• Nenhum resultado encontrado

Em Santa Maria, os apenados que cumprem pena privativa de liberdade em regime fechado permanecem na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM). Já quem cumpre pena em regime semiaberto, não trabalha nem estuda fora da casa prisional permanece no Presídio Regional de Santa Maria (PRSM). Por fim, quem está em regime aberto e quem está em regime semiaberto, mas trabalha ou estuda fora do cárcere, cumpre pena no Instituto Penal de Santa Maria (IPSM). No caso das mulheres, por não haver casa prisional destinada ao sexo feminino, permanecem cumprindo pena no PRSM, independentemente do regime prisional.

Em entrevista realizada na Penitenciária Estadual de Santa Maria, no dia 07 de novembro de 2017199, com um dos professores responsáveis pelas aulas ministradas dentro da Penitenciária Estadual e do Presídio Regional de Santa Maria, questionou-se o funcionamento da educação dentro das casas prisionais de Santa Maria. Segundo o professor entrevistado, o núcleo200 que há na PESM é uma extensão do PRSM, pois a educação prisional, nesta Comarca, teve início no Presídio e, com a inauguração da Penitenciária, foi possível criar uma extensão e os

professores passaram a atuar também na PESM201.

Inicialmente, é importante destacar que há vinte e um professores que atuam nos núcleos dentro da Penitenciária Estadual e do Presídio Regional de Santa Maria. Esses docentes são vinculados à rede Estadual e são convidados a ocupar parte de sua carga horária lecionando dentro das casas prisionais. Se o educador não conseguir adaptar o currículo às especificidades do cárcere e não desenvolver a atividade como deveria, será convidado a se retirar do núcleo202.

O ensino que ocorre dentro de ambas as casas prisionais de Santa Maria é dividido em nove totalidades, modalidade empregada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da seguinte forma:

199 Conforme Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Anexo B 200

Segundo o professor, as escolas dentro das casas prisionais são chamadas de núcleos.

201

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

202

Totalidade 1 (T1): corresponde ao 1º e 2º ano do ensino básico203; Totalidade 2 (T2): corresponde ao 3º e 4º ano do ensino básico204;

Totalidades 3 e 4 (T3 e T4): correspondem ao 5º e 6º ano do ensino fundamental205;

Totalidades 5 e 6 (T5 e T6): correspondem ao 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental206;

Totalidades 7, 8 e 9 (T7, T8 e T9): correspondem ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. 207

Ademais, o ensino, conforme tais modalidades, divide-se em grupos de linguagem, a saber:

O ensino fundamental é composto por quatro grupos, quais sejam:

1) Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;

2) Matemática;

3) História e Geografia; 4) Ciências Naturais.

O ensino médio, também composto por quatro grupos, divide-se em: 1) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação208;

2) Matemática e suas Tecnologias;

3) Ciências Humanas e suas Tecnologias209; 4) Ciências da Natureza e suas Tecnologias210.

Por fim, há o Ensino Globalizado, que se refere à alfabetização (T1 e T2).211

Nas aulas de educação física, os apenados aprendem as regras dos jogos, as modalidades olímpicas, assistem a vídeos e documentários e fazem alongamento. Ainda, a cada seis meses, são organizados dois torneios entre as galerias, nos quais é possibilitada a participação de todos os reeducandos. Nesse caso, os professores aproveitam para aplicar os conteúdos vistos em aula, orientando os presos enquanto desenham e pintam a quadra onde ocorrerão os jogos, bem como na arrecadação de dinheiro para comprar o material necessário à realização do torneio. No caso das

203 Compreende a alfabetização 204 Compreende a alfabetização 205

No 5º e no 6º ano, considerados séries iniciais do ensino fundamental, os professores trabalham com ciências.

206

No 7º, 8º e 9º ano, considerados séries finais do ensino fundamental, os professores ensinam ciências físicas e biológicas..

207

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

208

Esse grupo engloba as disciplinar de artes, literatura, educação física, língua estrangeira - inglês e espanhol - e português.

209

Esse grupo engloba as disciplinar de sociologia, filosofia, história e geografia.

210

Esse grupo engloba as disciplinar de química, física e biologia.

211

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

mulheres, como há mais espaço, além das aulas teóricas, é possível realizar aulas práticas com corridas e exercícios212.

Em relação à disciplina de redação, inicialmente busca-se que o reeducando construa um texto a partir do seu histórico de vida ou de uma história fictícia, para que ele assimile a estrutura de uma redação e, posteriormente, possa desenvolver um texto com conteúdos diversos e mais complexos. O progresso dos apenados é avaliado analisando-se se ele sabe como construir o início, o desenvolvimento e a conclusão da redação. Nas demais disciplinas, o sentenciado é submetido a quatro avaliações, quando é verificado se ele está apto a ser promovido213 para a próxima totalidade214.

