• Nenhum resultado encontrado

A TIVIDADES DA C OMPANHIA

No documento FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA (páginas 40-54)

Risco de crédito

7. A TIVIDADES DA C OMPANHIA

7.1. Descrição sumária das atividades desenvolvidas pelo emissor e suas controladas

Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do País, fundado em 1926, reconhecido pela comunidade médica e opinião pública pela excelência em serviços ao cliente, inovação e qualidade técnica.

Para tanto, conta com uma equipe de profissionais reconhecida no Brasil e no exterior e com um posicionamento diferenciado no mercado brasileiro oferecendo soluções cada vez mais integradas e completas na cadeia de saúde envolvendo as etapas preventiva, diagnóstica e terapêutica.

Grupo Fleury é considerado, também, centro de referência para a realização de exames complexos e de ponta para cerca de 3 mil laboratórios clínicos e hospitais de todo o Brasil.

A Companhia tem uma longa tradição de inovação e pioneirismo e investe na área de pesquisa e desenvolvimento, possibilitando a geração contínua de novos exames diagnósticos e aplicação de metodologias de ponta na prática médica.

Os médicos da Companhia desenvolvem, como pesquisadores, vários projetos de pesquisa em parceria com as melhores universidades do Brasil e do exterior.

Comportamento empresarial norteado por princípios de ética, excelência e de sustentabilidade.

7.2. Segmento operacional divulgado nas últimas demonstrações financeiras de encerramento de exercício social

a. produtos e serviços comercializados

Os serviços da Companhia estão organizados em duas unidades de negócios: medicina diagnóstica e medicina preventiva e terapêutica.

Medicina Diagnóstica

A unidade de negócio medicina diagnóstica representa atualmente o principal negócio da Companhia. Em 2009, essa unidade de negócio representou 97,5% da receita de prestação de serviços.

Por meio da unidade de negócio medicina diagnóstica, são oferecidas as linhas de negócio unidades de atendimento, operações de diagnósticos em hospitais e soluções em medicina diagnóstica.

A oferta de serviços diferenciados, o relacionamento próximo que a Companhia tem com seus clientes e a excelência em atendimento, contribuem fortemente para manter sua preferência.

Unidades de Atendimento

A linha de negócio unidades de atendimento está organizada sob um portfólio que contava com 15 marcas em 31 de dezembro de 2009, das quais a marca “Fleury” é a mais reputada e reconhecida no setor de saúde, com amplo reconhecimento nacional e internacional e extremamente respeitada pelos seus clientes, operadoras de planos de saúde, hospitais, empresas, comunidade médica e opinião pública. As demais marcas decorrem das 23 aquisições realizadas de 2002 a 2009.

As práticas de excelência em serviços têm sido estendidas para uma maior escala, o que permite a Companhia competir em cada negócio e segmento de mercado com oferta de valor agregado superior à concorrência. Por meio do posicionamento de diferenciação e excelência em qualidade, a Companhia tem ampliado a atuação para os diversos mercados e Classes Sócio-Econômicas, com portfólio de marcas atuais e novas a eles dirigidas.

As marcas da Companhia têm um posicionamento privilegiado em cada segmento de mercado em que atuam o que permite a oferta de um portfólio único, com aproximadamente 3.500 exames e serviços de (1) análises clínicas, incluindo exames de alto volume, de anatomia patológica e de alta complexidade; e (2) centro diagnóstico, incluindo diagnósticos por imagem e diagnósticos em diferentes especialidades médicas como, por exemplo, cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, medicina materno-fetal, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, urologia, aconselhamento genético, endocrinologia, hematologia e imunorreumatologia.

Em 31 de dezembro de 2009 a Companhia contava com 153 Unidades de Atendimento estrategicamente distribuídas na maioria dos principais centros econômicos do Brasil ― São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal que, em conjunto, correspondiam a 53,9% da população e 68,1% do PIB do Brasil em 2007, de acordo com dados do IBGE.

Operações hospitalares

A Companhia atua em operações de diagnósticos em hospitais por meio da prestação de serviços a importantes instituições hospitalares que incluem:

• No Estado de São Paulo: Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Hospital Samaritano; Hospital Santa Catarina; Hospital Sírio Libanês;

• No Estado do Rio Grande do Sul: Hospital Moinhos de Vento e Hospital Ernesto Dornelles; • No Estado de Pernambuco: Hospital Santa Joana e Unicordis,

A Companhia mantém centrais de processamento de amostras dentro desses hospitais para o processamento de exames que exigem rápida resposta. Estas centrais permitem a Companhia ter agilidade na prestação de serviços, necessária em razão da urgência dos atendimentos. Os exames especializados são processados na principal central de processamento de amostras, localizada na sede social em São Paulo.

