• Nenhum resultado encontrado

GÊNEROS JORNALÍSTICOS ALEMÃES GÊNEROS JORNALÍSTICOS BRASILEIROS

4.3 A representação no gênero entrevista jornalística

4.3.1 A representação do entrevistado em Carta Capital

A análise da representação feita nesta seção focaliza o participante Delfim Neto, o entrevistado em Receita de Crescimento. Para tanto, além da categoria dos participantes, serão analisados os processos e as circunstâncias utilizados pela matéria para construir a representação do ex-Deputado, com base teórica em Halliday (1994). Em seguida, analiso a imagem de Delfim Neto, com base nas categorias propostas por Kress e van Leeuwen (1996):

4.3.1.1 Participantes, processos e circunstâncias em Carta Capital

Os dados utilizados nesta subseção encontram-se no lide de Receita de Crescimento, lugar no gênero em que entrevistado é representado de forma mais direta pelos jornalistas ou editores. Vejamos as representações de Delfim Neto em todas as ocorrências do lide, com base nos exemplos (16a) e (16b) a seguir:

(16a)

Parlamentar influente nas últimas décadas, Delfim é hoje um dos interlocutores mais freqüentes de Lula (...)

(16b)

Com a costumeira verve, ironia e lucidez, Delfim recebeu Carta Capital (...) Em (16a), tem-se uma representação feita por meio de um processo relacional atributivo (“é”), em que “Delfim” é o portador representado de forma

pessoal e nomeada ;temos, também, um duplo atributo: “parlamentar influente” e “um dos interlocutores mais freqüentes de Lula”. E, finalmente, a presença de duas circunstâncias: “nas últimas décadas” e “hoje”. Em (16b), tem-se uma representação feita por meio de um processo material (“recebeu”), em que o Delfim é o ator, posicionado na condição de agente, a meta é “Carta Capital”; tem-se, ainda, a presença de uma circunstância: “Com a costumeira verve, ironia e lucidez”. Os atributos dados a Delfim Neto expressam parte da escolha ideológica feita por Carta Capital. Um outro veículo de comunicação poderia mostrar, por exemplo, o fato de que Delfim Neto foi o Ministro da Fazenda durante o chamado Milagre Econômico brasileiro, uma ilusão de crescimento vivida pelo nosso país nos anos de 1970 do século passado.

Podemos resumir a representação feita de Delfim Neto em Carta Capital por meio do Quadro 10 A representação de Delfim em termos de participantes, processos e circunstâncias em Receita de Crescimento a seguir:

Quadro 10 Representação de Delfim em termos de participantes, processos e circunstâncias em Carta Capital Parlamentar influente nas últimas décadas, Delfim é hoje um dos interlocutores mais freqüentes de Lula

Atributo Parlamentar influente

Circunstância Nas últimas décadas

Portador Delfim

Processo relacional identificativo É

Circunstância Hoje

Atributo Um dos interlocutores mais freqüentes de Lula

Com a costumeira verve, ironia e lucidez, Delfim recebeu Carta Capital Circunstância Com a costumeira verve, ironia e lucidez

Ator Delfim

Processo material Recebeu

4.3.1.2 A imagem do entrevistado em Carta Capital

Um dos elementos que fazem parte da composição final de Receita de Crescimento é a imagem de Delfim Neto, que ocupa considerável espaço dentro da distribuição da mancha gráfica27 da página, como se pode observar na Figura 8, a seguir:

Figura 8 A imagem de Delfim Neto dentro da mancha gráfica de Carta Capital

27

De acordo com a Wikipédia, “o espaço delimitado de impressão dentro de uma página se chama mancha gráfica, onde cai tinta sobre o papel; fora destes limites, nada pode ser impresso e nenhum elemento pode ultrapassar. Nos casos em que a mancha ultrapassa as bordas do papel, diz-se que a impressão é sangrada”.

No layout da página em que aparece, a imagem de Delfim Neto ocupa uma posição mais acima, ou seja, é localizado na parte superior do eixo vertical. Essa posição, geralmente, é ocupada pelo elemento denominado ideal, em contraposição ao que ocupa a parte inferior, chamado de real. O eixo vertical, contudo, também pode expressar uma relação de poder, o que se verifica, por exemplo, com a localização espacial das imagens sacras em relação aos fiéis nas igrejas ou como nas escolas tradicionais em que o pedestal distinguia os professores numa posição mais acima. É com essa perspectiva, a de poder, que analiso a imagem de Delfim Neto.

A saliência dada à fotografia do entrevistado faz com que a sua imagem seja o principal componente do layout: ela ocupa a quarta parte de toda a página. A seguir, conforme Figura 9, destaco somente a imagem do economista, para uma análise dela em particular:

Na imagem anterior, o participante representado é o economista Delfim Neto, e os participantes interativos são os leitores de Carta Capital, os viewers. Faço uma análise multimodal dessa imagem, destacando-a em termos do processo reacional e da modalidade:

• O processo reacional ocorre quando o vetor da imagem é formado pela linha dos olhos. No caso em apreço, o olhar do representado dirige- se para o participante interativo, numa construção de transitividade: olhar de Delfim Neto é dirigido para o leitor, numa relação de demanda28, mesmo que a saibamos intermediada pelo fotógrafo.

• A modalidade realizada, nas imagens, por meio de elementos como cores, luzes, tons e sombreados. Na imagem de Delfim Neto, a cor exerce um papel muito relevante: ela é projetada criando uma sombra sobre o lado esquerdo do ator representado, ofuscando-lhe, parcialmente, um dos olhos. Essa concepção confere ao representado uma modalidade diferente das observadas em fotografias comuns, de onde se espera total clareza. Efeitos de sombra e de luz constroem sentidos. Neste caso, temos um Delfim Neto representado pelo fotógrafo de forma incomum, numa relação, de certo modo, distanciada dos leitores.

• O gesto a mão direita erguida sobre o braço esquerdo, em um movimento que visa a harmonizar a dobra da camisa, constrói um ethos de líder, de um empreendedor, que, na nossa cultura, estabelece ligações com a posição de autoridade.

28

Demanda é a relação em que há o estabelecimento direto entre o ator representado e o leitor, num envolvimento que pode demandar questões emocionais.