• Nenhum resultado encontrado

TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR, PELA INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ!

5º DIA: O NATAL JUNTO DE SÃO JOSÉ

TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR, PELA INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ!

1) Vós que sois nosso Deus adorado e amado, acompanhai com a Vossa graça o Santo Padre, o Papa Francisco, concedei-lhe sempre mais a sabedoria, a ternura, a inspiração e a fortaleza do Espírito Santo, nós Vos suplicamos.

TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR, PELA INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ!

2) Pai Santo, que fizestes de São José o patrono universal da Igreja, ajudai-nos a perseverar nos caminhos da santidade e na obediência aos Vossos mandamentos, realizando obras de misericórdia em prol dos marginalizados e dos excluídos, nós Vos suplicamos.

TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR, PELA INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ!

3) Inspirai bons propósitos de paz e de fraternidade nos corações de todas as pessoas que exercem a autoridade neste mundo, para que sejam humanos nas suas decisões e pratiquem obras de justiça, promovendo o bem comum, nós Vos suplicamos.

TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR, PELA INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ!

4) Fazei, Senhor, que o exemplo de São José seja cada vez mais para todos nós o modelo de como devemos reagir diante das situações que nos parecem sem soluções. Dai-nos uma coragem criativa para continuarmos a esperar que o amanhã seja sempre melhor que hoje, nós Vos suplicamos.

TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR, PELA INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ!

(Preces Espontâneas)

19

CEL.: Senhor, nosso Deus, velai por todos os filhos da Igreja, para que, nas alegrias e provações desta vida, descubram, como São José, a Vossa vontade misteriosa e colaborem na obra da redenção.

Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém!

CONCLUSÃO

(Após oração depois da Comunhão)

CEL: Irmãos e irmãs, nesta caminhada em direção à manjedoura de Belém, devemos permanecer juntos da Virgem Maria, pois Ela nos ajuda a perceber a grandeza de São José e os sinais de sua presença na História da Salvação. É da vontade de Maria que os nossos corações, nossas famílias, nossa paróquia e toda a Igreja descubram em São José, o pai espiritual que nos incentiva a voltar ao amor do Senhor e a viver uma vida repleta de virtudes, e, por isso, refugiemo-nos em seus braços, para que ele nos conduza no caminho da santificação das atividades cotidianas.

L.1: “A devoção a São José é uma das graças mais excelentes que Deus pode conceder a uma alma, pois equivale a revelar todo o tesouro das bênçãos do Senhor. Quando Deus deseja elevar uma alma, Ele a une a São José, dando-lhe um forte amor por este bom santo”. (São Pedro Julião Eymard)

Todos: “O Senhor reserva o êxito aos retos. / É um escudo para quem caminha com integridade, / protege aquele que segue as veredas da justiça e guarda o caminho dos seus fiéis”. (Pr 2, 7-8) L.2: São José foi efetivamente um homem simples, fiel e prudente em quem Deus confiou para realizar coisas grandes. Ele soube viver, exatamente como o Senhor queria, todos e cada um dos acontecimentos que integraram a sua vida. Por isso, a Sagrada Escritura louva José, afirmando que era um homem justo.

L.1: São José foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria. Ele cumpriu com a máxima fidelidade a sua missão. Se, portanto, toda a Igreja tem uma dívida para com a Virgem Maria, por ter recebido a Cristo por meio dela, assim também, depois dela, deve a São José uma singular graça e reverência.

20

Todos: Junto de São José, / o fiel cristão aprende o que é ser de Deus e o que deve fazer para permanecer no amor do Senhor. / Ide a José e encontrareis Jesus! / Ide a José e encontrareis Maria, / que encheu sempre de paz a amável oficina de Nazaré!

CEL: Meus irmãos, “São José protege todos aqueles que o reverenciam e os acompanha em seu caminho nesta vida, assim como protegeu e acompanhou Jesus quando era uma criança”. (São Josemaría Escrivá)

Todos: Em união com São José, / nós compreenderemos que toda a razão de ser de nossas vidas é o Verbo que Se fez carne para nos ensinar a viver a vida de filhos adotivos de Deus! / Valei-nos, / São José!