A atuação nos hospitais, em sua quase totalidade, limita-se à responsabilidade técnica dos exames, uma vez que a Companhia faz o seu processamento dos exames e emissão de resultados de amostras coletadas diretamente pelos profissionais dos próprios hospitais.

A Companhia acredita que as operações de diagnósticos em hospitais fortalecem o relacionamento com a comunidade médica, e agregam valor a esses hospitais na medida em que as excelências das marcas da Companhia contribuem para atrair clientes. Além disso, os hospitais que contam com os serviços reforçam a estratégia de diferenciação em exames especializados, pois passam a contar com um portfólio completo de exames que geralmente estão disponíveis de modo pulverizado em diversos prestadores de serviços do setor.

Soluções em Medicina Diagnóstica

A Companhia através do serviço de laboratório de referência realiza o processamento de exames de análises clínicas e anatomia patológica para cerca de 3.000 laboratórios e hospitais localizados em todo o território nacional. Neste segmento, a Companhia atua através da “Fleury”, com foco principal em exames especializados de maior complexidade e por meio da marca “Criesp”, dedicada exclusivamente aos exames de média complexidade. Para tanto, oferece uma logística de retirada das amostras, conectividade para instruções de coleta, rastreabilidade e retirada de resultados, bem como assessorias médica e técnica para a interpretação multidisciplinar dos resultados.

Além disso, o serviço de laboratório de referência atende consultórios e clínicas que solicitam a retirada e realização de exames colhidos pelo próprio médico em seu consultório.

Em 1989, a Companhia começou a prestar serviços de pesquisa clínica para a indústria farmacêutica no País e na América Latina, realizando estudos multicêntricos para testes de novos medicamentos. Desde 5 de outubro de 2009, a Companhia deixou de assumir o gerenciamento de novos estudos para

focar na realização dos testes advindos deste segmento de mercado e nas demais linhas de negócio. Será continuada a prestação destes serviços até o final do prazo de vigência dos contratos existentes.

Medicina Preventiva e Terapêutica

A Companhia, através de sua estratégia de diversificação, atua de modo crescente em medicina preventiva e terapêutica por meio das linhas de negócio check-up, promoção de saúde e, gestão de doenças crônicas, buscando oferecer uma solução integrada a seus clientes.

Check-Up

A Companhia acredita ser a empresa líder na prestação de serviços de check-up, e possui mais de dez anos de atuação.

Os serviços de check-up são prestados nas Unidades de Atendimento localizadas nos bairros do Itaim (Unidade Itaim) e Morumbi (Unidade Rochaverá-Morumbi), na Cidade de São Paulo. Os seguintes tipos de check-ups são disponibilizados: (i) check-up executivo, (ii) check-up fitness, (iii) check-up do viajante, (iv) check-up nippon, (v) check-up continuado, e (vi) check-up funcional da maturidade. A prestação de serviços de check-up considera análise histórica, hábitos de vida e antecedentes familiares dos clientes para determinar os exames que devem ser realizados em cada um, oferecendo um serviço completo e personalizado em todas as etapas do atendimento, compreendendo, inclusive, a disponibilização de laudos evolutivos via website.

Promoção de Saúde e Gestão de Doenças Crônicas

A Companhia oferece serviços de promoção de saúde, que buscam contribuir para o bem-estar e prevenção de doenças por meio da implantação de diversos programas em empresas, como: nutrição, atividade física, gerenciamento de estresse, antitabagismo, fisioterapia, apoio a saúde ocupacional e vacinação.

Os serviços de promoção de saúde são oferecidos com ações integradas, incluindo diagnóstico, programas de educação sobre saúde e acompanhamento dos clientes da Companhia. Além disso, a prestação do serviço ocorre de forma continuada, ou seja, a Companhia estabelece uma sequência de programas, bem como oferece resultados mensuráveis visando o retorno sobre o investimento feito pela empresa ou por operadoras de planos de saúde.

