• Nenhum resultado encontrado

Modelos de estruturas de sistemas de educação a distância Apresentamos, para reflexão e discussão, alguns modelos de estruturas

(Biblioteca Universitária

ESTRUTURA / ADMINISTRAÇÃO Escassa diversificação de

3.4 Modelos de estruturas de sistemas de educação a distância Apresentamos, para reflexão e discussão, alguns modelos de estruturas

desenvolvidos por conceituados estudiosos e a utilizada na UnB com a finalidade de fornecer visão clara do cenário de estruturas utilizadas em sistemas de educação a distância.

Moore e Kearsley (1996) apresentam um modelo genérico que descreve os principais componentes de um processo de educação a distância, que é mostrado na figura abaixo. Estes são os componentes mais comuns que devem ser encontrados em qualquer programa ou processo de educação a distância, não importando o grau de comprometimento ou de envolvimento da instituição a qual o programa está vinculado, seja uma Instituição dedicada unicamente a modalidade a distância, um consórcio, uma unidade ou mesmo um curso. O modelo é constituído de vários subsistemas que trabalham de forma integrada e que buscam conjuntamente a melhor alternativa, para

garantir a eficiência e eficácia do serviço educacional.

- Identificação d as ne cessidades - O rgan izações -Teoria/histórico - Filosofia - M aterial - Im presso instrucional - Fitas de - Mídia aúd io/vídeo - Program a - S oftw ares - A valiação educacionais - videoconferência - Internet • Instrutores ■ Tutores ■ C onselheiros ■ Adm inistração - Estudantes - Local de trabalho - C asa - S ala de aula - Centro de apoio

Figura 3.2 - Modelo de Moore e Kearsley 1996.

Para Holmberg (1981), os componentes essenciais de qualquer sistema de educação a distância necessitam estar centrados nos seguintes aspectos:

• aprendizado estudantil;

• planejamento e desenvolvimento do curso; • comunicações instrutivas;

• acompanhamento estudantil; • administração do curso;

Segundo Laaser (1997), esse sistema está baseado em atividades pré- planejadas e em cursos pré-produzidos, os quais podem ser continuamente avaliados e aperfeiçoados.

Para John Flores, apud Lezana (1998), um sistema de aprendizagem a distância deve inclui três funções básicas:

• produção - gera o material de instrução e de controle do sistema; • distribuição - responsável pelas ações e meios para que os produtos

cheguem até os alunos por recursos de transmissão e interação; e • recepção - definida pelas ações entre aluno/aluno, aluno/professor e

aluno/sistema, com base nos produtos disponíveis e por meio de recursos diversificados.

Na UnB, o Centro de Educação a Distância (Universidade Virtual) é um órgão interno responsável por cursos a distância, e sua estrutura contempla coordenações de trabalho: Geral, de Projetos, Pedagógica, de Produção, de Arte e Design e de Suporte Pedagógico (Lezana, 1998).

A coordenação geral é responsável pelo gerenciamento das equipes e dos projetos da Universidade Virtual, além dos recursos materiais e financeiros postos à sua disposição.

Na coordenação de projetos, cada produto (cursos, revista, jornal, lista de discussão, biblioteca etc.) é tratado como um projeto independente e cabe a essa coordenação o monitoramento desde sua concepção, alocação de recursos, produção e oferta, até seu encerramento.

A coordenação pedagógica articula os mais diversos especialistas para o estabelecimento de critérios e parâmetros de produção e veiculação de conhecimentos.

A coordenação de produção articula os especialistas em conteúdos com os de mídia, arte e design, para formatar os projetos de acordo com as demandas do mercado.

A coordenação de arte e design desenvolve os projetos visuais e as interfaces de cada produto, trabalhando articuladamente com as outras coordenações.

A coordenação de suporte pedagógico assegura a interface entre os provedores de informação e os usuários; é o sistema de suporte educativo via rede que atende dúvidas dos alunos e complementa informações / formações necessárias.

Í T ~ O modelo de estrutura proposto por Garcia Aretio, em 1994, para a I organização de um sistema de educação a distância, em sua obra Educación

basicamente à produção, desconsiderando no diagrama a comercialização e administração geral. Ver figura 3.3.

45

Figura 3.3 - Modelo proposto por Garcia Aretio, 1994.

Pietro e Gutiérrez (1991) enfatizam a administração, o planejamento, o projeto, a produção e a implantação como elementos de uma estrutura de educação a distância, o que corresponde, em verdade, à menção de cinco áreas funcionais.

Segundo o autores, a gerência dos recursos financeiros e humanos cabe à administração. Ao planejamento compete a identificação das necessidades, a definição das facilidades, a delimitação dos focos problemáticos, a caracterização dos usuários, a formulação dos objetivos do curso, o recrutamento dos especialistas, além da análise e distribuição das funções.

O projeto estabelece o referencial padrão no contexto caracterizado, identifica problemas convergentes a partir do referencial, formula objetivos operacionais de cada função, fixa objetivos e fundamenta o curso, contém critérios de avaliação, fixa momentos e instrumentos de verificação de aprendizagem, organiza conteúdos, define formas de divulgação e distribuição.

Na produção ocorre o detalhamento dos conteúdos e produção do material instrucional e dos instrumentos de avaliação, bem como a análise dos equipamentos a serem utilizados e da tecnologia definida, promovendo os ajustes necessários às demandas.

À função implantação cabe o recebimento das inscrições, a consecução das matrículas e a orientação aos corpos discente e docente, organizando o processo de recepção das informações de acordo com as tecnologias escolhidas, a distribuição de materiais instrucionais, além da implementação, do assessoramento, da avaliação, interação e mediação de atividades afins ao processo.

Lezana (1998), estabelecendo um paralelo entre as funções descritas por Garcia Aretio e Pietro e Gutierrez, verifica que:

• as funções planejamento e projeto em Pietro e Gutiérrez

correspondem à função desenho (fundamentação e especificação) em Garcia Aretio;

• as funções produção e implantação em Pietro e Gutiérrez

correspondem à função desenvolvimento (produção e aplicação) em Garcia Aretio;

a função administração em Pietro e Gutiérrez não tem expressa correspondência em Garcia Aretio;

a função avaliação em Garcia Aretio tem correspondência não destacada em Pietro.

Com base nestas definições, conclui-se que um modelo geral para um sistema de educação a distância necessita estar totalmente adequado às necessidades e condições da instituição ou organização, a qual precisa ser preparada para oferecer um produto/serviço de educação dotado de qualidade. De modo geral, a administração, o planejamento, a estratégia pedagógica, a produção, as tecnologias, a implantação, o suporte pedagógico e a avaliação são funções básicas para a construção de um sistema de educação a distância.