• Nenhum resultado encontrado

2 UM NOVO CENÁRIO, NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS E A VALORIZAÇÃO

4.2 A cidade de Martins e a importância da EaD para essa região

A cidade de Martins, situada no interior do estado do Rio Grande do Norte, é um exemplo de uma região onde a população sempre apresentou grandes dificuldades no acesso ao ensino superior.

Depois da implantação de um polo da UAB, em uma parceria envolvendo a Prefeitura de Martins e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a população da cidade de Martins e de algumas cidades próximas passou a ter a oportunidade de frequentar um curso superior sem a necessidade de realizar viagens diárias para frequentar uma instituição de ensino presencial situada em outra cidade.

A cidade de Martins está localizada na região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Cidade serrana, situada a 703 m de altitude, tem um clima agradável que é considerado um dos melhores do Estado.

Sua economia básica está concentrada no turismo, na agricultura e na pecuária de leite e corte. Em pequeno número, ainda são encontrados engenhos de cana-de-açúcar e casas de farinha.

Situada a 362 km da cidade do Natal, a cidade de Martins possui um enorme potencial turístico devido ao clima e às suas belezas naturais.

Nas serras úmidas de Martins está um dos climas mais agradáveis do Rio Grande do Norte, de grande potencial turístico em decorrência da situação física, cultural e histórica, mediante exploração a ser feita com incentivos governamentais que sejam orientados à saúde, repouso e boa qualidade de vida durante o período de férias. (IDEMA, 2005, p. 06)

Além do clima tropical chuvoso, com um período chuvoso que se inicia em janeiro e chega até o mês junho, e temperatura mínima de 15,0o C, a cidade de Martins oferece aos turistas: belas paisagens observadas dos mirantes; banhos em cachoeiras na época das chuvas; caminhadas em trilhas; museus que abordam aspectos históricos, culturais e arqueológicos; pequena reserva florestal particular; engenhos de cana e casas de farinha; obras de artistas, pintores, escultores e ceramistas; construções antigas no estilo barroco; imagens portuguesas; cavernas, entre outras atrações turísticas.

A cidade de Martins faz fronteira com as cidades de: Umarizal, Viçosa, Portalegre, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos e Lucrécia.

De acordo com a publicação, Perfil do seu Município – 2005, do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), a cidade de Martins contava, neste período, com 19 estabelecimentos de ensino, dos quais, dez estabelecimentos eram municipais, oito eram estaduais e um pertencia à iniciativa privada.

Estas instituições ofereciam educação básica para a população de Martins, atendendo 292 alunos na educação infantil, 1848 alunos no ensino fundamental e 438 alunos no ensino médio.

A ausência de uma IES na cidade de Martins sempre dificultou o acesso da sua população ao ensino superior, bem como para a população de cidades próximas, que apresentam a mesma carência de IES. Para frequentar uma IES antes da implantação do polo de apoio presencial da UAB, os alunos da cidade de Martins precisavam se deslocar para as cidades de Patu ou Umarizal (situadas, respectivamente a 60 km e a 30 km de Martins).

As dificuldades de acesso a uma IES presencial por parte da população da região em que está localizada a cidade de Martins e a importância da EaD para essa região serão evidenciadas ao longo desta pesquisa, pois, como demonstraremos posteriormente, a maioria dos alunos que participaram da pesquisa possuía apenas o ensino médio quando iniciaram o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e, após a conclusão do ensino médio, muitos desses alunos estavam completamente afastados do ambiente educacional, devido à necessidade de deslocamento diário para outras cidades onde existem IES presencial.

Após a implantação do polo de EaD para a oferta do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental na cidade de Martins, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também passou a ofertar cursos superiores voltados para a formação inicial de professores de Ciências Biológicas, Matemática, Física e Geografia. Além disso, a UFRN também oferece o curso de Gestão Pública, ampliando e diversificando a oferta de cursos superiores na região.

O polo de apoio presencial da cidade de Martins está situado no interior da Escola Estadual Joaquim Inácio. Esse polo possui uma infraestrutura que conta com um laboratório de informática, biblioteca e secretaria. O laboratório de informática do polo conta com 27 computadores conectados à Internet.

Esse polo conta com a presença de um coordenador, uma secretária e dois tutores presenciais, disponibilizados pela Prefeitura de Martins, que auxiliam os estudantes no desenvolvimento de suas atividades através de encontros presenciais no próprio polo.

Depois de conhecermos o contexto em que os polos de Mossoró e Martins e seus alunos estão inseridos, vamos conhecer agora os perfis dos alunos evadidos do curso em ambos os polos, suas perspectivas e percepções acerca do curso e da EaD e suas dificuldades ao longo do desenvolvimento do curso.

Os perfis dos alunos evadidos do curso nos polos de Mossoró e Martins foram elaborados a partir dos dados coletados através da aplicação de questionários com esses alunos.

A aplicação de questionários com os alunos evadidos do polo de Mossoró ocorreu nos meses de maio, junho e julho de 2009. O período relativamente extenso para a aplicação de 15 questionários se deve à dificuldade em localizar os alunos evadidos32 e à dificuldade em agendar um horário para a aplicação do questionário33.