• Nenhum resultado encontrado

Custos orçados

2.15 Ajuste a valor presente de ativos e passivos

Os ativos e passivos monetários são ajustados pelo seu valor presente no registro inicial da transação, levando em consideração os fluxos de caixa contratuais, a taxa de juros explícita e, em certos casos, implícita, dos respectivos ativos e passivos e as taxas praticadas no mercado para transações semelhantes. Subsequentemente, esses juros são realocados nas linhas de despesas e receitas financeiras no resultado por meio da utilização do método da taxa efetiva de juros em relação aos fluxos de caixa contratuais.

Yuny Incorporadora S.A.

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016 e 2015

21

2.16

Ativos e passivos contingentes

As práticas contábeis para registro e divulgação de ativos e passivos contingentes e obrigações legais são as seguintes: (i) Ativos contingentes são reconhecidos somente quando há garantias reais ou decisões judiciais favoráveis, transitadas em julgado. Os ativos contingentes com êxitos prováveis são apenas divulgados em nota explicativa; (ii) Passivos contingentes são

provisionados quando as perdas forem avaliadas como prováveis e os montantes envolvidos forem mensuráveis com suficiente segurança; (iii) Os passivos contingentes avaliados como de perdas possíveis são apenas divulgados em nota explicativa e; (iv) Os passivos contingentes avaliados como de perdas remotas não são provisionados e nem divulgados.

2.17

Provisão para Garantias

A Companhia e suas controladas mantêm provisão para cobrir gastos com reparos em lotes cobertos no período de garantia. A provisão é calculada com base nos dados históricos da Companhia e está classificada na rubrica “Provisão para garantia”, no passivo.

2.18

Benefícios a Empregados

Os benefícios concedidos a empregados e administradores da Companhia incluem, em adição a remuneração fixa (salários e contribuições para a Seguridade Social INSS, férias e 13º salário), remunerações variáveis como participação nos resultados. Esses benefícios são registrados no resultado do exercício quando a Companhia tem uma obrigação com base em regime de competência, à medida que são incorridos.

A Companhia e suas controladas não mantém planos de previdência privada e plano de aposentadoria ou outros benefícios pós-emprego. Para o ano calendário a companhia não transacionou operações de stock options com seus empregados.

A Companhia e suas controladas não mantém planos de previdência privada e plano de aposentadoria ou outros benefícios pós-emprego, bem como não possui plano de ação de pagamento baseado em ações.

2.19

Resultado básico e diluído por ação

O resultado por ação básico é calculado por meio do resultado do período atribuível aos

acionistas da Companhia e a média ponderada das ações ordinárias em circulação no respectivo período.

A Companhia não possui operações que influenciam no cálculo do resultado diluído, portanto, o resultado diluído por ação corresponde ao valor do resultado básico por ação.

2.20

Normas novas, alterações e interpretações de normas emitidas pelo IASB e CPC

As seguintes novas normas, alterações e interpretações de normas publicadas pelo IASB e, quando aplicável, pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, estão descritas a seguir:

Yuny Incorporadora S.A.

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016 e 2015

22

IFRS 9 (CPC 48) - Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração

A IFRS 9, publicada em julho de 2014, substitui as orientações existentes na IAS 39 Financial Instruments: Recognition and Measurement (Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração). A IFRS 9 inclui orientação revista sobre a classificação e mensuração de instrumentos financeiros, um novo modelo de perda esperada de crédito para o cálculo da redução ao valor recuperável de ativos financeiros e novos requisitos sobre a contabilização de hedge. A norma mantém as orientações existentes sobre o reconhecimento e desreconhecimento de instrumentos financeiros da IAS 39. A IFRS 9 é efetiva para exercícios iniciados em ou após 1º de janeiro de 2018 e está representado no Brasil pelo CPC 48 emitido em novembro de 2016. A Empresa está avaliando os efeitos que a IFRS 9 vai ter nas demonstrações financeiras e nas suas divulgações.

IFRS 15 - Receitas de contratos com clientes

Em maio de 2014, a IFRS 15 foi emitida e estabeleceu um modelo simples e claro para as empresas utilizarem na contabilização de receitas provenientes de contratos com clientes. A IFRS 15 substituirá as orientações atuais de reconhecimento da receita presente no IAS 18/CPC 30 (R1) - Receitas, IAS 11/CPC 17 (R1) - Contratos de Construção e as interpretações

relacionadas, quando se tornar efetiva.

Os princípios fundamentais da IFRS 15 são de que uma entidade deve reconhecer a receita para representar a transferência ou promessa de bens ou serviços a clientes no montante que reflete sua consideração de qual montante espera ser capaz de trocar por aqueles bens ou serviços. Especificamente, a norma introduz um modelo de 5 passos para o reconhecimento da receita: Passo 1: Identificar o(s) contrato(s) com o cliente.

