• Nenhum resultado encontrado

A Natura S/A é uma empresa brasileira que atua no mercado da fabricação e comercialização de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Ao longo de seus 43 anos de história a empresa adota como modelo comercial a venda direta. No Brasil é a empresa líder no seu ramo de atividade e também no setor de vendas diretas. Foi fundada no ano de 1969 por Antônio Luiz Seabra, por meio de duas grandes paixões: a cosmética e as relações. Atualmente atua no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, possuindo grande compromisso com a sustentabilidade.

Sua visão de mundo da empresa é definida abaixo:

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo (Disponível em: <http://scf.natura.net/>. Acesso em: 06/04/12).

A sua missão organizacional constitui-se abaixo como:

Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem. Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. Estar Bem é a relação empática, bem- sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo (Disponível em: <http://scf.natura.net/>. Acesso em: 06/04/12).

As crenças e valores, aquilo que a organização acredita que deve seguir para construir uma empresa melhor e um mundo melhor são:

A vida é um encadeamento de relações, nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente; a busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade; o compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e vitalidade do todo; a busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capa (Disponível em: <http://scf.natura.net/>. Acesso em: 06/04/12).

Com base em seu modelo comercial de venda direta a Natura acredita que os consultores são seus primeiros consumidores e que é por meio deles que os seus produtos chegam às mãos de seus clientes, portanto a organização busca estabelecer relações de qualidade com seus clientes atendendo da melhor forma suas necessidades e desejos. Neste contexto torna-se imprescindível o conhecimento do portfólio de produtos antes de exercer a atividade de consultoria. Para isso a empresa estimula o desenvolvimento pessoal, material e profissional de seus consultores, a fim de orientá-los e capacitá-los para o desempenho de suas atividades e para a disseminação do conceito Natura bem estar bem.

Para a empresa seus produtos são a tradução da sua essência, produzidos através do conhecimento científico e da sabedoria das comunidades tradicionais, o que promove o uso sustentável da biodiversidade botânica brasileira. Com base na sua razão de ser a empresa não utiliza em sua produção testes em animais desde o ano de 2003 e obedece estritamente as mais rigorosas normas de segurança internacionais.

Na década de 60, em parceria com Jean Pierre Berjeaut surgiu a primeira fábrica e os primeiros produtos na Vila Mariana em São Paulo, a qual recebeu o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut Ltda, já trazendo ativos vegetais em sua composição.

Na década de 70, Luiz Seabra transforma uma borracharia na primeira loja Natura, onde o atendimento é feito pelo próprio fundador. Em 1972 Seabra dissemina o conceito da marca e fundamenta a base da venda direta. Em 1973 a fábrica é transferida para o bairro Santo Amaro (SP), e iniciam-se as vendas também no Rio de Janeiro. Em 1976 a Natura tem seu primeiro anúncio publicado na revista Claudia, o qual relata a importância do papel de consultores de vendas. Em 1977 lança seu primeiro portfólio de produtos.

Na década seguinte a fusão com outras empresas brasileiras faz a empresa a maior neste ramo de atividade. Em 1981 foi a primeira empresa brasileira a utilizar um serviço telefônico para atendimento ao consumidor. Já em 1982 inaugura sua sede no Chile, e até hoje os produtos comercializados lá são da produção brasileira. Em 1983 duas grandes linhas de produtos são lançadas no mercado, os óleos corporais e a perfumaria. Em 1984 atinge um marco histórico de 450 gerentes de relacionamentos e 6,5 mil consultores Natura, neste mesmo ano lança também os primeiros produtos na versão refil e os primeiros sabonetes líquidos no Brasil. Em 1986 lança a linha Chronos, primeiro a utilizar a renovação celular. Em 1988 expande a comercialização de produtos na Bolívia.

Na década de 90 uma nova fábrica é inaugurada em Itapecerica (SP), que mantém padrões e níveis de qualidade internacionais. Em 1991 cria-se um novo centro de distribuição em Santo Amaro (SP). Em 1992 acontece a criação do primeiro projeto social da empresa para o aprimoramento do ensino e das práticas educativas. Neste ano também surge a primeira linha de maquiagem e a empresa conquista a Argentina e o Peru. Em 1993 é implementado o CAN (Central de Atendimento Natura), é lançado a linha Mamãe e Bebê, e a linha Chronos ganha nova formulação, também um grande marco da perfumaria foi lançado neste ano. Em 1995, cria-se o projeto Crer Para Ver, surge o programa encontro Natura e a empresa conquista o selo Empresa Amiga da Criança. Em 1996 é criado o primeiro site da marca. Em 1998 é reconhecida como a empresa do ano e melhor empresa no setor de higiene, limpeza e cosméticos. Em 1999 recebe o prêmio de Empresa Mais Admirada do Setor pela revista Cartas Capital e InterScience.

