• Nenhum resultado encontrado

2. Enquadramento Profissional

2.8. Contexto escolar

2.8.1. A minha escola

O Agrupamento de Escolas foi criado a 4 de julho de 2012. É constituído por um conjunto de 5 estabelecimentos educativos que contemplam vários níveis de ensino: Jardim de Infância, Ensino Básico e Ensino Secundário. A escola cooperante situa-se na freguesia de Bonfim e a Junta de Freguesia tem sido um parceiro importante para o agrupamento através da promoção de atividades, mostrando o interesse e preocupação pelas gerações futuras. A escola foi remodelada, através do Programa do Parque Escola, no ano letivo

34 de 2008/2009.

O Agrupamento tem a sorte de ter nas proximidades diversas instalações desportivas diferentes, que permitem a exploração por parte dos alunos de várias modalidades assim como atividades diversificadas. Outra vantagem da localização do agrupamento é a rede de transportes públicos, quer sejam autocarros ou metro, que possibilita uma maior facilidade em promover “Aulas fora de portas” (aulas noutros espaços fora da escola, como clubes ou parques).

O Agrupamento rege-se por um conjunto de valores e princípios presentes no seu projeto educativo. “O agrupamento entende ser a sua missão fundamental consolidar-se como entidade promotora de Educação para a Cidadania, inspirada em valores humanistas e no conceito de Escola

Integradora”1.

Com esta visão para o futuro, o agrupamento evidencia o conhecimento como aspeto fundamental e acredita que a qualidade, a exigência e o rigor colocados nas aprendizagens educativas são pontos estruturadores do desenvolvimento de uma consciência cívica, essencial a uma cultura da cidadania democrática. Assim, o agrupamento rege-se pelo (a):

• Fomento da responsabilidade perante os deveres escolares;

• Fomento da responsabilidade cívica ao serviço de uma cultura de zelo pelo património comum;

• Interiorização dos conceitos de solidariedade e de tolerância (respeito pelo outro);

• Construção da autonomia conducente ao sucesso e às boas práticas;

• Desenvolvimento de uma cultura de avaliação transversal a todos os espaços e planos da vida escolar;

• Promoção da liberdade no espaço escolar.1

35 Em relação à oferta formativa, ao nível do secundário dispõe de quatro cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socio- Económicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais e um Curso Profissional de Técnico de Turismo.

No que diz respeito à Educação Especial, existem duas unidades de multideficiência em escolas diferentes acompanhados por profissionais de várias áreas.

Ao nível da oferta de desporto escolar, o agrupamento tem uma panóplia de modalidades para todos os gostos. Para quem prefere desportos coletivos está à disposição o voleibol e o basquetebol. No caso dos desportos individuais o ténis de mesa, a escalada e o xadrez. E ainda o desporto adaptado para os alunos da multideficiência, que promove capacidades motoras e sociais.

O agrupamento está envolvido em vários projetos de diversas áreas, através dos quais tem parcerias com empresas ou outros estabelecimentos de ensino como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Promover a curiosidade, o pensamento crítico, a criatividade e o empreendorismo são algumas das ideias principais dos projetos desenvolvidos.

Com a remodelação da escola cooperante, vários foram os espaços que sofreram alterações, desde logo os espaços desportivos foram reabilitados, novos balneários e um campo de jogos foram construídos e os espaços exteriores redesenhados. Assim, a escola secundária tem 5 espaços diferentes, alguns no exterior outros no interior. No exterior, encontra-se um polidesportivo semicoberto e um campo exterior. No polidesportivo é possível praticar modalidades como futebol (futsal), andebol tendo duas balizas e os campos marcados de algumas modalidades como as mencionadas acima. No campo exterior, existem 2 campos de basquetebol e cestos, no entanto é possível aproveitar o espaço para outras modalidades como andebol e até mesmo atletismo. Existem também duas demarcações de pistas de atletismo com aproximadamente 50 metros. Entrando no interior existem 3 espaços que podem ser utilizados: o ginásio, a sala de dança e a sala teórica. No ginásio com as marcações dos campos de basquetebol, voleibol e com 2 cestos

36 disponíveis, as modalidades lecionadas estão mais viradas para a ginástica (acrobática, solo, rítmica ou aparelhos), os desportos de raquete (badminton e o ténis de mesa), lutas e as modalidades coletivas acima mencionadas. Subindo as escadas, encontramos a sala de dança, maioritariamente utilizada nos dias de chuva como espaço alternativo, visto ser um espaço relativamente pequeno para as turmas ditas normais de hoje em dia. Por fim, ao lado da sala de dança, uma sala normal, utilizada muito raramente para aulas teóricas ou de recurso ao espaço alternativo de dança. Os balneários feminino e masculino têm uma série de chuveiros que reúnem as condições para que os alunos cumpram as normas de higiene antes e depois das aulas (assunto reforçado durante as mesmas). Os valores de cada turma são deixados nos cacifos que se encontram à beira dos balneários, com o olhar atento de um funcionário.

O material utilizado nas aulas está armazenado em duas arrecadações situadas em lugares estratégicos: uma no interior, no espaço adjacente ao ginásio e outra perto do polidesportivo que fornece esse mesmo espaço e os campos exteriores. O material disponível não é exuberante e algum dele encontra-se em mau estado, no entanto o professor também tem que saber lidar com isto e por isso, por vezes, é necessário adaptar material a novos contextos.

Cada turma está durante o período nos 3 espaços principais: polidesportivo, campos exteriores e ginásio, idealmente durante o mesmo tempo em cada espaço. Essa distribuição é feita no início do ano através de um roulement de espaços. Esse documento é entregue aos professores para que cada um consiga planear da melhor forma o ano de cada turma, mediante o lugar e o tempo que possuiu em cada espaço. O roulement pode estar dividido em 3 ou 4 rotações dependendo do número de turmas (3 ou 4 respetivamente) que se encontram a ter aula de Educação Física naquele momento. Sendo assim, no polidesportivo podem estar 2 turmas ao mesmo tempo, no caso de existirem 4 turmas na rotação e a sala de dança não for adequada à modalidade a ser lecionada. No caso das condições climatéricas serem desfavoráveis, o professor tem que conseguir adaptar o planeamento de modo a gerir o espaço e material disponível.

37 Por fim, de ressalvar que no átrio da escola, podemos ler um poema inspirador de Ricardo Reis:

“Põe quanto És no Mínimo que Fazes Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda Brilha, porque alta vive”

Documentos relacionados