Passo 2: Identificar as obrigações de desempenho definidas no contrato. Passo 3: Determinar o preço da transação.

Passo 4: Alocar o preço da transação às obrigações de desempenho previstas no contrato. Passo 5: Reconhecer a receita quando (ou conforme) a entidade atende cada obrigação de desempenho.

Com a IFRS 15, a entidade reconhece a receita quando (ou se) a obrigação de performar for cumprida, ou seja, quando o "controle" dos bens ou serviços de uma determinada operação são transferidos ao cliente.

No Brasil, em dezembro de 2016, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis divulgou o CPC 47 - Receita de Contrato com Cliente ("IFRS 15") que entrará em vigor a partir de 1º. de janeiro de 2018, em substituição dos seguintes pronunciamentos e interpretações técnicas: (a) CPC 17 - Contratos de Construção; (b) CPC 30 - Receitas; (c) ICPC 02 - Contrato de Construção do Setor Imobiliário; (d) ICPC 11 - Recebimento em Transferência de Ativos dos Clientes; e outros.

Yuny Incorporadora S.A.

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016 e 2015

23

A Sociedade está analisando o impacto dessa nova nas suas demonstrações financeiras e nas suas divulgações.

IFRS 16 - Arrendamento

A IFRS 16 introduz um modelo abrangente para identificação de acordos de arrendamento e tratamentos contábeis para arrendadores e arrendatários. A IFRS 16 substituirá as atuais orientações de arrendamento, incluindo a IAS 17 - Arrendamento Mercantil e as correspondentes interpretações a partir da sua data de vigência que ocorrerá em 2019. A IFRS 16 distingue contratos de arrendamento e contratos de serviços considerando se um ativo identificado é controlado por um cliente. As diferenças entre arrendamentos operacionais (fora do balanço patrimonial) e arrendamentos financeiros (no balanço patrimonial) são

eliminadas para a contabilização do arrendatário, sendo substituídas por um modelo em que um ativo de direito de uso e um correspondente passivo devem ser reconhecidos pelos arrendatários para todos os arrendamentos (ou seja, no balanço patrimonial), exceto arrendamentos de curto prazo e arrendamentos de ativos de baixo valor.

A Sociedade não espera que essa norma, quando adotada no Brasil pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis possa ter um impacto significativo nas suas demonstrações financeiras

3

Caixa e equivalentes de caixa

Controladora Consolidado

Descrição 2016 2015 2016 2015

Caixa 1 1 1 1

Bancos conta movimento 789 15 1.730 229

Aplicações financeiras (a) 4.166 17.260 5.225 17.840

Total 4.956 17.276 6.956 18.070

(a) As aplicações financeiras são representadas por Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) em bancos considerados de primeira linha pela Administração, os quais buscam rendimentos próximos à variação do CDI, com liquidez diária. A taxa de remuneração destas aplicações são: de 90% Valor mínimo e 100% valor Maximo.

4

Contas a receber de clientes

É composto por:

Controladora Consolidado

Descrição 2016 2015 2016 2015

Contas a receber por venda de imóveis - - 4.482 10.241

Contas a receber por prestação de serviços 21 40 40 58

Total 21 40 4.522 10.299

Parcela circulante 21 40 3.888 10.299

Yuny Incorporadora S.A.

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016 e 2015

24

O saldo de contas a receber das unidades vendidas e já concluídas estão totalmente refletidos nas demonstrações financeiras. Em 2016 foram expedidos os habite-se da Intersection (Rosa Gaeta), Pateo Barra ( Marques de São Vicente), Unlimited (Yuny Projeto V) e Habitarte Fase verde (Yuny Stan I), em 2015 foi expedido o habite-se do projeto Faria Lima Square Office. Em 31 de dezembro de 2016 e 2015, a Administração analisou o volume de inadimplência em relação ao contas a receber e, pela imaterialidade, concluiu não ser necessária a constituição de provisão para créditos de liquidação duvidosa.

A taxa de desconto líquida praticada pela Companhia e suas controladas foi de 5% ao ano para 2016 e 2015. As contas a receber de venda de unidades concluídas estão sendo atualizadas pelo indexador de Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) até a entrega das chaves.

As contas a receber de serviços são decorrentes da prestação de serviços de gerenciamento e administração dos projetos.