Ademais, com o intuito de manter os alunos interessados nas aulas, principalmente quando a matéria se torna complexa e muitos pensam em desistir, os professores utilizam-se dos mais diversos métodos para manter os apenados motivados a estudar. Em 2016, por exemplo, a fim de facilitar a compreensão e tornar as aulas de história mais atrativas, foram feitas apresentações de teatro entre os alunos da PESM. Cada totalidade apresentou uma peça relacionada ao conteúdo abordado no semestre. Ainda, nas aulas de educação artística, os alunos confeccionaram máscaras africanas, durante a semana da consciência negra, filtros dos sonhos e mandalas215.

Além do ensino regular, ministrado através dos núcleos, há também a Educação à Distância (EAD) para os reeducandos que trabalham e, por isso, não conseguem frequentar as aulas. Para iniciar os estudos, o apenado é submetido a uma avaliação216, a fim de verificar em qual totalidade ele poderá ser encaixado. Nesse tipo de ensino, os professores são intermediários e providenciam trabalhos que serão realizados pelos reeducandos dentro da cela e entregues no prazo de uma semana. Em geral, essas atividades consistem na leitura de um texto e, com base nele, os apenados deverão confeccionar um resumo ou responder às questões propostas sobre o assunto217. Em caso de dúvida acerca do tema apresentado, o

212

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

213 No EJA, o termo utilizado não é “aprovação”, mas sim “promoção”. 214

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

215

Ibidem.

216

Essa avaliação consiste em analisar se o preso sabe ler, escrever, interpretar e realizar contas básicas de matemática.

217

sentenciado poderá marcar um horário para tirar dúvidas com o educador responsável pela disciplina218.

No caso dos condenados que decidem estudar por conta própria, com o objetivo de beneficiar-se com a remição da pena, nos moldes do artigo 1º, inciso IV, da Recomendação nº 44 do CNJ, é prestado somente um auxílio material. A fim de amparar tais apenados, os professores elaboraram uma apostila que contém as disciplinar cobradas no ENEM e disponibilizam, quando solicitado, provas anteriores, artigos de revistas, jornais e periódicos219.

A Penitenciária Estadual de Santa Maria é dividida em dois Módulos de Vivência (MVI e MVII) e cada um deles é composto por quatro galerias (A, B, C e D). Nessa casa prisional, as aulas ocorrem segundas, terças e sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 16h30min, sendo que cada galeria é contemplada com uma manhã e uma tarde de aula por semana. Assim, as aulas ocorrem da seguinte forma: Galeria A: segundas-feiras à tarde e sextas-feiras de manhã; Galeria B: segundas-feiras de manhã e terças-feiras à tarde; Galeria C: terças-feiras à tarde e sextas-feiras de manhã; Galeria D: segundas-feiras à tarde e terças-feiras de manhã. Nas quartas e quintas-feiras, para que os apenados não percam o ritmo de estudo, os professores entregam uma avaliação, que deverá ser feito na cela e entregue em até uma semana220.

Na PESM, há doze salas de aula no total, seis em cada Módulo de Vivência, sendo que, dessas seis salas, duas comportam oito alunos e quatro comportam dez alunos. Em razão do espaço reduzido, os alunos de totalidades diversas permanecem na mesma sala, sentados em grupo, e assistem à aula de uma mesma disciplina, mas com o conteúdo de acordo com a sua totalidade. Ademais, há dois laboratórios de informática, onde os alunos regulares aprendem a reconhecer as peças de um computador e trabalham com disciplinas como história, geografia, literatura e com jogos educativos. No MVI, foram instalados cinco computadores, e, no MVII, foram instalados dois computadores221.

218

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

219

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

220

Ibidem.

221

Segundo dados atualizados até agosto de 2017, há 846 apenados cumprindo pena na Penitenciária Estadual de Santa Maria222. Desse total, em outubro de 2017, havia 316 alunos frequentes do núcleo, sendo que 71 eram da alfabetização (35 do T1 e 36 do T2), 100 alunos das séries iniciais do ensino fundamental (T3 e T4), 69 alunos nas séries finais do ensino fundamental (T5 e T6) e 76 alunos do ensino médio (T7, T8 e T9). Dessa forma, percebe-se que cerca de 37% da população carcerária do regime fechado frequentam aulas no interior da casa prisional223.

Ainda, dentro da PESM, há dois projetos: o Projeto Leitura Itinerante e o Projeto de Xadrez. No primeiro, os apenados pegam o livro que desejam ler, mas não precisam necessariamente devolvê-lo. Esse Projeto teve início em maio de 2011 e, até outubro de 2017, a biblioteca, localizada no MVII, contava com cerca de 4.800 exemplares224. Para mantê-la, a casa prisional conta com doações periódicas do Banco de Livros de Porto Alegre e de qualquer pessoa que deseje colaborar com o Projeto. Após a leitura, muitos reeducandos respondem a questionários ou elaboram um resumo acerca do assunto abordado na obra. Entretanto, como ainda não há regulamentação da remição através da leitura dentro da casa prisional, tal atividade não proporciona a remição da pena225.

