingratidão dos homens! Oh, confusão para o nosso orgulho que sempre ambiciona comodidades e honras”. (Santo Afonso de Ligório)

Todos: “Ó gruta ditosa, / que tiveste a ventura de ver o Verbo divino nascido dentro de ti! / Ó presépio ditoso, / que tiveste a honra de receber em ti o Senhor do céu! / Ó palha ditosa, / que serviste de leito Àquele cujo trono é sustentado pelos serafins! / Sim, / fostes ditosos, / ó gruta, / ó presépio, / ó palha; / mais ditosos, / porém, / são os corações que fervorosamente amam esse amabilíssimo Senhor, / e que abrasados em amor O recebem na Santa Comunhão!”. (Santo Afonso de Ligório)

L.1: “Cristo Jesus, o Filho de Deus, nasceu em Belém de Judá. A notícia faz-me estremecer, o meu espírito acende-se no meu interior

38

e apressa-se, como sempre, a comunicar-vos esta alegria e este júbilo”. (São Bernardo de Claraval)

L.2: Irmãos, desde Belém até os nossos dias, “no horizonte uma Grande Luz viaja na história, através dos anos, vencendo as trevas, fazendo-se memória, iluminando a nossa vida, claro nos revela que não se vive se não se busca a Verdade”.

Todos: “Concedei-nos, / Senhor, / a graça de participar da divindade d’Aquele que Se dignou assumir a nossa humanidade”.

(Oração coleta da Missa de Natal)

CEL: Irmãos e irmãs, “comecemos uma vida nova, porque o Menino Deus a iniciou por nós. ‘Saístes, Senhor, do ventre da Vossa Mãe percorrendo o caminho como um gigante’. (Sl 18, 6). Ides pelo caminho da humildade, da pobreza. Ides à corte para resolver os meus problemas. Quero ir convosco. Que absurdo ver-Vos, meu Rei, no lugar mais desprezível, numa manjedoura, e eu querer ser honrado! Que absurdo ver-Vos pobre e eu querer ser rico! Será possível que Deus chore pelos meus pecados e eu me sinta bem?

Que trabalhe por mim e eu descanse? Serei o Vosso companheiro, Senhor. Quero ir convosco, pois ides para resolver os meus problemas. Dou-Vos graças por terdes nascido. Dou-Vos graças por terdes preferido uma manjedoura”. (Sermão de Natal de São João de Ávila)

L.1: Neste último dia da nossa novena, já na iminência do Natal, convida-nos a fazer uma pequena memória deste ano que estamos encerrando, a fim de que possamos reconhecer a presença de Cristo em nossa comunidade. Com gratidão, devemos perceber que, a cada dia deste ano, as Santas Missas, o sacramento da Reconciliação, a oração do santo Rosário e todas as celebrações litúrgicas impulsionaram a nossa vivência na fé.

L.2: Por amor a nosso Senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora, nós servimos a Deus e à Igreja, compartilhamos alegrias e tristezas, sorrimos com o nascimento das crianças e choramos com os irmãos que vivenciaram a perda de um ente querido. Em sintonia com o Papa Francisco, trilhamos o Ano Santo de São José, aprofundando o nosso conhecimento sobre a pessoa de São José, fortalecendo, assim, nossa devoção ao patrono da Igreja Católica.

39

CEL: Irmãos e irmãs, renovados pelos raios de luz que emanam do Coração do Menino que nasceu para nós, em nome do Amor, reativamos a Sopa de São Francisco com o intuito de abrandar a fome do irmão em situação de rua e de algumas famílias carentes da Vila Planalto. Instituímos os quinze sábados em preparação à Festa de nossa Padroeira e adquirimos um novo sacrário, a imagem de São José de Botas e a nova pia batismal, demonstrando, assim, nosso zelo e cuidado com as coisas de Deus. Conquista extremamente importante foi a concessão do uso do PAP por mais trinta anos. Todas essas conquistas só foram alcançadas porque, em união com Cristo e Nossa Senhora, dobramos os nossos joelhos em oração, servimos ao nosso próximo com entusiasmo e fizemos sacrifícios e renúncias em prol do Reino de Deus.

Todos: Estes dias, / já na iminência do Natal, / é um bom momento para dizermos: / “Agradeço Àquele que me deu força, / Cristo Jesus, / nosso Senhor, / a confiança que teve em mim ao designar-me para o Seu serviço”. (1 Tm 1,12)

CEL: Irmãos e irmãs, “na doação, a vida se fortalece; e se enfraquece no comodismo e no isolamento. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar a vida aos demais”.

(Documento de Aparecida, nº 360). Muito obrigado por tudo e não se esqueçam de que o Natal é motivo de alegria: não nos sentimos mais sozinhos, pois Deus vem para ficar conosco!

Todos: Belo e singelo Menino, / Deus adorado e amado, / nestes dias do Natal, / e a cada novo dia da minha vida, / eu quero ser o cerimoniário que irá acender a lareira da estalagem da Igreja para aquecer os convidados para as celebrações litúrgicas. / Eu quero ser o servo que, / no silêncio, / passa despercebido, / mas deixa os sinais de um serviço caritativo realizado com esmero e dedicação. / Eu quero ainda, / grandioso Menino, / ser um discípulo missionário que, / por meio do simples abandono, / confia totalmente em Vossa divina providência. / Esperado Menino, / eu jamais quero deixar de Vos receber no sacrário de meu coração mediante a Sagrada Comunhão. / Quero também, / na escola de Maria e de São José, / permanecer firme na fé, / no amor e na santidade. / Belo e singelo Menino, /seja sempre bem-vindo!

40

CEL: Vamos terminar este nono e último encontro da nossa novena de Natal, rezando juntos.

Todos: “Abençoa,/ Jesus Menino,/ cada pessoa do mundo,/

colocando em seu coração a Tua Luz./ Abençoa,/ Jesus Menino,/ o Santo Padre,/ o Papa Francisco,/ concedendo-lhe vida,/ saúde e renovando-o em seu ministério./ Abençoa,/ Jesus Menino,/ a todas as famílias,/ a fim de que possam refletir a Sagrada Família de Nazaré./ Abençoa,/ por fim,/ Jesus Menino,/ o coração de cada pessoa na Terra,/ a fim de que cada coração seja uma gruta acolhedora onde a Sagrada Família encontre hospedagem./

Revivendo o Mistério Santo da Noite de Natal,/ queremos ainda pedir-Te,/ Menino Deus,/ que fique conosco./ Fica conosco,/ Jesus Menino,/ e que a Tua chegada à noite de Natal purifique nossas almas para que sejamos criaturas melhores,/ filhos melhores./ Que,/

ao reconhecermos a Tua divindade, habitando em cada um de nós,/

nunca nos afastemos de Ti./Fica conosco,/ Sagrada Família,/ a fim de que nosso lar seja repleto da Verdadeira Luz! Amém!”.

(Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

Documentos relacionados