• Nenhum resultado encontrado

ALERTA DE TRÁFEGO CRUZADO (SE EQUIPADO)

No documento FORD ECOSPORT Manual do proprietário (páginas 153-157)

CUIDADO: Não use o sistema de alerta de tráfego cruzado em vez de usar os retrovisores internos e externos ou olhar sobre o ombro antes de sair de uma vaga de estacionamento em marcha a ré. O sistema de alerta de tráfego cruzado não substitui uma direção cuidadosa.

CUIDADO: O sistema pode não funcionar corretamente durante condições climáticas extremamente adversas, como neve, gelo, chuva pesada e vapor. Sempre dirija com cuidado e atenção. Deixar de tomar cuidado pode resultar em uma colisão.

O sistema foi projetado para alertar você em caso de veículos se aproximando pelas laterais quando aciona a marcha a ré (R).

Como usar o sistema Alerta de Tráfego Cruzado

O sistema foi projetado para detectar veículos que se aproximem com uma velocidade de até 60 km/h. A cobertura diminui quando os sensores são obstruídos parcialmente, quase totalmente ou totalmente. Dar marcha a ré lentamente ajuda a aumentar a área de cobertura e a eficiência.

O sistema é ligado quando você dá a partida no motor e aciona a marcha a ré (R). O sistema é desligado quando você sai da marcha a ré (R).

O sensor no lado esquerdo está obstruído apenas parcialmente, e a cobertura da zona no lado direito é maximizada.

A cobertura da zona também diminui durante o estacionamento em ângulos estreitos. O sensor no lado esquerdo está na maior parte obstruído, e a cobertura da zona nesse lado está extremamente reduzida.

Luzes do sistema, mensagens e alertas sonoros

Quando o sistema detecta um veículo, um indicador acende no retrovisor externo na lateral pela qual o veículo se aproxima. Um tom soa, e uma mensagem é exibida no visor de informações.

Nota: Em condições excepcionais, o

sistema pode alertar você mesmo quando não há nada na zona de detecção; por exemplo, um veículo passando à distância. Sensores bloqueados

Os sensores estão atrás do para-choque traseiro em ambos os lados do veículo. Nota: Mantenha os sensores sem neve, gelo

e grandes acúmulos de sujeira.

Nota: Não cubra os sensores com adesivos,

compostos de reparo ou outros objetos.

Nota: Sensores obstruídos podem afetar o

Caso os sensores estejam obstruídos, uma mensagem é exibida no visor de

informações quando você aciona a marcha a ré (R). Consulte Mensagens

informativas (página 78).

Limitações do sistema

O sistema talvez não funcione

corretamente quando qualquer uma das seguintes condições ocorrer:

• Os sensores estão obstruídos. • Veículos estacionados ou objetos

próximos estão obstruindo os sensores. • Veículos que se aproximam a

velocidades superiores a 60 km/h. • A velocidade do veículo for superior a

12 km/h.

• Você sai de um espaço de

estacionamento angulado em marcha a ré.

Erros do sistema

Caso o sistema detecte uma falha, uma mensagem é exibida. Consulte

Mensagens informativas (página 78).

Ligando e desligando o sistema

Você pode desligar temporariamente o sistema usando o visor de informações. Consulte Mensagens informativas (página 78). Quando você desliga o sistema, uma mensagem é exibida. Consulte Mensagens informativas (página 78).

Nota: O sistema liga sempre que você liga

a ignição e aciona a marcha a ré (R). Se desligar temporariamente o sistema, ele ligará na próxima vez em que você religar a ignição.

Nota: O sistema talvez não funcione

corretamente durante a condução de um reboque. Para veículos com um módulo de reboque e uma barra de reboque aprovados por nós, o sistema desliga quando você prende um reboque. Para veículos com um módulo ou uma barra de reboque de pós-venda, recomendamos desligar o sistema ao prender um reboque.

Para desligar permanentemente o sistema, entre em contato com uma Concessionária Ford.

DIREÇÃO

Assistência elétrica da direção

CUIDADO: O sistema da direção com assistência elétrica possui verificações de diagnóstico que monitoram continuamente o sistema. Se uma falha for detectada, uma mensagem será exibida na tela de informações. Pare seu veículo assim que for seguro. Desligue a ignição. Após pelo menos 10 segundos, ligue a ignição e verifique se uma mensagem de advertência do sistema de direção é exibida na tela de informações. Se uma mensagem de advertência do sistema de direção retornar, leve o sistema para verificação assim que possível.

CUIDADO: Se o sistema detectar um erro, ainda que você não note nenhuma diferença na direção, pode ser que exista um problema grave. Leve o veículo para verificação assim que possível; deixar de fazer isso pode resultar em perda do controle da direção. Nota: O veículo é equipado com um

sistema de assistência elétrica da direção. Não há nenhum reservatório de fluido para verificar ou completar.

O sistema de assistência elétrica é operado por um motor elétrico que reduz o esforço do motorista sobre o volante. O sistema opera progressivamente e, durante as manobras, o sistema torna o esforço mais leve. À medida que a velocidade do veículo aumenta, ela reduz sua ação para melhorar o controle do veículo.

Se o veículo perder a alimentação elétrica enquanto você estiver dirigindo (ou se a ignição for desligada), você pode guiar o veículo manualmente, mas isso requer um esforço maior. O uso contínuo e extremo da direção pode aumentar seu esforço de condução. Isto acontece para evitar o superaquecimento interno e danos permanentes ao sistema da direção. Se isso ocorrer, você não perderá a capacidade de guiar o veículo manualmente, e não haverá danos permanentes. As manobras normais da direção durante a condução permitem que o sistema seja resfriado e a assistência da direção volte ao normal.

Sugestões sobre a direção

Evite movimentos súbitos no volante. A força necessária para fazer o veículo mudar de direção é menor se comparada com a de um veículo com direção mecânica.

Se o volante tiver folga ou puxar para um lado, verifique se:

• Há um pneu incorretamente calibrado • Há desgaste irregular dos pneus • Há componentes da suspensão soltos

ou desgastados

• Há componentes da direção soltos ou desgastados

• Há alinhamento incorreto do veículo Uma elevação alta na estrada ou ventos cruzados fortes também podem fazer a direção parecer ter folga ou puxar.

INFORMAÇÕES GERAIS

CUIDADO: Use somente correias de fixação de carga que se adeque as suas necessidades e que a carga não corra risco de se desprender e causar um acidente.

CUIDADO: Certifique-se de fixar corretamente todos os itens soltos.

CUIDADO: Coloque a bagagem e outras cargas no nível mais baixo e o mais para frente possível dentro do compartimento de bagagem ou carga.

CUIDADO: Não dirija com a porta traseira aberta. Emissões de

escapamento podem penetrar no veículo.

CUIDADO: Não ultrapasse o limite máximo de carga sobre os eixos dianteiro e traseiro do veículo.

CUIDADO: Não deixe itens em contato com os vidros traseiros.

PONTOS DE FIXAÇÃO DA

No documento FORD ECOSPORT Manual do proprietário (páginas 153-157)