• Nenhum resultado encontrado

APOSTILA DIGITAL BRIGADA MILITAR INFORMÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "APOSTILA DIGITAL BRIGADA MILITAR INFORMÁTICA"

Copied!
79
0
0

Texto

(1)

APOSTILA DIGITAL BRIGADA

MILITAR INFORMÁTICA

(2)

O presente material tem como objetivo ajudá-lo na preparação antecipada para o próximo concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, através de teoria, esquemas e questões.

Fique atento aos esquemas e recursos visuais utilizados na apostila, pois eles ajudarão a compreender melhor a matéria e massificar o conhecimento. Além disso, sempre ao final da

teoria, trarei questões para fixação do assunto. Tudo isso ajudará você a alcançar o tão sonhado cargo público.

E aí concurseiro, vamos lá!!!

Olá Concurseiros!!!

É com enorme satisfação que vamos inIciar o nosso curso de Informática focado no próximo

concurso da BMRS.

Mas antes, gostaria de me apresentar.

Meu nome é Jonata Ferreira, sou Gaúcho, 29 anos e já fui aprovado em diversos concursos

públicos.

Meu foco são as Carreiras Policiais, logrando aprovação na PM SC - 2019 e mais recentemente

aprovado na 23º colocação da PM PR.

Atualmente, me dedico a compartilhar as estratégias que me levaram a ser aprovado

através da minha página no Instagram (@informatica.para.passar) e nesse curso em

parceria com o professor Daniel.

(3)

CRONOGRAMA DA APOSTILA

Nº AULA ASSUNTO

AULA 01 Conceitos básicos de informática: HARDWARE, PERIFÉRICOS

AULA 02 SOFTWARES: Conhecimentos do sistema operacional Microsoft Windows 8 AULA 03 Suítes de escritório parte 1: Conhecimentos sobre o programa Microsoft Word

2013

AULA 04 Suítes de escritório parte 2: Conhecimentos sobre o programa Microsoft Excel 2013

AULA 05 Conceitos de internet

Aula 06 Navegadores: GOOGLE / FIREFOX

“FAÇA O MELHOR QUE PUDER, SEJA O MELHOR QUE PUDER O RESULTADO VIRÁ NA MESMA PROPORÇÃO DO SEU ESFORÇO.”

(4)

AULA 04

Introdução

Nessa aula continuaremos navegando pelos suítes de escritório da Microsoft, mais precisamente pelo Microsoft Office Excel 2013. Fazem parte do pacote de aplicativos da Microsoft Office:

WORD Editor de textos

EXCEL Planilhas Eletrônicas

POWERPOINT Apresentação de Slides

OUTLOOK Gerenciador De E-Mail e Compromissos

ACCESS Banco de Dados

PUBLISHER Desenhos

ONE NOTE Anotações

O Microsoft Excel 2013, que pertence ao pacote de aplicativos Microsoft Office 2013, é um programa de planilha eletrônica de cálculos, em que as informações são digitadas em pequenos quadrados chamadas de células, as células são cruzamentos de linhas verticais e linhas horizontais, ou seja, o ponto de encontro entre as colunas e as linhas.

O Microsoft Excel 2013 trabalha com o famoso formato de arquivo “.xlsx”, que utiliza a tecnologia XML. O formato “.xls” não foi extinto do Excel 2013, mas o “.xlsx” é o formato padrão.

Quando o usuário salva um documento no formato “.xlsx”, o documento fica mais leve, aceita uma maior quantidade de formatações, é totalmente compatível com a Web e a capacidade de recuperação em caso de corrompimento é muito maior que o formato “.xls”.

O formato “.pdf” também se destaca no Excel 2013, em que é possível exportar/salvar uma planilha para o formato portátil.

Veja uma relação com os formatos suportados pelo Excel 2013:

.xlsx: formato xml.

.xls: formato da versão 2003 e anteriores.

.xlsm: formato que contém macro (vba).

.xlt: formato de modelo (planilhas personalizadas como agenda, calendário…) de planilhas da versão 2003 e anteriores.

Atenção!!!

Qual é o formato padrão dos arquivos do Excel 2013?

Resposta: .xlsx

Mas vale ressaltar que ele também salva em vários outros formatos que veremos a seguir.

Formato padrão: .xlsx

Fique atento!! No Excel 2013 é possível apenas exportar/

salvar no formato “.pdf”. Para abertura ou edição é necessário usar outro software, como o Word 2013, por

exemplo.

(5)

.xltx: formato de modelo (planilhas personalizadas como agenda, calendário…) com o padrão xml.

.ods: formato de arquivo do Libre Office Calc.

.csv: formato de arquivo separado por vírgulas. Usados entre troca de dados do Excel para aplicativos de bancos de dados, por exemplo.

.xml: formato de arquivos para Web.

.html: formato de arquivos para Web.

.pdf: arquivos portáteis.

Caros alunos, irei utilizar o Windows 8 como forma de partida para todas as aulas a partir de agora, tendo em vista que é o software cobrado no último edital do concurso da BMRS. Dessa forma, a aprendizagem fica mais dinâmica e pontual em relação ao edital.

Como disse em aulas anteriores, se você não possui o Windows 8 e tampouco o pacote Microsoft Office 2013 instalados em sua máquina, não fique preocupado. Fiquem atentos aos esquemas e imagens da aula.

O programa Microsoft Excel 2013 é um programa voltado para construção de Tabelas simples até as mais complexas, assim que você abre o Microsoft Excel 2013 o que você visualiza é uma folha composta de colunas e linhas formando células. As células são organizadas por Colunas e Linhas, em que cada coluna é denominada por uma letra do alfabeto e as linhas por números formando uma referência de célula. A referência de uma célula se dá por uma letra da coluna e um número de uma linha, ex.: A1, B2.

PLANILHA ELETRÔNICA

A planilha eletrônica é uma folha de cálculo disposta em forma de tabela, na qual podem ser efetuados rapidamente vários tipos de cálculos matemáticos, sim- ples ou complexos.

Cabeçalho De Linhas

Cabeçalho de Linhas

(6)

Mesmo depois de décadas da primeira versão do Excel, sua operação continua parecida com as anteriores. Claro que, ao longo dos anos, foram acontecendo melhorias, mas a estrutura principal de operacionalidade continua a mesma.

O Excel é a planilha eletrônica mais famosa e utilizada no mundo que possui recursos incríveis e fascinantes capazes de facilitar a criação e o gerenciamento de planilhas,

cálculos, listas, e até mesmo de pequenos bancos de dados. Ele também pode funcionar como uma poderosa calculadora oferecendo uma enorme variedade de funções e fórmulas.

O nome do arquivo provisório no Excel é chamado de Pasta de trabalho, nesta pasta de trabalho você tem disponível como padrão uma PLANILHA. O usuário poderá abrir mais planilhas se necessário, em que cada planilha tem uma quantidade de Células, Colunas, Linhas e Páginas.

Na versão 2013, temos uma maior quantidade de linhas e colunas, isso permite que você explore quantidades maciças de dados nas planilhas, o Office Excel 2013 oferece suporte a 1 milhão de linhas e 16 mil colunas por planilha.

A grade do Office Excel 2013 é de 1.048.576 linhas por 16.384 colunas, totalizando a quantidade de folhas na vertical de 20.971 restando 26 linhas, na horizontal 1.638 restando 4 colunas, multiplicando a quantidade de linhas na vertical e horizontal você terá esse total 34.350.498,00 de folhas por planilhas. Esses números podem variar de acordo com o papel e a orientação da folha que o usuário estiver utilizando. Lembrando que o Excel utiliza por padrão o tamanho da folha A4 e a orientação Retrato. Os cálculos foram feitos baseados nas configurações padrão.

Vamos acessar nosso querido Excel 2013, usando um computador com Windows 8 instalado.

Para acessar o EXCEL 2013, na Tela INICIAR, clique na seta no canto inferior esquerdo que nos leva para a opção todos os programas e selecione o Excel 2013, ou então pesquise pelo nome na barra “Pesquisar”, canto superior direito. Você também pode fixar o aplicativo em sua Barra de Tarefas para acessá-lo mais rápido sempre que precisar.

