• Nenhum resultado encontrado

Figura 14: Igrejas em Células Videira Bairro São Jorge

4 O CRESCIMENTO DOS EVANGÉLICOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA DE 1980 a

4.1 Crescimento demográfico espacial da população evangélica da cidade de Uberlândia

4.2.1 Alguns aspectos dos evangélicos no espaço urbano

Em Uberlândia já é perceptível a presença do comércio voltado para esse seguimento da Sociedade como mostra a Figura 19 (Página 121) e outras no Anexo 9. Lojas comerciais com nomes bíblicos surgidas na cidade recentemente; a Livraria Maranatha, como mostra a próxima figura da na Avenida João Pinheiro, local onde vendem principalmente bíblias, CDs de cantares Gospel, Harpa Cristã, camisetas e produtos do gênero, voltados para o público evangélico.

No comércio já se percebe uma evolução da cidade. Com efeito do crescimento, o número de estabelecimentos comerciais voltado para esse público aumentou, passando de um em 1995 para seis em 2015, a Livraria Maranata é a mais conhecida, mas tem outras no centro da cidade, no bairro Pacaembu e bairro São Jorge.

Foto 19 – Livraria Cristã Maranatha19– Av. João Pinheiro, nº 1183

Fonte: SILVA, João Fernandes, 6/2016

Na cidade também a poluição sonora de algumas igrejas evangélicas já é questionada pelos moradores com idade mais avançada “antes não existia essa barueira aqui” diz uma moradora de 79 anos do bairro São Jorge. Houve uma vigília20 na Igreja Deus é Amor em que

o morador ao lado foi na Igreja às quatro horas da manhã e pediu para abaixar o som. Na sede da igreja Deus é Amor na Rua Estrela do Sul foi proibido a vigília depois de reclamações dos vizinhos do entorno; algumas igrejas, principalmente a Congregação Cristã e a IURD já estão fazendo os seus templos com isolante auditivo, para não prejudicar a vizinhança. O pastor William Carlos da Igreja Remanescente de Cristo no bairro Aurora relatou a esta pesquisa que já foi advertido pelos moradores de frente da igreja sobre o barulho; o pastor William passou a terminar os cultos mais cedo (21h00min) para não prejudicar o reclamante e tem o aparelho (Decibelímetro) que mede o ruído para não ultrapassar os 80 Decibéis que é o permitido pela Lei do Silêncio. Para um corretor de imóveis consultado, o preço de um terreno vago ao lado de um templo evangélico tem o seu valor diminuído, sendo melhor vender para um membro daquela denominação; uma residência ao lado de uma igreja evangélica, segundo o corretor, é mais difícil de vender, devido ao movimento dos membros e os ruídos excessivos. Já, quando é uma Escola de uma igreja evangélica, o terreno e/ou imóvel é valorizado.

Por outro lado, os teólogos veem com bons olhos o número de crimes que tem diminuído entre os evangélicos e/ou os que praticam as religiões cristãs; entre os ateus é onde

19 Livraria Maranata fica na Rua João Pinheiro nº 1183 e vende produtos Evangélicos como Bíblia, CDs de Artistas Gospel, camisetas com dizeres Bíblicos.

esse número de ocorrências policiais se encontra maior sendo que 17,1% dos presidiários se dizem não acreditar em Deus, e os sem religião nos presídios chegam a 35,7% (FGV-2013); entre o número de ateus e sem religião, o percentual é maior entre os homens com 60,3% e 38,8% entre as mulheres.

Os evangélicos se engrandecem em dizer que a cidade está cheia de igrejas, principalmente quando é de sua denominação, e que e se sentem confortáveis em morar na periferia das cidades próximos de uma igreja evangélica como relata a socióloga Novaes (2003):

A insistência nas referências bíblicas seria a mesma sem as centenas de templos pentecostais que proliferam nas periferias, nas favelas brasileiras? Hoje não é possível descrever a paisagem destas áreas pobres e violentas sem falar das inúmeras Igrejas evangélicas que se fazem presentes naqueles territórios. (NOVAES, 2003, p.35).

Como afirma Novaes (2003), a periferia pobre vai tomando a sua forma evangélica; a Igreja Nova Revelação Missionária Templo dos Milagres é mais uma surgida na periferia de Uberlândia (bairro Aclimação) no ano de 2013; geralmente as Igrejas são abertas em cômodos que eram usados por comércio; muitos, que em virtudes da atual crise econômica tem fechado e tiveram seus lugares ocupados por igrejas evangélicas. O Pastor Paulo Lourenço (Ex IPDA) fundador da Igreja Nova Revelação, já conta com seis na cidade, a Igreja fica no bairro Tibery na Avenida Austrália, como pode ser observado na figura 20.

