• Nenhum resultado encontrado

DISTRIBUÍDO DE ÁGUAS PLUVIAIS NA BACIA ÁGUA ESPRAIADA

PÁTIO PAVIMENTADO

3.2 OUCAE: CONSTITUIÇÃO E PROPOSTAS

3.2.6 ÁREAS VERDES E CONTROLE PLUVIAL

Segundo GEOTEC (2009), o EIA/RIMA de 2003, elaborado pela TECNOSAN e aprovado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), apresentou

Claudete Gebara J. Callegaro Mackenzie / PPG / Mestrado nov2014. .

algumas exigências técnicas e recomendações, subsidiando a Licença Ambiental Prévia 17/SVMA.G/2003. No Parecer Técnico 04/2003 (Resolução 81/CADES/2003), o programa de intervenções, no tocante a áreas verdes e drenagem, deveria incluir:

 Implantação de sistema de áreas verdes e espaços públicos (sem definição), sendo pelo menos 3 áreas verdes com tamanho mínimo de 1,0 hectare cada46 e vegetação de porte

arbóreo, nos setores Jabaquara e Americanópolis.

Não está claro se seriam 3 dessas áreas ao todo, ou 3 em cada Setor. Também não estão explícitos os critérios dessa quantificação. Se se considerar o aumento de área construída previsto e que idealmente haveria uma relação direta entre área construída e densidade demográfica, também os demais setores demandariam tais ambientes.

 Plano de dimensionamento e implementação de sistema de áreas verdes e espaços públicos que contemple praças, parques, passeios públicos arborizados e ajardinados para cada setor. Sem outras definições.

 Estudo relativo aos córregos contribuintes do Córrego Água Espraiada, com vistas à adoção de solução tecnológica adequada para a sua canalização. Não se considera recuperar tais fluxos e mantê-los em seu leito natural.

O RIMA de 2009 incluiu a drenagem urbana dentre suas recomendações, mas essa foi mencionada apenas conceitualmente, sem definições práticas: ampliação das áreas verdes, com consequente aumento de áreas permeáveis, resultando em melhorias para o sistema de drenagem urbana, com a redução de volumes a serem atendidos. (GEOTEC, 2009).

O Projeto de Lei 01-00025/2011, que resultou na Lei 15.416/11, incluía os seguintes itens relacionados ao paisagismo e à microdrenagem:

 Em alguns setores, formação de área ajardinada entre as pistas expressas criadas e os bairros.

 Parque Linear com aproximadamente 3.700 metros, sobre o leito original do córrego, aonde, segundo o PL, seriam implantadas 3 lagoas com tratamento paisagístico e

Claudete Gebara J. Callegaro Mackenzie / PPG / Mestrado nov2014. .

controle de drenagem pluvial. O Parque Linear será contornado por Via-Parque, que consiste em via especial com tráfego reduzido e piso diferenciado, estacionamento, sinalização, indicando a presença do Parque. (Figuras de 94 a 100).

 Preservação de nascente do córrego e constituição de pequeno bosque junto a ela, sem mais especificações quanto a que nascentes. Essa proposta consta do PL 25/11, mas não da Lei 15.416/11. (Figura 101)

 Parque Chu is oàe àf e teàaoà pis i o ,à asà ueà oà àe pli itadoà e à aàLeiàeà e à no PL; consta apenas de apresentação pública da EMURB sobre o andamento da Operação, em 2009, na 16ª reunião do Grupo Gestor da OUCAE. Em meio às reuniões, depreendeu-se que seus 35 mil metros quadrados de área aproximada cumpririam a exigência de 3 hectares de área verde, constante no Parecer Técnico 04/2003 (Resolução 81/CADES/2003) mencionado parágrafos atrás. (Figuras de 102 a 106)

As faixas ajardinadas ao longo da via expressa já faziam parte da primeira proposta de anel viário em 1964, destinadas à segurança viária; anos depois, a reserva de área ao longo da avenida foi reforçada para adequação ambiental; mais recentemente, incluiu-se paisagismo voltado ao usufruto da população local e à mobilidade alternativa. Atualmente (setembro 2014), em alguns trechos da Avenida Jornalista Roberto Marinho, pode-se encontrar equipamentos de ginástica instalados em alguns pontos verdes ao lado da avenida; contudo, fica-se em dúvida quanto à salubridade de tal medida, uma vez que não se recomenda atividade aeróbica em meios poluídos, como é o caso da avenida.