Ao iniciar o Microsoft Excel 2013, será exibida a tela a seguir, com opções de modelos de pastas pré-definidos para que possa ser usado. Caso não deseje utilizar os modelos propostos, clique em “Pasta de trabalho em branco”.

Logo de cara vemos novidades na tela inicial do Excel 2013. No lado esquerdo dessa tela existem os documentos usados recentemente e a opção de abrir outra pasta de trabalho que não esteja na lista. Já do lado direito da tela inicial, existem modelos prontos que ajudam na elaboração de planilhas. Observe:

(7)

Ao clicar em Documento em Branco, surgirá a tela Inicial do Excel 2013.

“Documentos Recentes” “Documento em Branco”

(8)

Os arquivos do Excel são chamados de “Pastas”, diferentemente dos arquivos do Word, que são chamados de “Documentos”.

Nas versões anteriores, as pastas iniciavam com 3 planilhas (Plan1, Plan2, Plan3), mas o usuário pode alterar esse valor para que o Excel já inicie com até 255. Para isso, clique em

“Arquivo” / “Opções”. Uma janela é aberta.

Agora vamos começar o nosso Tour pelo Excel 2013.

Atenção!!!

Enquanto o usuário não salva os arquivos, eles são nomeados automaticamente pelo programa como “Pasta 1”, “Pasta 2”, e assim sucessivamente, conforme o usuário for abrindo novos arquivos. No Excel 2013, uma pasta inicia, por padrão,

com 1 planilha (Plan1).

No item “Geral”, vá para a opção

“Incluir este número de Planilhas”, em “Ao

criar novas pastas de trabalho” e digite um número

entre 1 e 255.

Pode-se abrir com até 255 planilhas e depois criar mais.

(9)

Barra de ferramentas de acesso rápido: a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido é a pequena área na parte superior direita da Faixa de Opções. Ela contém os itens que você usa com frequência: Salvar, Desfazer e Repetir. Você pode adicionar seus comandos favoritos a ela para que estejam disponíveis não importando em que guia você esteja.

No final da Barra de Título do Excel 2013, encontramos os botões: Ajuda, Opções de Exibição da Faixa de Opções, Minimizar, Maximizar, que alterna com o Restaurar, e o botão Fechar (atalho: ALT+F4).

Botão do menu de controle: em que é possível acessar

opções como (Restaurar, Mover, Tamanho, Minimizar,

Maximizar e fechar).

Botão Salvar: permite salvar a pasta em edição. A primeira vez

em que o arquivo é salvo, aparece a janela Salvar como, em que é possível dar um nome ao arquivo e escolher uma pasta

para seu salvamento.

Atalho: CTRL+B

Botão Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido: você

pode personalizar essa barra, clicando neste botão (flecha para baixo).

Aparece um menu contendo outros comandos que podem ser

incluídos.

Botão Desfazer: permite desfazer a última ação executada. Clicando-se na seta para

baixo ao lado do botão desfazer, é aberto um menu com as ações executadas, em

que é possível desfazer a partir de uma determinada ação.

Atalho: CTRL+Z

Botão Refazer: permite refazer o que foi desfeito.

Atalho: CTRL+Y

(10)

Barra de Título: exibe o nome do arquivo salvo ou a ser salvo e o nome do programa.

Barra de Guias: agora nesta nova versão a barra de menus é chamada de Guias, assim que você abre o Excel 2013 a primeira que é exibida é o Início, abaixo são exibas as duas barras de ferramentas Padrão e Formatação das versões anteriores e outras opções, esse modo de exibição é chamado de Faixa de opções.

Faixa de Opções: a Faixa de Opções traz os comandos mais populares para o

primeiro plano, para que você não precise procurar em várias partes do programa por coisas que faz o tempo todo. Tem como finalidade principal de facilitar e acelerar seu trabalho. A Faixa de Opções foi completamente pesquisada e projetada a partir de experiências dos usuários, portanto esses comandos estão na posição ideal.

Barra de Fórmulas: ela é dividida em duas partes:

Cabeçalho de Colunas: esta opção permite identificar a coluna em que se encontra determinada informação.

Cabeçalho de Linhas: esta opção permite identificar a linha em que se encontra determinada informação.

Barra de Rolagem Vertical e Horizontal: permite o deslocamento da pla- nilha para cima e para baixo e para os lados.

1 – Caixa de nome:

exibe a célula que está selecionada.

2 – Inserir Funções: abre uma caixa de diálogo mostrando as fórmulas mais usadas no Excel, e

permite também que você escolha uma outra fórmula que não seja classificada como a mais

usada.

Mostra a fórmula selecionada na célula

selecionada.

(11)

Cursor Inserção: desloca o cursor de seleção sobre as células.

Guias de Planilhas: exibe apenas uma planilha, a PLAN1, porém, para acrescentar planilhas à sua pasta de trabalho, basta clicar no botão com o sinal de + que aparece do lado direito da Plan1 na barra de planilhas, ou pressionar o atalho Shift+F11.

Você pode renomear as Guias de planilhas de acordo com as informações que foram digitadas nesses. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e no menu que surgir clicar em Renomear. A Guia ficará em modo de edição para que você possa digitar o

desejado.

Controlador de Zoom: permite que você aumente ou diminua o tamanho da folha, facilitando a leitura do que foi digitado na página.

OBS: O usuário também pode controlar o Zoom através da Guia Inserir.

Botões de Exibições: exibe três modos de visualizações, que são: Normal, Layout de página e Visualização de quebra de página.

Normal: exibe a grade da planilha das versões anteriores.

Layout da página: exibe a planilha por folhas, permitindo a visualização também do cabeçalho.

Visualização de quebra de página: exibe a visualização só da tabela.

GUIAS DO EXCEL 2013

Agora que já aprendermos a abertura e a parte inicial do Excel 2013, vamos explorar o o estudo das guias, grupos e ferramentas. O Excel 2013 contém a faixa de opções que foi criada com o objetivo de ajudar o usuário a localizar rapidamente os comandos, que estão organizados em grupos lógicos, as quais, por sua vez, são organizadas em guias. Muitos de vocês tentam decorar as guias e ferramentas, uma vez que são frequentemente cobradas em provas, mas isso é quase impossível. Sempre tente associar as Guias usando a lógica, além de resolver questões para memorizar.

(12)

Iremos focar nas Guias padronizadas do Excel 2013; porém, dependendo da

ferramenta que o usuário utilize, podem surgir novas Guias extras. Exemplo: ao inserir uma figura, surgirá a guia FORMATAR; e ao inserir um gráfico, as guias DESIGN E FORMATAR.

Guia Arquivo

A “Guia” adicional da Faixa de Opções que, ao contrário das demais, não abre uma nova faixa. Em vez disso, abre uma janela que se sobrepõe à de edição dos documentos na qual podem ser encontradas todas as funções normalmente oferecidas pelo tradicional menu

“Arquivo”.

Comandos da Guia Arquivo:

Olha o Bizu!!!

Para memorizar a guia Arquivo podemos usar a seguinte lógica:

ferramentas que manipulam o documento inteiro (arquivo): abrir, salvar, fechar, imprimir, compartilhar… Não importa a quantidade de páginas que você criou; A Guia Arquivo tratará o arquivo como um TODO, e não

cada página isoladamente.

(13)

Informações

Mostra diversas informações de sua pasta de trabalho, podendo, por meio desta opção, Proteger, Inspecionar, Gerenciar e outras informações adicionais.

Novo

Esse comando permite a abertura de um novo documento ou um modelo (.xltx) pré- formatado.

Abrir

Abre um documento existente e que já foi salvo anteriormente.

Salvar/Salvar como

A primeira vez que for salvar o documento, as duas opções levam ao mesmo lugar.

Apenas a partir da segunda vez em diante que o Salvar apenas atualiza o documento e o Salvar como exibe a janela a seguir. Contém os locais onde serão armazenados os arquivos.

Atalho: CTRL+O

Atalho: CTRL+A

(14)

Imprimir

Ao clicar na opção Imprimir, abre-se uma janela de impressão. Nessa janela, atribuem- se as configurações de página, seleção e propriedades de impressora, quantidade de cópias, orientação do papel e outros atributos.

Salvar como: F12 Salvar: CTRL+B

Olha o bizu!!!

Para imprimir sequência digito “-” entre os números da seleção de páginas.

