• Nenhum resultado encontrado

(Biblioteca Universitária

ESTRUTURA / ADMINISTRAÇÃO Escassa diversificação de

3.10 Ambientes de recepção

Segundo Saraiva (1995), a recepção é uma atividade de natureza sócio- pedagógica complementar e integrada, planejada. Eqüivale ao ambiente onde é estimulada a atividade do aprendiz, em suma onde ocorre o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.

É na recepção que se concretiza a mediação pedagógica, a entrega da mensagem instrucional ao destinatário e se desenvolve o processo de ensino aprendizagem, ocorrendo a resposta ou reação do destinatário ao estimulo contido nos materiais e outros recursos ou meios tecnológicos.

A natureza pedagógica da recepção está intimamente relacionada com a comunicação entre os envolvidos no processo ensino-aprendizagem apesar da distância. A recepção proporciona, ainda, uma atividade socializante que contribui para que os alunos assimilem as mensagens através de métodos, processos recursos e ritmos próprios.

57

• Livre: recebida de forma individual, por uma clientela ilimitada, diversificada, não definida quando da concepção, produção e difusão do programa. Como exemplo podemos citar programas informativo- cultural nas mais diversas áreas do conhecimento.

Quando o objetivo do programa é formar, reciclar, adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades, atitudes, torna-se recomendável organizar uma estrutura de recepção sem a qual é bastante difícil estabelecer a interação, que otimize a mediação pedagógica permitindo alcançar os objetivos e, dificilmente, poder-se-á fazer o acompanhamento e a avaliação. Neste caso, a recepção pode ser isolada, controlada, integrada organizada.

• isolada, o aluno inscreve-se no programa ou curso, recebe a mensagem, estuda sozinho e submete-se à avaliação fora do processo.

O material de apoio, sobretudo o impresso, é elemento indispensável para os alunos de recepção isolada. O controle restringe-se a números de pessoas inscritas e distribuição de material instrucional. Como exemplo, citamos o Telecurso 1o e 2o graus.

• controlada, permite o acompanhamento, o controle e avaliação da clientela que, necessariamente, não precisa estar reunida em um mesmo local. Periodicamente uma equipe ou um monitor reúne-se com os alunos individualmente ou em grupo, para tirar dúvidas, resolver problemas, prestar orientação ou, então, esta relação ocorre através da tutoria a distância, realizada, de modo em geral, pelas pessoas que elaboram o material de apoio utilizando para isso, o correio, o telefone, o fax, a videoconferência, a Internet. A avaliação é contínua e realizada no desenvolvimento do processo, como por exemplo, em cursos por correspondência.

• integrada é aquela na qual a programação (radiofônica, televisiva, computadorizada) integra-se às atividades educacionais, apoiando- as, reforçando-as ou enriquecendo-as. Já existe uma estrutura montada (sala de aula). Faz-se necessário, apenas, uma adaptação por meio do "meio" utilizado. Como exemplo, citamos a "TV-Escola", "Vídeo-Escola".

• organizada caracteriza-se pela presença permanente do orientador de aprendizagem, que dinamiza e orienta as atividades da telessala, facilitando a aprendizagem, exercendo a mediação pedagógica, o acompanhamento, o controle e a avaliação. Como exemplo, citamos "Um salto para o Futuro", “ Tele Ensino do Ceará", " TV-Escola do Maranhão".

Essa classificação de recepção não é a única. Existem outras que dependem do critério adotado. Entre os critérios mais comuns, estão:

• índice de organização e controle (recepção organizada, controlada, livre);

• Função (recepção complementar, suplementar, integrada);

• Tipo de assistência empregada (recepção com assistência permanente e com assistência periódica).

• Situação da clientela beneficiada (recepção isolada ou individual e coletiva ou em grupo).

De forma geral, a recepção é estruturada a partir da combinação de dois ou mais critérios. Qualquer que seja a forma de classificação, o que caracteriza a recepção é sua função de ajudar o destinatário a assimilar o conteúdo das mensagens transmitidas pelos vários veículos utilizados, dando-lhes condições para que isso ocorra adequadamente.

3.10.1 Processo de interação

Como em todo processo educacional, é importante disponibilizar para os alunos dos cursos a distância um processo de interação adequado ao processo educacional, permitindo um maior envolvimento e uma efetiva troca de idéias e informações. Muitos educadores acreditam ser pedagogicamente fundamental uma interação entre os próprios estudantes. A natureza e extensão da interação varia de acordo com a filosofia do programa, da instituição, dos elaboradores, da natureza do assunto tratado, da maturidade dos estudantes, sua localização e a mídia aplicada no curso e principalmente da tecnologia empregada.

Uma da principais diferenças entre a educação convencional e a modalidade a distância é que, num sistema de educação a distância, é comum que para a melhor interação, o curso não seja conduzido por um dos elaboradores ou especialista em conteúdo. Isso ocorre face ao processo de sistematização pelo qual o curso foi elaborado envolvendo os diversos times de especialistas.

A interação entre instrutores e estudantes é baseada em questões e temas determinados entre os desenvolvedores do curso. Devem, se possível, ser conduzida em tempo real por meio de tecnologias de comunicação disponíveis. A tele e videoconferência proporcionam uma rápida interação no grupo de envolvidos. Na educação por correspondência essa interação é mais comum através do texto escrito e ocorre mais no nível de instrutor/aluno.

No futuro, teremos disponibilizado o uso de mais e melhores ferramentas, computadores e estações de trabalho, que irão combinar a interação textual, com comunicações de áudio e vídeo simultaneamente, proporcionando a mesma flexibilização do curso por correspondência, aliada à rapidez da interação via tele ou vídeo-conferência. Tais tecnologias são ainda hoje pouco acessíveis à maioria dos estudantes.

59 Ao mesmo tempo que interagem com os instrutores, cujo papel principal é orintá-los com relação ao conteúdo do curso, os estudantes podem também interagir com conselheiros que poderão fornecer esclarecimentos sobre as melhores técnicas de estudo ou na ajuda para resolver problemas acadêmicos e até pessoais, que podem interferir no processo de aprendizagem. Os estudantes poderão também interagir com o staff administrativo com o propósito de acompanhar seu próprio desempenho dentro do processo. De forma geral, um curso de educação a distância proporciona um processo de interação que, dependendo da tecnologia empregada, pode acontecer sincronamente ou assincronamente, ou também através de encontros pessoais com objetivos socializantes ou de avaliação.

3.10.2 Apoio pedagógico

O processo de interação é fundamental no processo de ensino- aprendizagem. Por sua vez, depende da qualificação dos especialistas no conteúdo e da orientação pedagógica recebida. Disponibilizar um eficiente processo de apoio pedagógico, fundamentado na proposta de estratégia pedagógica adotada no programa de educação a distância, é uma forma de orientar, conduzir auxiliar e direcionar os alunos para um aproveitamento adequado dos recursos disponibilizados, otimizando a qualidade do processo de ensino e do produto de aprendizagem.

Uma equipe multidisciplinar de professores e instrutores, pedagogos, psicólogos, especialistas em conteúdo coloca em prática novos modelos ou novas abordagens técno-pedagógicas. Uma equipe de supervisão é responsável pela melhoria da aprendizagem, diagnosticando as necessidades e dificuldades dos professores, tutores e alunos. É, também, função da supervisão aprimorar os recursos humanos envolvidos no programa e manter a administração informada sobre o desenvolvimento do trabalho, bem como acompanhar e participar ativamente da avaliação do programa.