• Nenhum resultado encontrado

A produção televisiva

No documento MEE.pdf (10.16Mb) (páginas 193-198)

Para se fazer televisão, é necessária a realização de muitas tarefas, que se traduzem como a produção televisiva. Toda a produção contempla WUrVIDVHVIXQGDPHQWDLVDSUpSURGXomRDSURGXomRHDSyVSURGXomR

A pré-produção está relacionada à GHÀQLomRHSUHSDUDomRGHWRGRVRVUHFXUVRV e possibilidades necessárias para a realização de um determinado programa. A produção diz respeito à execução propriamente dita. A pós-produção se refere à montagem de WXGRRTXHIRLJUDYDGRDWpRSURGXWRÀQDO que será colocado no ar. De acordo com o tipo de programa, essas fases apresentam diferentes graus de complexidade. Todo esse conjunto de operações é responsável por determinar o que chamamos de linguagem televisiva. Ela está diretamente ligada à preparação da imagem ou de sua captação.

A linguagem da televisão é bastante dinâmica e é organizada para atingir o nosso lado emocional do que o racional. Como meros telespectadores, ao assistirmos a TV, não temos ideia de todo o trabalho que está por trás das mensagens que são veiculadas nos programas. A televisão (À semelhanças dos demais meios audiovisuais como cinema, vídeo, etc.) possui linguagem própria.

O padrão de qualidade técnica e de produção da TV brasileira se aproxima ou se iguala ao dos níveis internacionais, contendo uma programação vasta e instigante que consegue absorver cada vez mais S~EOLFR H DXGLrQFLD LVVR VH UHYHODQGR HP HVSHFLDO QDV SURGXo}HV GH telenovelas, minisséries e programas de reportagens.

Falar da produção da televisão brasileira é destacar uma relação GH SUR[LPLGDGH HQWUH R SURGXWRU R SDWURFLQDGRU H R VHX ÀHO S~EOLFR (VVD UHODomR SRGH VHU LGHQWLÀFDGD QRV VHULDGRV H QDV WHOHQRYHODV TXH hoje ocupam uma faixa de tempo equivalente a um longa-metragem, diariamente. Os temas veiculados mostram cenas da realidade, levantam discussões a cerca do comportamento, por exemplo, dos adolescentes, da relação entre professor e alunos e entre os colegas; destaca a relação GDHVFRODFRPDIDPtOLDDERUGDFHQDVGHYLROrQFLDGHWRGDVDVHVSpFLHV Fig. 02

FRPR YLROrQFLD QR WUkQVLWR PRUDO H GLVFULPLQDomR HQWUH RXWUDV 0DV também, enfatiza a qualidade da educação brasileira e as condições em que se encontram as escolas. Em geral, são questões vividas pelos jovens e, muitas vezes, despercebidas pela maioria da população, bem como pelos educadores de um modo geral.

As séries e telenovelas ditam a moda a ser seguida, incentivam o consumismo exacerbado, construindo uma cultura elitista e discriminatória. Por outro lado, também abordam temas SROrPLFRVFRPRUHODFLRQDPHQWRV HQWUH SDLV H ÀOKRV QDPRUR sexo, drogas, entre outros, GHVPLVWLÀFDQGR TXHEUDQGR barreiras e tabus.

A grande preocupação da televisão é mesmo com o índice de DXGLrQFLDHSRUFDXVDGLVVRHODVHXWLOL]DGHHVWUDWpJLDVGLYHUVLÀFDGDVSDUD seduzir o telespectador, como o uso de imagens estáticas e dinâmicas, imagens ao vivo e gravadas, transmissões instantâneas (na hora em que os fatos ocorrem), etc.

Não se pode negar que os conteúdos veiculados através dos SURJUDPDVLQÁXHQFLDPRPRGRGHVHUGHDJLUHGHVHFRPSRUWDUGDV pessoas, independente da faixa etária e classe social. Isso acontece, principalmente, porque ela tenta se aproximar, o máximo possível, do seu cotidiano. É importante considerar que grande parte da população EUDVLOHLUDWHPPDLVDFHVVRDHVVDPtGLDSRULVVRVXDJUDQGHLQÁXrQFLD sobre os telespectadores.