Exemplo: Quero imprimir da pag 6 até a 10, digito: 6-10.

Agora, se eu utilizar a “,” é diferente.

Exemplo: 6,10 vai imprimir a pag 6 e a pag 10 apenas. Fiquem atentos!

(15)

Pessoal, as demais opções não são importantes e já foram mostradas na aula de Word 2013. As funções nos dois softwares são iguais para os botões: Compartilhar, Exportar, Fechar, Conta. Dessa forma, basta estudar a Aula 3 e já será o suficiente.

Além disso, a função Opções já foi mostrada no começo desta aula, volte lá e revise.

Guia Página Inicial

Possui funções de formatação das planilhas, formatos de fonte, tamanhos, efeitos, alinhamentos, estilos etc.

Ferramentas de formatação básica: formatação da fonte, parágrafo, recortar, copiar, colar, estilos… Geralmente ferramentas que você usará em qualquer planilha que produzir.

Basicamente, formatação isolada de alguma célula ou trecho da planilha.

Se vocês olharem atentamente, irão perceber que os grupos Área de Transferência e Fonte são iguais e apresentam os mesmos ícones do Word 2013( o grupo fonte aqui no Excel apresenta menos itens inclusive). Sendo assim, não vou explicar todos eles, pois vocês precisam ganhar tempo na preparação. Sugiro que revisem todos os ícones na Aula 3.

Obs: As únicas diferenças são que o ícone Bordas faz parte do grupo Fonte no Excel e o ícone Limpar Formatação faz parte do Grupo Edição.

Grupo Alinhamento

Muito parecido com o Grupo Parágrafo do Word, porém, com mais funções diferentes de alinhamento, vamos analisar:

Alinhar em cima:

Alinha o texto à parte superior da

célula.

Alinhar embaixo:

Alinha o texto à parte inferior da

célula Alinhar no meio:

Alinha o texto de modo que fique centralizado entre a

parte superior e inferior da célula.

Orientação: Gira o texto na diagonal

ou na vertical.

(16)

Grupo Número

Formato de Número: Escolhe o formato das células, ou seja, como será exibido dentro da célula, tal como porcentagem, moeda, data ou hora.

Formato de Número de Contabilização: Escolhe um formato alter- nativo de moeda para célula selecionada, clicando na parte direita do botão podemos selecionar outros tipos de moedas que não a padrão.

Estilo de Porcentagem: Exibe o valor da célula como percentual. Para células com valores já preenchidos, o Excel insere 00%. Ex.: caso a célula já possua o valor 10 e o botão for pressionado, o valor ficará 1000%.

Alinhar à esquerda: Alinha o

conteúdo à esquerda da

célula.

Centralizar:

Centraliza o conteúdo na

célula.

Diminuir Recuo:

Mover o conteúdo aproximando-o da borda (esquerda)

da célula.

Aumentar Recuo:

Move o conteúdo afastando-o da borda (esquerda) da célula.

Alinhar à direita:

Alinha o conteúdo à direita da célula.

Quebrar Texto Automaticamente:

Quebra textos extralongos em várias linhas para poder vê-lo integralmente.

Mesclar e Centralizar: Permite mesclar duas ou mais células em uma

única célula. Fique atento(a), pois nesse caso a referência das células

mescladas mudará. Se as células mescladas tiverem conteúdo o Excel alertará ao usuário que, confirmando o

procedimento, manterá apenas o con- teúdo de uma das células, por padrão

a primeira célula selecionada.

Configurações de Alinhamento: Clicando na setinha no canto inferior direito

do grupo, faz com que as opções do grupo Alinhamento

seja aberta.

(17)

Separador de Milhares: Exibirá o valor da célula como milhares e alterará o formato da célula para contábil sem acrescentar o símbolo da moeda.

Aumentar Casas Decimais: Aumenta as casas decimais mostrando os valores mais precisos acrescentando o “,0”.

Diminuir Casas Decimais: Diminui as casas decimais mostrando valores menos precisos.

Grupo Estilo

Grupo Células

Realça as células de seu interesse, destaca valores

incomuns e visualiza os dados usando barras de dados, escalas de cor e conjunto de ícones baseados

em critérios específicos, conforme se pode acompanhar na lista à

esquerda.

Formata rapidamente um intervalo de células

e os converte em tabela, escolhendo um estilo de tabela

predefinido.

Formata uma célula escolhendo um dos estilos predefinidos, você tam- bém pode definir seus próprios

estilos de célula.

Insere células, linhas ou colunas na planilha, ou tabela,

ou para adicionar uma planilha à pasta

de trabalho.

Excluirlinhasou colunasdaplanilha

outabela.

Alterar a altura da linha ou largura da

coluna, organizar planilhas ou proteger / ocultas

células.

(18)

Grupo Edição

Soma: Exibe a soma das células selecionadas exatamente após a elas. O usuário pode selecionar outras funções além da SOMA, utilizando a seta que fica no canto direito do botão.

Preencher: Continua um padrão em uma ou mais células adjacentes, você pode preencher as células em qualquer direção e em qualquer intervalo de células adjacentes.

Limpar : Exclui todos os elementos da célula ou remove seletivamente a formatação, o conteúdo ou os Comentários. Obs: No Word essa tecla só limpava a formatação, além disso, pertencia ao grupo Fonte.

Guia Inserir

Inserção de objetos: inserir imagem, objeto, tabela, cabeçalho e rodapé, links e principalmente os gráficos. É aquilo que você traz de fora do Excel para dentro da planilha. Ideia de importação/inserção de alguma coisa.

Classificar e Filtrar: Organiza os dados para que seja mais fácil analisá-los, você pode classificar os

dados em ordem crescente ou decrescente. É possível ainda filtrar temporariamente valores específicos. Para seleções de células que tenham conteúdo nas células vizinhas o Excel pergunta se

deseja expandir a seleção.

Localizar e Selecionar: Localizar e selecionar um texto específico, uma formatação ou um tipo de informação

no documento, você também pode substituir as informações pelo novo

texto ou formatação.

(19)

Nesta guia encontramos os “objetos” que podemos inserir em uma planilha, como por exemplo: Tabela Dinâmica, Imagem, Formas, SmartArt, todos os tipos de Gráficos, entre outros. Muita usada em trabalhos de escritório e estudos.

Grupo Tabelas

Tabela Dinâmica: Tabelas dinâmicas são um dos recursos mais poderosos do Excel. A tabela dinâmica permite que você descubra o significado de um conjunto de dados muito grande ou muito detalhado.

Tabelas Dinâmicas Recomendadas: A capacidade de analisar todos os dados em sua planilha pode ajudar a tomar decisões de negócios melhores. Porém, às vezes é difícil saber por onde começar, especialmente quando há muitos dados. O Excel pode ajudar

recomendando e criando automaticamente Tabelas Dinâmicas, que são um excelente recurso para resumir, analisar, explorar e apresentar seus dados.

Tabela: Cria uma tabela para organizar e analisar dados relacionados.

Grupo Ilustrações

O grupo de Ilustrações é responsável pela inserção de formas, imagens, SmartArt e também pela captura de telas na interface do Excel 2013.

Do Arquivo: Permite inserir uma imagem no computador,

na rede ou

em uma memória removível.

Imagens Online: Permite inserir imagens da Web (Clip-

art do Office.

com, do site de buscas bing ou do Onedrive).

(20)

Grupo Aplicativos

Insere um aplicativo no seu documento e usa a Web para aprimorar seu

trabalho.

Grupo Gráficos

Gráficos Recomendados: Experimente o comando Gráficos Recomendados na guia Inserir para criar rapidamente o gráficos recomendados pelo Office 2013 mais adequado para os seus dados.

Gráfico em forma de Colunas: usado para comparar visualmente valores entre algumas categorias.

Gráfico em forma de Linhas: use este tipo de gráfico para mostrar tendências ao longo do tempo (anos, meses e dias) ou categorias.

Gráfico de Pizza ou de Rosca: este tipo de gráfico serve para mostrar proporções de um todo.

Gráfico de Barras: use para comparar visualmente valores entre algumas categorias quando o gráfico mostrar duração ou quando o texto da categoria for longo.

Gráfico de Área: use este tipo de gráfico para mostrar tendências ao longo do tempo (anos, meses e dias) ou categorias.