Figura 20 – Igreja Nova Revelação Missionária – B. Tibery

Quanto à distribuição das igrejas de acordo com o mapa 3, na cidade é possível ver a concentração maior na periferia e nos bairros de menor poder aquisitivo; nos Jardins onde mora a população com maior poder aquisitivo, são raras as igrejas evangélicas. O Canaã é um dos bairros com maior número de igrejas com 34, algumas Igrejas têm mais de um templo nessa localidade como é o caso da Igreja Assembleia de Deus que conta com três. No Santa Mônica também há mais de uma igreja da mesma denominação; é o caso que acontece com a Igreja do Evangelho Quadrangular que tem três templos. É possível observar no mapa 3 os bairros onde há menor a quantidade de estabelecimentos religiosos e não por coincidência são os de maior poder aquisitivo; como já dito, o Tabajaras, por exemplo, tem apenas uma; o Jardim Karaíba tem duas, o Umuarama duas, o Vigilato Pereira duas e o Morada da Colina conta com três. No bairro Mansões Aeroporto de população com poder aquisitivo acima da média e com uma área de 4,2 km2 também não há nenhuma igreja, o bairro Aclimação,

próximo às Mansões Aeroporto, composto de residentes de baixa renda e que ocupa 1/3 da área da Mansões Aeroporto tem 9 igrejas evangélicas.

No que tange às denominações surgidas em Uberlândia, a partir do ano de 1982, as sete maiores (Tabela 9) são a Igreja Cristã Sal da Terra que é a maior entre as iniciadas na cidade, e está presente em todos os grandes bairros e nos municípios do entorno. Em entrevista a esta pesquisa, o pastor Rodrigo salientou que tem algumas denominações na cidade com o nome Igreja Sal da Terra, mas com a autorização da Igreja Sal da Terra para usar o nome, seria uma espécie de franquia concedida. A segunda maior surgida é a Igreja Shalom Comunidade Cristã também no início dos anos 1980 e já presente em vários municípios da região e também fora do país (Espanha e França). A terceira Igreja saiu da Igreja Batista, que é a Monte Sião e é uma igreja em células.

Tabela 9 – Igrejas originadas de Uberlândia

Qtde Nome da denominação Nº de templos Nº de

membros 01 Igreja Batista Independente de Uberlândia 09 1.033

02 Igreja Cristã Sal da Terra (1982) 50 4.593

03 Igreja do Evangelho Cristo para Todos (2011) 09 850 04 Igreja Evangélica Monte Sião (Células) (1995) 25 2.000 05 Igreja Nova Revelação Missionária Templo dos

Milagres (2013) - neopentecostal

06 350

06 Igreja Pentecostal de Cristo de Uberlândia (2011) 06 330

07 Igreja Shalom Comunidade Cristã 14 3.300

Total de Templos/membros 118 12.456

Mapa 3 – Uberlândia (MG): Média de Igreja por 1.000 habitantes

Fonte: SOUZA, Josimar, 2017

Com exceção da igreja Shalom (surgida em 1980 - só que com o nome Igreja Antioquia) e a Igreja Cristã Sal da Terra (1982 - B. Martins, Av. Vasconcelos Costa, esquina com a Rua Padre Pio) que surgiram no início dos anos 1980, as demais foram a partir da década de 1990. A Igreja do Evangelho Cristo para Todos foi fundada pelo pastor Djalma Barbosa em 2011 no Bairro Morumbi.

Para os evangélicos estarem crescendo, algum outro seguimento necessariamente terá que diminuir. Referente à diminuição desses religiosos em detrimento do crescimento dos evangélicos, não são os católicos os maiores prejudicados e sim as seitas afro-brasileiras como já dito com 31%. Há casos de que os novos convertidos que se diziam que eram católicos mas não praticantes. Uma anormalidade que vem acontecendo na cidade, como já dito, é o caso da Igreja Deus é Amor, que tem diminuído o quadro de membros, a ponto de no ano de 2016 fecharem a Igreja do Bairro Granada, antes (2005), foi fechada a igreja do Bairro Santa Mônica. A IPDA não tem igreja neste que é o maior Bairro da cidade. Foi fundada em Uberlândia em agosto de 1978; a Tabela da igreja no Anexo 10 mostra a quantidade de membros, número menor do que o apresentado pelo IBGE (2010); no entanto, a denominação tem um significativo quadro de visitantes, principalmente de católicos.