• Nenhum resultado encontrado

Acessibilidade, freqüência e sujeição jurídico-institucional num sistema de educação a distância.

(Biblioteca Universitária

ESTRUTURA / ADMINISTRAÇÃO Escassa diversificação de

3.3 Acessibilidade, freqüência e sujeição jurídico-institucional num sistema de educação a distância.

Quanto aos aspectos de acesso, freqüência de oferta e sujeição jurídico- institucional, a educação a distância pode assumir diferentes formas de configuração. São aspectos de fundamental importância no planejamento e desenvolvimento de um sistema de educação a distância (as reflexões a seguir sobre os aspectos referenciados no item foram adaptados do trabalho final da disciplina Organização da Educação a Distância, oferecida no programa de pós graduação do PPGEP/UFSC, no terceiro trimestre de 1998) (Lezana, 1998).

3.3.1 Educação a distância e acessibilidade Modo Aberto.

A educação a distância aberta caracteriza-se por ausência de requisitos para entrada e de um espaço físico para a docência presencial, possibilidade

39 de atingir minorias ou grupos sem condições de freqüentar escolas tradicionais, utilização de várias metodologias e vários meios de comunicação.

Sob vários aspectos, a educação aberta exige muito do aluno. Para assegurar aprendizagem, pressupõe um aluno que tenha um instrumental próprio de aprendizagem, possuindo um método ou modelo para organizar os conteúdos e aprendê-los, organizar sua própria aprendizagem, recorrendo a múltiplas vias e fontes de saber, sendo capaz de empregar, adequadamente, o potencial educativo da comunidade em que está inserido.

O aluno de conformidade com suas necessidades deve ainda ser capaz de:

• procurar as instâncias tutoriais, para definir seus próprios objetivos; • delinear uma profissão, carreira ou especialidade;

• fixar suas metas;

• organizar seu tempo e seu ritmo de aprendizagem; • escolher os meios didáticos de que lançará mão;

• procurar os apoio de monitorias e os meios tecnológicos necessários para avaliar suas atividades, reconhecendo até onde chegou, se alcançou os objetivos e em que medida.

Essas qualidades parecem óbvias. Só podem ser interpretadas como perfil idealizado de um aluno, o que dificilmente será encontrado. Porém, indicam os rumos que devem tomar os esforços para que facilitem ao aluno a compreensão destes comportamentos e habilidades. Na verdade, seu êxito dependerá substancialmente do conhecimento e do domínio do assunto pelos especialistas, responsáveis pela elaboração do material didático e das técnicas utilizadas no desenvolvimento dos recursos de aprendizagem didáticos, de modo a garantir a qualidade da relação e da comunicação entre professor, aluno e a própria organização de EAD.

Os cursos de EAD abertos, ainda que sintonizados com as demandas de mercado, geralmente têm seu planejamento e especificação a cargo exclusivo da própria instituição. Essa modalidade opera como um “ contrato de adesão” , pelo qual os interessados aceitam e aderem ao programa ofertado. Assim, o curso é relativamente padronizado para toda a clientela potencial, embora a atividade tutorial possa e deva prestar apoio e orientação individualizados, atendendo inclusive ao ritmo do próprio aluno.

Pelo seu caráter não discriminatório, de um modo geral, a EAD aberta é ^ preferida para as ações governamentais de atenção à comunidade. Em contrapartida, é o setor público um dos principais demandantes de EAD fechada destinada à capacitação de servidores públicos, essencialmente professores do ensino fundamental e médio. Fora da iniciativa estatal, o financiamento da EAD aberta é basicamente pessoal, e não institucional, característica que exige adequado monitoramento de custos para que os preços praticados sejam compatíveis com a capacidade aquisitiva (nível de renda) do público alvo. Daí resulta que os esforços de promoção e

comercialização componham uma estratégia de alcance de grandes contingentes.

O modo aberto se distingue na medida em que é apropriado também — para o desenvolvimento de programas de educação geral, não profissionalizantes, mas de relevante interesse para a cidadania, ou para o bem-estar das pessoas (cultura, lazer, saúde e outros).

Deve-se ressaltar que a não exigência de pré-requisitos para a entrada deve ser matizada, pois em determinadas situações, especialmente frente a cursos formais, poderá ser solicitada a comprovação do cumprimento de etapa de formação anterior.

Salvo melhor entendimento, na modalidade aberta, a instituição que oferece um curso ou programa, uma vez formalizada a matrícula, fará uma distribuição controlada e dirigida dos materiais e conteúdos, se assim desejar. Este fato, contudo, não se confunde com o modo de educação a distância fechado.

As rádios e as TVs, inclusive as comerciais, são veículos que atuam _ exclusivamente no modo aberto. A Internet e correio, por exemplo, embora adequados ao modo aberto, podem ser dirigidos a segmentos restritos, e assim não são elementos característicos ou diferenciadores da educação a distância aberta.

A modalidade aberta é a categoria de acesso â educação oferecida a << distância, por meio da qual qualquer pessoa pode ingressar como aluno mediante adesão a um programa planejado e especificado pela Organização de educação a distância.

Modo Fechado.