Gráfico de Dispersão (X, Y) ou de Bolha: use este tipo de gráfico para mostrar o relacionamento entre conjuntos de valores.

Formas: Permite inserir formas geométricas, como por exemplo: setas, linhas retas etc.

Inserir um Elemento Gráfico SmartArt: Permite ao usuário inserir várias formas. É possível representar visualmente suas ideias e

estruturas. Esse recurso tem sido amplamente explorado nos concursos atualmente.

Tirar um Instantâneo: Com essa ferramenta o usuário pode capturar um “pedaço” da tela aleatoriamente. Parecido com as

ferramentas de captura de tela.

(21)

Gráfico de Estoque, de Superfície ou de Radar: insere diferentes tipos de gráficos de ações, superfície ou radar disponíveis e pause o ponteiro sobre os ícones para ter uma visualização em seu documento.

Gráfico de Combinação: use este tipo de gráfico para destacar os diferentes tipos de informação. Use esta opção quando o intervalo de valores no gráfico varia muito ou você possui tipos mistos de dados.

Gráfico Dinâmico: é um gráfico que pode ser atualizado dinamicamente, de acordo com os parâmetros escolhidos pelo usuário.

Grupo Minigráficos

Grupo Filtros

Grupo Links

Grupo Texto

Grupo Símbolos

Este grupo de ferramentas cria gráficos baseados em intervalos de células selecionados.

Grupo Responsável pela segmentação de dados.

Neste grupo de ferramenta você poderá criar links externos para websites e também para outras

funcionalidades.

Grupo de Ferramentas responsável pela inserção de Caixas de texto, Cabeçalho e Rodapé etc.

Responsável pela inserção de símbolos e caracteres especiais com a função Equação.

(22)

Guia Layout da Página

Ferramentas de design: temas, configuração da página, opções de planilha.

Essa guia é a fusão da guia design (estética) e layout da página (estrutura) do Word 2013.

Esta guia permitirá que o usuário faça manipulações em sua página, tais como configurar as Margens, Orientação da página (Retrato ou Paisagem), o tamanho da página, Colunas e muitas outras opções de configurações de página.

Grupo Temas

Grupo de ferramentas responsável pela personalização da área de trabalho do Excel 2013 composto pelas funções Temas, Cores, Fontes e Efeitos.

Grupo Configurar Página

Grupo muito importante da guia Layout de Página, ele é responsável pela configuração e personalização das margens e tamanhos de uma planilha além de poder configurar a área de impressão e inserir plano de fundo nas planilhas do Excel 2013.

Questões envolvendo o Grupo Gráficos são comuns em concursos, principalmente questões que cobram a diferenciação de um tipo de gráfico e outro.

Estudem o conteúdo, revisem e façam muitas questões!!!

Temas: neste botão você escolhe um novo tema para dar ao documento um estilo (aparência) instantâneo e a personalidade certa. Cada

tema usa um conjunto exclusivo de cores, fontes e

efeitos para criar uma aparência consistente.

Cores: altera rapidamente todas as cores usadas no documento selecionando uma paleta de cores

diferente.

Fontes: altera rapidamente o texto do documento inteiro, escolhendo

um novo conjunto de fontes.

Efeitos: altera a aparência geral dos objetos no documento.

(23)

Plano de Fundo: adiciona uma imagem para o Plano de Fundo, dando personalidade à sua família.

Imprimir Títulos: escolher as linhas e colunas a serem repetidas em cada página impressa, por exemplo: linhas e colunas com rótulos ou cabeçalhos.

Grupo Dimensionar para Ajustar

Grupo de ferramenta muito útil para mudar a área de impressão das planilhas, quando você imprimir uma planilha e perceber que essa não coube na folha, utilize as funções Largura e Altura disponíveis.

Grupo Opções de Planilha

As opções de Planilha servem para configurar a exibição das linhas de grades que dividem as linhas e colunas das planilhas bem como sua impressão.

Grupo Organizar Atenção!!

Já aprendemos a funcionalidade desses botões em nossa aula de Word 2013, caso não lembrem,

voltem na aula 3 e revisem.

(24)

Este grupo de ferramenta é responsável pela organização dos objetos em qualquer planilha, os objetos podem ser desde imagens, formas e até gráficos.

Guia Fórmulas

Guia exclusiva do Excel, que contém todas as fórmulas e funções do suíte.

Com toda a certeza, essa é a guia mais trabalhosa e prática de todas, bem como a que mais cai em provas de concurso. Dessa forma, daremos atenção especial a essa Guia.

Existe uma quantidade gigantesca de fórmulas e funções, porém, estudaremos as principais delas e as que costumam cair em provas da nossa área. Fiquem tranquilos pois as fórmulas muito complexas só são cobradas em concursos específicos.

Mostrarei os ícones da guia, primeiramente, e depois entraremos a fundo no estudo das fórmulas e funções.

Nesta guia encontramos a “biblioteca de funções”, que organiza todas as fórmulas disponíveis no Excel. Além disso, um botão bastante importante nesta guia é o “Gerenciador de Nomes” que é bastante utilizado no Excel.

Grupo Biblioteca de Funções

Este grupo de ferramentas agrupa as principais funções e as separa por categorias como Financeiras, Lógicas, Textos e etc. Esta biblioteca também possui o botão Inserir Função que permite buscar e inserir qualquer tipo de função.

Inserir Função: esse recurso permite inserir as

funções para auxiliar o usuário, dando indicações

do que a função precisa.

AutoSoma: para realizar cálculos rápidos que envolvem Soma,

Mínimo, Máximo, Média e Contagem de número. Por padrão,

o botão AutoSoma realiza a soma de valores quando clicado uma única vez, para realizar as outras

operações é necessário clicar na seta indicada(abaixo dele).

(25)

Grupo Nomes Definidos

Este Grupo de ferramentas possui funções específicas para nomear células ou intervalos de células para serem utilizadas como estratégia de

organização e planejamento na execução de cálculos com o objetivo de facilitar o gerenciamento de grande quantidade de intervalos a serem gerenciados.

Gerenciador de Nomes: tem como objetivo nomear determinado intervalo de células e referenciá-lo como o usuário desejar.

Grupo Auditoria de Fórmulas

Como o próprio nome já diz, este grupo de ferramentas possui funções específicas para localizar fórmulas e células dependentes de qualquer cálculo implementado na planilha.

Grupo Cálculo

Este grupo de ferramenta é responsável por ativar ou desativar o cálculo automático das funções implementadas na planilha.

Antes de avançarmos para o estudo aprofundado das fórmulas e funções, precisamos aprender conceitos básicos sobre o trabalho com as células, além de nos familiarizarmos com alguns conceitos importantes.

Começando a Navegar

Vamos aprender a navegar entre as células, como selecionar, como ir para última linha e última coluna, como mudar o modo de exibição para Layout de página. No

momento em que você abre o Excel 2013 você visualizará o Cursor de Seleção na Coluna A e na Linha 1, isto significa que tudo que você digitar aparecerá dentro desta célula A1, como a figura abaixo:

Célula A1 selecionada (contornada em preto)

(26)

Caso você não queira digitar na célula A1, pressione as setas de Navegação para cima ou para baixo, direita ou esquerda, isto fará que o cursor de seleção se desloque sobre as células. Pode se movimentar pelas células usando também o mouse.

Outro cursor importante é o Cursor de Inserção , ele desloca de forma rápida o cursor de seleção sobre as células, como mostra o exemplo a seguir:

Observe que o cursor está na coluna C e na linha 3, logo quando você clicar, a célula selecionada será C3.

Coloque o cursor dentro da célula A1, clique, segure o clique e arraste até a célula A7, note que a célula A1 fica sem a cor do selecionado, isto acontece porque você começou a seleção da célula A1 em diante, como vemos a seguir:

Selecione o intervalo de células da célula B2 até B8 (clique na B2 e arraste até a B8) e, em seguida, pressione a tecla CTRL e segure, clique dentro da célula E2 segure, arraste até E8 com a tecla CTRL pressionada.

