• Nenhum resultado encontrado

Os textos jornalísticos e o ensino de língua espanhola

No documento MEE.pdf (10.16Mb) (páginas 115-124)

São muitas as contribuições que os textos jornalísticos podem trazer para serem explorados nas aulas de língua espanhola. As sugestões de propostas pedagógicas apresentadas, a partir dos jornais, estão relacionadas ao trabalho de leitura, escrita e produção de textos, que é o conteúdo básico do ensino de qualquer língua. O que pode ser acrescentado ao trabalho pedagógico com a língua espanhola, além do trabalho de análise do conteúdo da informação aqui apresentado – já que ele é o principal que se realiza com jornais e revistas – pode ser o trabalho de produçãoGHWH[WRVHPHVSDQKRO9HMDPRVDOJXPDVVXJHVW}HV

novas manchetes e novos títulos para as notícias, a partir do trabalho de análise já realizada, em espanhol.

Ń Com relação à notíciaDSyVWRGRRWUDEDOKRGHDQiOLVHGH notícias em sala de aula (seguindo orientações anteriores), o professor poderia propor a elaboração de pequenas notícias escritas em espanhol.

Ń Com relação à reportagem FRPR HVWH p XP WH[WR PDLV longo, poderia ver a possibilidade de produzir uma reportagem coletiva (professor e alunos) em espanhol.

Ń Com relação às fotos e legendas DV PHVPDV VXJHVW}HV de atividades desenvolvidas apresentadas, anteriormente, podem ser utilizadas nas atividades de língua espanhola. Não será um trabalho difícil, pois são utilizadas, apenas frases, nas legendas.

Ń Com relação às enquetes e entrevistas R HQWUHYLVWDGR poderia ser alguém que dominasse a língua espanhola, pois facilitaria a realização da entrevista por parte dos alunos. Nesse caso, as perguntas devem ser elaboradas pelos alunos, juntamente, com o professor. Esse é um ótimo exercício para os alunos aperfeiçoarem a língua espanhola.

Ń Com relação ao editorial SRGH VHU XWLOL]DGR R PHVPR procedimento da notícia ou da reportagem, por exemplo. Evidentemente que outras propostas podem ser desenvolvidas com RVWH[WRVMRUQDOtVWLFRVSRUpPUHDÀUPDPRVTXHDSULPHLUDGHTXDOTXHU atividade, envolvendo as mídias, deve ser o tratamento de análise do conteúdo da informação – e foi o que se propôs aqui.

Queremos, por último, destacar que, da mesma forma, os jornais e as revistas possuem uma variedade de gêneros textuais que podem ser explorados nas atividades pedagógicas. Todas as orientações apresentadas aqui, a serem desenvolvidas, utilizando o jornal, podem ser aplicadas para o trabalho pedagógico com as revistas.

Já sei!

Autoavaliação

O jornal como uma mídia de grande alcance deve ocupar espaço nas atividades pedagógicas. A preocupação com a formação de leitores FUtWLFRVGHWH[WRVMRUQDOtVWLFRVGHYHVHURÀRFRQGXWRUSDUDTXHRSURIHVVRU possa explorar os respectivos textos nas atividades pedagógicas.

O conhecimento da linguagem que permeia o jornal é fundamental SDUDDFRPSUHHQVmRGRVIDWRVPRVWUDGRVQHOHLGHQWLÀFDQGRDTXHOHVTXH veiculam a informação de acordo como os fatos se deram, daqueles em que a ênfase está no exagero da notícia, que procura desviar do sentido real de como os fatos aconteceram.

O trabalho pedagógico com uma diversidade de gêneros textuais do jornal, na sala de aula, contribui para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita o contato dos alunos com textos que contribuirão para ampliar os aspectos da língua, relacionados à oralidade, à leitura ou à escrita, de forma crítica e criativa.

De acordo com o texto de nossa aula, há dois tipos de atividades relacionadas aos gêneros textuais presentes nos jornais (e revistas) que SRGHPVHUGHVHQYROYLGRVHPVDODGHDXODD DVDWLYLGDGHVHPTXHQRV utilizamos de recortes em jornais (e revistas); e b) as atividades levem o aluno a construírem textos a partir de dados levantados por ele mesmo. 1HVWDDWLYLGDGHYDPRVXWLOL]DUDRSomR´Dµ3RUWDQWR

Ń Escolha dois jornais de circulação em seu Estado.

Ń Com os jornais em mãos, escolha um gênero textual presente no jornal (título e manchete, notícia, reportagem, fotos e legendas, enquetes e entrevistas ou o editorial) para realizar sua atividade.

Ń Escolha o assunto a ser explorado nos dois jornais 9HMDHPFDGDXPGRVMRUQDLV

1. Qual o tema veiculado? Indique a data de veiculação dos jornais.  +iSUHFLVmRRXQmRQDLQIRUPDomR"

 (PTXDOGRVGRLVMRUQDLVDLQIRUPDomRpPDLVULFDGHGHWDOKHV"  ,GHQWLÀTXHVHFDGDXPGRVMRUQDLVHVWXGDGRVSUHWHQGHLQIRUPDUR

OHLWRU IXQomRUHIHUHQFLDO E VHSUHWHQGHLQÁXHQFLDUROHLWRU IXQomR conativa); ou c) se pretende emocionar o leitor (função expressiva ou emotiva).

