• Nenhum resultado encontrado

Apresentação da pesquisa para a escola

No documento josefabiovieiradeoliveira (páginas 159-162)

4 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA DE

4.1 FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DO PAE

4.1.1 Apresentação da pesquisa para a escola

Nesta subseção, apresentamos a primeira ação do Plano de Ação Educacional, que tem como objetivo a apresentação da pesquisa à comunidade escolar. Ela será realizada inicialmente com a gestão da escola em diálogo com professores representantes de área e posteriormente se estenderá para os demais atores da comunidade escolar. Após a exposição dos resultados da pesquisa, apresentaremos a proposta do PAE, com vistas a serem definidas, a implementação e execução do plano.

No primeiro momento, realizaremos um movimento de discussão dos dados com a equipe gestora e uma comissão de professores representantes de área, em que serão discutidos os resultados da pesquisa, como também será realizado um estudo do material da dissertação de Amanda Sena Valdivia Ferreira, que discute sobre o círculo virtuoso para apropriação de dados das avaliações em larga escala. A autora elaborou esse círculo virtuoso a partir das

considerações da professora Hilda Micarello, que defende que os dados fornecidos pelas avaliações externas, devem ser compreendidos pela gestão escolar como reflexo das práticas docentes, tendo por base o currículo e não as matrizes de referência das avaliações externas, as quais se configuram apenas um recorte do currículo. No quadro 9, a seguir, apresentamos uma síntese detalhada dessa ação.

Quadro 9 - Apresentação da pesquisa a gestão e representantes de professores

O QUÊ? Apresentação da pesquisa para a equipe gestora em diálogo com professores representantes de área e estudo do material da dissertação de Amanda Sena Valdivia Ferreira, que discute sobre o círculo virtuoso para apropriação de dados das avaliações em larga escala.

POR QUÊ? Para justificar a relevância da pesquisa sobre as práticas da escola, bem como levar a equipe gestora em diálogo com a comissão de professores a fazer uma reflexão sobre os sentidos atribuídos da escola às avalições externas e os indicadores educacionais.

ONDE? Biblioteca da escola.

QUANDO? Antes da jornada pedagógica de 2021. QUEM? O pesquisador e comissão de professores.

COMO? Exposição da pesquisa através da utilização de um PowerPoint e apropriação do material da dissertação de Amanda Sena sobre o círculo virtuoso para apropriação de dados das avaliações em larga escala.

QUANTO? Sem custos.

Fonte: Elaborado pelo autor (2020).

Esse movimento de discussão com a equipe gestora e representantes de professores por área visa refletir sobre os sentidos atribuídos da escola às avalições externas e os indicadores educacionais, fomentando o debate sobre a importância das práticas pedagógicas, compreendendo o real sentido dos elementos produzidos pelas avaliações externas dentro da escola, que não devem ser entendidas como norte do currículo. A escolha do material da dissertação de Amanda Sena Valdivia Ferreira tem por intuito colocar em cena uma realidade escolar mobilizadora para as reflexões dos profissionais da EEEP Gama, pois, entendemos que, ao analisarem um material não diretamente da escola, conseguiremos provocar pontos para as formas de utilização das avaliações externas não como fins últimos da educação. Ao visualizarem outra realidade poderão se sentir mais confortáveis para tecerem críticas e aproximações com as práticas realizadas dentro da instituição cearense.

Após esse primeiro movimento, apresentaremos os resultados da pesquisa para os demais atores da comunidade escolar. Para a realização dessa ação, aproveitaremos o fato de toda a equipe escolar se reunir no início do ano letivo, por ocasião da jornada pedagógica. Pensamos nessa data, pelo fato de iniciarmos o ano letivo de 2021 conhecendo os resultados da

pesquisa, para que as ações propositivas do PAE sejam analisadas e implementadas ao longo do ano. No quadro 10, a seguir, apresentamos uma síntese detalhada dessa ação.

Quadro 10 - Apresentação da pesquisa à comunidade escolar

O QUÊ? Apresentação da pesquisa para a toda comunidade escolar (professores, equipe gestora, representação de alunos,) com o detalhamento do PAE e elaboração de um calendário anual para o desenvolvimento das ações propostas.

POR QUÊ? Para justificar a relevância da pesquisa sobre as práticas da escola, bem como levar a comunidade escolar, de um modo geral, a fazer uma reflexão sobre a importância de ouvir os atores da instituição e pensar coletivamente soluções para as problemáticas da escola;

Discutir com a comunidade a viabilidade da implementação do PAE e o cronograma de atuação.

ONDE? Biblioteca da escola.

QUANDO? Na jornada pedagógica de 2021.

QUEM? O pesquisador.

COMO? Exposição da pesquisa através da utilização de um PowerPoint para apresentar e discutir a relevância de ações no contexto investigado.

QUANTO? Sem custos.

Fonte: Elaborado pelo autor (2020).

Com a execução dessa ação, esperamos que os professores, estudantes e equipe gestora possam apropriar-se da pesquisa, refletir e buscar soluções coletivamente para as problemáticas. Apresentaremos as propostas de ações do PAE, visando concretizá-las, entretanto, serão os atores da comunidade escolar que decidirão coletivamente a melhor forma de implementação e execução, fazendo as devidas adaptações, se julgar necessário. Portanto, é essencial que toda a comunidade escolar participe, pois serão esses atores os responsáveis pela execução das mudanças necessárias na instituição.

A apresentação da pesquisa se concentrará, centralmente, na necessidade de a escola ampliar e fortalecer a gestão colaborativa e compartilhada, bem como nas evidências levantadas a partir do estudo exploratório no capítulo 2 e das entrevistas no capítulo 3. Para tanto, serão abordadas as principais problemáticas da pesquisa, como também os pontos relevantes e, por fim, a implementação do PAE. Para apresentação da pesquisa, utilizaremos, como ferramenta de apoio, um PowerPoint para otimizar e auxiliar na exposição.

O Powerpoint deverá conter os principais dados da pesquisa, destacando o movimento empreendido ao longo da investigação, os pontos relevantes e as fragilidades detectadas quanto aos eixos analisados: Gestão colaborativa; Compartilhamento de práticas pedagógicas; Gestão para resultados e os processos docentes voltados a eficácia escolar; Programas e projetos voltados para aprendizagens e resultados e a Educação de tempo integral e integrada na

perspectiva da formação integral, como também o detalhamento do Plano de Ação Educacional – PAE, com vistas a superar essas fragilidades detectadas na pesquisa.

Para a realização dessa ação, não serão gastos recursos financeiros. Indicamos que essa ação seja realizada na biblioteca da escola, por considerar que o espaço seja propício para melhor acomodar a todos e facilitar a disposição de toda a equipe escolar, já que a biblioteca dispõe de uma sala ampla para leitura no primeiro andar, que comporta facilmente de 30 a 40 pessoas, sendo utilizada para a realização da jornada pedagógica e outras reuniões, como as reuniões de alinhamento.

Esperamos com essa ação, que os atores da instituição reflitam sobre a importância da gestão colaborativa e compartilhada, ampliando os canais de comunicação e escuta desses atores, possibilitando uma maior integração, envolvimento e sentimento de pertencimento.

Na próxima subseção, realizaremos o detalhamento das ações de fortalecimento da gestão colaborativa e compartilhada através da criação das rodas de conversas.

4.1.2 Fortalecimento da gestão colaborativa e compartilhada através de Rodas de

No documento josefabiovieiradeoliveira (páginas 159-162)