• Nenhum resultado encontrado

A TERCEIRA FASE DA PESQUISA: ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS

No documento josefabiovieiradeoliveira (páginas 104-107)

3 REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EXECUTADAS NA ESCOLA ESTADUAL

3.2 A TERCEIRA FASE DA PESQUISA: ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS

Esta seção apresenta a metodologia que foi utilizada na terceira fase da pesquisa na qual realizamos as entrevistas estruturadas. Esse instrumento metodológico foi selecionado para atender aos objetivos propostos, isto é, investigar como as práticas gestoras e docentes contribuíram para a elevação dos índices de proficiência em uma escola de educação profissional, a fim de propor aprimoramento para as práticas, como também mapear e disseminá-las para as demais escolas da rede.

De um modo geral, pesquisas de cunho qualitativo exigem a realização de entrevistas ou aplicações de questionários semiestruturados. A descrição e a delimitação dos sujeitos a serem entrevistados constituem um problema a ser enfrentado de imediato, já que se trata de parte importante da investigação de campo. Outra parte relevante é a descrição do percurso metodológico da pesquisa, conforme afirma Duarte (2002).

Uma pesquisa é sempre, de alguma forma, um relato de longa viagem empreendida por um sujeito cujo olhar vasculha lugares muitas vezes já visitados. Nada de absolutamente original, portanto, mas um modo diferente de olhar e pensar determinada realidade a partir de uma experiência e de uma apropriação do conhecimento que são, aí sim, bastante pessoais. (DUARTE, 2002, p.140).

Segundo Duarte (2002, p. 140), “relatar procedimentos de pesquisa, mais do que cumprir uma formalidade, oferece a outros a possibilidade de refazer o caminho e, desse modo, avaliar com mais segurança as afirmações que fazemos”, ou seja, devemos detalhar os procedimentos realizados na pesquisa, para que os leitores compreendam o contexto dos sujeitos investigados e possam acompanhar o percurso de pesquisa.

Utilizamos as entrevistas estruturadas como instrumento de pesquisa para a coleta de dados, na busca de compreender a percepção dos sujeitos e suas subjetividades. Uma das principais características da entrevista estruturada é a utilização de um roteiro previamente elaborado, apresentando foco em determinados assuntos. Contudo, esse roteiro não deve ser engessado. Segundo Vergara (2009) o roteiro servirá de guia para que se possa obter a resposta que reflita a posição do entrevistado e possibilite responder ao problema de investigação.

A entrevista é uma das formas para coletar dados, que pode ser concebida como um processo de interação social, verbal e não verbal, que ocorre face a face, entre um pesquisador, que tem um objetivo previamente definido, e um entrevistado, que, supostamente, possui a informação que possibilita estudar o fenômeno em pauta, e cuja mediação ocorre, principalmente, por meio da linguagem. Porém, existem outras formas para coletar dados de natureza verbal, tais como a entrevista por telefone, internet ou chat. Nessas formas de coleta de informações, não teríamos uma interação face a face, mas outras condições estariam presentes, como perguntas, respostas e interpretações. Podemos, então, vislumbrar dois grandes campos para estudar os tipos de intervenções que podem ocorrer, por um lado, num processo de coleta de dados face a face e, por outro, mediado por telefone ou por internet. (MANZINI,2004)

As primeiras entrevistas foram realizadas com uma amostra dos professores da escola. Para tanto, selecionamos 05 professores, sendo 04 da base regular e 01 da base técnica. Da base regular, entrevistamos um professor de cada área do conhecimento, um professor da área de Linguagens e Códigos, um professor da área das Ciências Humanas, um professor da área das Ciências da Natureza e um professor de Matemática. Vale salientar que as entrevistas foram realizadas através de web conferências com os professores, através do Google Meet e do WhatsApp, devido ao período de isolamento social, por conta da pandemia do COVID 19, iniciada durante o primeiro semestre de 2020.