A Companhia acredita no forte crescimento dos programas de gestão de saúde na medida em que estes reduzem os custos das operadoras de planos de saúde e também das empresas, assim como contribuem para uma melhor qualidade de vida de seus colaboradores, beneficiando diretamente os níveis de produtividade. Segundo dados da pesquisa realizada pela Towers Perrin em 2007, 65% das empresas participantes informaram que adotavam algum programa de gerenciamento de saúde visando um melhor controle dos custos com a saúde de seus colaboradores.

Além disso, em 2008, a Companhia passa a prestar os serviços de gestão de doenças crônicas por meio da realização de parceria internacional com a empresa Healthways, líder no mercado norte- americano nessa linha de negócio em termos de receita, conforme estimativa da Disease Management Purchasing Consortium. Esta empresa tem mais de 27 anos de experiência neste segmento e atende mais de 3,0 milhões de pacientes crônicos.

Este serviço envolve um acompanhamento de doentes crônicos, tais como pessoas portadoras de diabetes e insuficiência cardíaca, para que seus tratamentos sejam seguidos respeitando a indicação médica, visando a contribuir para a melhora da saúde do doente crônico, bem como o aumento da sua produtividade e qualidade de vida pessoal e profissional. Além disso, este serviço visa a redução dos gastos de assistência à saúde das empresas e das operadoras de planos de saúde.

A estrutura operacional de gestão de doentes crônicos é sustentada por um sistema de informação e por uma equipe composta por enfermeiras que realizam atendimento e acompanhamento dos clientes, principalmente através de atendimento telefônico e, com menor freqüência, com visita domiciliar. Esse serviço também conta com atuação de médicos que estão prontamente disponíveis para prestar assessoria aos médicos dos clientes.

Segundo dados publicados pela Healthways, há resultados clínicos comprovados na redução de hospitalizações, tempo de internação, utilização de pronto-socorro e custos de operadoras de planos de saúde por meio da gestão dos doentes crônicos, contribuindo para o aumento da qualidade de vida pessoal e profissional de cada cliente.

b. receita proveniente do segmento e sua participação na receita líquida da Companhia Abertura da receita de prestação de serviços do Grupo Fleury por unidade de negócio:

Período

R$ Mil % R$ Mil % R$ Mil %

Receita de Prestação de Serviços 820.439 100,0% 719.723 100,0% 587.068 100,0%

Medicina Diagnóstica 800.017 97,5% 703.707 97,8% 576.884 98,3%

Medicina Preventiva e Terapêutica 20.422 2,5% 16.016 2,2% 10.184 1,7%

Exercício social Exercício social Exercício social

encerrado em 2009 encerrado em 2008 encerrado em 2007

Abertura da receita da unidade de negócio Medicina Diagnóstica por linha de negócio e por tipo de serviço:

Período

R$ Mil % Grupo R$ Mil % Grupo R$ Mil % Grupo

Receita Medicina Diagnóstica 800.017 97,5% 703.707 97,8% 576.884 98,3%

Por linha de negócio:

Unidades de Atendimento 693.594 84,5% 611.526 85,0% 494.167 84,2%

Operações Hospitalares 62.165 7,6% 41.188 5,7% 29.720 5,1%

Soluções em Medicina Diagnóstica 44.258 5,4% 50.993 7,1% 52.996 9,0%

Por tipo de exame:

Análises Clínicas 528.487 64,4% 468.145 65,0% 405.027 69,0%

Imagem e Outras Especialidades

Diagnósticas 271.530 33,1% 235.562 32,7% 171.857 29,3%

encerrado em 2008 encerrado em 2007

Exercício social Exercício social Exercício social

encerrado em 2009

c. lucro ou prejuízo resultante do segmento e sua participação no lucro líquido da Companhia

A Companhia não calcula o lucro ou prejuízo separadamente para cada um dos segmentos em que atua tendo em vista que algumas contas apresentadas nas demonstrações de resultado, tais como, despesas e receitas financeiras e imposto de renda e contribuição social, são calculados de forma consolidada.

Uma medida alternativa relativa à rentabilidade por segmento é o Lucro Bruto, separado conforme quadro abaixo.