5. Informe se cada um dos jornais trata o assunto de forma direta ou se você percebe que algum deles (ou os dois) é tendencioso (por H[HPSORGHPRQVWUDSULYLOHJLDUXPJUXSRSROtWLFRRXGHWHUPLQDGD empresa, ou uma pessoa com alto poder aquisitivo, etc.). Como você percebe isso?

 4XHDWLYLGDGHVSRGHPVHUH[SORUDGDVHPDXODVGHOtQJXDHVSDQKROD a partir do gênero textual escolhido e do assunto, nos dois jornais, FRQVLGHUDQGR

a) a oralidade; b) a leitura; c) a escrita.

7. Você considera que o que você propôs pode contribuir para desenvolver o senso crítico do aluno em relação à apreciação das LQIRUPDo}HVFRQWLGDVQXPMRUQDO"3RUTXr"

Atenção! Organize sua atividade num único texto. Não se esqueça de dar um título ao seu texto.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Leitura complementar

3DUDDSURIXQGDUVHXVFRQKHFLPHQWRVDUHVSHLWRGDXWLOL]DomRGRV MRUQDLVHPVDODGHDXODOHLDRVVHJXLQWHVWH[WRV

7H[WR*rQHURVGLVFXUVLYRVREMHWRVGHHVWXGRSDUDDSUiWLFDHVFRODU de produção escrita de textos jornalísticos.

2 WH[WR FRPSOHWR HVWi GLVSRQtYHO QR VHJXLQWH HQGHUHoR KWWS DOEFRPEUDUTXLYRPRUWRHGLFRHVBDQWHULRUHVDQDLVVHPSGI VPVVBSGI

7H[WR8VRGRMRUQDOLPSUHVVRHGLJLWDOHPVDODGHDXODSRVVLELOLGDGHV de um ensino crítico. O texto completo está disponível no seguinte HQGHUHoRKWWSZZZFRQH[DRIDLVDIDFLOX]FRPUHYLVWDSHGDJRJLDSGI

/LYURV

&+$5$8'($83DWULFNDiscurso das Mídias6mR3DXOR&RQWH[WR 

Referências

CITELLI, A. Palavras, meios de comunicação e educação. 6mR 3DXOR &RUWH]

DINES, A. O papel do jornal: uma releitura.HG6mR3DXOR6XPPXV 

FARIA, M. A. O jornal na sala de aula. Coleção Repensando a Língua 3RUWXJXHVD$WDOLED7GH&DVWLOKR6mR3DXOR63&RQWH[WR

GHILARDI, M. I. Mídia, educação e leitura.,1%$=27729+*+,/$5', 0, RUJ 0tGLDSRGHUHGXFDomRHOHLWXUD6mR3DXOR$QKHPEL0RUXPEL Associação de Leitura do Brasil, 1999.

LAGE, N. Linguagem jornalísticaHG6mR3DXORÉWLFD

SILVA, L. da; LIMA, C. M. de. Jornal e revista em sala de aula:UHÁH[}HV VREUHVHXSRWHQFLDOHGXFDWLYR,Q*5$19,/($ RUJ 6DODGHDXODHQVLQR HDSUHQGL]DJHP&DPSLQDV3DSLUXV

)RQWHGDVÀJXUDV

Fig. 01 KWWSESEORJVSRWFRP6%YX.FF1*7=PY<296,$$$$$$$$(D*$:J:[MJ,OR VIRWRGLDGRMRUQDOLVWDMSJ Fig. 02KWWSWHNVDSRSWH[WUDVVXJHVWRHVVXJHVWDRBWHNBDFRPSDQKHBRBFHQWHQDULRBGDB UHSXEOBKWPO Fig. 03KWWSDUJHPLURIHUUHLUDÀOHVZRUGSUHVVFRPEUD]LOBRJORERMSJ Fig. 04 KWWSHULNDVDOHQFDUEORJVSRWFRPSURMHWRMRUQDOHVFRODUMRUQDOGRPERVFRKWPO Fig. 05KWWSESEORJVSRWFRPB(%L()'5S773+X'TNJ,$$$$$$$$$$N6*W\9UN VDOXQRVXFDMSJ

Fig. 06 KWWSZZZMDJXDULDLYDSUJRYEUSPMLQGH[SKS"RSWLRQ FRPBFRQWHQW YLHZ FDWHJRU\ O D\RXW EORJ LG 

Fig. 07 KWWSESEORJVSRWFRPB4*/\WDREW+78Q&%Y*NG,$$$$$$$$$R%&YW''[*TR VMRUQDOLVWDMSJ

Fig. 08 KWWSMRUQDOHFRPEU]HEHWRGXDVFDSDVHXPDEROD

Fig. 10 KWWSWKXPEPDLVXROFRPEUODUJHMSJ"YHU  Fig. 11KWWSZZZFDIHFRPIFRPBBBDUFKLYHKWPO

Licenciatura em Espanhol

O livro didático, o livro paradidático, a

No documento MEE.pdf (10.16Mb) (páginas 115-124)