Setas de navegação ou movimentação

Cursor de Inserção

CLIQUE AQUI

ARRASTE ATÉ AQUI

Deixando a tecla Ctrl pressionada, o Excel 2013 seleciona colunas, linhas e células alternadas, como

mostra a seguir:

(27)

Dê um clique fora da área selecionada para remover a seleção das colunas.

Agora veja como ir para a última linha e a última coluna de uma planilha.

Pressione a tecla CTRL de seu teclado e deixe pressionada, em seguida dê um toque na tecla seta para baixo do teclado, logo o cursor de seleção estará na última linha como mostra a imagem a seguir.

• Para voltar até a primeira linha ou para umas das linhas em branco após a área que estiver trabalhando, pressione a tecla CTRL+ seta para cima ou CTRL + Home.

• Para irmos até a última coluna pressione a tecla CTRL+ seta para direita, para voltar para primeira coluna CTRL+ seta para esquerda. Veja imagem a seguir.

Agora, vamos trabalhar com dados na Planilha!

Existem várias formas de se movimentar pelas células de uma planilha. As mais comuns são por meio do mouse, clicando sobre uma célula ou utilizando as Barras de rolagem.

Porém, o usuário também pode utilizar o teclado por meio das teclas de movimentação.

O usuário também pode selecionar células clicando e arrastando o ponteiro do mouse sobre elas. Tendo uma ou mais células selecionadas, você pode copiar ou mover o conteúdo dessas para outras células na planilha.

Atenção!!!

Para que isto aconteça o cursor de seleção deverá estar em uma célula, em branco, fora

da área que estiver trabalhando.

(28)

COMANDOS PARA MOVIMENTAÇÃO

Fazendo uma seleção

Existem vários casos de seleção:

Uma Célula: clicar sobre a célula indicada;

Várias Células – em sequência: basta pressionar e arrastar por sobre as células desejadas;

Várias Células – alternadas: para a primeira célula, devemos clicar com a tecla Shift pressionada e para as demais, basta ir clicando ou pressionando e arrastando com a tecla Ctrl pressionada;

Linha: clicar no Cabeçalho de Linha. Para várias, pressionar e arrastar. Para alternadas usar o Ctrl;

Colunas: clicar no Cabeçalho de Coluna. Para várias, pressionar e arrastar.

Para alternadas usar o Ctrl;

Toda Planilha: clicar no Botão Selecionar Tudo que é o pequeno quadrado que separa a Guia de Linha da Guia de Coluna, ou usar no teclado Ctrl + T.

Digitando na Planilha

Antes de começar a digitar você deve saber de algumas coisas:

Inserir e Excluir linhas e Colunas

Suponha que, durante a digitação de uma sequência de dados, alguns dados foram - Para digitar normalmente: selecione a célula com um clique e digite;

- Para corrigir: você poderá usar a Barra de Fórmulas corrigindo a palavra na caixa Linha de Entrada, ou dando um clique duplo sobre a célula e corrigindo somente a parte que deseja;

- Palavras repetidas: quando digitamos alguma palavra que já existe na mesma coluna ou linha que está sendo digitada, o Excel mostrará Autocompletar esta palavra. Para aceitar, pressione a tecla Enter. Caso não, pressione Esc.

(29)

nos locais corretos, bastando para isso fazer a escolha adequada entre as opções de inserção, encontradas na Guia Página Inicial: selecione o local adequado e clique na ferramenta Inserir, Inserir Linhas na Planilha ou Inserir Colunas na Planilha.

Inversamente, é possível fazer a exclusão de colunas ou linhas que tenham sido introduzidas de forma equivocada ou que não sejam mais necessárias.

O comando de exclusão de linhas ou colunas pode ser encontrado na Guia Página Inicial, na ferramenta Excluir, Excluir Linhas da Planilha ou Excluir Colunas da Planilha.

Definir o tamanho é extremamente comum para as linhas e colunas de uma planilha.

Porém, no Microsoft Office Excel 2013, as linhas e colunas da planilha que contêm títulos ou aquelas que contêm células de conteúdo formatado com um tipo de letra diferente podem ter a altura aumentada ou diminuída.

Para alterar a altura de uma linha:

Para alterar a largura da Coluna:

- Aponte o mouse entre as linhas 1 e 2;

- Clique e arraste para alterar a altura da linha.

- Aponte o mouse entre as colunas A e B;

- Clique e arraste para alterar a largura da coluna.

(30)

Agora que aprendemos alguns conceitos bem básicos sobre as planilhas, vamos começar a conhecer as Fórmulas e Funções do Excel 2013.

FÓRMULAS E FUNÇÕES DO EXCEL

Funções de uma planilha são comandos mais compactos e rápidos para se executar fórmulas. Com elas é possível fazer operações complexas com uma única fórmula. As funções são agrupadas em categorias para facilitar a sua localização.

Um engenheiro pode utilizar funções matemáticas para calcular a resistência de um material. Um contador usará funções financeiras para elaborar o balanço de uma empresa.

Dentre essa funções, destacam-se:

Funções financeiras: para calcular juros, rendimento de aplicações, depre- ciação de ativos etc.

Funções matemáticas e trigonométricas: permite calcular raiz quadrada, fatorial, seno, tangente etc

Funções estatísticas: para calcular a média de valores, valores máximos e mínimos de uma lista, desvio padrão, distribuições etc.

Funções lógicas: possibilitam comparar células e apresentar valores que não podem ser calculados com fórmulas tradicionais.

A forma mais prática para se introduzir uma função, é selecionar a Guia Fórmulas.

Selecione a célula onde pretende inserir a fórmula e depois escolha o comando Inserir Função.

Ao clicar em Inserir Função, surge uma caixa de diálogo que facilita a escolha da função pretendida.

(31)

Fórmulas para calcular

Uma Fórmula é uma equação que analisa e faz cálculos com dados em uma planilha.

As fórmulas no Excel sempre são iniciadas pelo sinal de igual (=), seguido dos valores a serem calculados e dos operadores de cálculo.

dd

Além de inserir valores diretamente dentro de uma fórmula, o usuário também pode utilizar referências de célula que contém os valores desejados para realizar um cálculo.

Dessa forma, o resultado do cálculo será atualizado automaticamente quando o valor de uma das células que fazem parte da fórmula for alterado.

Uma fórmula também pode conter qualquer um dos seguintes itens: funções,

referências, operadores e constantes. As funções, que são fórmulas pré-desenvolvidas, serão estudadas posteriormente. Então, em se tratando dos outros elementos que uma fórmula pode conter, veremos a explicação de cada um.

Referências

Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células em uma planilha e informa ao Microsoft Excel onde procurar os valores ou dados a serem usados em uma fórmula. Com referências, você pode usar dados contidos em partes diferentes de uma planilha em uma fórmula ou usar o valor de uma célula em várias fórmulas. Você também pode se referir a células de outras planilhas na mesma pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho.

Referências às células de outras pastas de trabalho são chamadas vínculos. Por padrão, o Excel usa o estilo de referência A1, que se refere a interseção da coluna com a linha. Ou seja, a forma como as células são identificadas.

Operadores

Um sinal ou símbolo que especifica o tipo de cálculo a ser executado dentro de uma expressão.

O usuário poderá iniciar uma fórmula, também com os sinais de + (adição) e – (subtração).

Basta digitar na barra de fórmulas e clicar em Enter.

Obs: Subtração deixará o valor que ele antecede negativo.

Por exemplo:

- 3+ 5 (fórmula)

= 2

(32)

Existem operadores aritméticos, de comparação, lógicos, concatenação e de referência.

Mas e se a Fórmula for composta, ou seja, tiver mais de um operador?

Ex: =A1+A2*B3/B4

Existe uma ordem cronológica para seguir na hora de fazer o cálculo.

Vamos atribuir valores no nosso exemplo anterior:

=A1+A2*B3/B4

=4+3*8/6

=4+24/6

=4+4

=8

Aritiméticos + Somar

- Subtrair * Multiplicar / Dividir ^ Exponencial

Concatenação

& Concatenar/Juntar Comparação

= Igual <> Diferente > Maior < Menor

>= Maior ou igual <= Menor ou igual

Referências

; (e) : (até)

Espaço simples Interseção

Caso o usuário digite ‘9 o Excel converterá o 9 de numérico para texto. Se o usuário digitar =“a1+b2” ele retornará a1+b2. E se digitar = 9&2, ele retornará 92 em valor

textual. O símbolo “&” tem a função de concatenar (juntar) valores e transformá-los em um valor de texto.