O Projeto de Xadrez, de iniciativa do professor entrevistado, teve início em 2016 e contempla 8 apenados que trabalham na fábrica de sabão e 10 reeducandos da fábrica de ração da Penitenciária. As aulas são quinzenais, com duração de duas horas, nas terças-feiras para os apenados da fábrica de sabão e nas sextas-feiras para os reeducandos da fábrica de ração. Nos encontros, o educador ensina as regras do jogo e associa o xadrez à vida dos detentos, considerando-se que o tabuleiro é o mundo, as peças são as pessoas e as regras do jogo são as leis impostas à sociedade226.

Após alguns meses da implementação do Projeto de Xadrez, verificou-se que ele auxilia de forma significativa na educação, pois os apenados que participam dos

222

RIO GRANDE DO SUL. Superintendência dos Serviços Penitenciários. Penitenciária Estadual de

Santa Maria. 2017. Disponível em:

<http://www.susepe.rs.gov.br/conteudo.php?cod_menu=9&cod_conteudo=39>. Acesso em: 07 nov. 2017.

223

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

224

Na biblioteca, há livros didáticos, pedagógicos, de poesia, de romances, histórias em quadrinhos, livros evangélicos, etc.

225

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

226

encontros e também estudam têm melhorado o raciocínio e, por consequência, o desempenho nas atividades escolares. Inicialmente, pretendia-se utilizar a marcenaria que havia na casa prisional para que os detentos produzissem o tabuleiro e as peças e pudessem praticar dentro das celas, proporcionando outra atividade de lazer. Entretanto, a marcenaria foi fechada e não foi possível implementar tal ideia227.

No Presídio Regional de Santa Maria, segundo dados atualizados até agosto de 2017, havia 244 apenados cumprindo pena228. Desse total de detentos, 80 estão matriculados no núcleo existente dentro da casa prisional. Destarte, verifica-se que cerca de 32% da população carcerária frequenta as aulas ministradas dentro do cárcere. Segundo o professor entrevistado, embora haja uma biblioteca com aproximadamente 2 mil livros, no PRSM, os apenados demonstram menos interesse pela leitura e não há o Projeto Leitura Itinerante, uma vez que este foi implementado pela administração da PESM229.

Dentro da casa prisional, há três salas de aula, onde cabem oito alunos, e há um laboratório de informática com dez computadores. As aulas ocorrem nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 16h30min. Da mesma forma que ocorre na PESM, os apenados que trabalham dentro da casa prisional e, em razão da incompatibilidade de horários, não conseguem frequentar as aulas, são matriculados na Educação à Distância (EAD). Por fim, importante mencionar que, embora não haja o Projeto Xadrez nem o Projeto Leitura Itinerante dentro do PRSM, há grupos de formação profissional de costura, culinária, cabeleireiro e manicure230.

Todos os alunos dos núcleos localizados da PESM e do PRSM, sejam alunos regulares ou os que estudam através da Educação à Distância, são preparados para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Em 2016, 80 reeducandos foram inscritos para o ENEM e 6 deles foram aprovados e inscritos

227

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

228

RIO GRANDE DO SUL. Superintendência dos Serviços Penitenciários. Presídio Regional de Santa

Maria. 2017. Disponível em: <

http://www.susepe.rs.gov.br/conteudo.php?cod_menu=9&cod_conteudo=48>. Acesso em: 07 nov. 2017.

229

PROFESSOR. Entrevista com um dos professores do núcleo existente dentro da PESM e do PRSM. Santa Maria, 07 nov. 2017.

230

para concorrer a vagas no SISU, no PROUNI e em cursos da UFSM. Entretanto, nenhum deles pode se matricular, pois cumpriam pena em regime fechado. Em 2017, 54 apenados foram inscritos para realizar a prova do ENEM, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro231, e 236 foram inscritos para realizar a prova do ENCCEJA, que ocorrerá em 21 e 22 de dezembro. É importante frisar que as provas do ENEM e do ENCCEJA estão abertas para todos os apenados, inclusive aos que não estão matriculados nos núcleos. Aliás, dos 54 detentos que realizarão o ENEM, 24 deles estudam por conta própria232.

Destarte, conclui-se que, em Santa Maria, os núcleos existentes dentro das casas prisionais desempenham com eficiência a sua função, pois são integrados por professores competentes e comprometidos. Os docentes que trabalham dentro da PESM e do PRSM demonstram preocupação em proporcionar uma educação de qualidade, interativa e atrativa aos condenados, auxiliando-os na busca pelo conhecimento e na sua reinserção social.

Documentos relacionados