L.2: “São José foi chamado por Deus para servir diretamente à Pessoa e à missão de Jesus, mediante o exercício da sua paternidade. Desse modo, precisamente, ele cooperou no grande mistério da Redenção, quando chegou a plenitude dos tempos, e é verdadeiramente ministro da salvação”. (São João Paulo II)

L.1: “Como cristãos, devemos honrar São José, agradecer-lhe por sua proteção, rezar por ele com fervor e confiança, esforçar-nos para reproduzir em nossa conduta as virtudes que ele praticou com tanta perfeição”. (Venerável Nelson Baker)

Todos: “O nome de José será um nome de proteção durante toda a nossa vida”.

CEL: Irmãos e irmãs, “São josé nunca duvidou de Jesus ou de Seu poder de derrotar o mal. Para o mundo, Jesus parecia-se com uma criança normal, mas São José sabia que Ele era Deus. Ele adorou Nosso Senhor no berço, no lar de Nazaré, no templo de Jerusalém, e como um homem crescido em sua oficina. São José estava sempre consciente de que, ao olhar para Jesus, ele via o Todo-Poderoso”.

(Donald Calloway)

L.2: São José quer abençoar a nossa comunidade, a nossa paróquia e o nosso lar. Se nós o recebermos amavelmente em nossas casas, invocarmos a sua proteção e honrá-lo piedosamente, ele abençoará grandemente nossa vida em família. Onde quer que São José esteja presente, Jesus e Maria também estarão.

Todos: A Igreja precisa da proteção de São José. / “Ao lado da Virgem Santíssima, / São José tem direito exclusivo a um lugar mais íntimo e profundo em nossos corações”. (São João XXIII)

21

CEL: Irmãos e irmãs, São José nunca quis estar à frente no plano da salvação. Preferia permanecer oculto. Preferia permanecer em silêncio. Seu desejo é que toda a atenção seja dada a Jesus e a Maria.

O silêncio e a humildade de São José, únicos e irrepetíveis, revelam seu poder, sua grandeza e sua influência com Deus. São José, o guardião do nosso Redentor, também disse sim a Deus e permaneceu fiel nesta entrega e fidelidade ao Senhor. Observando a fidelidade de São José à Virgem Maria e ao Menino Jesus, podemos nos questionar: “O que Jesus negaria a São José, que nunca lhe negou nada durante a Sua vida mortal na terra?” (Santo Agostinho)

Todos: “Teu nome, / José, / é a alegria do Céu, / a honra da terra e o conforto dos mortais. / Teu nome revigora os fracos, / conforta os aflitos, / cura os doentes, / amolece os corações endurecidos, / ajuda-nos na tentação, / liberta-nos das armadilhas do diabo, / obtém toda graça e partilha o poder dos santos nomes de Jesus e Maria”. (Beato Bartolo Longo).

CEL: Vamos terminar este quinto encontro da nossa novena de Natal, rezando juntos uma oração elaborada pelo Papa Francisco.

Todos: “São José, / vós que sempre confiastes em Deus, / e fizestes as vossas escolhas guiado pela Sua providência, / ensinai-nos a não contar tanto com os nossos projetos, / mas com o Seu desígnio de amor. / Vós que viestes das periferias, / ajudai-nos a converter o nosso olhar e a preferir o que o mundo descarta e marginaliza. / Confortai quantos se sentem sozinhos e apoiai quantos se comprometem em silêncio para defender a vida e a dignidade humana. / São José, / vós que guardastes o vínculo com Maria e Jesus, / ajudai-nos a cuidar das relações humanas em nossa vida. / Que ninguém experimente o sentimento de abandono que vem da solidão. / Que cada um de nós se reconcilie com a própria história, / com aqueles que nos precederam, / e reconheça inclusive nos erros cometidos um modo pelo qual a Providência abriu o seu caminho, / e o mal não teve a última palavra. / Mostrai-vos amigo para aqueles que mais lutam, / e como apoiastes Maria e Jesus nos momentos difíceis, / assim apoiai também a nós no nosso caminho. / Amém!”

(Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

22

6º DIA: A VIRGEM DO ADVENTO. FELIZ DAQUELA QUE ACREDITOU!

ORAÇÃO DOS FIÉIS

CEL.: Irmãos e irmãs, façamos a Deus nossos pedidos, dizendo:

Senhor, escutai a nossa prece!

Documentos relacionados