Você vai entender melhor isso na prática das fórmulas.

Olha o Bizu!!!

Quando dois operadores estiverem na mesma ordem de prioridade, calcule primeiro o que aparecer primeiro na ordem da fórmula.

No exemplo tinha A2*B3/B4 (tem a mesma prioridade * e /. Dessa forma eu fiz primeiro a multiplicação, pois aparecia primeiro na

(33)

Constantes

Um valor que não é calculado, e que, portanto, não é alterado. Uma expressão ou um valor resultante de uma expressão não é considerado uma constante.

Como criar uma Fórmula Simples

Para criar uma fórmula simples como uma soma, tendo como referência os conteúdos que estão em duas células da planilha (A2 e B2) a seguir, Siga esses passos:

I. Vamos nos posicionar na célula onde queremos que saia o resultado, como, por exemplo, a célula C2 e digite o sinal de igual (=).

II. Digite a referência da primeira célula que queira somar. Se preferir, clique na célula que contém o primeiro dado e automaticamente a referência será incluída na fórmula. Veja:

III. Digite o operador matemático correto. No nosso caso, o sinal de +.

IV. Digite ou clique na próxima célula, como, por exemplo, a célula B2 para determinar a referência (o segundo valor a ser somado).

V. Sempre confira se a fórmula está correta

VI. Para confirmar digite ENTER, e veja o resultado retornado:

Caso você retorne a seleção para a célula que contém o resultado da fórmula, célula C2, observe lá acima da Barra de Fórmulas que ela mostra o cálculo que você criou para obter aquele resultado. Isso permite que você diferencie uma célula onde foi digitada

Queremos o resultado nessa célula

(C2)

Referência da célula que desejo

somar.

A2

Resultado

(34)

diretamente uma informação de uma célula onde foi criado um cálculo para se obter aquela informação. Exemplo abaixo:

Você também pode usar a Barra de Fórmulas para EDITAR a fórmula lá na célula.

Caso queira mudar o operador para transformar a soma em uma multiplicação, por exemplo. Vejamos:

• Clique dentro da Barra De Fórmulas com a seleção na célula que contém o resultado, para começar a editar.

• Posicione o ponto de inserção dentro da fórmula. Apague o operador de soma e digite o de multiplicação (*).

• Digite ENTER para confirmar, perceba que o resultado é automaticamente atualizado para a operação que selecionou (multiplicação, no caso).

Usando a Alça de Preenchimento

Para ganharmos tempo quando estamos trabalhando com planilhas, podemos copiar uma fórmula para usar em outra célula adjacente.

Para isso existe a querida alça de preenchimento. Ela fica na parte inferior direita da caixa de seleção de uma célula, na forma de um pequeno quadrado preto.

Referência de onde está selecionado o

resultado

Barra de fórmulas mostrando a

fórmula que está em C2.

Você também pode ativar a edição de uma fórmula pressionando F2 de seu teclado ou dando um duplo-clique na célula que contém o resultado, podendo assim, mudar os dados da fórmula diretamente

dentro da célula.

Alça de

preenchimento

(35)

Usando a Alça de Preenchimento podemos copiar rapidamente conteúdo de uma célula para outra, inclusive fórmulas. Ou até mesmo sequenciar valores numéricos e em 2 (dois) casos, textuais.

Vejamos alguns exemplos:

Caso você digite o número 1 na A1 e 3 na A2, selecionar as 2 (duas) células e arrastar a alça de preenchimento, o Excel seguirá a sequência lógica, realizando uma Progressão Aritmética e preencherá as demais células: 1, 3, 5, 7, 9, 11…

Outra sequência que o Excel reconhece é a de meses do ano. Caso digite Janeiro na célula A1 e depois arraste a Alça de preenchimento, ele seguirá a sequência: Janeiro, Fevereiro, Março… O Excel também reconhece com abreviação: Jan, Fev, Mar.

Dias da semana também podem ser sequenciados. Digite Segunda-Feira em uma célula e arraste a Alça: Segunda-Feira, Terça-Feira… O Excel também reconhece com abreviação: Seg, Ter, Qua.

Obs: Caso você digite apenas o número 5 (por exemplo) na célula A1 e arraste a Alça de preenchimento, o Excel apenas repetirá o número, pois ele não reconhece isso como uma progressão. Nesse caso você deve manter pressionada a tecla CTRL no momento de

arrastar para daí sim ele sequenciar: 5,6,7,8…

Caso digite um nome de uma pessoa ele também apenas repetirá.

É interessante que vocês pratiquem essa funcionalidade e descubram mais tipos de sequências lógicas que o Excel aceite.

Na prática:

Caso eu posicione o botão esquerdo do mouse sobre a Alça da célula e arraste e solte, mantendo pressionado o referido botão, sobre o endereço da célula E7.

Qual valor aparecerá na célula E7 ? Explicação:

Notem que foram selecionados os números 10 e 15. 10 e 15 formam uma progressão de 5 (a diferença entre eles). Concordam?

Basta seguir somando: 10,15,20,25 (25 aparecerá em E7) Mas e o número 3???

O número 3 será atropelado pela sequência lógica, pois a alça de preenchimento é usada para sequenciar e não somar.

Alça da célula

(36)

Copiando Fórmulas para células Adjacentes

Novamente podemos usar a alça de preenchimento. Ela nos permitirá copiar rapidamente conteúdo de uma célula para outra.

Suponha que você está calculando os gastos mensais de um grupo de pessoas, e queremos obter o TOTAL dos 3 tipos de gastos desse grupo. Usaremos a função SOMA para calcular os 3 gastos, veja a imagem:

Usamos a função SOMA na célula F3 para somar o intervalo de células de C3 até E3 (por isso usamos : dois pontos). O cálculo somou os 3 gastos de João e obteve como TOTAL – 625.

Suponha que agora você queira calcular o TOTAL de gastos das outras pessoas, para isso não é necessário que você repita a fórmula em cada célula correspondente ao NOME.

Podemos copiar a fórmula para as demais células usando a Alça de Preenchimento, ganharemos tempo com isso. Vejamos:

Com o mouse vá até o canto inferior direito da célula F3

(marcado em vermelho), aparecerá uma cruz preta bem pequena.

Clique nela e mantenha

pressionada, arrastando a Alça para baixo, até a célula F7.

A coluna que mostra o TOTAL será preenchida com os resultados correspondentes, pois a Alça de Preenchimento copiou e foi preenchendo as demais células com fórmula. Você notará que não apenas a fórmula será copiada como terá seus resultados automaticamente atualizados. Isso porque, ao copiar uma fórmula que contém referências relativas, o Excel atualiza essas referências de acordo com os dados existentes em cada linha e coluna, e

Fórmula

(37)

Obs: Se você posicionar a seleção numa outra célula de resultado (F5 por exemplo) e observar a Barra de Fórmulas, verá as referências dessa fórmula diferentes da fórmula original que foi copiada. Veja abaixo:

Movendo Fórmulas

Quando movemos uma fórmula, as referências de célula dentro da fórmula não são alteradas. Aponte o mouse para qualquer extremidade da célula até o cursor mudar para uma cruz de quatro setas ponteagudas, segurar o clique do mouse com o botão esquerdo do mouse (botão de ação) e arrastar até a célula de destino. Veja abaixo:

Notem que movemos a fórmula que estava em F3 para a célula F5, e com essa ação de mover as referências não foram alteradas e assim o resultado também não teve alteração.

Olha o BIZU!!!

Você também pode copiar fórmulas para outras células usando botão Copiar na Guia Inicial.

Posicione a seleção nas células para as quais você deseja copiar.

Para copiar a fórmula e formatação existente, na guia Página Inicial, no grupo Área de Transferência, clique em Colar.

Copiando dessa forma as referências de célula dentro da fórmula são alteradas, com exceção das referências absolutas existentes na fórmula.

(38)

Nos casos em que a fórmula contenha referências absolutas ou mistas( que você verá mais abaixo o que são), as referências ficam “engessadas” na fórmula quando copiamos para células adjacentes, ou seja, elas não mudam.