O Parque Linear ao longo do Córrego Água Espraiada e de seu principal contribuinte, Córrego Jabaquara, abrange faixa de requalificação urbana desde o Reservatório de Retenção do Jabaquara (piscinão) até próximo às cabeceiras do Córrego Jabaquara, já nas imediações da Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira. O Setor Jabaquara, da OUCAE, onde o Parque foi projetado, corresponde ao trecho mais acidentado da bacia hidrográfica Água Espraiada. (Figura 94)

Claudete Gebara J. Callegaro Mackenzie / PPG / Mestrado nov2014. .

O projeto do Parque Linear foi alterado várias vezes ao longo de seus quatro anos de elaboração, com redução da cobertura vegetal, alteração das declividades, exclusão parcial das lagoas, entre outros aspectos relacionados ao monotrilho, buscando compatibilizar as exigências e contradições dos vários órgãos públicos e concessionárias de serviços.

Marginal Pinheiros

Av. Eng. Armando de Arruda Pereira Av. Washington Luis i Figura 94 – Intervenção da

autora sobre Mapa

Hipsométrico da sub-bacia do Córrego Águas Espraiada obtido em GEOTEC (2009), indicando a posição do Parque Linear (em verde).

Figura 95 – Simulação do Parque Linear e do início do Túnel, ocupando terrenos ocupados irregularmente ou a serem desapropriados. Imagem recortada de vídeo institucional da SP Obras aos 4:13 (SÃO PAULO – Município, SP OBRAS, 2014).

Claudete Gebara J. Callegaro Mackenzie / PPG / Mestrado nov2014. .

Figura 96 – Simulação do Parque Linear, com cruzamento em nível e monotrilho aéreo. Imagem recortada de vídeo institucional da SP Obras aos 4:49 minutos. (SÃO PAULO – Município, SP OBRAS, 2014).

Figura 97 – Simulação do Parque Linear, com áreas de convívio preparadas para todos os públicos, inclusive quanto à acessibilidade. Imagem recortada de vídeo institucional da SP Obras aos 5:13 minutos. (SÃO PAULO – Município, SP OBRAS, 2014).

A execução do Parque Linear está atrelada à construção do longo túnel de acesso à Rodovia dos Imigrantes, lembrando que originalmente esse acesso seria pela continuação da Av. Água Espraiada ao longo do Córrego Jabaquara, ou seja, na área do Parque.47

O Córrego Água Espraiada tem vários tributários ao longo de seu curso; seu principal formador é o Córrego Jabaquara, com o qual é muitas vezes confundido. As nascentes do

47 Na mudança de governo municipal, em 2014, aparentemente essas propostas estão sendo reavaliadas, mesmo já aprovadas em lei, conforme se depreende da ata da 33ª reunião do Grupo Gestor da OUCAE em abril de 2014, última publicada. (SÃO PAULO – Município, SP URBANISMO, 2013 e).

Figura 98 – Simulação do Parque Linear, com monotrilho, passeio para pedestres, ciclovia e via para veículos, todos bem identificados e isolados por arvoredo. Imagem recortada de vídeo institucional da SP Obras aos 5:42 minutos. (SÃO PAULO – Município, SP OBRAS, 2014).

Claudete Gebara J. Callegaro Mackenzie / PPG / Mestrado nov2014. .

Córrego Jabaquara se localizam na divisa com a bacia do Córrego Ipiranga, nas proximidades da Rodovia dos Imigrantes, e é a essa região que a proposta da OUCAE se refere. Porém, as nascentes se encontram fora do Parque Linear, em loteamento legal e não se buscou saber que providências serão tomadas nesse sentido.