• Nenhum resultado encontrado

Alça de preenchimento

Usando a Alça de Preenchimento podemos copiar rapidamente conteúdo de uma célula para outra, inclusive fórmulas. Ou até mesmo sequenciar valores numéricos e em 2 (dois) casos, textuais.

Vejamos alguns exemplos:

Caso você digite o número 1 na A1 e 3 na A2, selecionar as 2 (duas) células e arrastar a alça de preenchimento, o Excel seguirá a sequência lógica, realizando uma Progressão Aritmética e preencherá as demais células: 1, 3, 5, 7, 9, 11…

Outra sequência que o Excel reconhece é a de meses do ano. Caso digite Janeiro na célula A1 e depois arraste a Alça de preenchimento, ele seguirá a sequência: Janeiro, Fevereiro, Março… O Excel também reconhece com abreviação: Jan, Fev, Mar.

Dias da semana também podem ser sequenciados. Digite Segunda-Feira em uma célula e arraste a Alça: Segunda-Feira, Terça-Feira… O Excel também reconhece com abreviação: Seg, Ter, Qua.

Obs: Caso você digite apenas o número 5 (por exemplo) na célula A1 e arraste a Alça de preenchimento, o Excel apenas repetirá o número, pois ele não reconhece isso como uma progressão. Nesse caso você deve manter pressionada a tecla CTRL no momento de

arrastar para daí sim ele sequenciar: 5,6,7,8…

Caso digite um nome de uma pessoa ele também apenas repetirá.

É interessante que vocês pratiquem essa funcionalidade e descubram mais tipos de sequências lógicas que o Excel aceite.

Na prática:

Caso eu posicione o botão esquerdo do mouse sobre a Alça da célula e arraste e solte, mantendo pressionado o referido botão, sobre o endereço da célula E7.

Qual valor aparecerá na célula E7 ? Explicação:

Notem que foram selecionados os números 10 e 15. 10 e 15 formam uma progressão de 5 (a diferença entre eles). Concordam?

Basta seguir somando: 10,15,20,25 (25 aparecerá em E7) Mas e o número 3???

O número 3 será atropelado pela sequência lógica, pois a alça de preenchimento é usada para sequenciar e não somar.

Alça da célula

Copiando Fórmulas para células Adjacentes

Novamente podemos usar a alça de preenchimento. Ela nos permitirá copiar rapidamente conteúdo de uma célula para outra.

Suponha que você está calculando os gastos mensais de um grupo de pessoas, e queremos obter o TOTAL dos 3 tipos de gastos desse grupo. Usaremos a função SOMA para calcular os 3 gastos, veja a imagem:

Usamos a função SOMA na célula F3 para somar o intervalo de células de C3 até E3 (por isso usamos : dois pontos). O cálculo somou os 3 gastos de João e obteve como TOTAL – 625.

Suponha que agora você queira calcular o TOTAL de gastos das outras pessoas, para isso não é necessário que você repita a fórmula em cada célula correspondente ao NOME.

Podemos copiar a fórmula para as demais células usando a Alça de Preenchimento, ganharemos tempo com isso. Vejamos:

Com o mouse vá até o canto inferior direito da célula F3

(marcado em vermelho), aparecerá uma cruz preta bem pequena.

Clique nela e mantenha

pressionada, arrastando a Alça para baixo, até a célula F7.

A coluna que mostra o TOTAL será preenchida com os resultados correspondentes, pois a Alça de Preenchimento copiou e foi preenchendo as demais células com fórmula. Você notará que não apenas a fórmula será copiada como terá seus resultados automaticamente atualizados. Isso porque, ao copiar uma fórmula que contém referências relativas, o Excel atualiza essas referências de acordo com os dados existentes em cada linha e coluna, e

Fórmula

Obs: Se você posicionar a seleção numa outra célula de resultado (F5 por exemplo) e observar a Barra de Fórmulas, verá as referências dessa fórmula diferentes da fórmula original que foi copiada. Veja abaixo:

Movendo Fórmulas

Quando movemos uma fórmula, as referências de célula dentro da fórmula não são alteradas. Aponte o mouse para qualquer extremidade da célula até o cursor mudar para uma cruz de quatro setas ponteagudas, segurar o clique do mouse com o botão esquerdo do mouse (botão de ação) e arrastar até a célula de destino. Veja abaixo:

Notem que movemos a fórmula que estava em F3 para a célula F5, e com essa ação de mover as referências não foram alteradas e assim o resultado também não teve alteração.

Olha o BIZU!!!

Você também pode copiar fórmulas para outras células usando botão Copiar na Guia Inicial.

Posicione a seleção nas células para as quais você deseja copiar.

Para copiar a fórmula e formatação existente, na guia Página Inicial, no grupo Área de Transferência, clique em Colar.

Copiando dessa forma as referências de célula dentro da fórmula são alteradas, com exceção das referências absolutas existentes na fórmula.

Nos casos em que a fórmula contenha referências absolutas ou mistas( que você verá mais abaixo o que são), as referências ficam “engessadas” na fórmula quando copiamos para células adjacentes, ou seja, elas não mudam.

Funções no Excel 2013

Função é uma fórmula automática, ou seja, uma operação pré-definida que opera sobre os valores das planilhas. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos.

As funções do Excel diferem das fórmulas comuns na medida em que o usuário fornece os valores (parâmetros), mas não os operadores. Contudo, as funções são capazes de realizar cálculos mais complexos e de maneira mais simples.

As funções são compostas por duas partes básicas e começam com um sinal de igual (=), seguido do nome da função, um parêntese de abertura, os argumentos da função separados por vírgulas e um parêntese de fechamento.

NOME DA FUNÇÃO: cada função do Excel têm um nome exclusivo. Para acessar a lista das funções disponíveis, clique em uma célula e pressione SHIFT+F3.

PONTUAÇÃO:

O sinal de “;” (ponto e vírgula) é interpretado como união (E).

Exemplo: =SOMA(A2; A5), o Excel somará o valor de A2 E o valor de A5.

Já o sinal de “:” (dois pontos) é interpretado como intervalo (ATÉ).

Exemplo: =SOMA(A2: A5), o Excel somará os valores de A2 ATÉ o valor de A5.

O espaço em branco no meio de dois intervalos será entendido como uma

INTERSEÇÃO. Exemplo: =SOMA (A1:A6 A4:A5) o Excel somará apenas as células que se As funções também podem iniciar com os sinais de

adição (+), subtração (-) e o arroba (@).

ARGUMENTOS: os argumentos podem ser números, texto, valores lógicos, como VERDADEIRO ou FALSO, matrizes, valores de erro como #N/D ou referências de célula. Os argumentos também podem ser constantes, fórmulas ou outras funções.

A medida que você começa a digitar a função será exibida automaticamente a ferramenta com a sintaxe e os argumentos. Isso se chama Dica de ferramenta Argumentos.

Suponha que vocêcomeçe a digitar =SE( numa célula, você verá:

O Excel mostra a dica com a sintaxe completa da função e os argumentos que podem ser inseridos dentro dela. Vale ressaltar que as dicas de ferramenta são exibidas somente para funções internas.

Você também pode inserir uma função em uma fórmula usando o botão Inserir Fórmula, na barra de Fórmulas.

Documentos relacionados