Funções no Excel 2013

Função é uma fórmula automática, ou seja, uma operação pré-definida que opera sobre os valores das planilhas. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos.

As funções do Excel diferem das fórmulas comuns na medida em que o usuário fornece os valores (parâmetros), mas não os operadores. Contudo, as funções são capazes de realizar cálculos mais complexos e de maneira mais simples.

As funções são compostas por duas partes básicas e começam com um sinal de igual (=), seguido do nome da função, um parêntese de abertura, os argumentos da função separados por vírgulas e um parêntese de fechamento.

NOME DA FUNÇÃO: cada função do Excel têm um nome exclusivo. Para acessar a lista das funções disponíveis, clique em uma célula e pressione SHIFT+F3.

PONTUAÇÃO:

O sinal de “;” (ponto e vírgula) é interpretado como união (E).

Exemplo: =SOMA(A2; A5), o Excel somará o valor de A2 E o valor de A5.

Já o sinal de “:” (dois pontos) é interpretado como intervalo (ATÉ).

Exemplo: =SOMA(A2: A5), o Excel somará os valores de A2 ATÉ o valor de A5.

O espaço em branco no meio de dois intervalos será entendido como uma

INTERSEÇÃO. Exemplo: =SOMA (A1:A6 A4:A5) o Excel somará apenas as células que se As funções também podem iniciar com os sinais de

adição (+), subtração (-) e o arroba (@).

(39)

ARGUMENTOS: os argumentos podem ser números, texto, valores lógicos, como VERDADEIRO ou FALSO, matrizes, valores de erro como #N/D ou referências de célula. Os argumentos também podem ser constantes, fórmulas ou outras funções.

A medida que você começa a digitar a função será exibida automaticamente a ferramenta com a sintaxe e os argumentos. Isso se chama Dica de ferramenta Argumentos.

Suponha que vocêcomeçe a digitar =SE( numa célula, você verá:

O Excel mostra a dica com a sintaxe completa da função e os argumentos que podem ser inseridos dentro dela. Vale ressaltar que as dicas de ferramenta são exibidas somente para funções internas.

Você também pode inserir uma função em uma fórmula usando o botão Inserir Fórmula, na barra de Fórmulas.

Principais Funções do Excel 2013

SOMA: Soma todos os números em um intervalo de células.

Ex: =SOMA(A1:A5)

Será realizada a soma dos valores contidos em A1 ATÉ A5.

Inserir Fórmula

Olha o BIZU!!!

Se no meio de um intervalo de células selecionadas para operar um cálculo houver

TEXTO, o Excel ignora esse texto e calcula apenas os valores.

(40)

Outro detalhe importante é intendermos como funciona uma intervalo de seleção.

Vamos ver um exemplo na prática.

Suponha que você queira somar um intervalo da seguinte maneira:

=SOMA(A2:D3)

O intervalo que o Excel irá somar é este tracejado em vermelho. Pratiquem para massificar o conhecimento!

MÁXIMO: Retorna o valor máximo de um conjunto de argumentos. Valores lógicos e textos são ignorados.

Ex: =MÁXIMO(A1:B4)

MÍNIMO: Retorna o valor mínimo de um conjunto de argumentos. Valores lógicos e textos são ignorados.

Ex: =MÍNIMO(A1:B4)

MÉDIA: Retorna a Média (aritmética) dos argumentos que podem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contém números.

Ex: =MÉDIA(A3;B4)

Olha a pegadinha aqui para pegar o candidato desatento. (A3;B4) foi utilizado o ponto e vírgula, ou seja, pedia a média do valor da célula A3 E o valor da célula B4. Ficaria assim matematicamente:

=MÉDIA(A3;B4) Média(4;6) 4+6=10/2

Lembrando que a Média aritmética é dada pela soma dos conteúdos das células e dividindo pela quantidade de células que foram somadas.

4+6=10 10/2

(41)

MED: Retorna a Mediana, ou o número central de um determinado conjunto de números.

Ex: =MED(A2:C4)

A função irá retornar a Mediana do intervalo de A2 ATÉ C4.

Matematicamente ficaria assim: A mediana de 2,3,4,4,5,6,7,7,9 Mas e se não houvesse número central, no caso de um

conjunto Par:

2,3,4,5,6,7,7,9

Nesse caso, a função iria somar os dois números mais ao centro e dividir por 2.

2,3,4,5,6,7,7,9 5+6=11

11/2= 5,5 Nossa mediana.

MAIOR: Retorna o maior valor k-ésimo de um conjunto de dados. Você pode usar esta função para selecionar um valor de acordo com a sua posição relativa. Por exemplo, Você pode usar MAIOR para obter o primeiro, o segundo e o terceiro resultados.

Ex: =MAIOR(A2:C4;4)

A função buscará o 4º maior número no intervalo selecionado.

MENOR: Retorna o menor valor k-ésimo de um conjunto de dados. Você pode usar esta função para selecionar um valor de acordo com a sua posição relativa. Por exemplo, Você pode usar MENOR para obter o primeiro, o segundo e o terceiro resultados.

Ex: =MENOR(A2:C4;2)

A função buscará o 2º menor número no intervalo selecionado.

5 é o número central do conjunto, portanto a

Mediana.

Caso existam números repetidos, eles serão contados

um a um, e não ignorados.

Caso existam números repetidos, eles serão contados

um a um, e não ignorados.

(42)

MOD: encontrar o resto de uma divisão.

– Ex.: =MOD (10;2). O resultado será 0, pois o resto da divisão de 10 por 2 = 0.

Núm Obrigatório. O número para o qual você deseja encontrar o resto.

Divisor Obrigatório. O número pelo qual você deseja dividir o número.

Antes de seguirmos para as funções mais complexas, devemos aprender alguns conceitos de Referências que serão muito importantes daqui para frente.

Referências Absolutas, Relativas e Mistas

Referência Relativa

Uma referência relativa, como por exemplo, B1, indica ao Excel como encontrar outra célula a partir da célula que contém a fórmula.

Referência Absoluta

Como o nome diz, uma referência absoluta é utilizada quando você precisa criar uma fórmula com uma célula fixa na planilha. Ela será uma referência fixa.

Vejamos na prática:

Digamos que você queira calcular a porcentagem de determinados produtos, veja a tabela abaixo (nesse primeiro exemplo não usaremos Referência alguma).

Mas agora se eu tiver vontade de calcular uma mesma porcentagem para todos os valores sem ter que editar toda tabela, o que eu faço?

Usamos então uma Referência Absoluta!

Dessa forma, será necessário fixar a célula B2 para que, quando a fórmula for copiada para outras células, esta referência de célula não mude. Quando você trava uma célula para que ela não seja alterada, você fez uma Referência absoluta dentro da fórmula.

As fórmulas ficariam dessa forma:

=A2*$B$2/100

=A3*$B$2/100

=A4*$B$2/100

=A5*$B$2/100

=A2*B2/100

=A3*B3/100

=A4*B4/100

=A5*B5/100

Nestes exemplos cada valor terá a porcentagem para cada valor da

célula B.

4%, 3%, 4%, 2%

Vamos supor agora, que quero calcular 4% para todos os valores.

Para “congelarmos” a referência que queremos usamos o $ (cifrão) antes da referência da coluna e antes

da referência da linha, como vemos no exemplo:

$B$2

O sinal de cifrão ($) antes da referência da coluna e antes da referência da linha indica que ambas estão travadas.

A referência da célula B2 não será alterada dentro da fórmula, mesmo que a fórmula seja copiada em outro

(43)

Obs: Para criar uma referência absoluta dentro da fórmula, basta você pressionar a tecla F4 após digitar a referência de célula.

Referência Mista

A Referência mista é quando você trava apenas a coluna ou apenas a linha para que não sejam alteradas quando a fórmula for copiada.

Se o sinal de cifrão ($) estiver apenas antes da referência da coluna, somente a referência da coluna será travada quando a fórmula for copiada. No entanto, a referência de linha será copiada.

Caso o sinal de cifrão ($) estiver apenas antes da referência da linha, somente a referência da linha será travada quando a fórmula for copiada, mas a referência de coluna sim.

ACORDA GUERREIRO(A)!!!

Hora de fazer uma pausa para o café e voltar revigorado, pois a sequência da aula requer muita atenção.

