• Nenhum resultado encontrado

Sukhothai Thammathirat, na Tailândia. E existe também uma grande gama de projetos envolvendo milhares de crianças e jovens em idade escolar em comunicação eletrônica intercultural, na busca de sociedades mais abertas, pluralistas e democráticas ( UNESCO 1997).

Na Educação superior, a educação a distância é largamente adotada, proporcionando a equivalência de grau em relação à educação superior convencional.

Uma tendência atualmente observada é que universidades tradicionais que migram para o sistema duomodal, incorporando a modalidade a distância, adotam currículos semelhantes para as duas modalidades de ensino. Isso de forma geral, mas nem sempre os estudantes precisam se submeter às mesmas exigências no processo de ingresso e exames para a qualificação do grau.

Já as Universidades monomodais a distância, conferem em geral seus próprios graus e elaboram os seus currículos e graus, muitas vezes de forma similar aos graus e currículos adotados por instituições convencionais, atendendo assim principalmente a população adulta. Essa similaridade pode ser vista como uma demonstração de qualidade equivalente, tornando mais fácil o reconhecimento da educação a distância neste nível de ensino.

2.7 Componentes importantes num sistemas de educação a distância

A UNESCO (1997), classifica as instituições envolvidas com a modalidade a distância de monomodais e duomodais. Instituições monomodais atuam exclusivamente na educação a distância e as duomodais atuam tanto na forma convencional quanto na educação a distância. Em muitos casos, várias instituições se unem em consórcios, num processo de sinergia, aproveitando competências específicas, para oferecer programas a distância.

O setor privado também se mostra atuante, criando muitas vezes suas próprias instituições corporativas.

Dessa forma, é possível distinguir os vários sistemas e subsistemas de acordo com o foco institucional bem como os principais elementos comuns à maioria dos sistemas.

A missão do sistema educacional é definido de acordo com o contexto no qual está inserido o programa e dentro da política institucional estabelecida num nível mais amplo.

Programas e currículos são elementos dos mais importantes que definem o perfil de um sistema ou de uma instituição. Devem estar relacionados à missão e necessidades sociais econômicas e mercadológicas.

Estratégias e técnicas de ensino e aprendizagem dependem muitas vezes do tipo de programa proposto e das necessidades a serem atendidas, dependem também da filosofia e dos valores educacionais de cada sistema particular e das características educacionais e do potencial das tecnologias utilizadas. Pode-se escolher uma conexão entre estratégia de ensino, a questão financeira e a opção tecnológica mais adequada.

Materiais e recursos didáticos são elementos fundamentais do processo educacional. Materiais devidamente elaborados, adequados à realidade e inserido no contexto cultural de um país ou região, podem facilitar e estimular o processo de aprendizagem, colaborando de forma significativa com a qualidade do sistema. O desenvolvimento e a produção de materiais muitas vezes é considerado como um subsistema de organizações de ensino a distância. Materiais já existentes podem ser adotados até um certo limite, mas na maioria dos casos, os materiais são desenvolvidos especificamente para cada programa de EAD ( educação à distância).

A comunicação entre professores e alunos é vista como componente fundamental na EAD, como também acontece na modalidade tradicional. Assim considera-se que a auto-instrução sem nenhuma comunicação com um professor e serviços de apoio não costuma ser considerada ensino a distância. A importância atribuída à comunicação professor-aluno pode variar significativamente entre diferentes sistemas de EAD, e está intimamente relacionada à estratégia pedagógica e à tecnologia adotada.

O sistema de ensino pode compreender a distribuição de material programado, a transmissão de programas, palestras, etc. e sistemas de comunicação/interação e de monitoria.

O subsistema constituído pelo estudante e instrutor muitas vezes se distingue do subsistema dos materiais didáticos do curso. Do ponto de vista administrativo, o primeiro compreende admissão, alocação de serviços do curso e atendimento estudantil, o procedimento de aprendizagem e ensino, atribuições e avaliações, desistência e conclusão, e exames. Os instrutores trabalham em tempo parcial e precisam ser recrutados, treinados e acompanhados, por sua vez, por outros professores.

A equipe e outros especialistas em educação à distância consultados devem apresentar competências na área, e trabalhar na forma de consultorias, tempo parcial ou dedicação exclusiva nos diversos sistemas de EAD.

29 A gerência administrativa requer não só uma equipe competente, mas também sistemas e rotinas administrativas bem definidas e eficientes, além de sistemas de planejamento e monitoramento, de planejamento orçamentário e de prestações de contas, que devem ter características específicas e diferentes dos sistemas empregados no ensino tradicional.

Espaço físico e equipamentos podem diferir bastante entre Instituições que adotam o processo tradicional e as que adotam a educação a distância. Um sistema monomodal a distância não possui estudantes locais e, por isso, as necessidades de espaço físico são bastante diferentes de uma que adota o ensino tradicional, com as salas de aulas, laboratórios, sala de professores, salas de reuniões, auditórios, equipamentos audiovisuais, área administrativa etc. Numa Instituição monomodal a distância, as exigências de espaço físico são bem menos extensas do que na anterior, e os equipamentos devem ser adequados ao processo utilizado para distribuição, recepção, monitoramento, acompanhamento e administração do sistema geral. Já numa instituição que adota os dois modos devem ter as características e necessidades de ambos os modelos.

Por último, o processo de avaliação permanente do sistema deve se constituir num componente atuante de modo a permitir a constante determinação de problemas no processo, possibilitando o redirecionamento de ações na busca de uma qualidade melhor. Um outro aspecto é a avaliação do processo de aprendizagem planejado de acordo com a proposta do projeto e de acordo com o contexto do programa ( Adaptado da UNESCO 1997).