• Nenhum resultado encontrado

Abandono escolar e absentismo

2. Outras Actividades

2.12 Abandono escolar e absentismo

No que se refere a este ponto, trabalhámos em interacção com a colega responsável por esta área, sob a designação de interlocutora para o abandono escolar e absentismo. A ligação às famílias não foi esquecida, bem como a tentativa de consciencialização dos alunos sobre a importância da formação, quer para o prosseguimento de estudos, quer para a entrada no mundo do trabalho. Os números relativos à sinalização de alunos em situação de absentismo e abandono escolar do presente ano lectivo foram assustadores, sobretudo quando comparados com os do ano lectivo anterior. Assim, no ano lectivo de

2009/2010, foram referenciados 29 alunos e 3 alunos foram inseridos na plataforma do abandono escolar, enquanto que no ano lectivo de 2010/2011, foram referenciados e 83 alunos e nenhum aluno foi introduzido na plataforma, de acordo com as normas contidas no Programa Educação 2015, uma vez que não foram considerados os alunos falecidos, emigrados ou que se matricularam noutras escolas. Apresentam-se, em anexo, os gráficos que ilustram esta situação. (Cf. anexo 22)

Podemos constatar que, dos 29 alunos referenciados, 4 eram do ensino básico e 25 do ensino secundário e apenas 3 alunos foram considerados em abandono escolar. No ano lectivo de 2010/2011, foram referenciados para o abandono escolar 14 alunos do ensino básico e 69 alunos do ensino secundário, num total de 83 alunos. Houve um aumento de cerca de 43 alunos referenciados em relação ao ano passado, sendo de 10 alunos no ensino básico e de 33 anos ensino secundário.

A explicação para este fenómeno pode estar na crise económica que se vive no nosso país, levando muitos jovens a entrar precocemente no mundo do trabalho, como meio de subsistência e para ajudar os pais, como se verificou no passado. Estamos a assistir a um retrocesso no que à escolarização diz respeito. Cabe à escola, no entanto, tentar, de alguma forma, suster ou mesmo reverter este processo. Quanto a nós, continuaremos a intervir junto dos alunos e das famílias, como forma de prevenção do abandono escolar. Uma outra entidade com que trabalhamos e que também se ocupa de situações de abandono escolar é a CPCJ. Para além de recorrermos a este serviço quando nos apercebemos de situações relacionadas com abandono ou absentismo escolar, também o fazemos quando detectamos sinais de negligência parental, ou de violência doméstica. No ano lectivo de 2009/2010 havia 6 alunos sinalizados na CPCJ, sendo 4 do 8ºano e 2 do 9ºano. No ano lectivo de 2009/2010 foram sinalizados pela primeira vez 2 alunos do ensino básico e 0 alunos do ensino secundário. No ano lectivo em curso, foram efectuadas 2 sinalizações no ensino básico e foram sinalizados 2 alunos no ensino secundário. Quanto aos alunos que já se encontravam sinalizados a esta comissão, no ano lectivo de 2009/2010 há um total de 6 alunos no ensino básico e de 0 alunos no ensino secundário, enquanto que no presente ano lectivo existem 5 alunos do ensino básico e 4 do ensino secundário. Como se pode ver, houve um aumento de alunos

sinalizados no ensino secundário e um ligeiro decréscimo de alunos no ensino básico. (Cf. anexo 23)

Trabalhamos em articulação com esta comissão, fazendo a ligação aos directores de turma destes alunos, a quem é solicitada a elaboração de relatórios periódicos sobre a sua situação escolar, no que respeita à assiduidade, comportamento e aproveitamento. Uma vez sinalizados, a CPCJ efectua os contactos necessários com a família do aluno, monitorizando a situação, sempre com a ajuda da escola. Neste ano lectivo, adoptámos o procedimento de convocar os pais/encarregados de educação, sempre que se vislumbrava uma situação passível de sinalização, com o que evitámos situações complicadas.

Como pontos fracos, destaca-se a ausência de acompanhamento, por parte dos pais/encarregados de educação, do percurso escolar destes alunos; a falha de comunicação entre os pais/encarregados de educação dos alunos em risco e a escola, não comparecendo às reuniões marcadas; o poder limitado da CPCJ no que concerne a estes casos, limitando-se a uma monitorização e respectivo encaminhamento para o Tribunal de Menores, em casos mais complicados, e a ausência de feedback da situação destes alunos por parte da CPCJ, uma vez sinalizados, limitando-se a solicitar relatórios à escola.

