• Nenhum resultado encontrado

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

5º DIA: O NATAL JUNTO DE SÃO JOSÉ

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

1) Vós, que confiastes à Igreja a plenitude da verdade e da vida para conduzir todos os povos no caminho da salvação, renovai o espírito missionário de nossas comunidades, nós Vos pedimos.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

2) Realizai a Vossa promessa de paz em toda a terra, dirigi para o Vosso Filho o olhar de todos os povos e enviai o Vosso Santo Espírito aos que governam as nações, nós Vos pedimos.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

3) Tocai com a Vossa misericórdia o coração das pessoas que estão em situação de pecado, para que saibam aproveitar esses dias que antecedem o Natal para realizar uma boa confissão e assim retornarem à vida divina da graça, nós Vos pedimos.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

4) Orientai os nossos passos e as nossas ações, para que, a exemplo de Maria, estejamos sempre atentos às necessidades do nosso próximo e saibamos reduzir as distâncias com gestos de acolhimento e perdão, nós Vos pedimos.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

(Preces Espontâneas)

CEL.: Ouvi, ó Deus, os pedidos da Igreja que se prepara para celebrar o Nascimento de Cristo Jesus, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém!

23

CONCLUSÃO

(Após oração depois da Comunhão)

CEL: Irmãos e irmãs, neste itinerário do Natal, voltemos nosso olhar para a Virgem Santa Maria que espera o nascimento de Jesus, e aprendamos dela o segredo do recolhimento, para que possamos participar da autêntica alegria do Natal. Na presença da Virgem Maria, nós contemplamos, com admiração e encanto, os sinais do amor de Deus em nossa História.

L.1: “Cheia de graça é o nome mais bonito de Maria, nome que lhe foi conferido pelo próprio Deus, para indicar que Ela é, desde sempre e para sempre, a amada, a eleita, a predestinada para acolher o dom mais precioso, Jesus, o Amor encarnado de Deus”. (Papa Bento XVI)

Todos: “Quando se completou o tempo previsto, / Deus enviou o Seu Filho, / nascido de uma mulher, / sujeito à Lei, / a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva”. (Gl 4, 4-5)

L.2: “Em Maria, o Antigo Testamento torna-se Novo, a esperança transforma-se em cumprimento, em realidade concretizada. Ela é o Advento em pessoa, isto é, o templo vivo em que Deus habita corporalmente. O sim de Maria é o momento em que o Antigo Testamento se torna Novo: este, sim, é a porta através da qual Deus entra no mundo. (Cardeal Joseph Ratzinger)

L.1: A ‘fragilidade’ do Menino Deus, carregado carinhosamente pelos braços da Virgem Maria, nos ensina a arte do abandono na mediação de Nossa Senhora. Até Deus quis ter uma Mãe para ser cuidado, e aqui encontramos uma vertente da pedagogia divina:

precisar do outro, colocar-se, com confiança, a serviço de Deus e da Igreja. Contemplando o Menino Jesus nos braços de Maria, podemos nos questionar: o que Maria nos ensina para o caminho da nossa vida? O que Maria nos ensina nesta preparação para o Natal?

Todos: “Esteja em cada um de nós a alma de Maria para engrandecer a Deus; / esteja em cada um o espírito de Maria para exultar em Deus” (Santo Ambrósio).

CEL: Meus irmãos, o Verbo, que encontrou morada no ventre virginal de Maria, vem bater novamente às portas do nosso coração neste caminho para o Natal. Cada um de nós é chamado a responder,

24

assim como a Virgem Maria, com um sim pessoal e sincero, colocando-se plenamente à disposição de Deus, de Sua misericórdia e de Seu amor.

Todos: Ó Maria, / Mãe de Deus e Mãe nossa, / não nos abandoneis.

/ Ficai conosco e alcançai do Espírito Santo, / vosso Esposo divino, / que esta novena de Natal nos obtenha a graça de uma mudança profunda nas nossas vidas, / uma mudança que nos faça melhores filhos de Deus, / mais coerentes com o Evangelho, / e nos torne capazes de realizar inúmeras obras de misericórdia.

