• Nenhum resultado encontrado

AFIVELAMENTO DOS CINTOS DE SEGURANÇA

No documento Ford Fusion Manual do proprietário (páginas 35-39)

Cintos padrões mostrados, cintos infláveis semelhantes

As fixações de segurança dianteiras e externas e traseiras do passageiro no veículo são compostas por um conjunto de cinto abdominal e de ombro.

E142587

1. Insira a lingueta do cinto de segurança na fivela adequada (a fivela mais próxima da direção da lingueta) até ouvir um estalo e sentir o engate. Certifique-se de prender a lingueta firmemente na fivela.

E142588

2. Para soltar, pressione o botão de liberação e remova a lingueta da fivela.

Cintos de segurança

Usando os cintos de segurança durante a gravidez

CUIDADO

Sempre dirija ou conduza o veículo com o encosto do banco na posição vertical e o cinto de segurança fixado corretamente. Ajuste a parte abdominal do cinto de segurança e a posicione na linha dos quadris. Posicione a parte do ombro do cinto de segurança sobre o peito. As grávidas também devem seguir essa prática. Veja a seguinte figura.

E142590

As grávidas devem sempre usar o cinto de segurança. Posicione a parte abdominal de um conjunto de cintos abdominal e de ombro na linha dos quadris, abaixo da barriga, e ajuste da maneira mais confortável possível. Posicione o cinto de ombro cruzando o meio do ombro e o centro do peito.

Modos de travamento do cinto de segurança

CUIDADOS

Após uma colisão, peça para um técnico qualificado verificar todos os cintos de segurança a fim de garantir que os cintos de segurança, inclusive o recurso retrator de travamento para dispositivos de retenção de crianças,

CUIDADOS

funcionem corretamente. Recomendamos substituir qualquer sistema com danos ou que não funcione corretamente. Deixar de fazer isso pode resultar em lesão grave ou morte em caso de parada repentina ou outra colisão.

Você deverá substituir o cinto de segurança se o retrator automático ou qualquer outra função do cinto de segurança não esteja funcionando corretamente. Deixar de substituir o conjunto do cinto e o retrator pode aumentar o risco de lesão em uma colisão. Todas as fixações de segurança do veículo são compostas por um conjunto de cinto abdominal e de ombro. O cinto de segurança do motorista tem o modo de travamento sensível ao veículo. Os cintos de segurança do banco do passageiro dianteiro externo e do banco traseiro possuem o modo de travamento sensível ao veículo e o modo de travamento automático:

Modo sensível ao veículo Esse é o modo retrator normal, que permite o ajuste da extensão do cinto de ombro aos movimentos e o travamento de acordo com o movimento do veículo. Por exemplo, se o motorista frear repentinamente ou fizer uma curva brusca, ou o veículo receber um impacto de aproximadamente 8 km/h ou mais, o conjunto de cintos de segurança travará para ajudar a reduzir o movimento do motorista e dos passageiros para frente. Além disso, o retrator foi projetado para travar se você puxar a fita para fora muito rapidamente. Se isso ocorrer, deixe o cinto retrair levemente e puxe a fita para fora novamente, de forma lenta e controlada.

Cintos de segurança

Modo de travamento automático Nesse modo, o cinto do ombro é pré-travado automaticamente. O cinto retrai para remover qualquer folga no cinto de ombro. O modo de travamento automático não está disponível no cinto de segurança do motorista.

Quando usar o modo de travamento automático

Use esse modo sempre que um dispositivo de retenção de crianças, exceto uma almofada de elevação, for instalado nas posições de assento dianteira e traseira. Prenda bem as crianças de até 9 anos em uma posição de assento traseira sempre que possível. Consulte Segurança das crianças (página 16).

Como usar o modo de travamento automático

Cintos de segurança não infláveis

E142591

1. Afivele o conjunto de cintos abdominal e de ombro.

2. Segure a parte do ombro e a puxe para baixo até puxa todo o cinto para fora. Quando o cinto retrair, você ouvirá o som de um clique. Isso indica que o cinto de segurança já está no modo de travamento automático.

