• Nenhum resultado encontrado

Aprimoramento das práticas pedagógicas através de projetos interdisciplinares e

No documento josefabiovieiradeoliveira (páginas 167-170)

4 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA DE

4.1 FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DO PAE

4.1.3 Aprimoramento das práticas pedagógicas através de projetos interdisciplinares e

Nesta subseção, apresentaremos de forma mais detalhada como se realizará a ação de aprimoramento das práticas pedagógicas através de projetos interdisciplinares e oficinas, em que serão aperfeiçoadas as práticas pedagógicas, possibilitando a troca de experiências e o compartilhamento dessas práticas.

Com essa ação, propormos a ressignificação dos planejamentos por área, buscando fortalecer as práticas pedagógicas e estimular a utilização de atividades interdisciplinares e a realização de oficinas. De forma a diversificar as práticas pedagógicas e ampliar as metodologias docentes. Essas atividades práticas acontecerão principalmente em espaços fora da sala de aula, nos Laboratórios de Informática, Laboratórios de Matemática, Física, Química e Biologia, como também na Biblioteca Escolar e demais dependências da escola, variando e explorando os ambientes da escola.

Apresentamos, no quadro 14, a seguir, uma síntese detalhada da ação voltada para o aprimoramento das práticas pedagógicas através de projetos interdisciplinares e oficinas na escola investigada.

Quadro 14 - Aprimoramento das práticas pedagógicas através de projetos interdisciplinares e oficinas

(continua) O QUÊ? Fortalecer as práticas pedagógicas através de atividades interdisciplinares e

oficinas.

POR QUÊ? A relevância da ação se dá pelo aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, por intermédio de metodologias de projetos interdisciplinares e oficinas, possibilitando a troca de experiências e o compartilhamento de práticas pedagógicas, contribuindo para melhorar a aprendizagem dos estudantes. ONDE? Laboratórios de Informática, Laboratórios de Matemática, Física, Química

e Biologia, como também na Biblioteca Escolar.

QUANDO? A ação deve ser executada com encontros quinzenais ao longo de todo o ano de 2021.

QUEM? Este trabalho deverá ser realizado pelos coordenadores com a participação do gestor escolar e professores da escola e professores convidados.

COMO? Através da ressignificação dos planejamentos por área, por meio do fortalecimento das práticas pedagógicas e estimulo de atividades interdisciplinares e realização de oficinas. Diversificando as práticas, possibilitando a ampliação das metodologias dos docentes. Essa ação estimula a gestão colaborativa e compartilhada, ao passo que todos os professores se comprometerão em aprimorar as práticas, contribuindo para uma aprendizagem significativa, estimulando o protagonismo discente nesse processo.

Quadro 14 - Aprimoramento das práticas pedagógicas através de projetos interdisciplinares e oficinas

(conclusão) COMO? Por meio de reuniões pedagógicas voltadas para a reflexão crítica, coletiva

e permanente, visando o aperfeiçoamento das práticas pedagógica dos professores adotadas em sala de aula e na instituição de modo geral.

QUANTO? Sem custos.

Fonte: Elaborado pelo autor (2020).

Essa ação se realizará por meio de reuniões pedagógicas voltadas para a reflexão crítica, coletiva e permanente, visando o aperfeiçoamento das práticas de ensino dos professores adotadas em sala de aula e na instituição de modo geral. Fortaleceremos a gestão colaborativa e compartilhada, ao passo que todos os professores se comprometam em aprimorar as práticas, contribuindo para uma aprendizagem significativa e estimulando o protagonismo discente nesse processo.

Essas atividades práticas serão mediadas pelo coordenador escolar com a participação do gestor escolar, professores de outras áreas e professores convidados. Propomos que os docentes da base técnica participem desses encontros formativos, sempre que possível, como forma de integração e ampliação dos processos de colaboração e compartilhamento de práticas pedagógicas. Esclarecemos que muitos educadores da base técnica têm uma carga horária diferente dos da base regular, o que dificulta essa participação em todos os encontros.

As atividades acontecerão quinzenalmente no horário do planejamento por áreas do conhecimento. Recomendamos que essas oficinas sejam desenvolvidas em, no máximo, duas horas de duração. Os temas abordados nas oficinas serão escolhidos mediante as necessidades dos professores de cada área do conhecimento, podendo contemplar oficinas para utilização de aplicativos e recursos tecnológicos, bem como o desenvolvimento de atividades práticas nos Laboratórios de Informática. Também atividades práticas com a utilização de materiais disponíveis nos Laboratórios de Matemática, Física, Química e Biologia. Vale ressaltar que nos laboratórios da escola, existem muitos materiais pedagógicos que podem ser utilizados nessas atividades.