Período

R$ Mil %RL R$ Mil %RL R$ Mil %RL

Lucro Bruto 318.424 41,3% 282.761 41,9% 223.459 40,5%

Medicina Diagnóstica 323.182 43,0% 286.422 43,4% 224.233 41,4%

Medicina Preventiva e Terapêutica (4.758) -24,8% (3.661) -24,4% (774) -8,1%

encerrado em 2009 encerrado em 2008 encerrado em 2007

7.3. Em relação aos produtos e serviços que correspondam aos segmentos operacionais divulgados no item 7.2, descrever:

a. características do processo de produção Excelência no Atendimento ao Cliente

Desde o início de suas atividades, em 1926, a saúde e o bem-estar dos clientes são a origem e o motivo de todas as iniciativas da Companhia. A Companhia procura oferecer serviços que sejam adequados às necessidades de seus clientes, considerando os diferentes segmentos sócio-econômicos em que estão incluídos e os diversos mercados em que atua, e que lhes garantam uma experiência segura, eficiente, acolhedora, próxima, com empatia e conveniência.

A Companhia preza pela excelência em todas as etapas de atendimento e para isso oferece um processo integrado que engloba as seguintes etapas: (i) pré-atendimento, (ii) atendimento (iii) realização de procedimentos e análises clínicas, (iv) elaboração dos laudos e resultados, e (v) assessoria médica. Todo esse processo é permeado por constantes inovações, tecnologia da informação de ponta, segurança, logística integrada para suas unidades, hospitais e laboratórios, bem como constantes processos de aprimoramento e aumento da produtividade norteados pela metodologia LeanSixSigma.

Pré-atendimento

É qualificada como pré-atendimento a etapa em que os clientes procuram a Companhia para agendamento de exames e procedimentos, bem como o momento em que ela transmite as orientações de preparo para estes exames e procedimentos e antecipa o processo de abertura de fichas de atendimento.

Os clientes da Companhia contam com três canais de relacionamento: central de atendimento, internet e nas próprias Unidades de Atendimento. Através de seus profissionais altamente qualificados e orientados, a Companhia interage com seus clientes de forma personalizada, provendo informações e serviços como, por exemplo, o agendamento e realização de exames.

A Central de atendimento conta com equipes específicas com 415 profissionais para atender cada uma de suas marcas e linhas de negócio, ficando sediados na mesma instalação no bairro da Consolação, na Cidade de São Paulo, de modo a compartilhar sinergias como conhecimento, infraestrutura e tecnologia.

Os clientes de check-up da Companhia podem agendar seus exames por meio de suas centrais de atendimento ou através de contato realizado por seus colaboradores. Após o agendamento, seus clientes respondem um questionário eletrônico em que registram as principais informações sobre seu histórico e quadro atual de saúde que, são combinados com dados como idade, sexo e origem, indicarão o conjunto de exames específicos a serem realizados por cada cliente.

Atendimento

O processo de atendimento da Companhia consiste na recepção dos clientes nas suas Unidades de Atendimento, oportunidade em que é confirmada a identidade de cada cliente, as condições para a realização de exames e procedimentos e a definição da forma de pagamento destes clientes.

Desde a sua fundação, a Companhia busca ser caracterizada pela excelência em atendimento a seus clientes e no relacionamento com a comunidade médica, tendo como grande suporte sua elevada competência técnica.

Unidades de Atendimento Fleury 21 Outras Marcas SP 27 Outras Marcas RJ 41 Outras Marcas BA 14 Outras Marcas PE 10 Outras Marcas PR 14 Outras Marcas RS 26 Total 153

Para prestar serviços aos seus clientes, a Companhia conta com suas Unidades de Atendimento e serviços de atendimento móvel, modalidade em que seus profissionais se deslocam até o domicílio de seus clientes para realizar exames como análises clínicas, eletrocardiograma, holter, ultrassonografia, doppler colorido, polissonografia e aplicação de vacinas.

O conjunto de serviços oferecido em cada uma de suas Unidades de Atendimento pode variar de acordo com suas marcas, bem como sua localização e dimensão de suas instalações.

Além da determinação pela realização de todos os procedimentos com segurança e absoluta excelência técnica, a Companhia oferece um atendimento acolhedor e humanizado em todas as Unidades de Atendimento. Naquelas que possuem propostas de valor sob marca “Fleury”, por exemplo, a Companhia conta com serviços especializados para diferentes públicos, como o Núcleo de Saúde da Mulher e o atendimento customizado para crianças como o Espaço Infantil.

