• Nenhum resultado encontrado

A participação actual, dos pais na escola

No documento Tese MARIANA DUTSCHKE (páginas 111-115)

Capítulo 3. Análise dos dados obtidos

3.1. Análise da informação obtida com o estudo de caso

3.1.10. A participação actual, dos pais na escola

Neste ponto do estudo de caso vamos descrever como os pais podem participar actualmente na vida escolar dos seus educandos no Jardim-escola em estudo. É importante realçar que ao longo do ano lectivo 2008/2009 verificámos que os pais, sempre que foram solicitados, responderam com agrado e entusiasmo.

A participação dos pais na escola pode ser realizada de diferentes formas, sendo importante proceder à sua caracterização. Podemos considerar a participação dos pais como formal ou informal, activa ou passiva.

Vemos a participação como sendo formal quando é resposta a actividades propostas pela escola e informal quando se tratam de iniciativas isoladas promovidas pelos próprios pais.

Autonomia (adquirir maior independência)

 Dominar determinados saber-fazer (vestir, despir, calçar, comer, lavar, …), através das rotinas diárias;

 Utilizar melhor os materiais e instrumentos à sua disposição (jogos, tintas, lápis, pincéis, …)

Motricidade fina e Lateralização

A construção de um ambiente relacional securizante, em que a criança é valorizada e escutada, contribui para o seu bem-estar e auto-estima. A relação que estabelecemos com cada criança, a forma como a valorizamos e respeitamos, estimula e encoraja os seus progressos, contribui para a sua auto-estima e constitui um exemplo para as relações que as crianças estabelecerão entre si.

 O domínio das diferentes formas de expressão possibilita diversificar as situações de aprendizagem, de modo a que a criança vá dominando e utilizando o seu corpo;

 O contacto com diferentes materiais e jogos lógico didácticos que poderá explorar, manipular e transformar de forma a tomar consciência de si próprio na relação com os objectos

99

Consideramos a participação como sendo activa, quando existe uma participação activa dos pais e passiva quando, mesmo estando presentes fisicamente, não participam activamente.

Naturalmente estes quatro conceitos de participação podem ser cruzados significando participações formais e informais que podem ser activas ou passivas. Como participações formais destacamos:

* Tarefas de fim-de-semana que foram enviadas semanalmente, em que pais e filhos realizaram trabalhos que provaram terem sido elaborados com inspiração.

* Convites para a participação dos pais em actividades relacionadas com a sua área profissional. Apenas uma minoria aderiu.

Como participações informais destacamos:

* Alguns pais apresentaram propostas de actividades com bastante interesse. Os pais de uma criança organizaram um dia de actividades variadas com insufláveis. Ao longo desse dia todas as crianças do Jardim – Escola, puderam desfrutar dessas actividades.

* Os pais de uma outra criança convidaram o grupo onde o seu educando estava integrado para irem até à praia participar numa aula de surf, acompanhadas pelos pais e irmãos.

* Outros pais foram à escola fazer pequenas dramatizações de histórias com a colaboração dos filhos.

* O convite, feito pela mãe de uma criança, à Tuna Académica da Universidade de Seniores para ir à escola do seu educando cantar as Janeiras, procurando manter viva uma tradição que ainda hoje se realiza em alguns pontos do nosso país. Todas as crianças do Jardim – Escola assistiram.

Como participações activas destacamos:

* A colaboração dos pais na preparação dos fatos que foram utilizados na festa de Natal para a realização das representações alusivas ao período Natalício.

* Foi organizada uma festa de fim de ano por todo o corpo docente do Jardim – Escola onde os pais colaboravam numa “caça ao tesouro”, que se realizou no Jardim da Estrela sendo o ponto de encontro dentro das instalações do Jardim –

100

Escola. No período da manhã para as crianças da Pré-escolar e no período da tarde para os alunos do 1º ciclo. Cada criança acompanhada dos pais recebeu uma folha onde se encontravam as pistas para poder encontrar nove chaves, podendo uma delas abrir o cofre onde estava o prémio (uma visita ao Jardim Zoológico de Lisboa, para quatro pessoas). Foi com muito entusiasmo e alegria que todos participaram. Como participações passivas destacamos:

Sempre que se são realizas festas temáticas (festa de Natal, festa de Carnaval, festa de fim de ano) os pais compareceram mas de uma forma passiva, quase nunca para colaborar, mas sim para assistir ao que a escola programou.

