• Nenhum resultado encontrado

Congregação Ampliada Congregação

2. PLANEJAMENTO ACADÊMICO DO IHAC E A SUA RELAÇÃO COM AS OFERTAS DE VAGAS NA UFBA

2.1. SISTEMAS DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO NA UFBA: COMPETÊNCIAS E ROTINAS DE TRABALHO

2.1.2 Órgãos Estruturantes e suas atribuições

Inicialmente é importante descrever quais são os Órgãos Estruturantes123 da Administração Central da universidade, em nível de graduação, e as competências que lhes são atribuídas neste processo, para compreendermos como é gestado o planejamento acadêmico na UFBA. Esta composição baseia-se na estrutura definida mediante Estatuto e Regimento124 e está representada pela Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), Superintendência de Administração Acadêmica (SUPAC) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Conforme consta, a PROGRAD tem o papel de coordenar e articular com as unidades universitárias e com os Órgãos Complementares125 “sobre as funções de coordenar, planejar, executar, assistir, supervisionar e fiscalizar, as políticas do ensino de graduação, prestando suporte aos demais órgãos na normatização de práticas e procedimentos acadêmicos”126.

Sua estrutura interna é composta pela Coordenação Acadêmica de Graduação, através do Núcleo de Planejamento Acadêmico de Graduação e Núcleo de Currículos e Programas e a Coordenação de Seleção e Orientação, por meio dos seus Núcleos de Seleção e Avaliação, Orientação e Tecnologia da Informação.

A SUPAC, e órgão vinculado diretamente à Reitoria, responsável pela coordenação, fiscalização, execução e superintendência das atividades de ensino de graduação, pós- graduação e extensão. Cabe a ela “coordenar os planejamentos acadêmicos semestrais; manter os setores das unidades universitárias informadas sobre questões relacionadas com as atividades de ensino; participar da política de ensino, pesquisa e extensão; analisar os pedidos

123

De acordo com o Estatuto e Regimento Geral da UFBA, de 2010, são aquelas unidades de assumem papel de gestão, com “dotação orçamentária específica, cargos e lotação própria de pessoal técnico-administrativo, porém não poderão dispor de pessoal docente neles lotados” (cap. IV, seção II, p.36).

124

Refere-se ao Estatuto e Regimento Geral da UFBA, 2010 e ao Regimento Geral da Reitoria, 2013.

Disponíveis, respectivamente em:

https://www.ufba.br/sites/www.ufba.br/files/estatuto_regimento/index.html e https://www.ufba.br/sites/devportal.ufba.br/files/Regimento_Reitoria_web.pdf. Último acesso em: 19.10.2014.

125

São aqueles que mediante Estatuto da UFBA poderão ser criados e vinculados às unidades universitárias, com a finalidade de “colaborar nas atividades de ensino e/ou conduzir ações, projetos e programas de pesquisa, criação e inovação de extensão universitária”. Sua criação necessitará ser aprovada pelo Conselho Universitário, após análise do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (cap. V, seção II, p.41).

126

de contratação temporária de docentes; orientar o corpo discente e docente quanto a procedimentos acadêmico-administrativos e apreciar seus pleitos, dentre outras funções 127”.

Sua estrutura interna é composta por: I - Coordenação de Planejamento e de Registros Acadêmicos através dos Núcleos de Registros dos Cursos de Graduação, Registros dos Cursos de Pós-Graduação e Planejamento Acadêmico; II - Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis, por meio dos Núcleos de Apoio à Gestão Acadêmica, Atendimento ao Estudante, Admissão e de Registros da Graduação, Admissão e de Registros da Pós- Graduação, Expedição de Diplomas e Certificados e de Arquivo; III - Coordenação de Instalações de Uso Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Finalmente a STI, órgão também vinculado diretamente a Reitoria, com as competências de “manter, planejar, desenvolver, suprir, especificar e controlar recursos, bens e serviços utilizados para o processamento e a comunicação de informações e dados, bem como liderar o processo de implantação de novas tecnologias de informação e comunicação e apoiar a comunidade universitária na aplicação, compra e utilização de novas soluções integradas de tecnologia da informação”128.

Sua estrutura interna compreende cinco coordenações, com atribuições específicas a cada uma delas, assim como as coordenações dos outros órgãos citados anteriormente. São elas: I - Coordenação de Sistemas da Informação, através dos núcleos de Engenharia, Tecnologia e Qualidade de Software, e Sistemas;II - Coordenação de Redes e Infraestrutura, por meio dos seus Núcleos de Infraestrutura, e de Serviços de Rede; III - Coordenação de Governança e Qualidade de Tecnologia de Informação e Comunicação; IV - Coordenação de Projetos Especiais com os núcleos de Ensino a Distância e Tecnologias de Educação; e de Atividades Extensionistas; V - Coordenação de Atendimento, através dos núcleos de Relacionamento; e de Atendimento e Serviço.

