• Nenhum resultado encontrado

ÁGUA FLUIDIFICADA

No documento Depressão, corpo, mente e alma (páginas 165-169)

A água fluidificada é aquela que possui propriedades medicamentosas. Tal condição é obtida pela magnetização da água potável. A ação magnética pode ser oriunda de espíritos desencarnados que atuam no socorro àqueles que ainda se encontram no plano físico, por encarnados, através da intenção colocada durante uma prece, ou pela ação conjunta de habitantes dos dois planos, de forma que entidades superiores utilizam os recursos mediúnicos de um encarnado para promover a fluidificação.

O processo de magnetização da água tem sido alvo de importantes pesquisas no campo da física quântica. O cientista japonês Masaru Emoto desenvolveu um experimento, citado no filme “Quem somos nós”, produzido por Willian Arntz e Betsy Chasse, no qual porções de água foram colocadas entre caixas sonoras que emitiam sons distintos como orações, música clássica, a voz do nazista Hitler e músicas de heavy metal, além de outras que foram expostas a sentimentos e pensamentos negativos e de amor, entre outras situações. Após a exposição, a água foi congelada e os cristais formados foram fotografados, revelando formas distintas, sendo que aqueles cristais referentes às porções expostas aos sons harmônicos e sentimentos positivos apresentavam formas também mais harmônicas.

Fica evidente que nossos pensamentos e sentimentos influenciam magneticamente a água, resultando em produtos que podem alterar o funcionamento do organismo humano positiva e negativamente.

Nos casos de depressão, a água fluidificada atua como os demais recursos que tendem a equilibrar o campo energético e refletir seus efeitos no campo celular. Sua

~ 166 ~

eficácia é um fato, mas a restauração do equilíbrio físico e psíquico está intimamente ligada ao cultivo de bons pensamentos por parte do deprimido.

PASSE

O passe é um recurso magnético muito utilizado nos tratamentos espirituais. Existem registros de sua utilização em diferentes culturas, desde tempos remotos, associado a processos de cura e ritos religiosos.

Consiste na transfusão de energia psíquica através da imposição de mãos sobre a pessoa enferma e da ação do desejo sincero do passista de doar-se ao seu semelhante. Trata-se da ação do pensamento, interferindo magneticamente nos corpos físico e espiritual. Harmoniza o campo energético e pode promover alterações no RNA (parte do código genético), alterando mensagens de doença para mensagens que favoreçam o equilíbrio orgânico.

Pode ser executado simplesmente por um

magnetizador encarnado (passe magnético), através da prece, da mentalização e concentração de seus recursos magnéticos em benefício do paciente. Outra forma é a ação direta de espíritos desencarnados como resposta a uma prece ou durante tratamentos espirituais (passe espiritual). Dentro das casas espíritas, é mais comum que aconteça de forma associada entre recursos do médium passista e de entidades desencarnadas (passe magnético-espiritual).

Sua eficácia depende também do desejo de melhora daquele que o recebe. Dessa forma, é possível que, em função da desmotivação e da descrença, alguns deprimidos não experimentem resultados significativos. É necessário associar

~ 167 ~

recursos magnéticos a outros que levem à restauração da auto- estima e da fé.

Também os familiares dos deprimidos podem ser beneficiados pelo passe, já que é normal sentirem-se desenergizados no convívio com o familiar enfermo.

REIKI

Reiki é uma palavra de origem japonesa que significa “energia vital universal”.

Sua prática consiste na canalização da energia vital através do posicionamento das mãos sobre determinadas regiões do corpo, com o objetivo de harmonizar o fluxo energético e promover o bem-estar.

Essa técnica foi desenvolvida pelo japonês Mikao Usui, em meados do século XIX, a partir de informações contidas em antigos registros budistas. Chegou ao Brasil em 1983 e tem sido considerada um importante recurso complementar na prevenção e tratamento de diversas enfermidades.

ACUPUNTURA

A acupuntura é uma técnica milenar, utilizada pela medicina tradicional chinesa, com o objetivo de harmonizar o fluxo de energia vital (Qi ou Ki para os japoneses e Ch’i ou Chi para os chineses) e oferecer ao organismo, condições de se auto-regular.

Essa técnica chegou ao Brasil na década de 50 e nos anos 80 foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde

~ 168 ~

(OMS) como método eficaz no tratamento de diversas doenças.

Etimologicamente, a palavra acupuntura significa “punção com agulha”. O nome refere-se à técnica de inserção de agulhas em determinados pontos da pele, de forma a intensificar ou retardar o fluxo energético.

A Chi percorre todo o corpo através de canais de energia (meridianos) situados sob a pele e que irrigam órgãos e vísceras.

Há doze meridianos principais, posicionados simetricamente dos dois lados do corpo e dois meridianos conhecidos como artérias, que percorrem o eixo do corpo nas suas faces anterior e posterior.

Além dos pontos dispostos ao longo dos meridianos principais, a acupuntura também trabalha com outros situados nas orelhas. A auriculoterapia tem como base a idéia de que todas as áreas do corpo possuem um ponto representativo nas orelhas.

De acordo com a medicina chinesa, a energia vital (Chi) se manifesta sob dois aspectos principais: Yang e Yin. A energia Yang produz calor, expansão, ascensão e o aumento das atividades. A energia Yin produz frio, retraimento, descida, repouso e diminui as atividades. Representam polaridades energéticas e devem estar com seu fluxo em equilíbrio.

O excesso de energia Chi manifesta-se na forma de dor, tensão, calor, ansiedade, azia, insônia, hipertensão, etc. A falta de energia Chi provoca a sensação de frio, pressão baixa, falta de apetite, sonolência, depressão, fraqueza, etc.

A medicina chinesa considera que a desarmonia energética seja responsável pelo aparecimento de diversas enfermidades. No campo da depressão, alguns estudos têm

~ 169 ~

apontado vantagens para o paciente no uso da Acupuntura. Essa técnica tem revelado resultados semelhantes àqueles produzidos pelos fármacos antidepressivos e sem efeitos colaterais.

SHIATSU

Shiatsu é uma palavra japonesa que significa “pressão com os dedos”. É uma técnica que tem como base os conhecimentos milenares da medicina tradicional chinesa. Apesar do nome sugerir o uso dos dedos, a prática também envolve o uso da palma e da borda das mãos e o cotovelo.

Assim como a acupuntura, o Shiatsu tem como foco a regularização do fluxo da energia vital (Qi ou Chi). Consiste em massagear com pressão, pontos sobre a pele na região dos canais de energia (meridianos), harmonizando o fluxo energético, através da estimulação ou sedação dos canais.

Essa técnica proporciona relaxamento, alívio do estresse, sensação de bem-estar e energia. É recomenda para problemas como raiva, preocupação, ansiedade, insônia, depressão, baixa auto-estima, além de vários outros de ordem física.

Esse recurso pode ser usado de forma complementar no tratamento da depressão, aumentando as chances de recuperação.

No documento Depressão, corpo, mente e alma (páginas 165-169)