Cintos de segurança infláveis laterais traseiros (somente na segunda fila – se equipado)

E146363

1. Afivele o conjunto de cintos abdominal e de ombro.

2. Segure a parte abdominal do cinto e a puxe para cima até você puxar todo o cinto para fora.

3. Deixe o cinto retrair. Quando o cinto retrair, você ouvirá o som de um clique. Isso indica que o cinto de segurança já está no modo de travamento

automático.

Como desengatar o modo de travamento automático

Desafivele o conjunto do cinto abdominal e de ombro e deixe-o retrair totalmente para desengatar o modo de travamento automático e ativar o modo de travamento (emergência) sensível ao veículo. Cinto de segurança inflável traseiro (Se equipado)

CUIDADO

Não tente fazer manutenção, reparar ou modificar cintos de segurança infláveis traseiros.

Os cintos de segurança infláveis traseiros estão na parte de ombro dos cintos de segurança das posições de assento laterais na segunda fila.

Nota: Os cintos de segurança infláveis traseiros são compatíveis com a maioria dos dispositivos de retenção para bebês e crianças e dos assentos de elevação quando instalados corretamente. Isso acontece porque elas foram projetadas para serem preenchidas com um gás resfriado a uma pressão mais baixa e a uma taxa mais lenta do que os airbags tradicionais. Após inflar, a parte do ombro do cinto de segurança permanece fria ao toque.

O cinto de segurança inflável traseiro consiste no seguinte:

• Um saco inflável na fita do cinto de segurança de ombro.

• Fita do cinto de segurança abdominal com modo de travamento automático. • A mesma luz de advertência, controle

eletrônico e unidade de diagnóstico usados nos cintos de segurança dianteiros.

• Sensores de impacto em diversas partes do veículo.

Como o sistema de cinto de segurança inflável traseiro funciona?

Os cintos de segurança infláveis traseiros funcionam como os sistemas de segurança padrão usados diariamente.

E146364

Durante uma colisão de força suficiente, o cinto é inflado dentro da fita.

E146365

O aumento do diâmetro do cinto totalmente inflado mantém mais efetivamente o ocupante na posição de assento em uma posição mais adequada e distribui as forças da colisão por mais áreas do corpo do que os cintos de segurança convencionais. Isso ajuda a reduzir a pressão no peito e a controlar o movimento da cabeça e do ombro dos passageiros.

CUIDADO

Se o cinto de segurança inflável traseiro tiver sido acionado, ele não funcionará novamente e deverá ser substituído imediatamente. Se o cinto de segurança não for substituído, a área sem reparo aumentará o risco de lesões em caso de colisão.

Os cintos de segurança infláveis traseiros foram projetados para inflar em colisões frontais ou quase frontais e em algumas colisões laterais. O fato do cinto de segurança inflável traseiro não encher em uma colisão não significa que haja algo errado com o sistema. Significa apenas que as forças não foram suficientes para ativá-lo.

Conjunto da extensão do cinto de segurança

CUIDADOS

Não use extensões para mudar a maneira como o cinto de segurança passa sobre o dorso, sobre a cintura ou para deixar a fivela do cinto de segurança mais fácil de alcançar.

Não use uma extensão de cinto de segurança com um cinto de segurança inflável.

Se o cinto de segurança ficar muito curto quando estiver totalmente estendido, você poderá obter um conjunto de extensão do cinto de segurança junto a um Distribuidor Ford.

Use apenas extensões fabricadas pelo mesmo fornecedor do cinto de segurança. A identificação do fabricante está em uma etiqueta na extremidade da fita ou no retrator atrás do acabamento. Além disso, só use a extensão do cinto de segurança se o cinto de segurança ficar muito curto quando estiver totalmente estendido.

AJUSTE DA ALTURA DO CINTO

No documento Ford Fusion Manual do proprietário (páginas 35-39)