O intuito dessas oficinas é que os docentes ampliem suas possibilidades metodológicas, com o intuito de desenvolver atividades práticas que serão posteriormente realizadas com os alunos, estimulando a aprendizagem dos discentes por meio de experimentos práticos e atividades significativas que promovam a aquisição do conhecimento de uma forma diferente, promovendo o engajamento dos educandos na sua aprendizagem, de forma que essas atividades

os coloquem no centro do processo. Com essa ação, buscamos mobilizar os atores da escola a repensar suas práticas pedagógicas e refletir sobre a necessidade de desenvolver atividades que ampliem o currículo escolar, ressignificando as práticas pedagógicas, promovendo atividades que os estudantes gostam de desenvolver e retirando os discentes da passividade da sala de aula. Ao desenvolvermos essa ação, esperamos que algumas lacunas quanto à ressignificação do planejamento pedagógico e o reducionismo curricular sejam sanadas e que os docentes aprimorem suas práticas e metodologias, favorecendo a aprendizagem significativa dos discentes, que passarão a atuar como corresponsáveis e protagonistas no processo de aprendizagem.

Na grade curricular das escolas de Educação Profissional, temos a disciplina de projetos interdisciplinares. Essas aulas, muitas vezes, são utilizadas para ampliar a carga horária de Português e Matemática, visando a preparação para as avaliações externas. Recomendamos que essas aulas sejam utilizadas realmente para promover a interdisciplinaridade. Uma sugestão seria utilizar essas aulas para promover a integração entre as disciplinas da área técnica e regular, por exemplo, um projeto unindo Matemática e Enfermagem no qual os alunos aprenderiam a importância da Matemática no cálculo das proporções dos medicamentos.

Outra proposta seria um projeto de Língua Portuguesa e Administração, em os alunos aprenderiam a importância da escrita e da comunicação no setor administrativo. Dentre outras possibilidades, o que indicamos é que as os professores busquem, na medida do possível, essa integração entre a base técnica e a base regular. O que propomos com esses projetos interdisciplinares é fomentar a integração entre os eixos profissional e regular, promovendo uma aproximação maior entre as disciplinas da área técnica e regular. Indicamos que esses projetos interdisciplinares sejam de curta duração, para que possa acontecer um rodizio entre os componentes, ampliando as possibilidades de interdisciplinaridade entre os diversas cursos técnicos.

Através dessa ação, propomos que seja criado um portifólio com registro dos projetos e práticas desenvolvidas pela escola. Esse portfólio poderá ser físico ou virtual, com a criação de um blog ou canal no Youtube, para a divulgação das atividades através de registros fotográficos e vídeos como forma de dar visibilidade a essas práticas. Também propomos que seja realizada uma avaliação periódica dessas práticas, ouvindo os discentes sobre as atividades que eles mais gostam e quais consideram mais relevantes.

Para a realização dessa ação, não temos a necessidade de gastos com recursos financeiros, entretanto, serão necessários alguns materiais para a realização das atividades práticas, dependendo da oficina que será realizada, utilizaremos matérias como: tesouras, colas,

cartolinas, pinceis, tintas, dentre outros que poderão ser adquiridos pela escola. Indicamos que as oficinas e atividades sejam desenvolvidas nos laboratórios da escola, com o intuito dos participantes aprenderem na prática, utilizando as ferramentas e objetos disponíveis nesses ambientes, ampliando as possibilidades de utilização dos recursos e diversificando as metodologias de ensino, promovendo uma maior interação e aprendizagem dos discentes.

Em algum desses encontros formativos, dependendo da temática, poderemos ter a participação de um agente externo, trazendo contribuições, fomentando o diálogo e a partilha de experiências. Essa participação poderá acontecer de forma presencial ou virtual, através de web conferência com Google Meet, em formato de minicurso, palestras ou workshop. As oficinas pedagógicas serão realizadas com os docentes que aprenderão, na prática, como desenvolver as etapas das atividades, para, posteriormente, replicar as atividades que considerar pertinentes com seus alunos. Vale salientar que essas atividades serão apresentadas aos professores como uma possibilidade a mais, podendo ele fazer adaptações e decidir se é viável ou não a sua realização na dinâmica da sala de aula.

Esperamos, com essa proposta de formação continuada, contribuir para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição, que essas reflitam na promoção de uma aprendizagem significativa, na perspectiva da formação integral dos discentes. Na próxima subseção, apresentaremos o detalhamento das ações de acompanhamento e avaliação da implementação do Plano de Ação Educacional.

No documento josefabiovieiradeoliveira (páginas 167-170)