Como pontos fortes, há a salientar o efeito psicológico da sinalização dos alunos em risco, colocando em causa o poder parental; a maior atenção por parte de alguns pais/encarregados de educação à situação dos filhos, após esta abordagem; a ligação da escola à família e a esta comissão, visando uma actuação conjunta face aos problemas surgidos e a colaboração profícua entre a direcção da escola e a interlocutora para o abandono e absentismo escolar.

Como acções de melhoria, tentaremos privilegiar a manutenção das medidas adoptadas no que respeita à ligação às famílias, como medida de prevenção de problemas e a solicitação, por parte da escola, de informação sobre os processos dos alunos sinalizados à CPCJ.

3

Actividades de complemento e enriquecimento curricular e dinamização de projectos e clubes

No ano lectivo de 2010/2011 tiveram lugar cerca de 96 acções de formação e conferências, momentos musicais, com música clássica, Jazz e Fado, sessões de teatro, com participação no Festival de Teatro Jovem de Viseu 2010/2011 e realizaram-se trabalhos relacionados com o Voluntariado, alimentação saudável, violência escolar, violência doméstica, imigração, modos de vida e tradições, no âmbito de estudos relacionados com genealogia e história familiar e ainda projectos no âmbito da ciência e da física, tais como Olho biónico e pele artificial e Ciência – Arte - Sustentabilidade, com subtemas como biomecânica, fractais, fibra óptica, fornos solares, mini-hídrica e velas decorativas.

Estas actividades foram supervisionadas e acompanhadas por nós, tendo procurado incentivar tanto os professores envolvidos, como os alunos; resolvendo problemas relacionados com calendarização, condições logísticas e recursos materiais e humanos e procedendo à entrega de diplomas de participação e de mérito aos alunos que se distinguiram pela sua acção.

No que se refere à participação no Festival de Teatro Jovem de Viseu, uma iniciativa da Câmara Municipal de Viseu, a escola teve uma excelente representação, quer ao nível da qualidade dos trabalhos apresentados, quer ao nível da quantidade de participações, como se documenta a seguir.

A participação no Festival de Teatro Jovem, no ano de 2009-2010, foi assegurada por um grupo de alunos da área de projecto de 12ºano, que apresentou a peça "O Professor de Darwin" e por um grupo de alunos da Escola Secundária de Emídio Navarro e de outra escola da cidade, coordenados por um ex-aluno da nossa escola. Este aluno fez questão de representar a escola, por gratidão pelo facto de ter iniciado a sua participação neste festival aquando da criação do Agrupamento de Jovens da Emídio Navarro (AJEN), em 2005/2006, por nós coordenado. Concedemos autorização para o fazer, ao nível da instituição, tanto no ano lectivo de 2009/2010, como no ano seguinte.

"Como uma Telenovela Mexicana". Em 2010/2011, a participação no Festival de teatro Jovem, por alunos da Escola Secundária de Emídio Navarro, superou todas as expectativas. Os grupos coordenados pelo referido aluno foram em número de dois (J'taime e TheoMai), com a apresentação de quatro peças, designadamente " Tartufo", "No Céu", "Alguns Pontos Negros" e "O Principezinho". Por sua vez, o grupo da área de projecto de uma turma do 12ºAno, apresentou a peça "Reage!", sobre violência doméstica, e o grupo da área de projecto de outra turma do 12ºAno, levou à cena a peça "Flatland", no âmbito do Projecto "Deixas-me Cienciar-te?", que ganhou o primeiro prémio, na categoria "Melhor Peça". Um outro grupo, ligado ao Projecto Crescer(Inter)Agindo dos SPO, em parceria com o Projecto Cultura Urbana (Acção Humanizarte), ganhou o prémio de melhor peça na categoria "Associações Culturais" e o grupo J'taime, coordenado pelo ex-aluno da nossa escola, ganhou a melhor interpretação masculina e feminina com a peça "No Céu".

Estivemos presentes, juntamente com outros membros da direcção, na apresentação destas peças de teatro e na cerimónia de entrega dos prémios, felicitando os alunos pelo seu êxito e empenho.

No ano lectivo de 2009-2010 e 2010/2011, a escola contou com a participação em projectos que envolveram alunos e professores e tiveram por base a solidariedade social e o voluntariado, trazendo entidades de renome à escola, num ciclo de conferências e debates que muito a enriqueceram e dignificaram.