Em 2009, a Companhia inaugurou uma unidade localizada no Itaim sob a marca “Fleury”, na Cidade de São Paulo, com o objetivo de ser a sua unidade-conceito, assim como o ponto inicial de implantação de inovações em atendimento. Adicionalmente, a Companhia tem como proposta nessa unidade promover ações que visem sensibilizar os clientes para que realizem uma gestão mais adequada de sua saúde. Fazem parte dessas iniciativas campanhas artísticas temáticas que utilizam a arte contemporânea como meio de acolhimento e reflexão do indivíduo sobre saúde e que são renovadas a cada seis meses, bem como uma vasta oferta de conteúdo sobre saúde por meio de diversas formas de comunicação, entre elas a TV Fleury. A Companhia está implementando essas ações gradualmente nas demais unidades sob a marca “Fleury”, bem como estendendo às suas demais marcas.

Realização de Exames e Procedimentos

Para se submeterem tanto a exames e procedimentos diagnósticos quanto a coleta de amostras nas Unidades de Atendimento, os clientes devem contar com indicação médica, assim como plenas condições clínicas e de preparo. A Companhia procura transmitir aos seus clientes a importância do respeito a essas premissas por questões de segurança do estado clínico, bem como para garantir as condições necessárias para a precisão no resultado e na eficácia dos exames e procedimentos.

Além disso, para garantir a qualidade do resultado diagnóstico, a Companhia se preocupa com o rigor da coleta das amostras por meio de treinamento da sua equipe de enfermagem. A Companhia disponibiliza em seus sistemas internos e em seu website as devidas instruções referentes à coleta das amostras a serem seguidas por sua equipe de enfermagem, médicos, laboratórios e hospitais que utilizam seus serviços.

Os exames e procedimentos que podem ter risco relevante são realizados apenas mediante assinatura de termo de consentimento pelo cliente ou seu responsável.

A realização de exames e procedimentos é o alvo permanente de inovações da Companhia, dentre as quais citam-se como exemplos: (i) exames de tomografia de coronárias, (ii) PET/CT aplicado para avaliação cardiológica, (iii) atendimento personalizado em que o cliente é atendido pelo mesmo profissional em todas as etapas do atendimento, em algumas das unidades, (iv) ressonância magnética em ambiente que busca redução de sensação claustrofóbica e (v) check-up nippon, dirigido a pessoas de origem japonesa que estão atuando profissionalmente ou vivendo no Brasil.

Elaboração de Laudos e Resultados

A Companhia foi pioneira no Brasil em disponibilizar resultados dos exames de seus clientes em seu website com laudos evolutivos, imagens e resultados integrados de diferentes exames, bem como históricos de resultados online. A Companhia prima pela atualização e segurança de seu website, de modo que possa sempre oferecer facilidades de atendimento e maior oferta de conteúdo para que seus clientes possam realizar uma gestão adequada de sua saúde.

Os clientes também podem obter os resultados de seus exames diretamente nas Unidades de Atendimento, por correio e por fax. Além disso, na marca “Fleury”, são oferecidos serviços de entrega de resultados via drive-thru, bem como a disponibilização do serviço de SMS para comunicar aos seus clientes que o resultado do exame já está pronto.

A Companhia fornece, também, à comunidade médica, por meio da marca “Fleury”, relatórios integrados para casos de clientes com diagnósticos complexos, realizando abordagem multidisciplinar estruturada pelos seus especialistas, um serviço único no mercado, sem custo adicional para seu cliente e de grande valor como solução na condução clínica.

Assessoria Médica

A Companhia acredita que a excelência dos seus serviços e metodologias é resultado da qualidade das suas equipes médica, técnica e de saúde, que trabalham de maneira integrada e com foco na solução para o cliente. A equipe médica é composta por médicos formados nas mais renomadas universidades do Brasil, dentre os quais 78 são mestres, 98 são doutores e 26 possuem pós-doutorado no exterior. Adicionalmente, a Companhia mantém elevados padrões em seus processos seletivos e tem investido fortemente, ao longo dos anos, na atualização, capacitação e desenvolvimento das suas equipes. Essa qualificação tem sido fundamental para garantir aos seus negócios alto grau de inovação, rentabilidade e eficiência, que permite replicar com sucesso e com larga escala o seu modelo de negócio para outros segmentos de mercado e regiões geográficas.

A Companhia presta serviços de assessoria médica em suas marcas. Especificamente por meio da sua

No documento FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA (páginas 40-54)