* A escola programou para a festa de Natal temas diferentes para cada grupo. Todas as crianças participaram com poesias e pequenas dramatizações a que os pais assistiram. O grupo sobre o qual estamos a realizar o estudo de caso, representou uma pequena peça de teatro, baseada numa canção de natal “ A História do Rodolfo”. Todas as crianças participaram. Algumas crianças declamaram pequenos poemas de Natal.

* Para a festa de Carnaval o corpo docente organizou um desfile de máscaras com todas as crianças. Desta vez os pais puderam assistir ao cortejo que se realizou no exterior do Jardim – Escola.

* Foram realizadas duas reuniões ao longo do ano lectivo 2008/2009:

A 1ª Reunião (geral) de Pais, agendada para o mês de Setembro, onde foram comunicadas regras gerais de funcionamento do Jardim-Escola, foi feita com a apresentação de todo o corpo docente e professores responsáveis pelas actividades extra-curriculares. Estas são também nesta reunião formalmente apresentadas. Foi também entregue aos Pais e Encarregados de Educação um folheto do qual constam, de uma forma generalizada, todas as temáticas a serem abordadas ao longo do ano lectivo por cada classe.

A 2ª Reunião de Pais, realizada no início do 2ºPeríodo. Foi feita uma reunião de cada classe por dia. Nesta reunião, os docentes responsáveis por cada classe apresentaram, juntamente com o seu par pedagógico, todas as matérias abordadas de uma forma mais pormenorizada, com o objectivo de colocar os Pais e Encarregados de Educação o mais a par possível de todos os pontos trabalhados nas diferentes áreas curriculares.

101

Nas reuniões de pais estiveram presentes metade dos Encarregados de Educação que fazem parte desta comunidade escolar.

* Na festa de fim de ano, ao longo do dia, estiveram montadas barraquinhas com rifas, com algumas comidas e bebidas e com venda de livros que tem como fim lucrativo a OMEP. Esteve ainda uma barraquinha da Associação de Pais para venda de material (bibes e fatos de educação física) já usado por antigos alunos do Jardim- escola. Após terminar a caça ao tesouro, pais e filhos dirigiam-se ao Jardim – Escola onde decorreu uma demonstração de canto coral e de hipop, organizada pelos respectivos professores.

Os pais têm também a oportunidade de participar formalmente e activamente através da Associação de Pais e Encarregados de Educação que foi constituída em 17 de Setembro de 2003. No decorrer do ano lectivo de 2008/2009, ano em que estou a desenvolver o meu estudo, a APEEJE organizou duas actividades:

* Acção de Natal’08 – “Estou a partilhar”.

Cada aluno poderia colaborar com a oferta de um ou mais brinquedos, novos ou usados desde que se encontrem em bom estado, e devidamente embrulhados. As prendas foram colocadas junto à Árvore de Natal que estava na entrada do Jardim- Escola. No final, representantes de cada classe do jardim-escola, da APEE e do Jardim – Escola, ofereceram os presentes a crianças carenciadas.

* Gestos de Segurança – “Acção Sismos”

O Jardim – Escola contou com a presença de um monitor da Protecção Civil que realizou duas sessões de formação para professores e educadores, com a duração de 1 hora cada.

A Associação de Pais está neste momento inactiva, por demissão dos membros da direcção.

É de realçar o esforço e a vontade da escola, e dos pais, em participarem formal ou informalmente, de forma activa ou passiva, na escola e na vida escolar dos seus educandos. Verifica-se, no entanto, que a motivação e disponibilidade dos pais para uma participação activa (formal ou informal) é pequena, reagindo positivamente quando são estimulados pela escola. A participação passiva é mais elevada, principalmente nas “grandes actividades” de final de período ou em épocas festivas.

102

Pelo atrás referido, torna-se particularmente importante identificar novas formas que motivem uma maior participação activa dos pais na escola e na vida escolar dos seus educandos. Esta participação poderá ser formal ou informal (embora seja importante a existência de participações formais) feita na escola ou em casa, e contínua, mas sem ser demasiado intrusiva.

No documento Tese MARIANA DUTSCHKE (páginas 111-115)