Olha o BIZU!!!

Você vai usar o Cifrão $ sempre antes do que quiser “congelar”.

Lembrando que:

Letras da planilha são as colunas.

Números da planilha são as linhas.

Para definir uma referência mista, basta pressionar duas vezes a tecla F4 caso você queira travar somente a linha, ou pressione três vezes a tecla F4 para travar

a coluna.

(44)

SE (função SE): A função SE é uma das funções que mais aparece em provas de

concurso, ela permite que você faça comparações lógicas entre um valor e aquilo que você espera. Dessa forma, uma instrução SE pode ter dois resultados: Ela retorna um valor se a comparação for Verdadeira, e retorna outro valor caso a comparação for Falsa, quando a condição é satisfeita.

Sintaxe da Função SE

SE (teste_lógico; “valor_se_verdadeiro”; “valor_se_falso”)

Teste_Lógico: é qualquer valor ou expressão que pode ser avaliada como VERDADEIRO ou FALSO.

“Valor_Se_Verdadeiro”: é o valor retornado se o “teste_lógico” for VERDADEIRO.

Quando não especificado é retornado VERDADEIRO.

“valor_se_falso”: é o valor retornado se o “teste_lógico” for FALSO. Quando não especificado é retornado FALSO.

Ex: =SE(B2>=7;" Aprovado";"Reprovado")

Vamos entender esse exemplo:

A função SE irá nos ajudar a descobrir de forma rápida quais alunos foram aprovado e quais não foram.

No nosso teste lógico temos: B2>=7 , Isso quer dizer que se na célula referenciada (B2 no caso) o valor inserido for maior ou igual (>=) a 7, o “Valor_Se_Verdadeiro” retornará, no nosso caso usamos o termo “Aprovado”.

Notem que Pedro obteve nota 6, dessa forma foi retornado o “valor_se_falso”, no nosso caso usamos o termo “Reprovado”.

Obs: Podemos usar qualquer termo no “Valor_Se_Verdadeiro” e no

“valor_se_falso” desde que estes estejam entre aspas duplas se a resposta for texto (podemos usar números também).

Outro detalhe importante é que cada bloco da função deve estar Teste lógico

Resposta Verdadeira Resposta Falsa

(45)

SOMASE: A função SOMASE é uma junção de duas funções que nós já vimos nesta aula, a função SOMA e SE, onde buscaremos somar valores desde que atenda a uma condição especificada:

Sintaxe da Função SOMASE

SOMASE (intervalo; critério; intervalo_soma)

Intervalo (obrigatório): é o intervalo de células que será analisado para ser calculado.

Espaços em branco e valores de texto são ignorados.

Critério (obrigatório): é o critério ou condição na forma de um número, expressão ou texto, que definem quais células serão adicionadas.

Obs: Todo critério na forma de texto ou critério que inclua símbolos lógicos ou ma- temáticos deve estar entre aspas duplas (“). Se os critérios forem numéricos, as aspas duplas não serão necessárias.

Intervalo_Soma (opcional): são as células a serem somadas. Quando não especificadas, são usadas as células do intervalo.

Ex: =SOMASE(B2:B5;"M";C2:C5)

Neste exemplo queremos somar as notas apenas dos alunos do Gênero masculino (M).

B2:B5 (Intervalo) – O intervalo onde será analisado o que estamos procurando.

"M" (critério) – é a condição do que estamos procurando (alunos masculinos “M”)

C2:C5 (intervalo_soma) – são as células que serão somadas, pois queremos as notas dos alunos masculinos.

A função vai pensar da seguinte forma:

Existe aluno do gênero masculino? SIM!

Então some as notas deles.

6+7=15

SOMASES: A função Somases serve para adicionar vários argumentos para vários critérios.

Sintaxe da Função SOMASES

SOMASES(intervalo_soma; intervalo_critérios1; critérios1; [intervalo_crité- rios2; critérios2];…)

(46)

Intervalo_Soma (Obrigatório): São as células a serem somadas.

Obs: a ordem dos blocos é diferente da função SOMASE.

Intervalo_critérios1 (Obrigatório): é o intervalo de células que se deseja avaliar com a condição dada.

Critérios1: é a condição ou os critérios expressos como um número, uma expressão ou um texto que define quais células serão adicionadas.

Ex: =SOMASES(C2:C6;A2:A6;"Maria";B2:B6;"casada")

Neste exemplo queremos descobrir se existe(m) “Maria” “casada” e qual é a sua idade(s).

C2:C6 (Intervalo_Soma): aqui seria somado as idades das Marias casadas.

A2:A6;"Maria"

(Intervalo_critérios1) – Aqui a função irá procurar no intervalo marcado se há

“Maria”.

B2:B6;"casada" (Critérios1) – Aqui a função irá procurar no intervalo marcado se há “casada”.

Vale lembrar que você pode adicionar mais critérios a sua função.

CONT.SE: Calcula o número de células não vazias em um intervalo que corresponde a uma determinada condição.

Sintaxe da Função CONT.SE

CONT.SE (intervalo; critério)

Intervalo: é o intervalo de células no qual se deseja contar células que não estão em branco.

Critério: é a condição, na forma de um número, expressão ou texto, que define quais células serão contadas.

Ex: =CONT.SE(A2:C6;"Maria")

Reparem que nesse exemplo eu só quero descobrir a quantidade de “Maria” que aparecem no intervalo selecionado.

(47)

A2:C6 (intervalo) – Intervalo onde será analisado se há o que procuramos.

"Maria" (critério) – Ou seja, é o que estamos procurando.

CONT.NÚM: Calcula o número de células em um intervalo que contém números.

Sintaxe da Função CONT.NÚM CONT.NÚM (intervalo)

Intervalo: intervalo em que a função vai contar se o conteúdo for número.

Ex: =CONT.NÚM(A2:C6)

Nesse exemplo será contabilizada a quantidade de células que contém números.

A2:C6 – Intervalo que foi analisada a quantidade de números.

CONT.VALORES: Esta função conta todas as células que contenham algo dentro dela (números, textos, etc) com exceção das vazias. É solicitado apenas o intervalo como argumento.

Sintaxe da Função CONT.VALORES CONT.VALORES (intervalo)

Intervalo: intervalo em que a função vai contar as células que possuem conteúdo.

Ex: =CONT.VALORES(A2:C6)

Nesse exemplo a Função irá procurar as células com conteúdo no intervalo selecionado.

(48)

A2:C6 – Intervalo que foi analisada a quantidade de células preenchidas com conteúdo.

CONTAR.VAZIO: Esta função conta todas as células vazias. É solicitado apenas o intervalo como argumento.

Sintaxe da Função CONT.VAZIO CONTAR.VAZIO (intervalo)

Ex: =CONTAR.VAZIO(A2:C6)

Nesse exemplo queremos achar a quantidade de células vazias no intervalo selecionado.

PROC: Procura um valor a partir de um intervalo de linha ou coluna ou de uma matriz.

Sintaxe da Função PROC

PROC(Valor_procurado;matriz)

Valor_procurado: é o primeiro bloco e sempre o valor do que eu estou procurando.

Matriz: Intervalo onde vou encontrar o que procuro.

Ex: =PROC(E1;A2:B6)

Neste exemplo eu queria saber o valor de um HD.

Então usei E1 como valor_procurado e

selecionei o intervalo de celular para ser pesquisado. A função PROC me retornou o valor R$ 500,00.

Referências

Documentos relacionados

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

Se bem que as mulheres tivessem sido objecto da mesma gama de violações de direitos humanos que os homens, também foram as vítimas quase exclusivas de todos os casos de violência

No presente trabalho, o etoxazol foi estu- dado nas doses de 1,1 a 5,5 g i.a./100 L de água, sendo que, na dose de 5,5 g i.a./100 L de água, dose próxima à de registro comercial

Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito do número de aplicações de fungicidas sobre o custo de produção, utilizando parcelas sem aplicação (testemunha), com uma,

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

No exemplo abaixo, nosso cursor está posicionado na célula D8, ou seja, no cruzamento da coluna D com a linha 8 (os próprios rótulos de coluna e linha

• Concentração de ácido (ou base) adicionado para uma variação de pH de- fi nida na solução com concentração analítica do sistema ácido-base de Bronsted defi nida..