É comum aos três órgãos, que cada um possua na sua estrutura interna uma Gerência Administrativa e Financeira, com as seguintes atribuições regimentadas: “preparar empenhos das despesas do órgão; manter o controle dos saldos das dotações; controlar e declarar a prestação de serviços nos faturamentos que devam ser processados para pagamento; e preparar processos de prestação de contas e de pagamento de despesas”129.

127

Conforme consta no site desta superintendência, disponível em: https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/SUPAC/WebHome. Último acesso em 25.11.2014.

128

Conforme definições do Estatuto e Regimento Geral da UFBA (2010, p.46). 129

As rotinas de ordem acadêmica na UFBA são definidas mediante dois documentos institucionais que organizam todos os trâmites acadêmicos que constam no Regulamento de Ensino e Graduação (REG): calendário acadêmico e a agenda de rotinas acadêmicas.

O planejamento acadêmico de todas as unidades universitárias, para todas as naturezas de cursos (graduação e pós-graduação) é gestado pela SUPAC, órgão que coordena semestralmente as etapas deste processo, definidas através de ações130 e prazos estabelecidos na agenda de rotinas acadêmicas da universidade.

Esse documento caracteriza-se como um cronograma padrão elaborado pela SUPAC, onde contempla as atividades acadêmicas semestrais de todas as unidades universitárias órgãos estruturantes e complementares linearizando as suas ações, sem que hajam peculiaridades de etapas entre uma natureza de curso ou outra, adotando assim um fluxo comum de processo para todas as unidades universitárias.

Antes da divulgação à comunidade universitária, as datas são aprovadas pelo Reitor e o documento é submetido à sessão pública da reunião plenária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), para aprovação.

130 As ações acadêmicas como aproveitamento de estudos, matrículas, transferências, programa de mobilidade acadêmica, estudante especial, revalidação e reconhecimento de diploma, residência médica, compõe este documento e estão baseadas segundo o Regulamento de Ensino e Graduação (REG)/UFBA. Sua última revisão foi aprovada em 15/12/2005, com atualização em 20/10/2009, Alterado pela Resolução n° 09/2012 do CAE. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/devportal.ufba.br/files/REG_rev_out_091_res_09_12_2.pdf. Último acesso em: 26/11/2014.

O Quadro 4, a seguir, ilustra as atividades e prazos relativos ao planejamento acadêmico na UFBA:

Quadro 4 – Demonstrativo de planejamento acadêmico - Agenda de Rotinas Acadêmicas PLANEJAMENTO ACADÊMICO

SUPAC solicita a Superintendência de Tecnologia da Informação - STI (antigo CPD) preparação dos módulos do SIAC para o Planejamento Acadêmico (25% do total de aulas do semestre)

07/11/2013 STI disponibiliza os módulos do SIAC para o Planejamento Acadêmico 06/12/2013 Solicitação de vagas pelos Colegiados de Graduação e Pós-Graduação aos

Departamentos 09 a 20/12/2013

Último dia para os Colegiados informarem ao CPD dos critérios de

escalonamento da inscrição em componentes curriculares na WEB131, dentre os já estabelecidos

20/12/2013 Negociação entre Colegiados e Departamentos do planejamento acadêmico e

registro no SIAC 23/12/2013 a 10/01/2014

Renegociação entre Colegiados e Departamentos do planejamento acadêmico e

registro no SIAC 13 a 22/01/2014

Departamento/Coordenação Acadêmica aprova, em plenário, planejamento

acadêmico e registra no SIAC Até 22/01/2014

Colegiados dos cursos de Graduação encaminham à SUPAC as sugestões para

as inscrições em componentes curriculares de calouros 24/01/2014 Colegiados dos cursos de Pós-Graduação encaminham à SGC a documentação

dos novos estudantes selecionados para cadastro (cadastrar nº de matrícula) 24/02/2014 Último dia para apresentação na PROEXT dos Projetos dos Programas de

ACCS A definir A definir

Fonte: dados retirados do sítio institucional da UFBA, semestre 2013.1: https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/SUPAC/AgendaAcademica, acesso em 02 de abril de 2014.

Cada uma das etapas listadas na agenda acadêmica está interligada através do sistema acadêmico da UFBA. Toda e qualquer deliberação sobre a flexibilização de prazos e/ou rotinas precisa ser submetida a deliberação da SUPAC.

2.1.3. Rotinas de trabalho em relação ao planejamento acadêmico nas unidades