5

Estoque de imóveis

Representado pelos custos das unidades imobiliárias concluídas, conforme demonstramos a seguir: Consolidado Descrição 2016 2015 Terrenos (a) 27.775 - Imóveis Concluidos 11.843 21.390 (-) Impairment (b) (714) - Total 38.904 21.390

(a) Em 20 de dezembro de 2016 a Companhia assinou aditamento a contrato de compromisso de permuta para aquisição de terreno da Rua Anhanguera, nº 436, em São Paulo – SP, o qual prevê o pagamento mediante repasse ao vendedor de quantia equivalente a 18%, no mínimo, do valor geral de vendas líquido do futuro empreendimento a ser lançado no terreno, acréscimo de R$ 300, a serem pagos em 10 parcelas, com primeiro vencimento em 15 de janeiro de 2017. (b) Em 31 de dezembro de 2016, a Administração da Companhia detectou a necessidade de provisão para redução ao valor recuperável para seus ativos, pois as unidades em estoque deverão ser comercializadas por um valor inferior ao estimado pela Companhia em sua tabela de vendas. Não obstante a provisão, a Administração envidará todos os esforços para que essas unidades sejam vendidas com margem positiva.

6

Partes relacionadas

As operações de mútuo mantidas com partes relacionadas não possuem vencimento

predeterminado e não estão sujeitos a encargos financeiros. Os valores envolvidos podem ser assim apresentados

Yuny Incorporadora S.A.

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016 e 2015

25

Contas a receber com partes relacionadas

Controladora Consolidado

Descrição 2016 2015 2016 2015

Yuny Properties Gestão Patrimonial Ltda. 340 148 340 148

Yuny Limited Funchal Empreendimentos Imob. Ltda. 918 - -

Yuny Pedroso de Morais Empr. e Partic. SPE Ltda. 1.100 2.000 - -

Atua Construtora e Incorporadora S.A. 14 14 14 14

Yuny Projeto Imobiliário III Ltda. - 141 - -

Yuny GTIS II Participações Ltda. 430 430 430 430

Yuny Apollo Empreendimentos Ltda. 1.400 1.751 1.400 1.751

Ordem e Progresso Empreend.Imobil.S.A 4.021 - 4.021 -

Outros 18 18 18 18

Antecipação de dividendos acionista Yuny Properties Gestão

Patrimonial Ltda. 8.554 6.019 8.554 4.944

Antecipação de dividendos acionista VR Desenvolvimento

Imobiliário S/A. 7.350 4.900 7.350 4.900

Total 23.227 16.339 22.127 12.205

Circulante 15.904 10.919 15.904 9.844

Não circulante 7.323 5.420 6.223 2.361

Contas a pagar com partes relacionadas

Descrição

Controladora Consolidado

2016 2015 2016 2015

Gafisa SPE 55 Empr. Imob. Ltda. 1.222 1.145 1.222 1.145

Outros - 1 - 1

Total 1.222 1.146 1.222 1.146

a.

Contratação de serviços

A Companhia firmou contrato com determinadas controladas e controladas em conjunto, o qual prevê a realização de adiantamentos, para pagamento de honorários de administração e/ou honorários de desenvolvimento decorrentes de serviços de gerenciamento de projetos, os quais não estão sujeitos a juros ou atualização e são faturados mensalmente na medida em que os serviços são executados. Os saldos de adiantamentos e receitas de serviços nas demonstrações da controladora estão demonstrados a seguir:

Controladora

Adiantamento de taxas

(passivo circulante) Receita de serviços (Nota 15)

Descrição 2016 2015 2016 2015

Rosa Gaeta Empreendimentos Imob. S.A. - - 82 -

Yuny GTIS Vila Carrão Emp. e Particip. Ltda. - - - 5

Yuny GTIS Abell Emp. e Part. Ltda. - - 3 4

Yuny GTIS Pirapora Emp. e Part. Ltda. - - - 6

Yuny Halley Empreendimentos. - - 42 377

Yuny Apollo Participações Ltda. - - 34 657

Yuny Stan Projeto Imob.I S.A. - - 125 -

Gafisa Spe 48 Empr.Imob. Ltda. - - 9 31

Yuny GTIS Participações Ltda. - - 36 371

Marquês de São Vicente Empreendimentos Ltda. - - 879 1.701

Yuny Incorporadora S.A.

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016 e 2015

26

Gafisa Spe 55 Empr. Imob. Ltda. - - 8 15

Exto Elo Empr. Imobiliários SPE Ltda. - - 143 340

Horizon 106 Seridó Empreendimentos Imobiliários - - 61 185

Neibenfluss Empreendimento Ltda. - - 84 73

Yuny Projeto Imobiliário V Ltda. - - 3.407 4.139

Morumbi do Brasil Projetos Imobiliários Ltda. - - - 10

Outros - - 1.652 1.103

Total - - 6.579 9.028

b.

Remuneração do pessoal-chave da Administração

Em 2016, os administradores da Companhia receberam o montante global de R$1.064 (R$2.077 em 2015) a título de remuneração e benefícios em geral.

c.

Dividendos a receber