Nos anos de 2000 a empresa ganha novo logomarca e representa o Brasil no Global Compact. Em 2001 é inaugurado o espaço Natura Cajamar, como 80 mil m2, quatro fábricas e um armazém vertical, laboratórios e centros de pesquisa, áreas administrativas e operacionais, logística e distribuição de produtos, centro de treinamentos, estação de tratamento de fluentes e clube. Em 2002 estréia o portal Natura.net, o qual interage com todo o seu público. Em 2003 entra na era do merchandising em horário nobre da Rede Globo, também inicia ações para diminuir os impactos ambientais. Em 2004 conquista o certificado ambiental ISO 14001. Em 2005 inicia as atividades no México, também neste ano cria o Movimento Natura.

Em 2006 assume compromisso ambiental e sua revista tem 90% da sua estrutura em papel reciclado, inaugura-se também novo centro de distribuição em Minas Gerais, e elimina

totalmente testes em animais em todas suas práticas. Em 2007 inicia suas operações na Colômbia, neste ano tem início o programa Carbono Neutro e início das atividades do Consultor Natura Orientador. Em 2008 é eleita a Empresa do Ano em Sustentabilidade pelo Guia Exame. Em 2009 atinge 1 milhão de consultores no mundo, recebe o prêmio pela segunda vez da Empresa do Ano, mérito por ter atravessado a crise mundial e ganha o prêmio “As Empresas mais Admiradas no Brasil”, da revista Cartas Capital. Para maiores detalhamentos o histórico completo da empresa está disponível em <http://www.natura40anos.com.br/>.

Atualmente a empresa conta com mais de 1,2 milhão de consultores na distribuição de quase 400 milhões de unidades de produtos no ano de 2011. Em 2008 o número de colaboradores atingiu 5.698 pessoas em toda sua área de abrangência.

O Movimento Natura, é uma série de projetos espalhados pelo Brasil que tem como objetivo comum transformar o país em um local melhor para se viver. São 11 projetos que vêm demonstrando bons resultados sociais, relacionados a seguir: projeto AfroReggae, Água de Viver, Canta Brasil, Crer Para Ver, Gol de Letra, Mulheres da Paz, Papo de Responsa, Pracatum, Reciclagem, Respeito SP, A Mata Atlântica é Aqui.

Um projeto criado antes mesmo do Movimento Natura e que hoje é um dos maiores projetos desenvolvidos pela empresa, é o Programa Crer Para Ver, criado há 16 anos a fim de construir uma sociedade mais justa por meio da educação pública de qualidade no Brasil. Neste programa todo lucro líquido obtido com as vendas dos produtos do programa é destinado à educação pública, em outubro de 2010 três milhões de pessoas já haviam sido beneficiadas pelo programa, as quais receberam R$ 29 milhões de investimentos. Desta forma, a Natura, seus consultores e seus consumidores contribuem para a transformação do nosso país.

Preocupada com a preservação do meio ambiente a empresa foi a pioneira, no uso de refis para produtos de maior consumo. Hoje seus refis são produzidos com o máximo cuidado a fim de reduzir o impacto ambiental, nos últimos anos novos refis foram inseridos no mercado com menor impacto ambiental, 83% menos que os anteriores, em origem vegetal renovável, são 100% renováveis, com redução de 71% na emissão dos gases causadores do

aquecimento global, e, além disso, os novos refis são práticos, fáceis de manusear e evita o desperdício do produto.

O programa Natura Carbono Neutro, que promove uma redução contínua e significativa da emissão de Gases do Efeito Estufa e ameniza o impacto causado na atmosfera. A revista Natura é o maior causador da emissão de carbono na atmosfera, levando em consideração que a mesma é distribuída em no mínimo um exemplar a cada consultor no período de 21 dias, para reduzir este impacto um dos projetos do programa foi a redução das páginas da revista e também a troca do papel reciclado pelo couché, um tipo de papel de menor gramatura, certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC), reduzindo assim o impacto causado pela alta tiragem.

Documentos relacionados