Salientamos que os programas de televisão estão organizados HPFDWHJRULDVJrQHURVHIRUPDWRV+iFLQFRFDWHJRULDVGHSURJUDPDV $521&+,   D  HQWUHWHQLPHQWR E  SXEOLFLGDGH F  LQIRUPDomR d) educação; e) os demais programas que não se encaixam nessas FDWHJRULDV$VVLPFDGDXPDGHVVDVFDWHJRULDVDEUDQJHYiULRVJrQHURV FRPR GRFXPHQWiULR WHOHMRUQDOLVPR SURJUDPDV GH DXGLWyULR HWF ( FDGDJrQHURSRGHWHUDSHQDVXPIRUPDWRPDVWDPEpPSRGHWHUYiULRV formatos.

A grande discussão, hoje, sobre televisão está concentrada na TV digital interativa. A integração da TV com a internet é fato e já podemos DFHVVDU GLYHUVRV FDQDLV GH 79 DWUDYpV GR FRPSXWDGRULQWHUQHW 0DV também, no momento em que assiste a determinado programa, o telespectador pode, ao mesmo tempo, navegar pela internet em busca

Desta forma, observamos que a TV Digital traz novas perspectivas para a programação televisiva e, com ela, a necessidade de que novos olhares sejam despertados.

9RFr HVWi FRQYLGDGR D desenvolver mais uma atividade sobre a mídia televisiva. Realize a atividade a seguir. Só prossiga nos estudos, depois de concluí- la.

  0XLWDV SHVVRDV VH comportam, ao assistirem televisão, como se ela

dispensasse uma leitura interpretativa. Cite algumas situações em que isso ocorre e apresente algumas possibilidades para mudar essas situações.

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________  $ EXVFD GHVHQIUHDGD SHOD DXGLrQFLD ID] FRP TXH RV

produtores de TV busquem diferentes estratégias para seduzir o telespectador. Na sua opinião, o que pode ser prejudicial para o telespectador?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

Mãos à obra

de informações interessantes a respeito do programa, acessando sites UHODFLRQDGRV 3RGHPRV DSUHVHQWDU XP H[HPSOR FODUR QD SURJUDPDomR da TV, ao ser veiculada a propaganda de um determinado produto, o telespectador pode, na mesma hora, comprá-lo por meio de acesso a algum site.

3. O que é necessário fazer para melhorar a qualidade dos programas de TV? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

A televisão na educação

0XLWDV VmR DV GLVFXVV}HV D UHVSHLWR GR SDSHO TXH D WHOHYLVmR GHVHPSHQKDQDVRFLHGDGHDWXDO+iRVTXHHQIDWL]DPVHUXPSRGHURVR instrumento de alienação e de reprodução dos interesses de uma minoria GDVRFLHGDGHKiRVTXHDÀUPDPTXHDSURGXomRWHOHYLVLYDpYD]LDGH conteúdos e que não contribui em nada para a aprendizagem dos alunos. Porém, há os que consideram a televisão como um veículo de comunicação social indispensável ao ser humano e que, portanto, traz XPDVLJQLÀFDWLYDFRQWULEXLomRjHGXFDomR(HQWmRRSDSHOGRSURIHVVRU será o de mediador entre seus alunos e o que é veiculado nos canais de TV. Assim, é importante ensinar os alunos a fazerem leitura crítica do conteúdo dos programas de TV, de forma que eles aprendam a analisar criticamente toda a produção televisiva.

