• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V – Estágio em Contexto de Educação PE

5.1.3. Caraterização da Pré II.

5.1.3.2. A equipa pedagógica.

A equipa pedagógica da Pré II é constituída por três educadoras com horário rotativo e pela assistente operacional. No decorrer do estágio, foi visível a preocupação entre as educadoras em trocar informações relevantes sobre as crianças na mudança de turno e de se reunirem para planificar o trabalho a desenvolver de modo a promover as aprendizagens fundamentais ao grupo.

O PCG da sala da Pré II deriva do PEE e tem como finalidade adequar o processo de aprendizagem às caraterísticas das crianças, nomeadamente ao seu desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e comportamental, tendo em conta as particularidades do meio em que a escola está inserida.

Este projeto contempla um enquadramento legal, a caraterização diagnóstica individual e do grupo tendo em conta os seus interesses e necessidades, a recolha de informações acerca do contexto em que as crianças estão inseridas e a caraterização do ambiente educativo junto do levantamento de recursos. Está também presente a fundamentação das opções pedagógicas, as intenções de trabalho para o presente ano letivo, os procedimentos de avaliação, a planificação de atividades, bem como a relação com a família e outros parceiros educativos. É de salientar que as educadoras não seguem nenhum modelo pedagógico específico, mas inserem aspetos do MEM e do High/Scope na sua prática.

74% 21%

5%

5.1.3.3. Organização do ambiente físico e recursos materiais.

A organização da sala da Pré II sofreu algumas alterações durante este ano letivo por forma a adequar o espaço às necessidades e interesses das crianças. Como tal, foi pensada de modo a que estas pudessem agir autonomamente e com segurança. Com base neste pressuposto, Zabalza (1998) diz-nos que “uma sala de aula de Educação Infantil deve ser, antes de mais nada, um cenário muito estimulante, capaz de facilitar e sugerir múltiplas possibilidades de acção” (p.53).

Tendo em conta o número de crianças que acolhe, as dimensões desta sala mostram-se reduzidas para as diferentes atividades do grupo. Contudo, apresenta ótimas condições de iluminação, tanto artificial como natural, e temperaturas agradáveis. Para uma melhor visualização deste espaço, apresento, em seguida, a planta da sala (Figura 41).

Figura 41. Planta da Sala da Pré II.

Como podemos verificar, a sala encontra-se estruturada em sete áreas devidamente identificadas, nomeadamente, a área do tapete, dos jogos e construções, da Expressão Plástica, do faz de conta, da biblioteca, do computador e da garagem. É de referir que as educadoras possuem um espaço próprio com um armário, uma estante, um placar e uma mesa.

A área do tapete é o local onde as crianças partilham as suas vivências, planeiam atividades, refletem e discutem temas diversos, pelo que é neste local que se encontram os instrumentos de pilotagem do MEM ao alcance do grupo. Neste espaço podemos também nos deparar com estantes de fácil acesso às crianças que contêm caixas com blocos lógicos, legos, puzzles, peças encaixáveis e peças para construção identificadas por cores tal como o modelo High/Scope defende, compondo a área dos jogos e construções.

Na área da Expressão Plástica o grupo tem à sua disposição, para atividades livres e/ou orientadas, plasticina, folhas de desenho, lápis de cera, cores de pau e de feltro, recipientes para a tinta, pincéis, cola branca e materiais de desgaste. Após a finalização das atividades cada criança pode guardar o seu trabalho na divisão da estante que contém o seu nome.

Junto da área referida anteriormente está a área do faz de conta que é a zona preferida do grupo. Aqui, as crianças recorrem a roupas, bolsas, fantoches, bonecos e a um castelo de princesas para imitarem situações do seu quotidiano e desenvolverem a imaginação, a cognição, a socialização e a linguagem.

Duas estantes com histórias, enciclopédias, ficheiros de imagens e livros feitos pelo grupo estão situadas na área da biblioteca. Neste local cómodo e agradável, as crianças podem se sentar em almofadas e ouvir uma história contada pela educadora ou explorar os livros individualmente ou a pares, desenvolvendo a literacia.

A área do computador é composta por uma secretária, duas cadeiras e um computador sem ligação à internet, podendo ser utilizado para aceder a programas específicos e a jogos didáticos. Adjacente a este espaço está a área mais frequentada pelas crianças do sexo masculino. Na área da garagem têm acesso a carros grandes e pequenos de várias cores, uma garagem de madeira, bem como uma quinta com animais.

Ao entrar nesta sala, apercebemo-nos de que é um espaço feito para e pelas crianças pois, todo o espaço é enriquecido com as suas produções, tornando-se cativante. Por conseguinte, “a decoração transforma-se, assim, em conteúdo de aprendizagem: a harmonia das cores, a apresentação estética dos trabalhos, etc.” (Zabalza, 1998, p.239).

5.1.3.4. Organização do tempo.

O tempo na Pré II é distribuído de forma flexível de acordo com as necessidades do grupo, embora existam momentos que se repetem com frequência (Figura 42).

Figura 42. Rotina da Pré II.

Horas Rotinas

8h15m Acolhimento e atividades livres 9h15m Atividades orientadas 9h50m Higiene, lanche e recreio 10h30m Atividades orientadas 11h50m Higiene, almoço e recreio

13h15m Atividades orientadas e/ou atividades livres 15h45 Higiene, lanche e recreio

16h45m Atividades orientadas e/ou atividades livres 18h15m Saída das crianças

As rotinas permitem à criança uma previsão das ocorrências diárias, fornecendo- lhes segurança. Por conseguinte, a criança torna-se capaz de tomar as suas próprias decisões e adquire autonomia. Assim sendo, o tempo pedagógico respeita o ritmo das crianças e tem em conta o seu desenvolvimento e bem-estar.

É de referir que o grupo realiza atividades individuais, a pares ou em grupo, possibilitando a interação social entre as crianças e entre as crianças e os adultos (Hohmann, & Weikart, 2011). À segunda-feira as crianças têm por hábito avaliar as tarefas que realizaram e fazer uma nova distribuição de tarefas. À sexta-feira costumam arrumar nos seus portefólios os trabalhos que efetuaram e fazem uma reflexão no chamado conselho de grupo.

No que diz respeito às atividades de enriquecimento curricular, a figura 43 apresenta o horário em que as crianças realizam as respetivas atividades orientadas por outros professores e fora da sua sala.

Figura 43. Horário das atividades de enriquecimento curricular.

Dia da semana Horário Atividade de enriquecimento curricular

Segunda-feira 16h00m – 17h00m TIC

Terça-feira 14h30m – 15h30m Expressão Musical Quarta-feira 9h30m – 10h30m 11h00 – 12h00m Expressão Físico-Motora Inglês Quinta-feira 11h00m – 12h00m Biblioteca