• Nenhum resultado encontrado

2 UM NOVO CENÁRIO, NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS E A VALORIZAÇÃO

3.6 A evasão no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental oferecido através da modalidade

Ao observarmos a realidade do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRN é possível perceber um acentuado índice de evasão por parte dos discentes após quatro semestres de efetivo funcionamento do curso. Segundo dados fornecidos pelo DETED do IFRN, dos 201 alunos que efetuaram suas matrículas no primeiro semestre, apenas 101 alunos efetuaram a matrícula no sexto período (Evasão de 49,75%).

TABELA 5 – NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL EM CADA SEMESTRE

Polo 1o semestre 2o semestre 3o semestre 4o semestre 5o semestre 6o semestre Currais Novos 54 alunos 35 alunos 26 alunos 21 alunos 20 alunos 18 alunos

Luiz Gomes 55 alunos 46 alunos 39 alunos 38 alunos 37 alunos 37 alunos Martins 52 alunos 48 alunos 41 alunos 36 alunos 32 alunos 29 alunos Mossoró 40 alunos 25 alunos 18 alunos 17 alunos 17 alunos 17 alunos Total 201 alunos 154 alunos 124 alunos 112 alunos 106 alunos 101 alunos

O polo de Currais Novos iniciou suas atividades com 54 alunos e chega ao sexto semestre com 18 alunos. 36 alunos abandonaram as atividades nesse polo, contabilizando uma evasão de 66,67%.

O polo de Luiz Gomes contava com 55 alunos no primeiro semestre e inicia o sexto semestre com 37 alunos. Com 18 alunos evadidos, esse polo apresenta, no início do sexto semestre, uma evasão de 32,73%.

O polo de Martins deu inicio às suas atividades com 52 alunos e chega ao sexto semestre com 29 alunos matriculados. Com 23 alunos evadidos, esse polo de EaD do IFRN apresenta um índice de evasão de 44,23%.

Já o polo de Mossoró, que iniciou suas atividades com 40 alunos, chega ao sexto semestre com 17 alunos matriculados. Com 22 alunos evadidos, esse polo de EaD do IFRN apresenta um índice de evasão de 55%31.

Esses dados representam a realidade do curso em termos de evasão até o início do sexto período. Informações acerca da evolução da evasão nos polos de EaD que oferecem o curso de Gestão Ambiental são apresentadas na tabela abaixo.

TABELA 6 – NÚMERO DE ALUNOS QUE DEIXARAM DE FREQUENTAR O CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL EM CADA SEMESTRE

Polo 1o semestre 2o semestre 3o semestre 4o semestre 5o semestre Total Currais Novos

19 alunos 09 alunos 05 alunos 01 alunos 02 alunos 36 alunos Luiz Gomes 09 alunos 07 alunos 01 alunos 01 aluno 00 alunos 18 alunos Martins 04 alunos 07 alunos 05 alunos 04 alunos 03 alunos 23 alunos Mossoró 15 alunos 07 alunos 01 alunos 00 alunos 00 alunos 23 alunos

Total 47 alunos 30 alunos 12 alunos 06 alunos 05 alunos 100 alunos

Fonte: IFRN

A tabela acima mostra que, nos polos de Mossoró e Currais Novos e Luiz Gomes, a evasão se concentra nos dois primeiros semestres do curso. Já no polo de Martins, a evasão ocorre ao longo de todo o período de funcionamento do curso.

Índices tão elevados de evasão podem estar vinculados a problemas intrínsecos ou extrínsecos ao curso, que se manifestam ao longo do seu desenvolvimento e cujos reflexos podem se fazer sentir na aprendizagem dos alunos.

31 Quando apresentamos uma evasão de 22 alunos (55,0%), não estamos contabilizando a evasão de um aluno

que faleceu quando ainda frequentava o curso, pois consideramos que um aluno que faleceu não deve ser classificado como evadido.

Esses índices de evasão também levam a um questionamento acerca da argumentação apresentada pelo Banco Mundial, que afirma que os programas de educação a distância são menos custosos que os programas universitários presenciais, devido à possibilidade de atendimento a um maior número de estudantes por parte do professor.

Nesse sentido, Belloni (1998) afirma que o investimento no uso de tecnologias ou no ensino a distância não significará economia de custos, em um primeiro momento, devido ao maior investimento em equipamentos, na valorização necessária do professor e na sua formação, que deverá ser repensada. Porém, a médio e longo prazo, deve-se obter uma maior rentabilidade, entre outros motivos, pelo menor fracasso escolar.

Contrariando os argumentos apresentados pela autora e pelo próprio BM, consideramos que a discussão acerca da promessa de redução de custos proporcionada pela EaD precisa ser melhor analisada, pois, sem os devidos cuidados, os elevados índices de evasão apresentados pelos cursos a distância podem comprometer a argumentação de que, através da EaD, é possível oferecer educação de qualidade a um custo inferior ao proporcionado pela educação presencial.

Mesmo sem considerar a questão da evasão, Palloff e Pratt (2002) levantam dúvidas acerca da promessa de que a EaD promove uma economia de custos, evidenciando uma mudança no perfil dos gastos quando comparamos a EaD com a educação presencial, ao afirmarem que

Na verdade, oferecer cursos a distância pode não ser mais econômico para a instituição. Embora economize no uso do espaço da sala de aula, os custos com tecnologia, transmissão, manutenção, infra-estrutura, produção, apoio e, naturalmente, pessoal devem ser levados em conta. (PALLOFF, PRATT, 2002, p. 85)

Até o momento, procuramos mostrar que diversas ações foram e vêm sendo desenvolvidas nas duas últimas décadas, objetivando promover a expansão da EaD, utilizando o argumento de que essa modalidade educativa pode oferecer uma grande contribuição objetivando a solução para a carência de educação no país.

Mostramos ainda que a evasão é um problema comum a diversos cursos a distância e que o curso de Tecnologia e Gestão Ambiental na modalidade da EaD do IFRN não está imune a esse problema.

No próximo capítulo iremos apresentar um perfil dos alunos evadidos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e analisar as expectativas e percepções desses alunos acerca do curso e da EaD, procurando ainda identificar as principais dificuldades enfrentadas durante o período em que frequentaram o curso.

4 O ALUNO EVADIDO DA EAD NO IFRN: PERFIL, EXPECTATIVAS, PERCEPÇÕES E DIFICULDADES ENFRENTADAS NO DESENVOLVIMENTO DO CURSO.

Quando nos propomos a apresentar os perfis dos alunos evadidos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental nos polos de apoio presencial localizados nas cidades de Mossoró e Martins, bem como analisar as expectativas e percepções desses alunos acerca do curso e da EaD, procurando ainda identificar as principais dificuldades enfrentadas por esses alunos, consideramos que estamos apresentando elementos importantes para a análise da evasão discente nesses dois polos.

Para uma melhor sistematização das ideias, iremos, em um primeiro momento, apresentar uma breve descrição do contexto em que cada polo está inserido. Em seguida, apresentaremos os perfis dos alunos evadidos de cada polo e, posteriormente, faremos uma análise dos dados obtidos junto a esses alunos.

Vejamos agora o contexto em que os polos de apoio presencial das cidades de Mossoró e Martins estão inseridos.