• Nenhum resultado encontrado

O período de dez dias compreendido entre levantamento e o lavra partos da festa, compreende o final do processo ritual da festa, coincidentemente é nessas ultimas duas semana que os rituais se intensificam e que a participação de devotos e admiradores é mais forte e mais visto. Esse momento que se pode ter a dimensão da força e influencia que santa Tereza possui dentro do seu território e na circunvizinhança, a participação de grande número de pessoas tanto nas tarefas da festa, quanto na procissão e nos outros espaços mostram isso.

Entretanto a festa não começa no dia do levantamento do mastro, mas tem todo um calendário definido a ser cumprido como manda a tradição. Primeiro passo é a escolha dos juízes da festa, que serão os festeiros do próximo ano que é feito pelo festeiro anterior em comum acordo com a encarregada da santa para evitar qualquer problema político. O festeiro pode resultar de duas maneiras convite publico ou festeiro de promessa.

Segundo prado ( 2006. p. 72), o festeiro não é o resultado de um engajamento direto e privado do individuo, mas uma aquiescência a um convite publicamente formulado por outrem. No caso do promesseiro a iniciativa de assumir essa cerimônia coletiva é individual. A festa também pode ser vista como um empreendimento coletivo fruto de relações coletivas, como no caso de Santa Teresa o cidadão responsável pela festa ele assumir de certa forma uma função em nome do coletivo como aponta Prado no trecho a seguir

As próprias festas de santo podem ser consideradas promessas coletivas com o objetivo do bem estar da comunidade. Acredita-se firmemente que se o povo não cumprir com sua obrigação ao santo, isto é, festejá-lo na época apropriada ele abandonar a proteção que dispensa. (PRADO, 2006. p. 42)

83 Quando se trata do caso de um festeiro comum assumir a feitura da festa, é mais frutos das pressões sociais em sua maioria das vezes motivada pela capilaridade das relações pessoais do sujeito dentro e fora do grupo, via de regara seu compromisso é mais imediato, paro o ano seguinte ou no máximo dois anos.

Nesse período o festeiro deve se vale de suas boas redes de relações para conseguir montar o batuque e uma boa turma que saia em companhia da santa com o objetivo de arrecadar joias para formar um fundo cerimonial para ajudar na feitura da festa.

O casal de juízes além de organizar todo processo ritual é responsável diretamente pela organização de todo o conjunto da festa bem como; formação do batuque, ensaio, joia e a organização direta dos três últimos dias da festa, a véspera onde acontece a ultima novena, o dia da festa que se constitui no ponto alto da cerimônia e o lava pratos encerramento.

O povoado começa a ficar agitado no dia da novena regia que, via regra, quando o mastro é levantado no dia 06 de outubro que manda a tradição cai no dia 13118 de outubro. É dia é marcado pelos últimos retoques no sitio, feitura de bolos e o banho da Santa. A feitura de bolos de tapioca é uma tarefa coletiva onde os donos da festa convidam varias mulheres e homens para a feitura de bolos.

Há um visível processo que aponta para uma divisão sexual do trabalho relativo as atividades realizadas nas comunidade nos últimos momentos que antecedem os três últimos dias de festa. As mulheres ficam responsáveis pela feitura da massa119, cuida da feitura de todos os bolos, das comidas, ornamentação da igreja da casa da festa. Os homens socam o coco babaçu para extrair o leite120, cuidam da matança dos animais, preparam o forno para assar os bolos.

118

Para efeito de escrito eu vou considerar as datas em que as atividades tradicionalmente são feita, coincidentemente em 2011, ano do meu campo a festa foi feita nos dias tradicionais, ou seja, o dia da festa coincidiu com o dia da morte de santa Tereza D’avilla dia 15 de outubro. Então minha narrativa se dará considerando as datas tradicionais de cada atividade. Segundo PRADO, 2006. p. 42 Existe um padrão de atitudes e de relações para com os santos que se define sob a legenda de respeito. Compreende as festas realizadas na ocasião devida, o cumprimento das promessas, as ladainhas e novenas e atos como benzer-se diante da imagem.

119 A massa do bolo é feita usando ovos, a tapioca utilizada na maioria das vezes é produzida nas roças de

pessoas da comunidade, manteiga, sal, erva doce e leite de coco. Primeiros às mulheres molham a tapiocas depois acrescentam os ingredientes até a massa ficar no ponto depois elas enrolam partes da massa em forma de roda o bola esta pronto para ir ao forno. São produzidos dois tipos de bolos de tapioca o normal, que a massa fica coinsistente por dentro e o bolo “fofo’’, que um bolo todo mole e mais macio”.

120 O coco babaçu é socado pilões homens e as vezes mulheres se revezam no processo. Durante esse

84 Cada agente social cuida dos seus afazeres sem que haja interferência de um no trabalho do outro sob pena de ser considerado como a quebra de uma regra, uma infração, essa ação poderia interferir negativamente no trabalho do outro, incapacitando a ação do outro121. Essas atividades ocorrem na casa de farinha da comunidade e são desenvolvidas de forma coletivas. Como observa Regina Prado (2006), Quem chega ao povoado nas vésperas ou durante a realização de uma festa, fica impressionado com fluxo de atividades assumidas coletivamente e com o aspecto que ele adquire de uma só e grande família.