• Nenhum resultado encontrado

ADVOCACY – AS MULHERES DEMANDANDO EQÜIDADE

feminista e os múltiplos caminhos, possibilidades e conceitos daí advindos.

Em termos epistemológicos feministas e no campo político educativo, minha trajetória pessoal ) passando por processos de advocacy feminista15 e de atuação em espaços de controle social, me levam a muitos questionamentos em busca de respostas. Estes questionamentos buscam aportes em diálogos interdisciplinares para uma formação jurídica não sexista e androcêntrica e para a produção de pesquisas e estudos com enfoque de Gênero numa perspectiva crítica emancipatória a partir do feminismo, como uma possibilidade de estabelecer novas formulações num sentido de transcender o gênero.

2.5 ADVOCACY – AS MULHERES DEMANDANDO EQÜIDADE

O processo histórico das mulheres por demandar cidadania e avanços legais e constitucionais passou por diferentes etapas nas últimas décadas: de ações dispersas e intuitivas a sofisticação teórica, política e organizacional. O movimento feminista amadureceu e buscou utilizar as ferramentas e os recursos disponíveis, formulou estratégias de ação coletiva, promoveu cursos e formações de capacitação técnica e utilização instrumental da linguagem discursiva do próprio direito para contestá)lo e desconstruí)lo, tornando o movimento mais coeso globalmente através da ferramenta jurídica internacional dos direitos humanos.

Do questionamento crítico do genérico humano ‘universal’ masculino e excludente à difusão do conceito de gênero como um referente crítico jurídico, o ativismo feminista incorpora a identidade e a linguagem dos direitos humanos, para

15A advocacy tem diversos significados, desde um sentido mais amplo de respaldar ativamente uma

posição, um ponto de vista, ou um curso de ação até uma compreensão mais limitada de uma ação com o objetivo de influir no processo de formulação e implementação das políticas públicas e, mais especificamente, na legislação. Qualquer intento de influenciar uma elite institucional em favor de um interesse coletivo amplia a noção de advocacy para além do exercício do lobby e da influência nas políticas públicas e na legislação, ao mesmo tempo em que redefine a ideia do político ao tirar a “política” do âmbito do legislativo e situá)la no contexto político maior que define inclusive as possibilidades da promoção e defesa. LIBARDONI, Marlene – Fundamentos Teóricos e Visão Estratégica da Advocacy, in: Advocacy em direitos reprodutivos e sexuais –workshops nacionais – Além de Cairo e Beijing: fortalecendo as organizações de mulheres no Brasil, Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento, 2003.

defesa e promoção dos direitos das mulheres. Dessa forma conquistou visibilidade política e legitimidade enquanto ator social.

O movimento feminista promoveu diálogos e articulação em redes (locais, nacionais, regionais e internacionais) e passou a desenvolver pesquisas com respaldo técnico científico a partir de estudos desenvolvidos na academia e em Organizações Não Governamentais (ONGs), fortalecimento e conquistas legais das mulheres nos espaços públicos.

Buscou)se a ação qualificada, para atuar em espaços de formulação de políticas e de gestão, se inserindo estrategicamente em diferentes setores da sociedade civil, ocupando espaços de poder, como parte de um projeto feminista de transformação da realidade, de modo a atuar com a perspectiva crítica feminista no debate público, em diferentes temas de interesses coletivo.

De modo simplista, podemos dizer que o exercício do Advocacy16 está relacionado à prática política e ao acesso ao poder, “tem origem na palavra advocare, em latim, que significa ajudar alguém que está em necessidade.

As ações de advocacy são instrumentos estratégicos para o feminismo, na resolução de problemas específicos através de mudanças concretas em políticas e programas. Segundo Libardoni (2003), a ação de advocacy

ADVOCACY, “Em inglês provém do verbo to advocare. Mas como advocacia e advogar, em

