• Nenhum resultado encontrado

8º DIA: A PROXIMIDADE DO NATAL

ORAÇÃO DOS FIÉIS

CEL.: Irmãos e irmãs, na feliz expectativa da vinda do nosso Salvador, elevemos a Ele as nossas súplicas, pedindo com toda a confiança: Senhor, vinde em nosso auxílio!

TODOS: SENHOR, VINDE EM NOSSO AUXÍLIO!

1) A Vossa Igreja, guiada pelo Santo Padre, o Papa Francisco, está presente em todo o mundo e busca levar aos corações a Vossa paz, Vossa Palavra e Vosso perdão. Fortalecei-a em sua missão e iluminai a todos os que trabalham para o bem, anunciando a Boa Nova da Salvação, nós Vos suplicamos.

TODOS: SENHOR, VINDE EM NOSSO AUXÍLIO!

2) Vós que viestes ao mundo para ser a Cabeça da Igreja, multiplicai na terra os membros do Vosso Corpo Místico e santificai-os na caridade, nós Vos suplicamos.

TODOS: SENHOR, VINDE EM NOSSO AUXÍLIO!

3) Vós, que pelo Vosso nascimento, estabelecestes um mundo novo, conduzi todos os povos pelos caminhos da salvação, nós Vos suplicamos.

TODOS: SENHOR, VINDE EM NOSSO AUXÍLIO!

4) Vós, que descestes do céu para irradiar sobre a terra a luz da justiça divina, iluminai este dia e toda a nossa vida com a luz da Vossa presença, nós Vos suplicamos.

TODOS: SENHOR, VINDE EM NOSSO AUXÍLIO!

5) Filho de Deus, que viestes nos revelar o amor do Pai, fazei que nós O revelemos ao nosso próximo pelo testemunho da alegria do Evangelho em todos os ambientes sociais, nós Vos suplicamos.

TODOS: SENHOR, VINDE EM NOSSO AUXÍLIO!

(Preces Espontâneas)

CEL.: Senhor Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, vinde socorrer-nos e salvar-nos. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

Todos: Amém!

31

CONCLUSÃO

(Após oração depois da Comunhão)

CEL: Irmãos e irmãs, “o Senhor está próximo; vinde, adoremo-Lo”. Com esta invocação, a liturgia convida-nos, nestes dias tão próximos do Natal, a aproximar-nos, quase em ponta de pés, da gruta de Belém, onde se realizou o acontecimento extraordinário que mudou o curso da história: o nascimento do nosso Redentor, a encarnação do Verbo de Deus.

L.1: “Com o olhar voltado para o Natal já próximo, a Igreja nos convida a testemunhar que Jesus não é um personagem do passado;

Ele é a Palavra de Deus que hoje continua a iluminar o nosso caminho”. (Papa Francisco)

Todos: “Já é hora de despertar. / Com efeito, / agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. / A noite já vai adiantada, / o dia vem chegando: / despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz.” (Rm 13, 11-12)

L.2: “O tempo nos adverte que o Natal de Cristo Senhor está próximo. O mundo com as suas angústias anseia pela iminência de algo que o renovará, e deseja com uma expectativa impaciente que o esplendor de um sol mais resplandecente ilumine as suas trevas.

Esta expectativa da criação persuade-nos também a esperar o nascimento de Cristo, novo Sol”. (São Máximo de Turim)

L.1: “Cristo, o Filho de Deus, traz ao mundo escuro, frio e não redimido, onde vem nascer uma nova esperança e um novo esplendor. Se o homem se deixar sensibilizar e iluminar pelo esplendor da Verdade viva que é Cristo, experimentará uma paz interior no seu coração e tornar-se-á pacificador numa sociedade que tem muita nostalgia de reconciliação e de redenção”. (Papa Bento XVI)

Todos: O Natal está às portas. / Que estejam em nossos corações os mesmos sentimentos de Jesus quando Ele veio visitar a nossa terra.

CEL: Meus irmãos, estamos nos aproximando do final desta novena que realizamos para fortalecer nossa preparação para a Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, a partir de hoje, direcionaremos o nosso olhar para Belém, aonde Maria e José chegaram afinal, buscando pousada, e procuraremos fazer uma

32

reflexão que seja, ao mesmo tempo, um exame de consciência pessoal um pouco mais profundo, com o intuito de refletir se estamos devidamente preparados para receber o Senhor que vem para nos salvar.

Todos: As portas dos nossos corações já estão abertas para acolher o Menino Deus, / pois participamos dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia. / Com o coração em chamas e movidos pela alegria de saber que o Senhor está perto, / suplicamos:

/ “Que a beleza e a Palavra de Deus venham a nós, / para que possamos contemplá-las com os olhos do coração! / Que a enfermidade da carne não afaste de nós o brilho de Sua beleza!”.

(Santo Agostinho).

L.2: Que alegria podermos perceber que o Menino do Presépio é o nosso Deus adorado e amado! Que emoção podermos testemunhar que Ele é o Verbo, a Palavra que se fez Carne e habitou entre nós, inserindo-se plenamente na história humana, para transformar e salvar o mundo, comunicando-se a linguagem do amor, da misericórdia e da compaixão!