A utilização da televisão na educação deve ser encarada a partir GH WUrV SHUVSHFWLYDV D  HGXFDomR SDUD XVR VHOHWLYR GD 79 DTXL D preocupação deve ser levar os alunos a analisarem de forma crítica e FULDWLYDRVSURJUDPDVGH79E HGXFDomRFRPD79RVSURIHVVRUHVXWLOL]DP os programas de TV como estratégias pedagógicas

com o intuito de motivar os alunos, por exemplo, para SUREOHPDWL]DU RV FRQWH~GRV F  HGXFDomR SHOD 79 p exigido das emissoras oferecer melhores programas SDUDRS~EOLFR &$51(,52 

Precisamos pensar sobre a televisão nos seus elementos básicos para o desenvolvimento de um trabalho educacional cujo foco seja a linguagem televisiva. Para compreender o que é veiculado nos programas, necessitamos analisar tanto a imagem

nesse processo. Portanto, é preciso pensar a TV, suas imagens e suas diferentes estratégias de linguagem, como a edição, o som, o texto escrito, o texto falado, a escolha dos cenários e dos atores, os cortes, a escolha dos apresentadores, etc. Tudo isso precisa ser pensado ao mesmo tempo, tanto do ponto de vista técnico e comunicacional, como VRFLDO FXOWXUDO HGXFDWLYR ),6&+(5    e LPSRUWDQWH SHQVDU HVVDV questões, porque, quando o professor faz opção por estudar a TV, sua OLQJXDJHP VXDV HVWUDWpJLDV GH YHLFXODomR SDUD WHU PDLRU DXGLrQFLD  poderá levantar, junto com os alunos, alguns questionamentos sobre as posições assumidas e compreender melhor como se dá a elaboração dos diversos programas.

Reconhecemos que o espaço dedicado à educação, na TV brasileira, p UHGX]LGtVVLPR 6H YRFr REVHUYDU RV KRUiULRV HP TXH DV SHVVRDV costumeiramente, acessam os programas televisivos, vai constatar que não há, praticamente, a veiculação de programas educativos. Isso ocorre, H[DWDPHQWH SRUTXH HVVHV SURJUDPDV WrP SRXFD DXGLrQFLD VHQGR inclusive, colocados na programação em um horário de pouco acesso como, por exemplo, às cinco ou às seis horas da manhã. Essa rejeição à veiculação de programas puramente educativos se deve ao fato de que os programas voltados para o entretenimento são os que dão mais DXGLrQFLD

0DVFRPRLQWURGX]LUSURJUDPDVGH79QDHGXFDomRVHPTXHHOHV tenham sido feitos para educar? Isso vai depender do planejamento TXHRSURIHVVRUÀ]HUFRPRHOHGHÀQLUiRTXHVHUiH[SORUDGRGHDFRUGR com as perspectivas pedagógicas citadas anteriormente. E o professor poderá começar discutindo com os alunos a respeito do que veem na WHOHYLVmRGHIRUPDTXHHVWHVWHQKDPFRQVFLrQFLDGRUHDOGRLGHDOHGR utópico na veiculação de seus programas. Essa não é uma tarefa fácil para o professor, mas é necessário que seja feito.

Porém, queremos destacar, que há canais exclusivos voltados para a educação, como o canal TV Escola, o canal Futura, entre outros. Vale ressaltar que esses canais são visualizados somente por antenas parabólicas ou por cabo, portanto, grande parte dos alunos da escola pública não tem acesso a esses canais, exatamente porque não dispõe de antenas parabólicas, nem de TV a cabo.

'HVVHPRGRpLPSRUWDQWHUHÁHWLUDUHVSHLWRGRSDSHOGDWHOHYLVmR enquanto via de comunicação tão presente nos lares e, assim, a escola poderia aproveitar essa vasta e instigante forma de expressão, de forma a subsidiar e enriquecer as discussões que permeiam no universo da

sociedade atual.

9DPRVDYDOLDURTXHYRFrDSUHQGHX"5HDOL]HDDWLYLGDGH abaixo. Só prossiga nos estudos, depois de concluí-la.

Considerando que a televisão na educação deve ser HQFDUDGD D SDUWLU GH WUrV SHUVSHFWLYDV HGXFDomR SDUD XVR seletivo da TV; educação com a TV; e educação pela TV, UHVSRQGD

1. Que alterações deverão ser feitas no modo como os professores ensinam, de forma que a mídia televisiva possa ser incorporada na educação?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

Mãos à obra

____________________________________________________________________ __________________________________________

A utilização da televisão na sala de

No documento MEE.pdf (10.16Mb) (páginas 193-198)