• Nenhum resultado encontrado

A caracterização dos sujeitos e de suas famílias

Os sujeitos pertencem à classe média, vivem em agregados familiares nucleares e estruturados, constituídos, basicamente, pelo casal e descendentes de primeiro grau (à excepção daqueles que já se tornaram economicamente independentes dos pais). Os actores são portugueses de origem, com ressalva para a Sr.ª Eanes que, sendo de ascendência brasileira, contraiu casamento com um cidadão português.

Ambos os progenitores pertencem à população activa que trabalha, à excepção da Senhora Eanes que se encontrava desempregada.

Não obstante, existem evidências de um grande envolvimento dos pais no acompanhamento escolar dos filhos. Nalguns casos, foi também revelada a partilha de responsabilidades com outros membros da família, nomeadamente irmãos e avós. Efectivamente parece existir uma grande proximidade dessas famílias à escola. Além do envolvimento dos membros da família nas tarefas escolares dos educandos, foram assinalados casos de participação nos órgãos ou estruturas das escolas e nas Associações de Pais e de Encarregados de Educação e de desempenho de funções docentes.

Apesar da manifesta pro-actividade dos sujeitos desta investigação, apenas a Sr.ª Amável é actual membro de uma associação de pais e encarregados de educação, desempenhando também funções nos corpos sociais da mesma. Além disso,

desempenhou as funções de representante dos encarregados de educação num dos órgãos de gestão e de direcção da escola e nos Conselhos de Turma da sua educanda (A p. 7).

Quanto aos restantes, apenas a Sr.ª Eanes e o marido foram membros de associações de pais e encarregados de educação de outra escola (E p. 8).

Todos os sujeitos entrevistados tiveram uma vida escolar bastante longa, sendo de assinalar o ingresso/conclusão de cursos de mestrado e doutoramento. Apenas a Senhora Dias não chegou a concluir nenhuma das duas licenciaturas frequentadas. O percurso escolar dos sujeitos foi regular ou mesmo bom, à excepção do Senhor Brandão. Segundo este, o baixo o nível de instrução dos pais e a falta de apoio escolar foram determinantes para o seu fraco rendimento e da irmã durante os 2.º e 3.º Ciclos. Todos os Encarregados de Educação confessaram terem tido uma boa relação com a escola e os docentes. Apenas um dos sujeitos referiu que a sua hiperactividade à época lhe valeu a aplicação de castigos.

Embora boa parte da experiência escolar dos Encarregados de Educação tenha decorrido em estabelecimentos de ensino público, uma parte significativa dos mesmos passou inicialmente pelo ensino privado, o que sugere que os seus pais também pertenciam a classes sociais favorecidas.

De assinar que dois dos Encarregados de Educação entrevistados foram antigos alunos desta Escola, as Senhoras Dias e Chaves, sendo que a última faz actualmente parte do seu corpo docente. No passado, o Senhor Brandão também exerceu aí funções docentes e directivas, tendo mais tarde passado a pertencer, juntamente com a esposa, ao quadro de professores de nomeação definitiva da escola secundária mais próxima, a “Huelva”. Salvo as Senhoras Dias e Eanes, cujos domicílios estão situados noutros municípios, as restantes famílias residem na cidade de “Polar”, muito próximo da Escola “Toledo”. Não obstante, de acordo com a Carta Educativa, nenhum dos domicílios dos Encarregados de Educação entrevistados está situado no território educativo desta Escola. Utilizando como meio de transporte o automóvel e o percurso rodoviário, os domicílios das primeiras Encarregadas de Educação distam da Escola cerca de 20 e 86 km, respectivamente.

À excepção da Senhora Eanes, todos os sujeitos trabalham na cidade de “Polar” há muitos anos, tendo outros familiares e/ou amigos que exercem funções ou são utentes da Escola “Toledo”.

Dos Encarregados de Educação entrevistados, apenas o Sr. Brandão tinha dois educandos da mesma idade a frequentar a Escola “Toledo”.

A Senhora Faria, além de ser uma professora bastante experiente e actual elemento de um dos órgãos da Escola, desempenhou diversos cargos de gestão e de coordenação pedagógica em outras escolas onde também exerceu funções. A sua ligação profissional à Escola “Toledo” dura há largos anos, sendo manifesto o carinho e orgulho que nutre pela mesma.

4.2. Os educandos

Embora alguns dos Encarregados de Educação entrevistados se tenham referido a educandos que não frequentaram a Escola “Toledo” no ano lectivo 2008/2009, a presente caracterização cingir-se-á apenas aqueles que efectivamente são alunos desta Escola.

Assim, focalizaremos a nossa caracterização em seis dos educandos, quatro raparigas e dois rapazes, uma vez que o Senhor Brandão é simultaneamente Encarregado de Educação dos dois últimos.

Duas das educandas, as das Senhoras Amável e Dias, frequentam o 7.º e o 8.º ano, respectivamente, tendo sido anteriormente alunas da Escola “Barcelona” - a escola básica 2+3 mais próxima. No primeiro ciclo do ensino básico, das duas, apenas a educanda da Senhora Amável esteve matriculada num estabelecimento de ensino privado.

Segundo o perfil traçado pelas duas Encarregadas de Educação, estas educandas têm em comum o facto de serem responsáveis, disciplinadas, assíduas, estudiosas e excelentes alunas. Além disso, estão bem integradas na escola, têm uma boa relação com os docentes, frequentam actividades extra-curriculares nos tempos livres e têm como objectivo prosseguir estudos no ensino superior.

Os demais educandos frequentam o 11.º ano, dois o Curso de Ciências e Tecnologias e os outros dois o Curso de Artes. À excepção da educanda da Senhora Eanes que veio de uma escola exterior ao território educativo em estudo, os outros alunos frequentaram no terceiro ciclo a Escola “Toledo” e no 2.º Ciclo a Escola “Mérida”. Desses alunos, apenas a educanda da Senhora Chaves frequentou no 1.º Ciclo um estabelecimento de ensino privado.

À excepção da educanda da Sr.ª Eanes, esses alunos tiveram um percurso escolar sem repetências.

Todos têm em comum o facto de perspectivarem o futuro ingresso no ensino superior. Salvo o educando do Sr. Brandão matriculado no Curso de Ciências, o qual revela um aproveitamento mais irregular e alguma falta de maturidade, estes alunos apresentam actualmente bons resultados escolares, são muito interessados, responsáveis, disciplinados e trabalhadores. As alunas frequentam o Conservatório de Música da cidade e o educando do Sr. Brandão que está matriculado no Curso de Artes pertence a um grupo de teatro.

5. As representações dos pais