A educação a distância no modo fechado é a categoria de acesso e m ^ que apenas pessoas de um grupo identificado e, portanto, conhecidas e pré- selecionadas, ainda que não estejam no mesmo lugar, p o d e m ingressar como alunos em um programa cujo formato foi planejado e especificado para este segmento:

A educação a distância no modo fechado caracteriza-se por:

• distribuição e recepção dos conteúdos e serviços disponibilizados apenas para alunos matriculados;

• a estruturação dos cursos em currículos ajustados às necessidades particulares dos alunos/clientes e, portanto, com menor grau de padronização;

• monitoramento de prazos.

Um grupo de alunos cursando um programa a distância no fy100*0 fechado, possivelmente tem ampliada sua interatividade e em conseqüência são reforçados os laços comuns. Disto resulta mais facilidade no processo de

41 construção do conhecimento, o que vale dizer que melhora o processo de aprendizagem. Os programas fechados ofertados por organizações de educação a distância são planejados e especificados para um grupo por meio da mediação/negociação/participação com um cliente institucional, seja do setor público ou privado.

A necessidade de educação continuada, associada aos enfoques emergentes no campo da teoria das organizações e da gestão do conhecimento, tem uma resposta concreta e eficaz por meio da educação a distância fechada.

Reunindo a contribuição acadêmica gerada ou intermediada pela — organização de educação a distância com a experiência técnica, operacional e administrativa da organização/cliente, os programas educacionais "in

c o m p a n f, portanto fechados, apresentam expressivo potencial de crescimento

nos próximos anos, pois mantém os alunos no próprio local de trabalho, permitem ganhos de tempo e redução de custos, além de incorporar de imediato as externalidades positivas da aprendizagem por seus colaboradores. O modo fechado de educação a distância necessita ser inserido na agenda das organizações que pretendem ser competitivas, ágeis e flexíveis nesse novo contexto sócio/econômico.

A teleconferência, a videoconferência e o vídeo são tecnologias particularmente ajustadas à educação a distância no modo fechado, embora a primeira seja bastante dispendiosa e a segunda não permita atendimento em larga escala. Mas ao modo fechado aplicam-se bem outras mídias e tecnologias usadas na educação a distância aberta, tais como material impresso, correio e Internet, na qual a comunicação pode ser síncrona ou assíncrona e permite a transmissão de textos, arquivos, imagens e sons, dependendo da capacidade dos equipamentos, e com custos reduzidos.

O modo fechado exige uma organização de educação a distância com «~ elevado grau de adaptabilidade para responder às especificações particulares

do mercado e também ampla capacidade de negociação institucional, envolvendo domínio sobre a variável custos, fator importante para viabilizar a venda dos serviços educacionais. Como corolário, a organização de educação a distância assume o papel de identificar, mobilizar, articular e congregar competências para a formulação e desenvolvimento de cada projeto. Ademais deveria abominar custos fixos, garantindo a competitividade organizacional.

3.3.2 Educação a distância e a freqüência da oferta

Sob o prisma do padrão de freqüência com que os programas são ofertados por uma organização de educação a distância, pode-se classificá-los em regulares e irregulares.

Ao operar com programas de freqüência irregular, a organização enfrentará custos mais elevados, perdendo competitividade frente ao mercado,

salvo se viabilizar capacidade mobilizadora e intermediadora de competências e atributos gerenciais. A irregularidade exige maior grau de flexibilidade e coordenação, de modo a manter a organização viva.

Modo Regular

A educação a distância no modo regular é a categoria de freqüência de oferta em que um curso ou programa produzido é repetido periodicamente, ou continuamente, com aceite de matrículas para adesão a qualquer tempo. Mesmo quando o programa não é repetido, obedece a uma pauta uniforme e duradoura.

Modo Irregular

A educação a distância irregular é a categoria de freqüência de oferta de cursos diversificados e episódicos (não constantes), que geralmente atendem a especificações formuladas por clientes específicos.

3.3.3 Educação a distância e sujeição jurídico-institucional

Sob este prisma, educação a distância pode ser considerada formal e não formal.

Modo formal

Os programas formais são regulamentados e geralmente estão associados à preparação para o exercício de profissão regulamentada. Os currículos são estruturados e sistematizados e a certificação implica em reconhecimento oficial, segundo as leis do país. As avaliações são com base em parâmetros regulamentados oficialmente e geralmente sob forma presencial.

A recente legislação, no Brasil, dá aos cursos formais realizados a distância a mesma hierarquia dos cursos presenciais. Assim, por exemplo, os créditos obtidos num curso autorizado de graduação a distância, oferecido por instituição credenciada, podem ser aproveitados em outro curso de graduação presencial.

Assim, a educação a distância no modo formal é a categoria de sujeição jurídico-institucional em que os programas oferecidos subordinam-se a normas e parâmetros emanados da autoridade pública, ou estão associados ao preparo para o exercício de profissão regulamentada.

Não formal

Referem-se aos programas ou cursos de educação a distância não subordinados a normas e parâmetros estabelecidos pelo setor público por meio

43 de suas instâncias legislativas e autoridades educacionais. Os cursos ou programas não formais geralmente atendem a situações específicas ou esporádicas, ou são oferecidos a partir de diagnósticos das necessidades de mercado. Nos cursos não formais, a organização ou instituição de educação a distância, pode exercer amplamente a discricionariedade.

3.4 Modelos de estruturas de sistemas de educação a distância