As entrevistas com os professores da escola tiveram como objetivo compreender os sentidos atribuídos pelos professores à escola a que pertencem, buscando identificar como relacionam seus respectivos projetos e ações ao movimento empreendido pela gestão e pelos seus colegas para a melhoria da aprendizagem, como também conhecer melhor o ponto de vista dos educadores sobre a temática em estudo, buscando compreender as práticas docentes desenvolvidas na perspectiva do trabalho colaborativo. O roteiro utilizado nesta pesquisa encontra-se no Apêndice B desta dissertação. Esclarecemos ao leitor que iremos nos referir aos docentes como PROFESSOR 1, PROFESSOR 2 e assim sequencialmente, para podermos manter o anonimato dos sujeitos.

Para a realização das entrevistas com os estudantes, selecionamos uma amostra de 07 alunos do 3º ano do ensino médio, visto que eles estão há mais tempo na escola e têm um conhecimento maior dos projetos e ações desenvolvidos pela equipe gestora. Vale salientar que a escolha dos alunos do 3º ano ocorreu devido a maioria das ações e projetos ser voltada para essa série, por ser a que é avaliada através nas avaliações externas (SAEB, SPAECE e ENEM).

Para a participação dos estudantes, o pesquisador enviou mensagens via WhatsApp, convidando-os a participar da pesquisa, juntamente com o Termo de Consentimento para apreciação dos seus responsáveis. Na sequência, deviam registrar o consentimento dos responsáveis e seu interesse em participar da pesquisa. Vale salientar que, para a realização dessa entrevista, criamos um grupo de WhatsApp, em que os estudantes foram adicionados. Assim, à medida que fazia os questionamentos, os alunos respondiam através de áudios e digitações, de forma síncrona. Entretanto, durante a entrevista, a internet de um dos estudantes caiu e ele respondeu aos questionamentos, através de áudios, quando a internet se reestabeleceu. Esclarecemos que a manutenção dos estudantes durante o período de entrevista teve como objetivo garantir as suas respostas sem possíveis interferências de outros.

A entrevista coletiva com os alunos teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos pelos estudantes aos projetos desenvolvidos pela escola, considerando a relevância das opiniões para diagnosticar desafios e possibilidades das estratégias pedagógicas e gestoras desenvolvidas pela escola. O roteiro utilizado nesta pesquisa encontra-se no Apêndice C desta dissertação. Da mesma maneira que os professores, referimo-nos aos estudantes de ALUNO 1 a ALUNO 7.

Por fim, realizamos entrevistas com os gestores escolares. Nessa categoria, foram entrevistados o diretor escolar e os três coordenadores escolares, um coordenador da área de Linguagens e Códigos, da área de Humanas e outro da área de Ciências da Natureza e Matemática, a fim de compreender as percepções desses atores sobre as práticas gestoras e docentes desenvolvidas na escola, na perspectiva do trabalho com metas, gestão por resultados, trabalho colaborativo, protagonismo docente e discente, como também os desafios de gerir uma escola que apresenta bons índices educacionais.

Quando nos referirmos aos gestores, citaremos como COORDENADOR 1, COORDENADOR 2, COORDENADOR 3 e DIRETOR. Vale salientar que realizamos as entrevistas com os gestores através de web conferências, através do Google Meet e do WhatsApp, devido ao período de isolamento social, por conta da pandemia do Coronavírus. O roteiro utilizado nesta pesquisa encontra-se nos Apêndices D e E desta dissertação. Realizamos as entrevistas de forma individual com cada um dos atores escolares, apenas as entrevistas com os discentes que foi realizada de forma coletiva. Explicamos, ainda, ao leitor que o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE e os termos de assentimento serão recolhidos e assinados após o fim do isolamento social.

Vale salientar que as entrevistas visaram identificar, em profundidade, como já apresentado, os dados oriundos da tabulação do questionário. Para tanto, utilizamos elementos

dos programas educacionais, TESE e PJF, projetos escolares, dados das avaliações externas e o trabalho com o currículo. Na próxima seção, apresentaremos de forma mais detalhada os resultados da pesquisa de campo com os atores da instituição, através das análises desses dados.

No documento josefabiovieiradeoliveira (páginas 104-107)