português referem)se, fundamentalmente, à atividades de natureza legal ou jurídica, preferimos traduzir advocacy como defender e argumentar em favor de uma causa, demanda ou posição. Isso porque advocacy tem um significado mais amplo, denotando iniciativas de incidência ou pressão política, de promoção e defesa de uma causa e/ou interesse, e de articulações mobilizadas por organizações da sociedade civil com o objetivo de dar maior visibilidade a determinadas temáticas ou questões no debate público e influenciar políticas visando à transformação da sociedade.”De forma esquemática podemos destacar os principais fatores de uma ação de advocacy, para configuração da estrutura de oportunidades e criar as condições para que a sua ação política seja mais efetiva: Atuação melhor definida através de organizações; Podem atuar desde o lobby – junto a tomadores de decisões; participação institucional em conselhos, comitês e foros de consulta; atuar em educação e persuasão; contestação e confrontação do poder através de manifestações, passeatas, protestos e greves; Democratizar as relações de poder; Assegurar maior participação de segmentos excluídos historicamente; Fortalecer e aumentar o poder de decisão da sociedade civil; Promover uma cultura política mais transparente, participativa e democrática; Consolidar a democracia. As ações de advocacy podem incidir de três maneiras distintas: Interesse público ) dedica)se mais ao lobby, interesses específicos junto às elites políticas e mobilizando grupos de apoio; ação cidadã ) o poder advém de quem ganha ou perde; a ação cidadã busca influenciar os atores políticos que tomam decisões e participar da arena política, estar dentro do poder; transformacional ) reconhece a importância do lobby, mas foca no desenvolvimento de consciência crítica e mudanças no sistema de poder, transformando o posicionamento enquanto vítima, que retroalimenta o poder e impedem que os conflitos apareçam ou os tornam invisíveis, faz com que as pessoas se sintam culpadas, internalizam a opressão e a passividade e creditam sua situação a uma inaptidão pessoal, quando em realidade é conseqüência de processos de exclusão e discriminação LIBARDONI. Op cit pág. 33

constitui)se em estratégia chave para garantir os direitos humanos das mulheres e ampliar a sua cidadania, e também para aumentar o seu poder de influenciar o processo de tomada de decisões, a implementação de políticas públicas e leis igualitárias e o cumprimento dos acordos internacionais”. (idem).

Legitimidade, credibilidade e poder ) várias organizações atuando em nome de ideias e ideais; claro está que existe também uma diversidade de conceitos políticos em disputa referentes ao projeto de cidadania feminista, sobre diferentes concepções de poder e política. É importante ressaltar que estamos nos referindo a diferentes correntes do feminismo.

Elaborar soluções e implementar as proposições dos documentos, cartas e declarações do direito internacional dos direitos humanos das mulheres é um desafio permanente, árduo e complexo. A reconhecida militância feminista, através de ações de advocacy, tem se articulado e promovido debates com setores e segmentos sociais, inclusive a mídia, que apresentam pontos de vista e projetos políticos distintos e detêm uma parcela importante do poder da elite econômicopolítica e dos setores mais conservadores. Para avaliarmos o resultado17 de curto e de longo prazo de uma ação de advocacy, podemos analisar a solução de um problema específico, através de políticas públicas e os ganhos em termos de fortalecimento da sociedade civil e maior democratização da sociedade.

Flávia Piovesan (2008) acredita que somente através da ação e intervenção no mundo, fundamentado no direito e na justiça, é que poderemos construir uma cultura em que diferenças e diversidades não sejam justificativas para a desigualdade e a exclusão:

É fundamental romper com uma cultura que naturaliza as desigualdades, que naturaliza as violações de direitos humanos e as práticas discriminatórias. (...) Atiçar a nossa percepção crítica e avaliar estratégias e caminhos para a desconstrução, para romper com essa cultura que alimenta a naturalização das desigualdades, das pressões, das discriminações e das assimetrias... A partir desse ponto, sustento que no marco da construção e

17

A ação de advocacy transformacional é uma postura que atua fortemente no campo educativo, participativo, integrando a experiência individual com processos coletivos de direitos e numa dimensão de poder que traduz o conhecimento e os valores para um campo crítico estratégico, trabalhando assim para a superação da opressão, para mobilização e organização para a ação e o lobby por questões específicas. Esta breve exposição acerca dos elementos de advocacy, através dos Fóruns de Mulheres, movimentos feministas, rede e articulações, demonstram um processo de amadurecimento na forma de incidir no poder público e atuar na arena política. Através de representação em comitês, conselhos e instâncias de participação com destacada capacitação técnica especializada, mulheres feministas incidem no espaço público, dialogando com diferentes áreas de conhecimento. Qualificada e legitimada, estas atuações acompanham o orçamento público, os mecanismos de monitoramento e controle social, as experiências de democracia direta e participação popular, proposição de políticas públicas, com base nos direitos humanos, na legislação nacional e internacional e no contexto macro social.

reconstrução dos direitos humanos, cada vez mais, são fomentados e gestados parâmetros protetivos mínimos do campo internacional. (PIOVESAN, 2002, p.18).

Cada passo neste processo, cada nova conquista, seja ela legal ou simbólica, representa um avanço em torno da cidadania e da justiça de gênero e do projeto político emancipatório para mulheres e homens, numa perspectiva de superação do próprio feminismo, quando as diferenças não nos tornarem mais desiguais.