• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

1.7 Abordagem metodológica

Esta pesquisa, de naturezaaplicada segundo Prodanov e Freitas (2013), teve

como objetivo gerar conhecimentos que possam ser aplicados de forma prática na solução de problemas específicos. Neste caso, o conhecimento adquirido teve uma finalidade específica: o desenvolvimento do modelo para seleção tipográfica. É do tipo exploratória pois conforme recomenda Gil (2010) para atender a um tema genérico, como a tipografia, e que requer uma revisão de literatura possivelmente acompanhada de uma discussão com especialistas entre outros procedimentos a pesquisa exploratória é a mais adequada. De acordo com o autor a pesquisa exploratória propor- ciona maior familiaridade com o problema, tonando-o mais explícito. Para Prodanov e Freitas (2013) a flexibilidade no planejamento é outra caracte- rística, pois permite estudar o objeto sob diferentes aspectos. Segundo os autores envolve levantamento bibliográfico, entrevistas e análise de exem- plos. No caso desta pesquisa as informações obtidas na revisão bibliográfica e sistemática foram confrontadas com o resultado de entrevistas com espe- cialistas, buscando definir um conjunto de critérios para seleção tipográfica. A abordagem qualitativa é apontada por Gil (2008) como a mais adequada para a pesquisa do tipo exploratória e segundo Creswell (2010) auxilia no entendimento do significado atribuído pelos indivíduos a um problema social. Ao trazer o depoimento dos especialistas complementa-se o referen- cial teórico, tornando a pesquisa mais abrangente. Este processo envolve a coleta de dados junto aos participantes seguida pela análise indutiva destes dados, indo portando do particular para o geral.

Entre as estratégias foi selecionada a teoria fundamentada — Grounded

Theory. Esta consiste em definir, ao final do processo de coleta e análise de

dados, uma teoria fundamentada. A teoria fundamentada surge, portanto, da comparação entre as informações resultantes de uma pesquisa bibliográ- fica e os dados levantados em entrevistas e observações. Segundo Gil (2010) na teoria fundamentada, iniciada com os estudos de Barney Glaser e Anselm Strass na década de 1960, o pesquisador realiza procedimentos diversos para reunir um volume de dados sobre determinado fenômeno. Posteriormente compara e codifica-os para extrair regularidades que resultam em um teoria fundamentada nos dados. Gil observa que o propósito do pesquisador não é testar uma teoria, mas sim compreender uma situação.

Creswell (2010) e Strauss e Corbin (2008) corroboram ao afirmar que na estratégia da teoria fundamentada os dados são sistematicamente compa- rados no processo de pesquisa e contribuem para um maior discernimento das informações. Porém, Gil (2010) alerta que sua amplitude é restrita a um determinado grupo ou situação, não podendo ser generalizada. Strauss e Corbin (2008) reforçam ao afirmar que a transformação de uma ideia em teoria requer uma exploração ampla desta ideia, considerando muitos ângulos e perspectivas diferentes.

Nesta situação de pesquisa a teoria fundamenta resultante foi a base para um modelo construído a partir de informações levantadas nas revisões bibliográfica e sistemática e dos dados resultantes da consulta a especia- listas. Na fase final este modelo foi aplicado por um grupo de alunos de design durante o desenvolvimento dos seus projetos de conclusão de curso. Por meio de questionário e entrevista os alunos relataram sua experiência com o modelo e este foi adequado a partir da análise destes relatos. A figura 3 apresenta a visão das 4 principais fases da pesquisa.

Figura 3: Visão das fases da pesquisa FASE 1 capítulos 2 e 3 Revisão de Literatura Bibliográfica Sistemática FASE 2 capítulo 4

Construção do Modelo Preliminar

Estrutura preliminar do modelo

Consulta aos especialistas questionário aplicado a profissionais de 4 países

Definição dos critérios de seleção resultado da revisão de literatura e da consulta aos especialistas

Proposição preliminar do modelo

FASE 3 capítulo 5

Aplicação do Modelo Preliminar no Contexto de Projeto

Organização dos procedimentos elaboração do material complementar e teste piloto

Dinâmica no contexto de projeto aplicação do modelo por grupo de 5 acadêmicos de Design

Análise de resultados

FASE 4 capítulos 6 e 7

Modelo de Apoio à Seleção Tipográfica

Descrição das etapas do modelo final versão final do modelo e do quadro de critérios

Versão final do material complementar Considerações finais e desdobramentos

Fonte: a autora

A fase 1 correspondeu a revisão de literatura. Esta fase foi composta por revisão bibliográfica e sistemática, integrando as informações resultantes num quadro que relacionou os aspectos envolvidos no processo de seleção tipográfica e um referencial teórico sobre a tomada da decisão.

A fase 2 contemplou o desenvolvimento da versão preliminar do modelo. Nesta fase foi definida a estrutura do modelo que apontou para a necessi- dade de uma consulta a especialistas nacionais e internacionais por meio de questionário, para então definir os critérios de seleção e propor um modelo preliminar, integrando também as informações obtidas na fase 1.

Na fase 3 o modelo premilinar definido na fase anterior foi aplicado por meio de uma dinâmica no contexto de projetos editoriais. Nesta dinâ- mica alunos em fase de conclusão do curso de Design aplicaram o modelo para selecionar a tipografia a ser usada em projetos de design editorial. Posteriomente relataram por meio de questionário e entrevista sua experi- ência com o modelo. A fase 3 contemplou ainda uma análise dos resultados desta dinâmica de aplicação do modelo.

Por fim, a fase 4 abordou os resultados da pesquisa, apresentando uma versão final do modelo e do material complementar, formulados a partir das considerações da fase 3. Contemplou ainda as considerações finais e os desdobramentos futuros da pesquisa a partir dos resultados obtidos. No tópico a seguir está descrita a estrutura do documento para um melhor entendimento da pesquisa realizada.