L.2: A Virgem Santa Maria é a Imaculada Conceição, a mulher concebida sem pecado que foi escolhida para ser a Mãe de Deus, e por isso, Santo Efrém lhe diz: “Senhora, vós não tendes quem vos seja igual, porque tudo quanto há, está acima ou abaixo de vós; só Deus vos é superior, e todos os mais vos são inferiores”. Qualquer título que ofereçamos a Nossa Senhora nunca chegará a honrá-la tanto quanto o título de Santa Mãe de Deus.

L.1: “Maria sabe do que precisamos! Ela cuida de nós, intercedendo junto a Jesus e pedindo para cada um de nós o dom do ‘vinho novo’, ou seja, o amor, a graça que nos salva. Ela intercede sempre e reza por nós, especialmente no momento da dificuldade e da debilidade, no momento da angústia e da desorientação, especialmente na hora do pecado. Por isto, na oração da Ave Maria, nós pedimos: rogai por nós, pecadores”. (Papa Francisco)

Todos: “A Santíssima Virgem é o meio de que Nosso Senhor se serviu para vir a nós; / e é o meio de que nos devemos servir para ir a Ele”. (Santo Agostinho)

CEL: Irmãos e irmãs, “esteja em cada um a alma de Maria, para enaltecer o Senhor; esteja em cada um o espírito de Maria para exultar em Deus”. (Santo Ambrósio).

L.2: Por ser a Nossa Senhora do Natal, a Virgem Santa Maria caminha conosco neste itinerário do Natal em direção a Belém.

Diante do Menino Deus, nós percebemos que “Nossa Senhora é descanso para os que trabalham, consolação dos que choram, remédio para os enfermos, porto para os que se encontram no meio da tempestade, perdão para os pecadores, doce alívio dos tristes, socorro para os que rezam”. (São João Damasceno)

25

Todos: “Um sinal esplendoroso apareceu no céu: / uma mulher de sol vestida, / tendo a lua sob os pés e a cabeça coroada com coroa de doze estrelas”. (Ap 12,1)

CEL: Irmãos e irmãs, voltemos nosso olhar para a Virgem Santa Maria que espera o nascimento de Jesus, e aprendamos dela o segredo do recolhimento para saborear a alegria do Natal.

Preparemo-nos, por meio da oração do Rosário e pela participação nos sacramentos, para acolher com fé o Redentor que vem para estar conosco, pois Ele é a Palavra de Deus para a humanidade de todos os tempos, o nosso Deus adorado e amado que quer habitar na estalagem de nosso coração.

Todos: “Alma de Maria, / santificai-me. / Coração de Maria, / inflamai-me. / Mãos de Maria, / amparai-me. / Olhos imaculados de Maria, / olhai-me. / Lábios de Maria, / falai-me. / Dores de Maria, / fortalecei-me. / Ó doce Maria, / atendei-me. / No coração de Jesus, / escondei-me. / Não permitais que de vós me afaste. / Dos meus inimigos, / defendei-me. / Na hora da morte, / chamai-me e levai-me para o levai-meu querido Jesus, / para convosco O amar e louvar por todos os séculos dos séculos. / Amém!”

CEL: Vamos terminar este sexto encontro da nossa novena de Natal, rezando juntos uma oração elaborada por São João Paulo II.

Todos: “Ensinai-nos, / ó Maria, / a reconsiderar a nossa existência sempre com espírito de fé. / Ensinai-nos a saber salvaguardar espaços de silêncio e de contemplação na frenética vida cotidiana. / Que nos orientemos sempre para as exigências da paz genuína, / dom da natividade de Cristo. / À vossa proteção nos acolhemos, / Santa Mãe de Deus: / não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, / mas livrai-nos de todos os perigos, / ó Virgem gloriosa e bendita! / Virgem Mãe de Deus, / intercedei por nós junto do vosso Filho, / para que o Seu rosto resplandeça em nosso caminho e cada pessoa possa viver na justiça e na paz! Amém!”

(Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

26

7º DIA: O MISTÉRIO DO NATAL E A

Documentos relacionados