• Nenhum resultado encontrado

P OLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

No documento FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA (páginas 165-168)

Cada um destes domínios é tem duração de 1 ano e o território de abrangência é global Software

20. P OLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

20.1. Indicação da Companhia quanto a adoção de política de negociação de valores mobiliários de sua emissão pelos acionistas controladores, diretos ou indiretos, diretores, membros do conselho de administração, do conselho fiscal e de qualquer órgão com funções técnicas ou consultivas, criado por disposição estatutária, informando:

a. data de aprovação

Aprovada pelo Conselho de Administração da Companhia em 30 de março de 2010, nos termos da legislação e regulamentação vigentes.

b. pessoas vinculadas

A política define como pessoas vinculadas:

(i) Os Acionistas Controladores, diretos ou indiretos, Diretores Executivos, membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal (quando instalado), do Comitê de Auditoria, do Comitê de Remuneração e de quaisquer órgãos com funções técnicas ou consultivas, criados por disposição estatutária, e quem quer que, em virtude de cargo, função ou posição na Companhia, sua controladora, suas controladas ou coligadas, tenha conhecimento de Informação Relevante;

(ii) Os administradores que se afastarem da administração da Companhia ou da administração de empresas na qual a Companhia seja a única controladora, durante o prazo de 6 (seis) meses contados da data do afastamento;

(iii) Aqueles que tenham relação comercial, profissional ou de confiança com a Companhia, tais como, mas não limitado a, auditores independentes, analistas de valores mobiliários, consultores e instituições integrantes do sistema de distribuição;

Equiparam-se às pessoas vinculadas a política:

(i) O cônjuge ou companheiro e qualquer outro dependente incluído na declaração anual de imposto de renda das pessoas sujeitas à política acima mencionadas.

(ii) Os seus administradores de carteira e os fundos de investimento, sociedades ou outras instituições ou entidades de que as pessoas sujeitas à política sejam os únicos cotistas ou acionistas ou nas quais possam influenciar as decisões de negociação;

(iii) Qualquer pessoa jurídica controlada direta ou indiretamente pelas pessoas sujeitas à política; (iv) Qualquer pessoa que tenha tido acesso a informação relativa a Ato ou Fato Relevante por intermédio de qualquer das pessoas sujeitas à política.

c. principais características

Compete ao Diretor de Relações com Investidores a execução e acompanhamento da política, sendo que qualquer alteração ou revisão deverá ser submetida ao Conselho de Administração da Companhia. Contudo a mesma não poderá ser aprovada ou alterada na pendência de Ato ou Fato Relevante ainda não divulgado.

A política estabelece diretrizes e procedimentos a serem observados pela Companhia e pessoas a ela vinculadas para a negociação de valores mobiliários de emissão da Companhia, ou a eles referenciados, nos termos da Instrução CVM n.º 358, de 3 de janeiro de 2002, assegurando transparência da negociação a todos os interessados, sem privilegiar alguns em detrimento de outros. Os principais procedimentos a serem observados são:

Além de observar as vedações que estão sujeitas, as pessoas vinculadas à política deverão manter sigilo a respeito de informações relevantes e se certificar de que seus subordinados e terceiros de confiança guardem sigilo sobre tais informações e delas não se utilizem.

2- Divulgação de informações sobre negociações de administradores e pessoas ligadas:

As pessoas vinculadas à política devem comunicar ao órgão responsável pelos assuntos corporativos, na forma de uma Declaração de Participação Acionária, sobre titularidade e negociações de valores mobiliários da Companhia referentes a elas mesmas, a conjugues, a qualquer dependente relacionado em sua declaração de imposto de renda, bem como a sociedades controladas indireta ou diretamente por elas.

3- Divulgação de informações sobre aquisição e alienação de participação acionária relevante e sobre negociações:

Qualquer pessoa, física ou jurídica, ou grupo de pessoas que agem em conjunto ou representam um mesmo interesse, que atingir participação, direta ou indireta, que corresponda a 5% de espécie ou classe de ações representativas do capital da Companhia, deverá comunicar a Companhia, que comunicará posteriormente a CVM e a BM&FBOVESPA. Essa mesma pessoa deverá comunicar a Companhia também no caso de sua participação se elevar em 5% ou reduzir em 5%.

4- Adesão à política:

As pessoas vinculadas à política deverão aderira-la mediante assinatura de termo próprio, no ato da contratação, eleição, promoção ou transferência, em que declararão que conhecem todos os termos da política e que se obrigam a observá-los. Tal adesão será imediatamente comunicada ao órgão encarregado dos assuntos corporativos, que manterá cadastro centralizado e atualizado de todas as pessoas vinculadas à política.

5- Sanções:

O descumprimento da política sujeitará o infrator a sanções disciplinares, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e penais cabíveis, conforme previstas no § 3o do art. 11 da Lei no 6.385/76, no artigo 27-D da mesma lei e na regra geral da responsabilidade civil.

d. previsão de períodos de vedação de negociações e descrição dos procedimentos adotados para fiscalizar a negociação em tais períodos

1- Vedações à negociação:

(i)- A Companhia e as pessoas vinculadas à política não poderão negociar com valores mobiliários de emissão da Companhia, desde a data da ciência até o dia da divulgação do Ato ou Fato Relevante ao mercado.

(ii)- O Diretor de Relações com Investidores poderá, independentemente de justificação, fixar períodos em que as pessoas vinculadas à política não poderão negociar com valores mobiliários de emissão da Companhia, ou a eles referenciados.

(iii)- A vedação à negociação aplica-se também ao período de 15 (quinze) dias anterior à divulgação ou publicação das informações trimestrais e anuais da Companhia, além do período compreendido entre a decisão, tomada pelo órgão social competente, de aumentar o capital social, distribuir dividendos, bonificação em ações ou seus derivativos ou aprovar desdobramento, e a publicação dos respectivos editais ou anúncios.

(iv)- O Conselho de Administração da Companhia também não poderá deliberar a aquisição, ou a alienação, de ações de emissão da própria Companhia, caso tenha sido celebrado qualquer acordo ou contrato visando à transferência do controle acionário da Companhia, bem como se existir a intenção

de promover incorporação, cisão total ou parcial, fusão, transformação ou reorganização societária, e enquanto a operação não for tornada pública por publicação de fato relevante.

A fiscalização em tais períodos é realizada pela área de Relações com Investidores, através do acompanhamento das movimentações das pessoas vinculadas na base acionária.

20.2. Outras informações que a Companhia julgue relevantes

Durante a ausência do Diretor de Relações com Investidores, as atribuições a ele estabelecidas por esta política serão exercidas pelo Diretor Presidente da Companhia.

O Diretor de Relação com Investidores poderá compartilhar as decisões a serem tomadas no âmbito desta política com o Diretor Presidente ou Conselho de Administração da Companhia.

Qualquer pessoa que aderir à política e tiver conhecimento de sua violação deverá, imediatamente, comunicar o fato ao Diretor de Relações com Investidores.

No documento FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA (páginas 165-168)