• Nenhum resultado encontrado

6 O SERVIÇO: MODELAGEM MATEMÁTICA” 94 CURSO “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM

6.2 A elaboração do contexto de formação de professores

A elaboração do curso de formação continuada de professores de Matemática foi realizada para oferta na modalidade a distância, para verificação de meios da sua contribuição para formação de professores. Na intenção de atingirmos esse objetivo da pesquisa elaboramos e implementamos um contexto de formação, via EaD, com atividades de Modelagem e com auxílio da plataforma Moodle.

As atividades propostas no curso permitiram: a) acompanhar os cursistas em relação a manifestação e/ou desenvolvimento dos diferentes conhecimentos que compõem a base de conhecimentos para docência; b) observar a comunicação na aquisição de conhecimento e na troca de experiências; c) verificar a realização de atividades contextualizadas na modalidade EaD; d) analisar aspectos de uma proposta formativa que seja relevante para a formação continuada de professores.

A Modelagem, aqui entendida como uma alternativa pedagógica para o ensino de Matemática que pode propiciar um ensino baseado na contribuição e na efetivação da aprendizagem do aluno, em uma maior motivação do modelador para o aprendizado de Matemática, na aplicação de conceitos matemáticos nas mais diversas áreas, bem como, no aprimoramento de habilidades e competências para exploração e compreensão da Matemática na sociedade (BARBOSA, 2004).

Pretendemos assim, contribuir com este campo de pesquisa, seja na complementaridade de investigações semelhantes ou na criação de outras perspectivas de formação relacionadas à EaD e a formação de professores em serviço. A proposta de trabalho com a Modelagem na formação continuada pode articular a EaD, a formação docente e o currículo da Educação Básica, no sentido de que é importante ao docente conhecer, e também, vivenciar diferentes alternativas pedagógicas, a fim de que seus conhecimentos sejam manifestados, desenvolvidos ou até mesmo ampliados.

Assim, buscamos oportunizar ao cursista a incorporação desta alternativa pedagógica na prática docente, seja pela vivência, contextualização, reflexão, ou ainda, pelo referencial teórico, e que, como consequência, consigamos investigar as contribuições da Educação a Distância, na curso de formação continuada de professores de Matemática, para manifestação e o desenvolvimento dos conhecimentos e saberes da docência. e consequentemente a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática na Educação Básica.

A formação se deu de forma semipresencial, no qual foram realizadas atividades de Modelagem presencialmente e algumas disponibilizadas para realização a distância. Ofertamos o curso de formação continuada levando-se em consideração o disposto em Brasil (2001a) que ressalta: a necessidade de relacionar a teoria e prática aproveitando-se de experiências anteriores e as aprendizagens significativas que fazem relações contínuas do conhecimento à realidade prática com as experiências, que são fundamentos constituintes da

Educação Básica. Pois, para que os professores possam construir juntamente com seus alunos

“experiências significativas e ensiná-los a relacionar teoria e prática é preciso que a formação

de professores seja orientada por situações equivalentes de ensino e de aprendizagem” (BRASIL, 2001a, p. 14).

Neste sentido, buscando possibilitar tal equivalência, foram seguidos os

“momentos” para implementação da Modelagem em sala de aula, apresentados por Almeida,

Silva e Vertuan (2012), utilizando-se de atividades realizadas por outros pesquisadores. Os registros das produções dos cursistas (chat, fórum, diário e memoriais reflexivos) apresentaram elementos que permitiram verificar o atendimento dos objetivos propostos na tese e possibilitar a troca de experiência, a aprendizagem colaborativa, a reflexão sobre a prática na resolução de atividades de Modelagem e sua aplicação em sala de aula (TARDIF, 2012), de modo a repensar os processos de ensino e de aprendizagem de Matemática para os alunos.

Ao elaborarmos o curso de formação continuada em EaD para professores em serviço na Educação Básica de ensino nos pautamos em Paraná (2008) para identificar suas necessidades formativas. Assim, pensamos inicialmente na oferta de um curso que promovesse certo aprofundamento teórico e prático de determinada tendência metodológica da Educação Matemática, conforme posto nas DCE. Neste caso, optamos pela Modelagem tendo em vista o que expusemos anteriormente neste trabalho.

Em seguida foi definido o conteúdo programático do curso de formação continuada de modo a contribuir com o conhecimento teórico e prático dos professores sobre a Modelagem, o ensino e a aprendizagem de Matemática seguindo o sugerido pelas DCE e nacionais de formação de professores sobre a necessidade formativa para os conhecimentos necessários à docência na Educação Básica. Em relação a teoria, selecionamos artigos científicos que abordavam os aspectos teóricos sobre a Modelagem e que estivessem disponíveis na Internet para que pudessem ser disponibilizados na plataforma Moodle.

Para desenvolvimento prático, foram selecionadas atividades de modelagem, evolvendo contextos reais, e que necessitavam da utilização dos Conteúdos Estruturantes que devem ser ensinados na Educação Básica, conforme Paraná (2008), pois desse modo os professores teriam que manifestar ou desenvolver conhecimentos para realização das atividades como o conhecimento do conteúdo, o conhecimento do currículo, o conhecimento dos contextos educacionais e dos alunos e suas características.

Assim, os professores teriam a possibilidade de articular os diferentes conhecimentos, de modo a mobilizar e ampliar a base de conhecimentos da docência à medida que se envolvem com as atividades de modelagem, conforme disposto por Shulman (1986, 1987) e Tardif (2012), além de romper com a dicotomia teoria e prática onde geralmente se favorece um em detrimento do outro, como preconizado por Brasil (2001a).

Após a busca e a seleção do material começamos a pensar na carga horária para o desenvolvimento do curso. Então, pensamos na oferta de um curso de aperfeiçoamento, contendo cento e oitenta horas. No entanto, em contato com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cornélio Procópio fomos informados que para o professor da Educação Básica utilizar o curso para progressão na carreira, este não poderia ser superior a cem horas, pois este é o limite de horas que podem ser computadas em um certificado. Sendo assim, uma vez que se tratava de um curso desprovido de auxílio financeiro para o cursista e que julgávamos importante para a formação do professor, optamos por realizar o curso com a carga horária total de cem horas para que o cursista, professor da Educação Básica, pudesse utilizá-lo em sua progressão funcional.

Por se tratar da formação continuada de professores com atividades de Modelagem definimos a estrutura do curso, de acordo com os momentos definidos por Almeida, Silva e Vertuan (2012) quando da implementação da Modelagem em sala de aula.

No decorrer do curso foram disponibilizadas atividades de Modelagem e textos publicados em livros, eventos e periódicos que julgamos ser adequados a proposta de contexto formativo e a compreensão teórica e prática acerca da Modelagem, além de indicar pesquisas que foram desenvolvidas no mesmo nível de ensino e que apresentaram resultados relevantes ao processo de ensino e de aprendizagem de Matemática.