• Nenhum resultado encontrado

Autor: SILVA, J. F. 7/2016

Para explicar o crescimento dos evangélicos da IURD, existem várias versões. ALMEIDA (2009, p.21) que trabalhou o crescimento da Igreja a Universal pondera que o uso: “dos meios de comunicação de massa na evangelização, o fenômeno “bispo” Macedo, a multiplicação de igrejas e templos, a diminuição na rigidez dos costumes, a exportação da fé, a formação de uma indústria nos meios de comunicação são algumas facetas da expansão”. Apesar do crescimento, em 1997 a IURD teve outro desmembramento, a saída do líder máximo da Igreja Universal no Continente africano, o pastor Valdomiro Santiago de Oliveira, que criou a Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD). No início dos trabalhos, os pastores e membros da Igreja que se diziam membros egressos da Igreja Universal chegavam a 30%. Foi dada na formação e construção da Igreja Mundial a oportunidade de muitos obreiros se tornarem pastores. Outra Igreja menor que saiu da Universal é a Igreja Universal Renovada; mas a Universal já tem os seus fiéis séquitos, não se abalou com as migrações e continua crescendo.

A Igreja Internacional da Graça de Deus é também uma igreja evangélica neopentecostal fundada pelo Missionário Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido como missionário R. Soares em 1980, no Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Romildo Soares fundou a sua própria denominação logo após se afastar da igreja de seu cunhado, o

então pastor Edir Macedo. Atualmente a Igreja Internacional possui um programa televisivo denominado Show da Fé. Romildo Ribeiro Soares é o dirigente máximo da Igreja Internacional da Graça. A figura 10 indica a sede da Igreja em Uberlândia que fica na Avenida João Naves de Ávila, nº 140. Nesse local existia um cômodo comercial, pois nem sempre as Igrejas constroem os seus templos. A Congregação Cristã no Brasil é uma das poucas igrejas que são proprietárias de seus estabelecimentos religiosos.

Figura 10: Sede da Igreja Internacional da Graça de Deus - Av. João Naves de Ávila

Autor: SILVA, J. F. 6/2015

A antropóloga Alba Maria Zaluar (2009) se refere aos surgimentos de várias denominações evangélicas e ressalta que no seu entendimento e também no desta pesquisa, sem que haja muita divergência doutrinária entre elas, alguns fundadores preferem carregar o seu “próprio piano”, sendo mais conflito pessoal do que teológico:

No Brasil já ilumina um ponto importante para se entender a dinâmica do poder de tais denominações, [...] além de multiplicar o número de adeptos, as instituições pentecostais se diversificaram e multiplicaram com a saída de bispos de uma denominação para fundar outra nova, como resultado do choque entre grupos e suas respectivas lideranças no seio das igrejas. Isso ocorreu, no entanto, sem que houvesse, em muitos casos, diferenças doutrinárias significativas. O próprio crescimento do número de fiéis geraria o conflito entre bispos e pastores, provocando a dissidência mais por razões de conflito pessoal do que por divergências doutrinárias. (Prefácio de Alba Zaluar in ALMEIDA, 2009, p.11).

A autora Zaluar (2009) enfatiza o que foi confirmado por essa pesquisa, ou seja, as divergências entre as Igrejas neopentecostais são pouquíssimas, o critério é mais no proceder

e características pessoais de cada pastor e a busca de Poder através da oportunidade do surgimento da nova liderança. A IIGD em Uberlândia também procura as grandes Avenidas, sendo que a Sede fica na Avenida João Naves onde que também é a sede da Igreja Universal do Reino de Deus.

Depois da Igreja Internacional, vem o surgimento da Igreja Mundial do Poder Deus, com o pastor e fundador Valdomiro Santiago de Oliveira entitulado “Apóstolo”; os demais dirigentes da Mundial são chamados de pastores; como nas outras igrejas evangélicas que é pastor o pronome de tratamento comum. Dentre essas titulações das neopentecostais existe o “bispo” que está acima do pastor como é o caso do “Bispo” Edir Macedo da IURD. R. Soares se intitula “Missionário”.

A Igreja Mundial do Poder de Deus é uma das Igrejas que mais têm crescido no país. Em pesquisa da própria igreja, 30% dos membros vieram da IURD. A Igreja Mundial foi fundada em Sorocaba - SP, no ano de 1998 por Valdomiro Santiago de Oliveira. Waldomiro Santiago passou de epígono a desafeto do “bispo” Edir Macedo. Muitos “universalistas” criticaram de apostasia essa mudança de sair da Igreja Universal para criar a Igreja Mundial.

A sede da Igreja Mundial em Uberlândia foi mudada no ano de 2016 saindo da Floriano Peixoto (Centro) para Afonso Pena 1057, no Bairro Aparecida como indica a figura 11. Segundo o dirigente foi por contenção de despesas, pois nesse local o valor do aluguel é bem menor do que era pago na Av. Floriano Peixoto. Assim como a Universal e a Internacional, a Igreja Mundial também faz muitas visitas nas penitenciárias como parte do trabalho social e de evangelização. A Igreja Mundial, apesar de pouca longevidade, já teve a sua divisão. A Igreja Mundial Renovada do Pastor Roberto Damásio foi criada em 2010 também no Bairro do Brás em São Paulo, com o slogan: “a glória desta segunda casa será maior que a primeira”.

O narcisismo ou a auto adoração faz o pastor criar a sua própria igreja comenta um pastor da Presbiteriana. Para o pesquisador religioso Carlos Rodrigues Brandão, em entrevista a esta pesquisa, pondera que “Atualmente as divergências dos evangélicos não são mais com a Igreja Católica, são entre os próprios evangélicos”. A Universal, Internacional e Mundial tem medrado (crescido) muito, no entanto, alguns questionam que a autoridade pode se transformar em autoritarismo, por isso, os conselhos são importantes, Boff (2005) é um dos teólogos que têm restrição a esse crescimento desenfreado e sem critério, para ele seria mais interessante crescer também com qualidade e não apenas quantitativamente.

Figura 11: Sede da Igreja Mundial do Poder de Deus