• Nenhum resultado encontrado

A empresa Natura atenta a atingir seus objetivos organizacionais, considera o consultor como o principal consumidor, pois é através deles que seus produtos chegam aos demais consumidores. Incentiva a relação harmoniosa e de qualidade com seus clientes, e para que exista esta relação harmônica baseada na confiabilidade a empresa investe nos mais diversos tipos de treinamento aos consultores, para que estes possam a partir de suas experiências pessoais auxiliar e orientar a compra de forma a atender as expectativas dos seus clientes.

Ao longo da pesquisa percebe-se que a empresa Natura está sempre atenta às mudanças do mundo e do meio em que está inserida, por isto acredita cegamente que os consultores são a peça fundamental do seu sucesso e para que a empresa continue obtendo os resultados que vem conquistando deve proporcioná-los condições satisfatórias a aprendizagem.

Desta forma não poupa esforços para incrementar as mais diversas técnicas de desenvolvimento, o que se tem percebido que muitas das oportunidades oferecidas não estão sendo aproveitadas. Muitos dos cursos oferecidos como os que são organizados por linhas de produtos, geralmente são realizados em horário comercial, o que dificulta o acesso aos consultores que possuem outro emprego, sugere-se que estes cursos também sejam disponibilizados fora do horário comercial.

Sugere-se também que os cursos, encontros, o portal do conhecimento, blogs, e outras páginas de relacionamentos sejam mais divulgados entre os consultores, nota-se que muitas vezes os consultores deixam de participar dos cursos por não estarem informados dos eventos. A divulgação de ocorrer com maior intensidade, por meio eletrônico, mensagem de texto, pela carta convite e também diretamente no site de consultoria, uma excelente forma para divulgar seria após entrar no site aparecer uma mensagem com a programação das datas dos cursos no setor para que o consultor possa ir se programando.

Além de divulgar as oportunidades a empresa deveria criar formas para atrair cada vez mais os consultores para os treinamentos, visto que a participação aumenta o conhecimento, a motivação e o retorno financeiro dos consultores.

Por se tratar de uma empresa que investe cegamente no desenvolvimento dos consultores e possui diversas formas de treinamento para atingir seus objetivos, sugere-se também que esta diversidade seja mantida, pois é através dela que o conhecimento atinge os inúmeros consultores da empresa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Observando a realidade da sociedade do conhecimento em que vivemos, é possível identificar a grande necessidade das empresas em possuir uma vantagem competitiva sobre as demais para que possam obter um lugar de destaque frente ao mercado. Nota-se que o sucesso das organizações atuais depende, e muito, do investimento aplicado nas pessoas.

As pessoas são consideradas como peças fundamentais para as organizações, pois sem elas jamais uma empresa teria existência. São elas a base de toda a cadeira organizacional que colocam todas as coisas para funcionar, que movimentam os processos, que se relacionam com outras empresas e organizações, que compram, produzem e vendem. Imagine uma empresa sem pessoas, como seria esta empresa? Seria possível existir? Jamais. Sem pessoas, não existiria as práticas organizacionais.

Neste sentido investir na capacitação das pessoas é investir no sucesso da organização. E foi pensando neste paradigma que a questão de estudo foi respondida, pois existe uma relação direta entre o desenvolvimento e o resultado do trabalho. Ao longo da pesquisa pode ser identificado que a grande relação existente entre elas é que as práticas de desenvolvimento capacitam as pessoas, dão-lhes informações para o desempenho de suas atividades, faz com que aprendam novas habilidades, fazendo com que elas tornem-se mais seguras e motivadas, que desenvolvam novas atitudes, ideias e conceitos. Desta forma as pessoas aumentam cada vez mais a sua produtividade e consequentemente os seus resultados no trabalho e somente assim serão retribuídas as organizações.

Durante a realização da pesquisa foi possível conhecer mais detalhadamente a empresa Natura, seus processos, seu meio de atuação, sua razão de ser, as suas práticas de desenvolvimento de consultores. Ter a possibilidade e a oportunidade de conhecer melhor uma empresa renomada como a Natura proporciona a nós, futuros administradores, grande motivação para continuarmos desenvolvendo nossas competências.

BIBLIOGRAFIA

ABEVD – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE VENDAS DIRETAS. Disponível em: <http://www.abevd.org.br/htdocs/index.php>. Acesso em: 21/09/11.

CHIAVENATO, I. Como transformar RH (de um centro de despesas em um centro de lucros). São Paulo: Makron Books, 1996.

_____. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 21ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

_____. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2. ed. 9ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

_____. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. 5ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

DESSLER, G. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

_____. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

GRISON, A. J. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas técnicas para o curso de administração da UNIJUÍ. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2003.

LAS CASAS, A. L. Administração de vendas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002. LUFT, C. P. Minidicionário Luft. 20. ed. São Paulo: Ática, 2000.

MOREIRA, C. E.; RODRIGUES, F. M. M. A indústria e a questão tecnológica. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, Finep, CNI, 2002. Disponível em: <http://www.cni.org.br>. Acesso em: 30/10/11.

NATURA S/A. Natura cosméticos S/A. Disponível em: <http://scn.natura.net/scnWeb/login.do>. Acesso em: 21/09/11.

PIMENTA, G. L. R. Diferenças de produção e produtividade: o portal dos administradores. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/diferencas-entre- producao-e-produtividade/39023>. Acesso em: 02/11/11.

SILVA, M. Como melhorar significativamente sua produtividade. Disponível em: <http://www.unicap.br/marina/melhorprod.html>. Acesso em: 02/11/11.

TEIXEIRA, E. B.; ZAMBERLAN, L.; RASIA, P. C. Pesquisa em administração. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2009. 232p. (Coleção Educação a Distância. Série Livro-texto).

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2009. 94p.

Documentos relacionados