L.1: Irmãos, diante do presépio de Belém, podemos refletir: “Deus poderia ter vindo revestido de glória, esplendor, luz, poder, assustando-nos, deixando os nossos olhos arregalados pela maravilha. Mas não! Veio como o menor dos seres, o mais frágil, o mais fraco. E porque? Para que ninguém tivesse vergonha de se aproximar d’Ele, para que ninguém tivesse medo, precisamente para que todos pudessem senti-Lo vizinho, aproximar-se d’Ele, já sem qualquer distância entre nós e Ele”. (São Paulo VI).

Todos: “Vamos a Belém”, / assim disseram e fizeram os pastores.

/ Também nós, / Senhor Jesus, / queremos ir a Belém. / O caminho, / ainda hoje, / é difícil: / é preciso superar os cumes do egoísmo, / evitar escorregar nos precipícios da mundanidade e do consumismo, / a fim de que possamos vencer o cansaço, / o pecado e a indiferença. / Queremos chegar a Belém, / Senhor, / porque é lá que Vós estais nos esperando para nos renovar na fé, na esperança e na caridade.

CEL: Irmãos e irmãs, o Natal está chegando e mais do que nunca queremos estar bem preparados para a chegada de Jesus. Nesta preparação, ainda é tempo de revisar as nossas vidas. Com esse objetivo, podemos nos questionar: já me decidi a fazer uma boa

33

confissão para preparar o Natal, com o desejo de oferecer a Cristo a pureza de uma alma arrependida e bem disposta? Tenho a intenção de participar da Missa de Natal com o propósito de adorar a Cristo e oferecer-Lhe como presente a minha decisão de passar pelo mundo fazendo o bem? Agradeço a misericórdia de Deus, que me enviou Seu próprio Filho para ser o nosso Salvador? Busco permanecer na escola de Jesus e de Maria rezando todos os dias os mistérios do santo Rosário?

L.2: Estamos a caminho de Belém para adorarmos o Menino Deus.

Em nossas mãos, estamos levando alguns presentes. De um modo especial, nós queremos oferecer-Lhe ouro, dando esmolas com os nossos bens materiais; incenso, com uma renovação da nossa vida de oração; e mirra, colocando a nossa fé na Sua humanidade que nos salvou.

Todos: Ao Senhor que nasce ofereçamos ouro, / a fim de confessarmos que Ele reina onde quer que seja; / ofereçamos incenso, / para crermos que Aquele que apareceu no tempo é o Deus que existe antes dos tempos; / e ofereçamos mirra, / para crermos que assumiu a nossa carne mortal Aquele em cuja divindade impassível acreditamos.

CEL: Irmãos e irmãs, “deixemo-nos tocar pela ternura que salva.

Aproximemo-nos de Deus que Se faz próximo, paremos para olhar o presépio, imaginemos o nascimento de Jesus: a luz e a paz, a pobreza extrema e a rejeição. Entremos no verdadeiro Natal com os pastores, levemos a Jesus aquilo que somos, as nossas fragilidades, as nossas feridas não curadas, os nossos pecados. Assim, em Jesus, saborearemos o verdadeiro espírito do Natal: a beleza de ser amado por Deus”. (Papa Francisco)

Todos: “Juntos de Maria e de José, / paremos diante da manjedoura, / diante de Jesus que nasce como pão para a nossa vida. / Contemplando o Seu amor humilde e infinito, / digamos-Lhe, / pura e simplesmente: / obrigado! / Obrigado, / porque fizestes tudo isso por mim!”. (Papa Francisco)

CEL: Vamos terminar este oitavo encontro da nossa novena de Natal, rezando juntos.

34

Todos: “Abençoa,/ Jesus Menino,/ cada pessoa do mundo,/

colocando em seu coração a Tua Luz./ Abençoa,/ Jesus Menino,/ o Santo Padre,/ o Papa Francisco,/ concedendo-lhe vida,/ saúde e renovando-o em seu ministério./ Abençoa,/ Jesus Menino,/ a todas as famílias,/ a fim de que possam refletir a Sagrada Família de Nazaré./ Abençoa,/ por fim,/ Jesus Menino,/ o coração de cada pessoa na Terra,/ a fim de que cada coração seja uma gruta acolhedora onde a Sagrada Família encontre hospedagem./

Revivendo o Mistério Santo da Noite de Natal,/ queremos ainda pedir-Te,/ Menino Deus,/ que fique conosco./ Fica conosco,/ Jesus Menino,/ e que a Tua chegada à noite de Natal purifique nossas almas para que sejamos criaturas melhores,/ filhos melhores./ Que,/

ao reconhecermos a Tua divindade, habitando em cada um de nós,/

nunca nos afastemos de Ti./Fica conosco,/ Sagrada Família,/ a fim de que nosso lar seja repleto da Verdadeira Luz! Amém!”.

(Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

35

9º DIA: A BELEZA DO NATAL EM

Documentos relacionados